6 de fevereiro de 2013

HOJÉ É A QUARTA FEIRA DE FOGO!!! BLOCO DO MURIÇOCAS DO MIRAMAR SAI HOJÉ PARA PICAR SEUS FOLIÕES COM ALEGRIA.


A 27 anos atrás o bloco saia pela primeira vez as ruas com uma carroça, puxada por um burro, algumas caixas de som e cerca de 50 foliões.







A idéia da criação do bloco surgiu em uma festa de aniversário de Thiago Gualberto, no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. 

Foi uma festa com muitas brincadeiras e sorteios onde todas as crianças estavam fantasiadas e o tema era pirata. 

Ao final da festa as pessoas estavam tão animadas que resolveram sair pelas ruas do bairro fazendo barulho, batendo em latas e panelas.

Nessa época a cidade de João Pessoa ficava vazia devido à falta de carnaval e as pessoas saíam em busca da festa de Momo em Olinda, Recife e Salvador.

Só ficavam na cidade as muriçocas que abriam alas para voar. Os fundadores homenagearam as muriçocas do bairro onde moravam, denominando o bloco de Muriçocas do Miramar.

O bloco ganhou as ruas da Capital pela primeira vez em 1987.  Eram umas 50 pessoas seguidas por um carro de som e por uma carroça puxada por burro conduzindo a criançada. Os foliões saíram cantando pelas ruas o Hino das Muriçocas, de autoria do compositor Fuba que também criou o termo “Quarta-feira de Fogo” pelo fato do evento acontecer uma semana antes da “Quarta-feira de Cinzas”.          

O primeiro estandarte foi pintado por José Altino, artista plástico e também morador do bairro do Miramar. E desde então todos os estandartes têm sido obras de arte de artistas da terra, a exceção do estandarte de 1988, que foi pintado pelo artista baiano Hans Petta que naquela época estava conhecendo a cidade e pediu para ser o autor do estandarte daquele ano.

Gente conhecida internacionalmente como Flávio Tavares, Alice Vinagre, Sérgio Lucena e Marlene Almeida já assinaram os estandartes que anualmente saem às ruas no dia do desfile. Esses estandartes permanecem expostos na sede da agremiação e fazem parte da história do maior bloco aberto de arrasto do mundo em carnaval de prévia. O estandarte de 2011 é da autoria do artista Elpídio Dantas.

Foi também no ano de 1988, o segundo ano que o bloco desfilou, quando foi lançada a camiseta e saímos com um pequeno trio elétrico. Em 2013 completam 27 anos de muita alegria.

Patrimônio Cultural – O Governo do Estado já oficializou por meio de Lei o bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba .

O bloco ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência à quarta-feira de cinzas. Hoje é tido como o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, perdendo apenas para o Galo da Madrugada, em Recife. A ideia de torná-lo Patrimônio Cultural e Imaterial do do estado surgiu com a intenção de preservar e valorizar a nossa cultura.

Este ano o bloco terá a participação especial da cantora paraibana Elba Ramalho, além de Eduardo Fubá e tantos outros.

O bloco contará com vários trios elétricos espalhados por todo o trajeto( que compreende em torno de 5 km).

É claro e notório por onde nossa equipe de reportagem passa a animação dos foliões que se mostram ansiosos para o inicio da grande QUARTA FEIRA DE FOGO, como nos expressou a pequena Kaline Silva(12): "Eu fui na segunda feira para as muriçoquinhas e foi maravilhoso e este ano é a primeira vez que mainha me leva para o muriçocas, estou super ansiosa, pois desde pequena escuto meus pais e familiares falarem da quarta feira de fogo e hojé vou brincar muito, pois deve ser muito bom!".

Já o comerciante Janduí Gomes nos falou o seguinte: "Sou baiano e moro em João Pessoa a quase vinte anos, já brinquei muito carnaval na Bahia e em outros estados, mas o que é feito aqui no bloco das Muriçocas é algo diferente, além da vontade de se divertir existe um sentimento profundo de amor ao bloco, coisa que eu nunca senti em outros blocos carnavalescos e agradeço muito a minha esposa, pois na primeira vez que fui ao bloco eu queria viajar com ela e meus filhos para salvador e ela como boa paraibana que é, disse que só iria depois das muriçocas e hoje eu digo o mesmo, pois só saio de João Pessoa após as muriçocas do miramar".

E como quase todos os paraibanos e muitos que não são paraibanos, nós do FOCOPB, estaremos fazendo a cobertura deste mega evento.






DADOS FORNECIDOS PELO SITE OFICIAL DO BLOCO.






POSTADO POR: MARTINS



Nenhum comentário:

Postar um comentário