15 de janeiro de 2012

Transtorno do movimento: o que é?

Algumas pessoas sentem enjoo quando andam de carro ou qualquer outro meio de transporte. Descubra o que é a Cinetose e como preveni-la.

376659 motion sickness Transtorno do movimento: o que é?
Algumas pessoas passam mal quando andam de carro.

O que é a Cinetose – transtorno do movimento

Algumas pessoas sentem enjoo quando andam de carro, ônibus, trem ou qualquer outro meio de transporte. A esse transtorno do movimento damos o nome de Cinetose. A sensação desagradável ocorre quando o corpo está parado e o ambiente em movimento, gerando um conflito de informações e perturbação do equilíbrio do corpo.

Quem pode desenvolver o problema

Esse mal estar provocado pela sensação de movimento é muito comum na população e acomete principalmente as crianças. Isso ocorre porque os pequenos possuem o labirinto menos desenvolvido. Essa região é o centro do equilíbrio e se localiza na parte interna do ouvido.
Não apenas o labirinto está relacionado ao mal estar desse transtorno do movimento, mas também a visão. Ambos os órgãos enviam informações conturbadas ao cérebro, que é incapaz de entender e assimilar quais informações estão corretas, desencadeando os sintomas. Quanto mais intenso e frequente for o movimento cinético, maior a chance de apresentar algum tipo de mal estar.

Outras causas

Nem sempre esse mal estar está relacionado unicamente a algum tipo de distúrbio de movimento. Ele pode aparecer também quando o indivíduo não se alimenta de maneira adequada, prejudicando o funcionamento do labirinto.
Algumas substâncias que são capazes de prejudicar o equilíbrio e levar ao aparecimento da Cinetose são aquelas ricas em açúcares e gorduras. Em casos mais graves, nos quais a pessoa não consegue controlar os sintomas e acaba passando muito mal, é necessário recorrer a medicamentos que previnem vômitos.
376659 what is the reason of nausea Transtorno do movimento: o que é?
O mal estar ocorre devido a uma confusão de informações que chegam no cérebro.

Sinais e sintomas

Cada pessoa acaba desenvolvendo um sintoma diferente, conforme a resposta que seu organismo envia durante o movimento. Mas as mais comuns são:
  • Tonturas;
  • Enjoo;
  • Vômitos;
  • Tosse;
  • Falta de ar.

Medicamentos

Um dos remédios mais usados para diminuir os sinais e sintomas do problema é o dimenidrinato. Esse antiemético (anti-vômito) tem também ação anti-histamínica, que atua no sistema vestibular, na origem do vomito, inibindo os sintomas de náuseas e a vontade de vomitar. Esse medicamento pode ser usando tanto em crianças quanto em grávidas, sem problemas.

Fique atento

As pessoas que possuem Cinetose ao andar de um carro, provavelmente terão os mesmos sintomas quando andarem de barco, trem, avião e também brinquedos de parque de diversões como carrossel e montanha russa. Por isso, é importante evitar esses ambientes.
376659 336716579 751665db25 b blog main horizontal Transtorno do movimento: o que é?
Até mesmo brinquedos de parque de diversões podem causar a Cinetose.
O transtorno de movimento é muito comum. Caso você tenha se identificado com o problema, tome alguns cuidados especiais ao ter que enfrentar ambientes que levam aos sintomas. Se for viajar, tome um antiemético meia hora antes de começar a viagem. Caso não seja possível evitar o problema, procure orientações médicas para diminuir o mal estar.



POSTADO POR GENILDO ALVES/MUNDO DAS TRIBOS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário