15 de janeiro de 2012

Um guia para você não se perder!


O POVO preparou guia com datas e detalhes importantes para você acompanhar os prazos do Sisu 2012, se preparar a tempo para o Enem deste ano e não perder nenhum dos benefícios que Fies e Prouni oferecem ao estudante

Ainda que férias sejam para relaxar, não dá para jogar tudo ao ar e perder de vista prazos de inscrições em programas de benefícios educacionais do Governo, muito menos as chamadas das universidades, não é mesmo? As datas são muitas e os detalhes outros tantos. Por isso, O POVO preparou um guia do estudante.

Basta olhar ali para a direita e encontrar datas do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) e algumas dicas importantes sobre a provas; também um tira-dúvidas básico sobre o 1° Sisu 2012 e a programação de chamadas dos selecionados.

Para quem está atrás de bolsas para faculdades ou financiamentos, o guia também destaca os prazos e informações de como se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), cujas inscrições já começaram; e ainda no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Então, é só acompanhar os cronogramas e anotar tudo que interessa na sua agenda ou acionar lembrete no celular e ficar atentos às notícias nos sites do programas que dá tudo certo. Tudo para aproveitar os últimos “diazinhos” de férias, antes de retomar a maratona de estudos.

Enem 2012

Você ainda nem voltou das férias, mas nós já te damos dicas preciosas de estudos para começar com o pé direito no preparatório para o próximo Enem. Os exames estão previstos, segundo o Ministério da Educação (MEC), para os dias 28 e 29 de abril. Logo depois das datas do Sisu, o MEC deve divulgar o edital.

A estudante Bárbara Passos, de 17 anos de idade, vai fazer o Enem de novo para entrar no curso de Medicina. Com experiência, ela diz que o exame é mais um teste de resistência, porque as questões são bastante longas. “A dica é focar nos estudos e ler muito. Tem que ganhar resistência de leitura para poder se dar bem na prova”, aconselha. Bárbara conta ainda que perdeu muito tempo fazendo cursos extras, quando o lance é fazer questões e treinar o tempo.

Professora de ensino médio e pré-vestibular do Farias Brito, Maria Gordiano lembra que o Enem exige do candidato o conhecimento do livro e do mundo. “O aluno precisa garantir conhecimento teórico aplicado à vivência. Tem que acompanhar fatos da economia, da política que podem interferir na vida das pessoas, nas relações entre países”, sugere.

Tem que ficar de olho nas linguagens digitais, aprender a relacionar textos e fatos de épocas diferentes; e saber interpretar o que está nas entrelinhas. “Os itens do Enem são elaborados num formato: tem um, dois ou três textos, o comando da questão e alternativas. Todas se aproximam do texto, mas, pelo comando da questão, só uma estará correta”, reforça. A professora conclui: “o tempo de leitura da questão vai depender do conhecimento que o aluno tem. O que se precisa é ter conhecimento e saber ler”. Boa sorte!


"Data
O Enem 2012 está previsto para os dias 28 e 29 de abril."




POSTADO POR GENILDO ALVES/O POVO ONLINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário