12 de maio de 2012

VEJAM! AS BOMBAS DO DIA.

Nonato propõe intercâmbio cultural entre bairros da capital


O candidato a prefeito de João Pessoa pelo PPS, jornalista Nonato Bandeira, apresentou, neste sábado (12), propostas para a Capital paraibana na área da cultura: a criação de um museu no prédio onde hoje funciona o Paço Municipal e o intercâmbio cultural entre os bairros. As ideias foram divulgadas durante um programa radiofônico.

Nonato ressaltou a importância de descentralizar a cultura do município e promover a interação das produções feitas em cada bairro de João Pessoa por meio das caravanas culturais. “Muito foi feito pela valorização da cultura nesta gestão, mas precisamos valorizar cada vez mais as produções locais. Um bairro não conhece a produção do outro. Queremos fazer esta interação com caravanas culturais e com o projeto Domingo no Parque, fechando a Lagoa aos domingos com atividades artísticas e recreativas".

Bandeira lembrou também de projetos que no passado deram certo, como o Araponga, tendo à frente personalidades como Carlos aranha e Raimundo Nonato Batista, que levava arte às comunidades. Para Nonato, é fundamental estabelecer o fundo de cultura com foco em toda a produção artística da cidade, além da criação de um grande museu, que hoje a cidade não tem e que, além de preservar nossa memória, sirva de visitação aos estudantes os visitantes. “O museu que queremos criar no Paço Municipal, hoje defasado como espaço administrativo, será mais uma alternativa de lazer e cultura ao pessoense e ao turista. João Pessoa tem vários acervos, mas falta um museu bem equipado, acessível e moderno. Esta será mais uma ação que estamos propondo para revitalizar o Centro da Capital", confirmou Nonato.

Destaque para o turismo – Durante a entrevista, Nonato disse estar estudando diversas formas de fomentar o turismo de João Pessoa, para que a capital ganhe cada vez mais visibilidade e atraia turistas, de forma não predatória para os moradores. “Nossa cidade e toda a região são muito ricas em atrativos em todas as áreas. Religiosa, ambiental, esportiva e cultural. Queremos desenvolver o turismo para que gere emprego e renda para a população, mas que seja feito de forma organizada e controlada. Em muitas capitais do Nordeste, onde o turismo é forte, há aumentos abusivos de preços e depredação do patrimônio. Não queremos que aconteça isso com João Pessoa”.





Agra diz ter esperança em manter a união socialista


O prefeito pessoense Luciano Agra (PSB), voltou a falar sobre essas divergências que estão rodando os socialistas aqui na Capital, devido à eleição municipal para este ano.
Luciano disse firmemente que deseja ver o PSB unido novamente para a disputa do pleito: “Agora eu tenho esperança que mais adiante todos estejamos juntos, porque estamos juntos a vários e vários anos”, frisou bem o prefeito.

Na oportunidade Agra disse ainda que ele próprio vem apagando ‘fogo’ dentro do partido: “Eu particularmente o tempo todo venho apagando incêndio e nunca vim a público reclamar; Por isso que tenho esperanças de estarmos todos juntos nestas eleições, para darmos continuidade a esse maravilhoso projeto que transformou a cidade de João Pessoa, nos últimos oito anos”, comentou o prefeito Luciano Agra.





ERA DIA 23

Bombardeio político faz PPS da Capital adiar convenção de candidatura própria

Nonato afirma que “ataques aéreos, terrestre e submarinos” forçaram partido a adotar decisão


 O pré-candidato a prefeito de João Pessoa Nonato Bandeira (PPS) disse, neste final de semana, que os “ataques” a sua postulação forçou o seu partido adiar a convenção para homologação de sua candidatura. PPS realizaria convenção no dia 23 de junho, data alusiva ao número da legenda.

“Inicialmente estava marcada para o dia 23 de junho, mas devido a pressões de todo tipo: de grandes estruturas do estado; de mega partidos e coligações, nós vamos adiar um pouco e deixar para última hora”, revelou o pré-candidato.


Nonato disse ainda que foi a Capital Federal para evitar que sua pré-candidatura fosse atingida pelo bombardeio político. Ele afirmou que os partidos aliados de sua pré-candidatura estão sendo pressionados. “Tivemos que ir a Brasília para evitar alguns ataques aéreos, terrestre e submarinos a nossa legendas e as legenda aliada, porque a gente sabe que a pressão é muito grande”.


Os partido têm até o dia 30 de junho para oficializarem seus candidatos e aliança, ou seja, tudo pode mudar até o dia 30, mesmo que a legenda anteriormente tenha optado por aliança com o candidato do partido A, ela pode ser substituída de última hora pelo partido B.


 
MARI - Veja fotos: Mais um jovem é assassinado a tiros no município; menor é ferida por tiro no braço

MARI - Veja fotos: Mais um jovem é assassinado a tiros no município; menor leva tiro no braçoMais um homicídio foi registrado no início da noite desta sexta-feira (11), na cidade de Mari-PB, na Zona da Mata paraibana.

Era por volta das 18:20h quando Humberto dos Santos Nascimento (foto acima), vulgo “Betinho Cabeludo”, 20 anos, estava sentado em sua moto conversando com a menor A. P. S., de apenas 13 anos, nas proximidades do Cemitério local, quando surgiram dois elementos a pé e efetuaram vários disparos contra a vítima. De acordo com a polícia, a menor foi atingida por um tiro no braço direito, porém, foi socorrida e passa bem. Já o jovem Humberto, teve morte imediata no local.

De acordo com informações da polícia, a vítima tinha envolvimento com drogas e residia à Rua Luiz Guedes, no Bairro Severino Costa, na cidade de Mari.

A Polícia Militar foi acionada e rapidamente chegou ao local onde o corpo foi encontrado. As guarnições das viaturas 5167 e 1103, compostas pelos PMs CB Neri, CB J. Silva, CB Wbiramar, SD Correia, SD David e comandadas pelo Ten. Souto, efetuaram várias diligências, mas até o momento ninguém foi preso. O trabalho da PM é difícil, pois no local ninguém fala nada, temendo represálias, por parte dos bandidos.

Fotos da vítima:


Argentina aprova lei que permite 'morte digna'; paciente pode decidir fim da vida

Argentina aprova lei que permite 'morte digna'; paciente pode decidir fim da vidaOs parlamentares argentinos aprovaram, na quarta-feira, a lei chamada de "morte digna", que permite ao paciente terminal ou em estado irreversível rejeitar tratamentos médicos que possam prolongar seu sofrimento ou "vida artificial", conectada aos aparelhos.

O texto, que já tinha sido aprovado em novembro pela Câmara dos Deputados teve aprovação por unanimidade pelos senadores.

A lei estabelece o "direito de aceitar ou rejeitar determinados tratamentos médicos", dando a palavra final ao paciente, que deve deixar por escrito uma autorização de suspensão destes cuidados. Um familiar próximo do paciente também está habilitado a autorizar o tratamento, nos casos em que a pessoa hospitalizada não esteja consciente.

Na prática, os parlamentares modificaram a Lei sobre Direitos do Paciente.

A aprovação da lei levou familiares de pacientes terminais a comemorarem a decisão com aplausos e abraços nas galerias do Senado argentino.

Entre os que comemoravam estava Selva Herbon, que liderou uma campanha junto a políticos e órgãos públicos para que a lei fosse aprovada.

Ela é mãe de uma menina de três anos, Camila, que mora num hospital de Buenos Aires e está inconsciente desde que nasceu. Em entrevista, no ano passado, ela disse que a "morte digna" se justificava para a filha, já que a bebe não tinha reflexos ou qualquer forma de reação.

"Ela não chora, não ri, não sente nada mesmo quando apenas toco sua pele. Camilla apenas cresce em uma cama de hospital e conectada a aparelhos", disse na ocasião.

Dignidade

O texto contou com apoio de parlamentares de diferentes linhas políticas. O senador governista Aníbal Fernández, da Frente para a Vitória (FPV), disse que a lei "não vai contra nenhuma religião" e pretende "respeitar a dignidade" do paciente.

Ele declarou ainda que a medida não significará a autorização da eutanásia, mas sim o direito de um paciente terminal ter, de fato, uma "morte digna".

"O objetivo desta lei é evitar o sofrimento e respeitar a autonomia do paciente para que ele defina a sua qualidade de vida", disse o senador José Cano (do partido opositor União Cívica Radical, UCR), presidente da Comissão de Saúde e Esporte e defensor da medida. Para ele, a lei tem "caráter humanitário".

Polêmica

A nova legislação permite que o paciente que já deixou a sua determinação por escrito possa voltar atrás, se mudar de ideia e optar pela continuidade do tratamento. O familiar do paciente também poderá mudar de ideia, quando ele estiver inconsciente.

A nova lei adverte, porém, que "fica expressamente proibida a prática de eutanásia" e inclui que nenhum profissional de saúde será punido por atender a vontade do paciente ou da orientação dada por um familiar da pessoa internada.

O item do texto que gerou mais polêmica foi o que permite ao paciente ou ao familiar autorizado a suspensão da alimentação e nutrição através do soro.

"Sou a favor do texto, mas contra a permissão para a suspensão da hidratação e alimentação dos doentes terminais. Isto é contra a morte digna, já que provoca dor e, além disso, desrespeita as normas da Organização Mundial de Saúde", disse a senadora Sonia Escudero.

Argentina também aprovou lei que permite a transsexuais alterar documentos de identidade

Recentemente, duas províncias argentinas, Río Negro e Neuquén, já haviam aprovado leis similares.

Em termos nacionais, a Argentina passa a ser um dos poucos países no mundo a permitir a "morte digna". Os outros são Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Três Estados dos Estados Unidos também a autorizam e a medida vem sendo discutida na Grã-Bretanha e na Espanha.

O governo espanhol enviou um projeto de lei, no ano passado, ao Parlamento, onde será debatido.

Transsexuais

A Argentina também aprovou nesta quarta-feira a lei que permite que transsexuais mudem o nome de batismo no documento de identidade.

O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e foi aprovado, nesta quarta, por unanimidade, pelos senadores. A lei permite que pessoas maiores de 18 anos mudem seu nome no documento de identidade e mantenham o número de seu documento original.

Segundo parlamentares governistas, esta lei é complementar à que foi aprovada em 2010, autorizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. "A sociedade argentina é um pouco melhor a partir desta noite porque permite que as pessoas sejam mais felizes", afirmou o líder do governo no Senado, senador Michel Pichetto.

A lei prevê ainda que a rede pública realize as "operações e tratamentos para adaptação do corpo" da pessoa através das chamadas "obras sociais" - planos de saúde dos sindicatos do país.

A aprovação da lei foi comemorada por diferentes entidades sociais, com cartazes e bandeiras dentro e fora do Congresso Nacional.




PM de Guarabira-PB é acusado de abuso sexual contra adolescente de 13 anos

PM de Guarabira-PB é acusado de abuso sexual contra adolescente de 13 anos

Na manhã desta sexta-feira (11), a adolescente de apenas 13 anos de idade, moradora da periferia da cidade de Guarabira, que acusa um soldado da Polícia Militar de abuso sexual prestou depoimento no Conselho Tutelar.

Em conversa com os profissionais, ela contou detalhes da ação do agente de segurança pública, que segundo a menina, no momento da abordagem estava armado e não usava fardas. “Ele se apresentou como Policial Militar e disse eu estava fazendo uma investigação pelo serviço de inteligência (P2) contra o tráfico de drogas. Ele mandou meu amigo ir embora e me puxou para próximo de um orelhão. Lá, começou a me apalpar e acariciar minhas partes genitais. Ainda colocou o dedo na minha vagina e perguntou se tava doendo” disse a jovem.

Ainda segundo a adolescente, o Policial chegou a convidá-la para ir a um dos motéis da cidade. “Ele perguntou se eu não queria ir para um local mais reservado, me chamando pra ir ao motel. Minha sorte foi que o meu celular tocou e eu disse que era meu pai que estava chegando e logo após, foi embora” completou a estudante.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Ysmar Motta, também se pronunciou sobre o assunto. O coronel explicou que todas as providências já estão sendo tomadas. “O que é de nossa responsabilidade já estamos providenciando. Bem verdade que essa não foi a primeira vez que este mesmo policial foi denunciado. Abrimos um inquérito e em vinte dias, acredito que concluiremos a investigação” disse a autoridade.

Já o Conselho Tutelar de Guarabira também abriu procedimento e encaminhará o caso para a Delegacia da Mulher. “Vamos também acionar o Ministério Público porque este caso é muito grave. O que houve foi mesmo um estupro e o responsável deverá ser punido exemplarmente” frisou o conselheiro tutelar Luiz Dantas.




MARI - Leitor envia: Escola Maria das Dores realiza Festa das Mães; Veja fotos e vídeo!

MARI - Leitor envia: Escola Maria das Dores realiza Festa das Mães; Veja fotos e vídeo!Na manhã desta sexta-feira (11), foi realizado um belo café da manhã para todas as mães da Escola Municipal Maria das Dores. A ocasião teve direito a música ao vivo, apresentação de homenagens em vídeos dos alunos e mensagens parabenizando as mães em carro de som, além de sorteio de brindes.

O evento teve a organização do Diretor Escolar Gilmar e de toda a equipe da escola. Além das informações, as imagens foram feitas e enviadas a redação do BLOG FOCO PB.

Mais fotos:






Veja foto: Capa da Time causa polêmica ao mostrar mãe dando de mamar a filho de 4 anos

Pouco antes da comemoração do Dia das Mães, a capa da revista Time está causando polêmica na web - mostra Jamie Lynne Grumet, uma mãe de 26 anos, dando de mamar ao seu filho Aram, de quase 4 anos, junto com a chamada 'Você é mãe suficiente?' Na reportagem, Jamie foi entrevistada sobre suas decisões na criação dos filhos e na relação entre a mãe moderna e seus rebentos. Para quem desconfiar que a fotografia teria sido montada apenas para chocar, Jamie realmente amamenta Aram e também o irmão dele, de 5 anos, mas a internet, como sempre, não deixou essa passar batido - já circulam na rede paródias da capa da Time, além de comentários polêmicos no Twitter, veja alguns abaixo Será que estamos muito conservadores, ou a capa da Time realmente extrapolou certos limites?
Especialistas dos EUA aprovam pílula preventiva contra aids

Especialistas dos EUA aprovam pílula preventiva contra aidsConsultores sanitários dos Estados Unidos recomendaram esta semana a adoção da droga Truvada como a primeira pílula preventiva contra a aids.

O Comitê de Aconselhamento de Drogas Antirretrovirais, que assessora a Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos, aprovou por 19 votos contra 3 a prescrição do Truvada para homens homossexuais HIV-negativos, e por 19 votos a 2 (uma abstenção) receitar a droga para cônjuges não infectados cujos parceiros têm a doença.

O Truvada atualmente está disponível como tratamento para soropositivos em combinação com outras drogas antirretrovirais e a FDA o aprovou em 2004. A fabricante de medicamentos Gilead Sciences Inc., da Califórnia, apresentou uma solicitação para poder comercializá-lo com objetivos de prevenção.

Resultados de estudos de referência publicados em 2010 demonstraram que a droga, fabricada pela Gilead Sciences, ajudou a repelir o HIV em homens homossexuais que adotam comportamentos de risco de 44% para quase 73%.

Mas críticos observam que a pílula é cara - custa até US$ 14 mil ao ano - e outros alertam que o teste clínico não representa as circunstâncias do mundo real e poderia provocar um aumento na prática de sexo sem proteção e em uma retomada nos casos de aids.

Os dados usados provêm principalmente do Estudo de Prevenção do HIV iPrEx, pesquisa realizada entre julho de 2007 e dezembro de 2009 em seis países: Brasil, Equador, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.

O estudo foi realizado com 2.499 homens homossexuais, inclusive 29 transexuais, com idades entre 18 e 67 anos, sexualmente ativos, mas não infectados com o vírus causador da aids.

Os participantes foram selecionados ao acaso para tomar uma dose diária de Truvada - combinação de 200 miligramas de emtricitabina e 300 milligramas de tenofovir disoproxil fumaratoo - ou um placebo.

Aqueles que tomaram o novo medicamento com regularidade tiveram uma incidência quase 73% menor de infecções. Em todo o estudo, incluindo aqueles que não fizeram um uso tão seguido do Truvada, houve 44% menos infecções do que entre aqueles que tomaram o placebo.
O método de ingestão do medicamento antes da potencial exposição ao HIV é denominado profilaxia pré-exposição (PrEP).

Depois da publicação do estudo no periódico New England Journal of Medicine, alguns especialistas saudaram os resultados, denominando-os de uma virada de mesa e a primeira demonstração de que um medicamento oral já aprovado poderia reduzir a probabilidade de infecções por HIV.

No entanto, outros alertaram para os riscos de se depender nas pessoas - particularmente naquelas que já tiveram comportamentos de risco - em ingerir uma pílula diária.

"Poderá haver um aumento do risco para os homens que, acreditando falsamente estar 100% protegidos, parassem de usar preservativos. Uma redução no uso do preservativo significaria um risco maior de transmissão e disseminação de um vírus resistente a medicamentos", alertou em um comunicado a aids Healthcare Foundation.

"Os 44% que se beneficiaram do Truvada no estudo iPrex foram aconselhados mensalmente e fizeram exames frequentes para detectar infecções sexuais, algo que não é verossímil no mundo real", acrescentou.

Os homens homossexuais representam mais da metade dos 56 mil novos casos de HIV nos Estados Unidos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país.

Uma análise do custo e benefício, realizada no mês passado por especialistas da Universidade de Standford, sugeriu que o medicamento seria financeiramente viável entre homens gays com cinco parceiros ou mais ao ano, mas seria proibitivamente caro se promovido para todos os homossexuais masculinos.




Médicos dos PSFs de CG decidem entrar em greve a partir de segunda, diz Sintab

Médicos dos PSFs de CG decidem entrar em greve a partir de segunda, diz SintabA decisão dos médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) de Campina Grande de deflagrar greve foi tomada na manhã desta sexta-feira, 11, em assembleia geral realizada na Associação Médica.

Segundo o Sintab, o servidores estão insatisfeitos "pela administração municipal não respeitar a isonomia da categoria e pagar um salário menor em comparação aos profissionais do Isea", os clínicos decidiram cruzar os braços nos postos a partir de segunda-feira, 14.

Ainda conforme o Sintab, além da diferenciação nos salários, que chega a R$ 700, os profissionais médicos também cobram o descongelamento de uma gratificação que não recebe aumento há mais de três anos, e também cobram a realização de concurso público para que a categoria seja mais valorizada pelo município. O presidente do SINTAB (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema), Napoleão Maracajá (foto), acompanhou a assembleia e ressaltou a necessidade da luta pelas conquistas da categoria.

“A Prefeitura de Campina Grande não respeita um princípio constitucional que é a isonomia da própria categoria. Tivemos várias tentativas de diálogo com a administração, mas nós fomos ignorados. Mostramos desde o ano passado os erros do Plano de Cargos da Saúde, mas a administração preferiu aprovar com esses problemas. É preciso dizer que os profissionais médicos não tem dia certo para receber, diferentemente do que tem sido dito afirmando que existe calendário. É importante lembrar também que os ACSs e ACEs estão em greve e a prefeitura não dá sequer uma resposta para as categorias”, destacou Napoleão Maracajá.

O presidente do SINTAB ainda acrescentou que os médicos do PSF de Campina Grande irão realizar seminários para discutir a real situação da categoria, e que a partir da semana que vem estão todos na sede da associação dispostos a dialogar com a população e explicar o cenário preocupante da Saúde municipal.


Advogado de Maranhão apresenta embargo contra reprovação das contas do pré-candidato

Advogado de Maranhão apresenta embargo contra reprovação das contas do pré-candidatoO advogado Lincoln Mendes, que defende o ex-governador José Maranhão (PMDB) no Tribunal Regional Eleitoral, apresentou, nesta sexta-feira (11), embargo contra a reprovação das contas de campanha do então governador e candidato a reeleição em 2010.

Segundo o presidente do diretório estadual do PMDB, Antônio de Souza, o processo que segue a partir daí é rápido. “O relator abre visto, dá o voto dele e abre para julgamento”, disse.

A reprovação das contas de Maranhão foram divulgadas no Diário Digital do TRE na segunda-feira (7). O resultado do julgamento deixa o ex-governador inelegível, portanto, não poderia concorrer à Prefeitura de João Pessoa. Apesar disso, o presidente do diretório e o próprio Maranhão têm se mostrado bastante confiantes.

O pré-candidato peemedebista citou como exemplo o caso do prefeito de Picuí, Buba Germano, que teve suas contas reprovadas, mas recorreu e se manteve no cargo.




Buba apoia cortes de RC nas verbas para as festas juninas e defende atrações a preços acessíveis

Buba apoia cortes de RC nas verbas para as festas juninas e defende atrações a preços acessíveisO presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), Buba Germano, disse que apoia cortes de Ricardo Coutinho nas verbas para festividades juninas e sugere contratação de atrações com preços mais acessíveis, já que cobram valores exorbitantes durante o período das Festas de São João.
Aliança com PSDB: DEM anuncia apoio à candidatura de Romero para prefeito de CG

Aliança com PSDB: DEM anuncia apoio à candidatura de Romero para prefeito de CGO presidente do Democratas na Paraíba, Efraim Morais, revelou em entrevista à Imprensa que o seu partido apoia a pré-candidatura do deputado Romero Rodrigues (PSDB) a prefeito de Campina Grande-PB.
Secretária diz que 13% da receita hoje são para custear Estado; PB conquistou ajuste fiscal

Secretária diz que 13% da receita hoje são para custear Estado; PB conquistou ajuste fiscalA secretária de Receita do Estado, Aracilba Rocha, afirmou que todos os 110 mil funcionários do Estado receberam aumento no mês de janeiro.

A secretária apresentou documentos (aos apresentadores do programa Rádio Verdade, no Sistema Arapuan) para deixar bem claro o que o Governo conquistou nos últimos meses. Segundo Aracilba, Ricardo Coutinho (PSB) assumiu a gestão com a situação financeira do Estado em más condições, 58% dos R$ 420 milhões da receita do Estado estavam destinados aos servidores públicos, sendo que o tesouro nacional exige que esse número não passe de 46,55%.

“Quando Ricardo assumiu, ele foi obrigado a ir até o Tesouro Nacional e dizer que durante o ano de 2011 ia batalhar pelo reajuste fiscal. E no dia 1º de janeiro de 2012, nós atingimos o ajuste fiscal, fomos o único Estado a batalhar por isso e recebemos os parabéns do Tesouro”, disse.

Aracilba disse que não pode culpar A ou B pela despesa do Estado. Ela fez uma comparação com as despesas dentro de uma casa de um cidadão qualquer. “Uma pessoa pode ter um salário de R$ 2 mil, mas as despesas da sua casa ultrapassam esse valor, chegado a R$ 3 mil. Acaba criando uma dívida. A Paraíba tem uma receita pequena para as despesas que tem, a nossa despesa é de R$ 450 milhões”, afirmou.

De acordo com a secretária, 13% da receita é destinada aos custos do Estado, ou seja, para pagamento de contas de luz, água, de escritórios, gasolina para Polícia, aluguel para instituições, etc. Já 7% é o serviço de dívidas, destinado a pagar todas as dívidas do Estado.



MARI: Secretária da Mulher estará no município para falar sobre o Empreender Mulher

MARI: Secretária da Mulher estará no município para falar sobre o Empreender Mulher
A Secretária Estadual das Mulheres, ex-deputada estadual Iraê Lucena e filha do saudoso Humberto Lucena, estará em Mari, no próximo dia 25 para falar sobre o EMPREENDER MULHER.

A secretária de estado se reunirá com as mulheres de Mari na escola Estadual Luiz Maria de França, a partir da 16h00. É importante que as mulheres marienses possam comparecer a esse evento que terá como objetivo principal explicar esse projeto tão importante do governo do estado que é o empreender mulher.



PT na Paraíba divulga datas de cursos para seus pré-candidatos; Confira as datas!

PT na Paraíba divulga datas de cursos para seus pré-candidatos; Confira as datas!O Partido dos Trabalhadores no Estado da Paraíba realiza partir do próximo final de semana cursos de formação de pré-candidatos a prefeito e vereador no pleito deste ano no Estado da Paraíba.

A ideia é preparar os pré-candidatos para seu planejamento de campanha, elaborar programas de governo, além de discutir estratégias que serão debatidas nacionalmente pelo partido.

O calendário dos eventos que acontecem em 15 municípios paraibanos foi divulgado nesta quinta-feira (10 - ontem).

Confira as datas:

12 de maio - Sapé, Pitimbu e Juripiranga

19 de maio - Cajazeiras, Sousa, Santa Cruz e Catolé do Rocha

25 e 26 de maio - Campina Grande, Soledade, Nova Floresta e Picuí

01 e 02 de junho - João Pessoa, Alagoa Grande, Mamanguape e Jacaraú

09 de junho - Santa Luzia, Patos, Santana dos Garrotes,Ibiara, Imaculada e Teixeira


Prefeitura de Lucena-PB lança concursos para 98 vagas

Prefeitura de Lucena-PB lança concursos para 98 vagasA Prefeitura de Lucena, cidade localizada no Litoral Norte paraibano, divulgou dois editais contendo 98 oportunidades de trabalho efetivas e temporárias. As seleções também têm o objetivo de formar cadastro de reserva em algumas funções da administração municipal. Há vagas para profissionais com níveis de escolaridade fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 622 a R$ 6 mil. Os dois certames são realizados pela Fundação Vale do Piauí (Funvapi). Confira abaixo os detalhes sobre cada edital.

Acesse o edital do concurso

Consulte o edital do processo seletivo


Concurso público

São oferecidas 55 vagas mais cadastro de reserva, com salários de R$ 622 a R$ 1.084,47. As inscrições custam R$ 23 para cargos que exigem nível fundamental de escolaridade, R$ 28 para nível médio e R$ 44 para nível superior. Para garantir a participação, os candidatos devem submeter dados pelo site www.funvapi.com.br, das 8h do dia 14 de maio às 23h59 de 2 de junho.

Há vagas para auxiliar de serviços gerais, guarda municipal, agente de limpeza urbana, coveiro, inspetor escolar, assistente administrativo, farmacêutico, agente comunitário de saúde, enfermeiro, técnico em Enfermagem, psicólogo, assistente social, auxiliar de fiscal de tributos, fiscal de tributos, motorista e professor.

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. A prova objetiva está prevista para acontecer das 8h às 12h de 1º de julho.

Processo seletivo simplificado

Além do concurso, a prefeitura promove uma seleção simplificada para profissionais que serão contratados temporariamente. Foram abertas 43 vagas para médico do Programa de Saúde da Família, enfermeiro, odontólogo, auxiliar de consultório dentário, médico psiquiatra, técnico em Enfermagem, orientador social, facilitador em oficina de música, facilitador em oficina de teatro e dança, facilitador de oficina de artes, educador social, assistente social, psicólogo e condutor de veículo de urgência (Samu).

Os salários disponibilizados variam de R$ 622 a R$ 6 mil. As taxas de inscrição são as mesmas do concurso público, R$ 23 (cargos de ensino fundamental), R$ 28 (ensino médio) e R$ 44 (nível superior).

As inscrições podem ser feitas das 8h de 14 de maio às 23h59 de 2 de junho, pelo site www.funvapi.com.br. O processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais um ano a critério da prefeitura de Lucena.




Presidente da FAMUP convoca gestores municipais à se reunir na 'Marcha dos Prefeitos'

Presidente da FAMUP convoca gestores municipais à se reunir na 'Marcha dos Prefeitos'Municípios está se aproximando, o evento será realizado em Brasília entre os dias 15 e 17 de Maio e já deve estar recebendo os primeiros convidados.

O presidente da Famup e prefeito de Picuí-PB, Buba Germano, viaja nesta sexta-feira e convoca todos os gestores à se reunir em prol dos municípios. Conta que é preciso de todos para retomar as discussões acerca de temas como a redução do Fundo de Participação dos Municípios, que já estiveram em pauta no Congresso Nacional, mas que não avançaram.

Segundo Buba, também é importante colocar em discussão questões como o pacto federativo, a distribuição igualitária dos royalties de petróleo, o aumento dos pisos salariais para diversas categorias sem definição de fonte de recursos.

Os prefeitos, vereadores e demais gestores que tiverem interessem em se unir à Marcha dos Prefeitos podem realizar a inscrição no site oficial: http://www.marcha.cnm.org.br/.



PEC dos Jornalistas entra em fase final de discussão no Senado

PEC dos Jornalistas entra em fase final de discussão no SenadoA proposta de emenda à Constituição que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de Comunicação Social para o exercício do jornalismo voltou na quarta-feira (9) à pauta do Plenário, na primeira sessão de discussão em segundo turno da matéria. A PEC constará da ordem do dia por três sessões deliberativas consecutivas.

Apresentada por Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a PEC dos Jornalistas acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é "privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação".

No entanto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC.

A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF.




Saúde: Conheça dez maneiras de prevenir o diabetes tipo 2

Saúde: Conheça dez maneiras de prevenir o diabetes tipo 2A taxa de diabéticos nas capitais brasileiras em 2011 foi de 5,6% da população, ficando em 5,2% entre os homens e 6% entre as mulheres, segundo dados da pesquisa Vigitel 2011 divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Entre os principais fatores de risco para a doença estão o excesso de peso e a obesidade, que cresceu 28% entre 2006 e 2011 no país.

— É de responsabilidade de cada um cuidar da própria saúde, com exames regulares, atenção à alimentação e pelo menos 30 minutos diários de caminhada. A população tem que entender que o diabetes tipo 2 começa na prateleira do supermercado com as compras do mês — diz o endocrinologista Tércio Rocha, que acredita em um futuro ainda pior: — Em cinco anos estes números podem triplicar e a doença vem acompanhada de infarto agudo, AVC e hipertensão.

Veja abaixo algumas dicas do endocrinologista para prevenir o diabetes tipo 2:

1. Procurar o médico e fazer os exames de sangue e urina.

2. Medir o perímetro abdominal: homens devem ter menos que 90cm, mulheres devem ter menos que 88cm.

3. Diminuir em 1/3 a ingestão de carboidratos simples com alto índice glicêmico como pães, doces, chocolates e frituras, por exemplo.

4. Aumentar a ingestão de verduras e legumes para que as fibras façam um filtro físico para outros alimentos.

5. Mastigar mais os alimentos para aumentar a saciedade.

6. Comer em mais de 15 minutos porque em menos que isso não dá tempo de o estômago enviar para o cérebro a mensagem de saciedade.

7. Tomar dois copos de água antes das refeições para não confundir sede com fome; beber água também estimula rins e intestino a varrer toxinas do organismo, o que diminui a fome.

8. Optar por água gelada: é melhor porque provoca a vasoconstricção e, com isso, o reflexo vagal, no qual o cérebro para de ser tentado com a vontade de comer, que é diferente da fome.

9. Caminhar pelo menos 30 minutos por dia.

10. Procurar especialistas como nutricionistas e endocrinologistas para cuidar da compulsão.




Polícia Civil cumpre mandado e tira três assaltantes de circulação em Lagoa Seca-PB

Polícia Civil cumpre mandado e tira três assaltantes de circulação em Lagoa Seca-PBEm cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça da Comarca de Esperança, policiais civis do município de Lagoa Seca-PB, sob o comando do delegado Luciano Bezerra Serra, capturaram os homicidas e também acusados da prática de assaltos Iones Luiz Barros, Edrízio Pacífico da Silva Filho e Felipe Alves da Silva.

A prisão de Edrízio e Felipe aconteceu na cidade de Lagoa Seca, enquanto que Iones foi capturado no município de Boqueirão.

O trio foi encaminhado à Cadeia Pública de Esperança, onde aguardará a decisão da Justiça.


Partilha de roubo termina com dois homens mortos e um ferido a bala em Pedras de Fogo-PB

Partilha de roubo termina com dois homens mortos e um ferido a bala em Pedras de Fogo-PBUma discussão por causa da divisão de roubos terminou com duas pessoas assassinadas e outra ferida a bala no município de Pedras de Fogo, na Zona da Mata da Paraíba.

De acordo com a polícia cinco homens acusados pela prática de vários assaltos na região de Pedras de Fogo se encontraram na manhã de Ontem, dentro de um canavial para dividir os produtos, mas acabaram discutindo.

Em meio ao bate boca dois deles sacaram as armas e passaram atirar nos companheiros. Um deles, identificado por Edson Severino de Arruda, 25 anos foi alvejado com vários disparos e morreu no local, enquanto que o colega, Cleiton Borges Azevedo, 26 anos, mais conhecido por “Gago” saiu ferido e foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

No hospital, o sobrevivente disse os nomes dos acusados. A polícia iniciou as investigações e buscas, mas os acusados não foram presos. Na manhã desta sexta-feira, (11) outro corpo foi encontrado dentro do canavial.




Governador assina ordem de serviço de pavimentação em Casserengue nesta sexta-feira

Governador assina ordem de serviço de pavimentação em Casserengue nesta sexta-feiraMais uma ordem de serviço para pavimentação de rodovia será assinada pelo governador Ricardo Coutinho, nesta sexta-feira (11), às 15h30, na cidade de Casserengue-PB. Trata-se da PB-107, no entrocamento da PB-105/Cassengue, com 10,5 km. A rodovia, que contempla 33.751 habitantes, beneficia diretamente os municípios de Solânea e Casserengue, na região do Brejo. Será mais uma sede municipal beneficiada com acesso pavimentado no atual governo.

Com a pavimentação da PB-107, que faz parte do Programa Caminhos da Paraíba, o Governo do Estado vai investir R$ 3.927.075,71. Os recursos são do Tesouro do Estado e CAF (Corporação Andina de Fomento). Pela rodovia trafegam diariamente, em média, 150 veículos, entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos. A obra será iniciada neste mês de maio.

Os principais serviços executados durante toda a construção são terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica, cercas delimitadoras da faixa de domínio, gramagem e paisagismo em taludes e sinalização horizontal e vertical.

A rodovia promoverá o desenvolvimento social e econômico da região; ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária do Estado; integração dos municípios da região; e oferecerá economia, conforto e segurança aos usuários da rodovia; maior geração de empregos e melhoramento da qualidade de vida da população local.

Orçamento Democrático – Nas duas reuniões do Orçamento Democrático, que serão realizadas neste final de semana em Cuité e Soledade, o governador Ricardo Coutinho vai apresentar, entre outras, as obras do setor rodoviário nas duas regiões. A primeira reunião será nesta sexta-feira (11), em Cuité, e a segunda, no sábado (12), em Soledade.

Na região polarizada por Cuité, o governo estadual, por intermédio do DER e da Secretaria de Infraestrutura, concluiu a restauração da PB-177: Nova Palmeira/Picuí, com 23,7 km e investimento de R$ 8.280.000,00, e o acesso a São Vicente do Seridó, com 1,7 km. O investimento na obra foi de R$ 480 mil.

Na mesma região, três obras rodoviárias estão em andamento: a pavimentação da PB-177, Picuí/Frei Martinho, com 18,7 km e investimento de R$ 7.625.000,00; restauração da PB-177, Soledade/Pedra Lavrada, com 52 km e investimento de R$ 18.610.000,00 e restauração da PB-137, entrocamento da BR-104/Picuí, com 27,6 km. O investimento é de R$ 11.560.000,00. A restauração do acesso a Cubati, que tem 6 km, já está em andamento.

Na região polarizada por Soledade, estão sendo executadas as restaurações das rodovias PB-238/228, entrocamento da BR-230/Assunção/Taperoá, com 28 km, (R$ 7.380.470,82) e a PB-226, entroncamento PB-238/Livramento, com 10 km (R$ 4.006.982,55).



Tribunal de Justiça recebe denúncias contra prefeitos de Puxinanã e Areia-PB

Tribunal de Justiça recebe denúncias contra prefeitos de Puxinanã e Areia-PBO Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão judiciária realizada na tarde dessa quarta-feira (9) recebeu, à unanimidade, denúncias feitas pelo Ministério Público estadual contra os prefeitos dos municípios de Puxinanã e Areia, respectivamente, Abelardo Antônio Coutinho e Elson da Cunha Lima Filho (foto), e ainda, o presidente da Comissão de Licitação, Augusto César Santos de Lemos. Os gestores ficarão nos cargos até o julgamento final. O relator dos processos de nº 999.2011.000555-3/001 e 999.2010.000828-6/001 foi o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

Consta na denúncia que o prefeito municipal de Puxinanã realizou aquisição de material de consumo sem o prévio procedimento licitatório e deixou de aplicar, conforme exigência constitucional, o mínimo de 15% do produto de arrecadação dos impostos referidos no artigo 156 da CF e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, I,b e § 3º, da CF, em ações e serviços público de saúde.

O recebimento da denúncia, com a consequente instauração da ação penal foi justificada pelo relator, tendo em vista a falta de elementos que justifiquem a sua rejeição ou a improcedência da acusação, e considerando, ainda, que o noticiado não conseguiu, em sua defesa preambular, refutar as acusações que lhes são imputadas.

No caso de Areia, O MP alega que houve irregularidades em procedimentos licitatórios. Segundo o relator, constatou-se a presença de indícios suficientes da autoria e da prova da materialidade do delito, bem como se preenchidos os requisitos do art. 41 do CPP, é de regra o recebimento da denúncia, sobretudo, porque nesta fase preliminar, como dito alhures, prevalece o princípio do "in dúbio pro societariado", assegurando-se, contudo, aos acusados, a ampla defesa e o contraditório.




POSTADO POR FOCO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário