15 de abril de 2012

Bandeira anuncia criação do Conselho Gestor para os mercados e feiras livres



Bandeira anuncia criação do Conselho Gestor para os mercados e feiras livres
O pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PPS, Nonato Bandeira, visitou na manhã deste sábado (14), o mercado do Bairro dos Estados. Ele foi conversar com lojistas, feirantes e moradores da região com o objetivo de ouvir a comunidade sobre sugestões de melhorias no local. O pré-candidato foi recebido pelo presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro dos Estados (Amabe), Luiz Brilhante, e pelos comerciantes, que apontaram as principais queixas em relação à estrutura e à segurança. "Foi muito importante a visita de Nonato Bandeira no mercado, que veio com ideias e propostas novas para o local. O Bairro dos Estados vai fazer 60 anos e o mercado existe desde 1973", comentou Brilhante.

Nonato percorreu todos os setores do mercado e disse que pretende criar o Conselho Gestor dos Mercados e Feiras Livres de João Pessoa com a finalidade de planejar, gerenciar e fiscalizar as atividades. "A democratização da gestão pública e a transparência administrativa são exigências da atualidade, por isso, o controle público deve ser assegurado nas diversas esferas do governo", explicou o pré-candidato, lembrando que o conselho seria formado por representantes dos sindicatos da categoria, permissionários, usuários, comerciantes e Poder Executivo.


Criado em 1973, o mercado do Bairro dos Estados tem cerca de 400 feirantes e também atende os bairros Treze de Maio, Pedro Gondin, Mandacaru e Bairro dos Ipês.  Dona Maria José, que trabalha no mercado desde a fundação, apontou a estrutura das barracas como um dos maiores problemas. "Muitas estão com as telhas quebradas e o piso estragado. O espaço está pequeno e um pouco desorganizado", reivindicou.
O dono de um dos bares do mercado, Gilson Pereira dos Santos, que trabalha no local há 22 anos, solicitou mais segurança. "Quando chega perto do horário de encerramento, muitos clientes e comerciantes ficam com medo ao sair", avaliou Gilson. Já o servidor público Ronaldo Abrantes, que mora perto do mercado, reclamou do trânsito do entorno e da falta de limpeza. "Eu conheço o pré-candidato e sei da história dele. Fico satisfeito que ele tenha propostas para a melhoria do mercado, que é tão tradicional".

O presidente da Associação Comercado, Romero Gomes da Cunha, entregou um documento a Nonato Bandeira, contendo as principais reinvindicações dos usuários. " Desde a criação do mercado, nunca houve uma reforma. Precisamos da força do poder municipal para que os espaços sejam mais adequados para todos que frequentam o mercado e precisam dele para viver", explicou Romero.

Nonato Bandeira visitou o mercado do Bairro dos Estados acompanhado do vereador Bruno Farias (PPS), e dos pré-candidatos a vereador Djanilson da Fonseca, Val Rangel, Sandro Galvão, Marco Antônio, Luiz Paulo, Doutor Levi, todos do PPS, além de Carlos Silva (PP), e Santino (PT do B).


POSTADO POR FOCO PB/ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário