18 de março de 2012

Sarkozy ganharia no 1º turno mas perderia as eleições, segundo pesquisa

O candidato conservador à reeleição como presidente da França, Nicolas Sarkozy, ganharia o primeiro turno das eleições do dia 22 de abril, com meio ponto de vantagem sobre o socialista François Hollande, mas perderia por 8 pontos no segundo no dia 6 de maio.

Segundo uma pesquisa publicada neste domingo por "Le Journal du Dimanche", a primeira depois da apresentação oficial das candidaturas, Sarkozy consegueria 27,5% dos votos no primeiro turno, contra 27% de Hollande.

No segundo e definitivo, o conservador perderia com 46% das intenções de voto, contra 54% do socialista.
A pesquisa confirma a tendência que já mostraram outras pesquisas divulgadas nas últimas datas, que também preveem que Sarkozy conseguiu baixar sua vantagem para se proclamar vencedor no primeiro turno nas urnas, embora não terá apoio suficiente para revalidar outros cinco anos de mandato.

Hollande, por sua parte, vai cedendo terreno à medida que avança a campanha eleitoral e se afasta das pesquisas que ainda há algumas semanas lhe davam acima de 30% de intenções de voto no primeiro turno e mais de dez pontos de vantagem no segundo.

A pesquisa, realizada através de entrevistas por telefone pelo instituto Ifop sobre uma amostra representativa de 1.005 pessoas, sugere também que a abstenção ganha importância.


POSTADO POR FOCO PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário