12 de julho de 2014

Jingles de campanha revelam estratégias dos candidatos a governador


Apenas os candidatos Ricardo Coutinho, Cássio Cunha Lima e Vital do Rêgo Filho divulgaram as músicas de campanha.

Uma das peças mais importantes de uma campanha eleitoral é sem dúvida, o jingle musical. Ele é responsável não só por garantir a animação da militância nos comícios e plenárias, mas por passar aos eleitores a proposta e as estratégias da campanha. Levando isso em consideração, fez uma análise dos jingles já disponibilizados por alguns candidatos a governador na Paraíba.
Até o momento, apenas três candidatos já divulgaram seus jingles. fará a divulgação das músicas de campanha dos demais candidatos assim que elas forem repassadas pelas respectivas assessorias. 

Confira a análise:
Ricardo Coutinho (PSB):
O governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho tenta passar a imagem de que em sua primeira gestão estruturou o Estado e de que um segundo mandato se faz necessário para consolidar o projeto de governo implantado e para alavancar o desenvolvimento do Estado. A música objetiva passar a imagem de envolvimento da população com o gestor, utilizando sempre termos como “vem” e “vamos”. Destaca-se também a marca de um governador operoso, dando ênfase a palavras e frases com trabalho e trabalhador.
Cássio Cunha Lima (PSDB):
O jingle do candidato Cássio busca dar a entender de que a sua candidatura é um chamado do povo. A música procura destacar o carisma do tucano e o jeito afável de fazer política. Frases com palavras como “abraço”, “calor”, “saudade”, “carinho” e “respeito” surgem a todo o momento junto com a melodia bem trabalhada. Faz também uma rápida ilação com a sua situação jurídica, quando diz, em parte, que se tem o direito e logo, em seguida, o refrão com o candidato sendo chamado para cuidar de algumas áreas do governo.
Vital do Rego Filho (PMDB):
A música de campanha do senador e candidato a governador busca Vitalzinho procura apresenta-lo com o sinônimo de “mudança”, de algo “novo” na política. O jingle destaca a sua atuação no Senado Federal, afirmando que soube representar muito bem a Paraíba no cenário nacional. Objetiva passar a imagem de que é a única novidade no pleito eleitoral, já que seus principais adversários – Cássio e Ricardo - eram aliados até pouco tempo e já governaram o Estado. Vital é o único candidato que dá bastante ênfase ao número de campanha no jingle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário