10 de fevereiro de 2012

Maranhão, Manoel Jr, Luciano e Cícero participam do Tambiá Folia neste sábado: Paraíba


Em ano eleitoral os pré-candidatos não perdem uma oportunidade de se aproximarem do povo para que seus nomes fiquem vivos nas memórias dos eleitores. Prova disso é que quatro pré-candidatos a prefeito de João Pessoa confirmaram presença no bloco Tambiá Folia, que se apresenta neste sábado no bairro de Tambiá, em João Pessoa, a partir das 18h, na Avenida Botto Menezes. O bloco fica concentrado até as 21h e depois percorre as principais ruas do bairro.

De acordo com o presidente do bloco, Sérgio Nóbrega, foram convidados para a folia o ex-governador José Maranhão, o deputado federal Manoel Júnior, ambos do PMDB, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) e o senador Cícero Lucena (PSDB). De acordo com Sérgio, todos confirmaram presença. Além dos pré-candidatos a prefeito, vários vereadores e deputados também confirmaram presença.

O bloco Tambiá Folia já se transformou em um dos mais tradicionais do projeto Folia de Rua e este ano a expectativa da diretoria é que pelo menos 10 mil foliões do bairro Tambiá e convidados pulem pelas ruas do bairro. O bloco que percorre as principais ruas e avenidas do bairro de Tambiá, une este ano três ritmos que embalam os carnavais por todo Brasil. Serão atrações do bloco, a Banda Bereguedê, com o Trio Axé Mania e a Orquestra de Frevo Paraíba Tropical do Maestro Kiko.

Criado em 1998 por moradores da região do bairro de Tambiá, o bloco começou timidamente como uma festa de amigos e não tinha nenhuma pretensão além de comemorar o carnaval. A festa foi crescendo e em 2012, ao completar 13 anos de história, bloco já é um dos mais tradicionais e animados do pré-carnaval da capital paraibana.

Morador da região, o articulador cultural Marcos Vinícius Nóbrega, foi um dos incentivadores da oficialização do bloco, uma forma de estimular a aproximação entre os moradores e garantir um carnaval saudável para os moradores, que antes eram obrigados a se deslocar para outros bairros no período carnavalesco.

Acostumado a incentivar e apoiar a realização de manifestações populares, a exemplo do evento Festa na Roça, organizado durante o São João no clube do bairro, o Astréa, Marcos Vinícius começou a articular a idéia de criação do bloco Tambiá Folia. A partir de então, o carnaval de clube ou mesmo as comemorações isoladas dos moradores, passaram a formar um grande bloco de folia.
Antigos e novos moradores, das mais diversas faixas etárias, e formação profissional, se uniram e se juntaram aos boêmios e à orquestra de Frevo.

Segundo o presidente do bloco, Sergio Roberto Nóbrega, a decoração das ruas e a confecção do estandarte do Bloco esta sobre a responsabilidade do artista plástico Ednaldo Augusto, Solange e Adalberto Monteiro e a coordenação sobre a orientação de Teca, Solange, Janeide e Miriam, além de mais de 50 moradores do bairro que trabalham com o objetivo de ver o Tambiá Folia fazer um grande Carnaval.


Segundo um dos Diretores Ricardo Nóbrega a previsão para este ano e de arrastar 10 mil foliões.




POSTADO POR FOCOPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário