23 de abril de 2013

NOTICIAS DO FOCO PB.


Prefeito entrega veículos e destaca política de valorização da criança e do adolescente









O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou na manhã de ontem segunda-feira (22) cinco novos carros para uso de cada um dos Conselhos Tutelares da Capital. A inciativa faz parte da política de valorização da criança e do adolescente tanto na área social quanto educacional. Além dos cinco novos carros, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) garantiu a entrega de um ônibus escolar que atenderá cerca de 200 alunos.
“O Conselho Tutelar tem um papel fundamental na coordenação dos trabalhos para que a criança e o adolescente recebam um atendimento cada vez melhor”, defendeu o prefeito. “A estruturação das sedes destes equipamentos é um passo decisivo para que os conselheiros possam realizar o seu trabalho de forma eficiente, digna e respeitosa com toda a comunidade que atende”, completou o prefeito.
A secretária municipal do Desenvolvimento Social, Marta Moura, falou da missão que recebeu do prefeito de dar uma atenção especial aos Conselhos Tutelares e ao sistema de proteção da criança e do adolescente como um todo. “Estes carros serão decisivos no conforto e no deslocamento destes profissionais para que possam estar presentes nas localidades e fazerem a diferença com o seu trabalho”, destacou.
Também esteve presente no evento o promotor da Criança e do Adolescente, Alley Escorel, que falou sobre a importância de fortalecer os Conselhos Tutelares. “É através dessa instância que se inicia todo o trabalho de garantia dos direitos das crianças e adolescentes e o primeiro passo para estruturar esse serviço é equipar e dar condições de trabalho que facilitem a identificação da negação de direitos”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Josy Alves, ressaltou a necessidade dos novos veículos e convocou todos os envolvidos para dar continuidade a este trabalho. “Podemos fazer com que os Conselhos cresçam e que as crianças e os adolescentes tenham a garantia de seus direitos de forma cada vez mais efetiva”, defendeu.
Carros – Os cinco novos veículos, de modelo Gol, serão destinados aos Conselhos Tutelares das Regiões Norte, Sul, Sudeste, Praia e Mangabeira.
O presidente do conselho tutelar da região sudeste waldson sousa recebeu das mãos do prefeito Luciano cartaxo a chave do novo veiculo da região sudeste.
 O benefício é fruto de um trabalho de diagnóstico desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Social desde o mês de janeiro. A intenção era perceber as reais condições de funcionamento dos Conselhos, das condições de trabalho e da necessidade de equipamentos.
Reconhecimento – A solenidade também foi um momento de homenagem aos profissionais dos Conselhos Tutelares das regiões Praia e Mangabeira, que realizaram um grande esforço para cobrir os serviços das demais regiões, durante o período de vacância para a eleição de novos conselheiros. Representando os dois grupos, os conselheiros Vítor Rangel e Laudicélia Silva receberam certificados das mãos do prefeito Luciano Cartaxo.
Ônibus – O ônibus escolar, por sua vez, será destinado aos alunos dos bairros de Gramame e Colinas do Sul. Além de 180 estudantes dos dois bairros, o veículo vai beneficiar alunos de assentamentos localizados naquela região. O prefeito Luciano Cartaxo destacou que esta é mais uma ação de combate à evasão escolar.
“Queremos cada vez mais facilitar o acesso à educação e garantir o aluno em sala de aula. Este ônibus representa a tranquilidade de muitos pais e mães, que vão ter a certeza de que seus filhos irão para a escola com conforto e segurança”, destacou o prefeito.
O secretário municipal da Educação, Luís Júnior, destacou que aquele era um momento grandioso de cidadania. “Nossa frota atende mais de 2.500 estudantes e agora aumenta esse número. O Poder Público deve se voltar para atender as necessidades reais da população, independente do número de pessoas que será beneficiado”, defendeu.
Parte da população da área já é atendida por um ônibus escolar da PMJP. Estes estudantes frequentam a Escola Municipal Santos Coelho. O restante da região, no entanto, ainda estava descoberta quanto ao transporte escolar, demanda que já vinha sendo reivindicada pela população.
A moradora Maria Cristiane contou que esta é uma luta antiga. “Estamos esperando esse ônibus há quase quatro anos. Deixamos nossos filhos na escola debaixo de sol, chuva, correndo risco de vida nas estradas e passando por toda sorte de humilhações. Mas hoje temos o nosso direito atendido e só posso trazer minha palavra de gratidão”, afirmou emocionada.
Presentes – Prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Frei Anastácio, João Gonçalves e Carlos Batinga, além dos vereadores Elisa Virgínia, Raoni Mendes, Marmuthe Cavalcante, Santino e professor gabriel carvalho.

Luciano Cartaxo assinou hoje a ordem de serviço do Centro Cultural  de Mangabeira nos seus 30 anos.








O prefeito Luciano Cartaxo assino, nesta terça-feira (23), às 10h30, ordem de serviço para a construção do Centro Cultural de Mangabeira que será localizado na antiga casa de show Fantástico Clube. O espaço, voltado às atividades educacionais, artísticas e culturais, garantirá o acesso da população a diversos meios culturais e tecnológicos. A ação faz parte das comemorações dos 30 anos do bairro e é resultado de um convênio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal, por meio do Programa Mais Cultura.
“Este é um presente do nosso Governo pelos 30 anos do bairro de Mangabeira”, afirmou Luciano Cartaxo. “Estamos garantindo um espaço de cultura, lazer e entretenimento no coração do bairro. É o cumprimento do compromisso de descentralizar os eventos e equipamentos culturais da Capital”. O prefeito destacou que Mangabeira é o maior bairro da cidade e que o Centro responde a uma reivindicação histórica da juventude e dos movimentos culturais. “Estou muito feliz em poder concretizar esse sonho do povo de Mangabeira”, completou.
O Centro Cultural de Mangabeira ocupará uma área construída de, aproximadamente, 1.440 metros quadrados (m²) com investimentos de R$ 1,6 milhão. O projeto prevê a construção de uma biblioteca, palco para eventos, telecentro e sala multiuso cm 80 lugares, que poderá abrigar exibições de teatro, cinema e outros eventos.
A reforma ainda prevê a construção de ateliês para o desenvolvimento de atividades culturais. Outro destaque do projeto é a implantação de espaços físicos para diversão, alimentação, cultura, inclusão digital, leitura e memória.
Diversidade – A reforma do espaço para a criação do Centro Cultural de Mangabeira está dentro dos princípios de promoção da diversidade e do acesso a bens e serviços culturais. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida da população. A assinatura da ordem de serviço faz parte do pacote de melhorias para Mangabeira que estão sendo anunciadas em comemoração aos 30 anos do bairro.
O edifício vai abrigar várias formas de produção artística, desenvolvidas no bairro, buscando sempre a pluralidade. A iniciativa garantirá assim a produção e promoção de atividades nas áreas de música, teatro, dança, circo, artes plásticas, audiovisual, cinema e literatura, além de promover a inclusão digital.
Biblioteca – O Centro promoverá o acesso à leitura com a implantação de uma biblioteca pública.  Nela, serão disponibilizados acervos de livros jornais, revistas e gibis, além de recursos audiovisuais. Também é nesse espaço onde serão realizadas oficinas literárias, cursos e concursos de poesias.
Programação – A festa de aniversário de Mangabeira teve início às 8h com uma alvorada festiva no Mercado Público. Logo em seguida, às 9h, teve um café da manhã também no Mercado. Às 10h30 o prefeito Luciano Cartaxo assinou a  ordem de serviço do Centro Cultural no prédio do antigo Fantástico Clube, na Avenida Josefa Taveira. Ao meio dia o prefeito almoça no bairro e às 14h faz visita a Subprefeitura. À noite, haverá o show de encerramento dos festejos com as bandas “Mama Jazz”, “Sexteto Brassis” e “Banda Encantus”, no Mercado Público do bairro de Mangabeira.


PMJP disponibiliza ação de cidadania e saúde aos moradores de Mangabeira







Os moradores do Cidade Verde, em Mangabeira, na Zona Sul da Capital, tiveram na manhã de ontem segunda-feira (22). Como parte das comemorações pelo 30º de fundação do bairro, promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a população local teve acesso a vários serviços organizados em uma ação de cidadania. A atividade, coordenada pela Subprefeitura de Mangabeira, contou com a participação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e de outras secretarias de governo, a exemplo da Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Seman), Educação e Cultura (Sedec), Mobilidade Urbana (Semob) e Emlur.
“Este é um tipo de atividade que enriquece as comemorações promovidas pelo município pelo aniversário de Mangabeira, trazendo informações sobre vários serviços existentes no governo, como os que são colocados em prática dentro da política de atenção às mulheres, por meio da Secretaria das Mulheres”, ressaltou a secretária da SEPPM, Socorro Borges.
Durante a atividade, as mulheres tiveram acesso a material informativo sobre o serviço desenvolvido pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, de apoio a mulheres em situação de violência; a cartilha sobre a Lei Maria da Penha, que pune a violência doméstica e familiar contra as mulheres; folhetos sobre saúde reprodutiva e ainda distribuição de preservativos.
Cidadania - Na ação de cidadania, muita gente também aproveitou para aferir a pressão arterial, fazer exames de glicemia, ter orientações sobre saúde bucal, cortar cabelo e tomar vacinas. Quem quis colocar a documentação em dia também pode fazer a retirada de documentos. Nesse último caso, a partir da ação feita em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano.
O coordenador da Subprefeitura de Mangabeira, Fernando Lopes, explicou que a intenção é que outros mutirões de serviços, como o que aconteceu nesta segunda, possam ser realizados mais vezes na localidade. “A nossa proposta é que outras ações como essa passem a ser contínuas”, ressaltou.
Para a dona de casa Juliana Caldeira, que há cinco anos mora no bairro, a iniciativa, realizada pela Prefeitura de João Pessoa, promoveu a chance de que ela e a família conhecessem alguns dos serviços disponibilizados pelo município. “Isso poderia acontecer mais vezes no nosso bairro. A gente está descobrindo os serviços que nem sabíamos que tinham”, disse ela.


POSTADO POR GENILDO ALVES




Nenhum comentário:

Postar um comentário