3 de fevereiro de 2012

Especialista em Mobilidade Urbana debate tema em seminário promovido PT, PP e PSC

Baixe Dilson Peixoto, Cartaxo, Kumamoto, Daniella.JPG (102,7 KB)



Evento segue hoje em CG com palestra às 14h, na Associação Comercial
           
        “A melhor solução para o problema da mobilidade urbana é investir no sistema de transporte público de passageiros para que o cidadão tenha condições de usá-lo com conforto e segurança e, desta forma, deixar seu carro em casa, desafogando o trânsito. Se este primeiro passo não for dado em breve, teremos um grave colapso no sistema e o Brasil vai travar”.
 
A avaliação é do petista Dilson Peixoto, vice-presidente da Divisão América Latina da União Internacional de Transporte Público (UITP) e diretor-presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) que participou, (02), de seminário com o tema “Mobilidade Urbana”, realizado, em conjunto, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Progressista (PP) e Partido Social Cristão (PSC).
 
O evento, acontecido na sede do SENAC, em João Pessoa, reuniu cerca de 200 representantes das três legendas e contou a presença do pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PT, Luciano Cartaxo; do pré-candidato pelo PSC, Ítalo Kumamoto, e da pré-candidata a prefeita de Campina Grande pelo PP, Daniella Ribeiro, além dos deputados Anísio Maia e Frei Anastácio e de dezenas de pré-candidatos a vereador dos três partidos. A série de seminários segue em hoje, em Campina Grande, (sede da Associação Comercial, às 14h) e o debatedor será o engenheiro e especialista em trânsito Carlos Batinga.           
  
        Dílson Peixoto afirmou que a mobilidade urbana é o maior problema dos governos na atualidade, podendo, se não solucionado de forma prática e inteligente, impactar o desenvolvimento do País. “É fato que há sérios problemas em outras áreas, mas, nestes casos, há políticas públicas específicas como os programas de transferência de renda para combater a pobreza e o SUS que tem contribuído para amenizar as dificuldades na Saúde. No caso da mobilidade urbana, foi sancionada, recentemente, a Lei Nacional de Mobilidade Urbana, uma das maiores conquistas já alcançadas e, agora, o nosso principal desafio é colocá-la em prática”, afirmou o palestrante.
 
Para o deputado estadual Luciano Cartaxo, o tema requer estudos, soluções e investimentos. “A realização deste seminário é o primeiro passo para elaboração do nosso programa envolvendo transporte e trânsito. O crescimento da economia vivenciado em todo o País está proporcionando o acesso cada vez maior da população ao automóvel. Se não tivermos medidas urgentes envolvendo, principalmente, o setor do transporte de massa, as cidades do futuro viverão uma situação de caos”, declarou.
 
Os seminários são a primeira parte de uma programação montada em conjunto pelos três partidos que, reunidos no dia 24 de janeiro, lançaram uma carta de intenções em que se comprometem a, de forma conjunta, propor uma nova agenda para as cidades paraibanas. Outros temas como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança serão estudados na série de seminários.


POSTADO POR GENILDO ALVES/GAB DO DEP EST LUCIANO CARTAXO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário