24 de janeiro de 2012

PIPOCO DA MANHA NO FOCO PB.

Anonymous continua ataques a sites em protesto ao fechamento do Megaupload

Anonymous continua ataques a sites em protesto ao fechamento do Megaupload
O grupo de hackers Anonymous continua a invadir páginas alheias devido ao fechamento do site Megaupload. O alvo da vez foi a Sony, onde o grupo criou uma página e assim disponibilizou grande parte do catálogo de músicas e filmes da Sony para downloads.

A informação foi postada no Twitter oficial do grupo e o endereço era: http://pastetml.com/view/bllpf04jv.html.

De acordo com informações prestadas por diversos sites de notícias, esse teria sido um dos maiores ataques feitos pelo grupo, aonde chegou a contar com mais de cinco mil pessoas envolvidas.




 Oficina da Net 
 
 
Justiça Militar absolve sargento homossexual do crime de injúria contra juíza

Justiça Militar absolve sargento homossexual do crime de injúria contra juizaA Auditoria Militar de Brasília absolveu nesta segunda-feira (23), o sargento Laci de Araújo do crime de injúria. Ele foi preso em 2008 depois de assumir uma relação homoafetiva durante uma entrevista para uma emissora de TV.

A denúncia, oferecida pelo Ministério Público Militar (MPM), em fevereiro de 2010, teve como base declarações feitas pelo sargento contra uma procuradora de justiça militar. O militar alegou que a procuradora teria sido denunciada por improbidade administrativa.

O Conselho Permanente de Justiça considerou que o crime de injúria exige que a ofensa seja com a intenção de ferir a dignidade da vítima, o que não teria ocorrido nesse caso.

No momento de sua prisão, Araújo estava extremamente alterado e em estado de estresse intenso. Além disso, profissionais da área de saúde afirmaram em juízo que o militar sofre de "transtorno de ajustamento" e manifesta mudanças repentinas no estado de ânimo como resultado de uma situação de estresse.

Julgamentos

O sargento foi julgado pela Justiça Militar por outros dois crimes relacionados à sua prisão em 2008. No ano seguinte, o Superior Tribunal Militar (STM) confirmou a condenação do militar, em primeira instância, pelo crime de deserção.

Na ocasião, o STM deu provimento parcial ao recurso de Araújo, que pedia a absolvição, e reduziu a pena de seis para quatro meses de prisão. No entanto, o militar não teve que cumprir a pena, pois havia recebido o indulto de natal em 2008.

Em 2010, o sargento foi condenado pela Auditoria de Brasília a 1 ano, 3 meses e 15 dias de reclusão por calúnia e desacato a superior. De acordo com a denúncia, o militar alegou que teria sido torturado após a sua prisão em 2008, o que não foi comprovado pela investigação do MPM.

O companheiro do sargento, o ex-sargento Fernando Alcântara, também foi condenado a 8 meses de detenção por ter divulgado na imprensa informações que se comprovaram inverídicas durante o processo.

Os dois militares receberam o benefício da suspensão condicional da pena pelo período de dois anos e o direito de apelar em liberdade. Eles entraram com recurso no Superior Tribunal Militar.




 Agência Estado 
 
 
Agra: candidaturas de Estelizabel e Nonato provam que grupo de RC tem nomes fortes para disputa

O prefeito Luciano Agra disse que o grupo liderado pelo Governador Ricardo Coutinho tem mais de um nome em condições de assumir a administrar a cidade de João Pessoa. A declaração aconteceu durante a solenidade do lançamento do Serviço de Transporte Sanitário da Secretaria de Saúde do Estado, na Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Oceania, no Retão de Manaíra.

Ele não citou nomes, mas a declaração foi em resposta a um questionamento sobre o lançamento das pré-candidaturas de Estelizabel Bezerra pelo PSB e do Jornalista Nonato Bandeira pelo PPS.

Luciano disse que a pluralidade de candidaturas mostra no grupo existem vários nomes em condições de disputar a eleição e depois assumir a administração da cidade, ressaltando que sua decisão de abrir mão a reeleição foi pessoal, pois na avaliação dele continuando na Prefeitura vai contribuir mais para a eleição da candidata socialista.




FOCO PB
 


Na prisão, fundador do Megaupload se diz inocente de acusações

Na prisão, fundador do Megaupload se diz inocente de acusaçõesUma corte da Nova Zelândia ordenou nesta segunda-feira (23) que o fundador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload continuasse preso, à medida que ele nega acusações de pirataria na internet e lavagem de dinheiro e diz que as autoridades estão tentando fazer a pior imagem possível dele.

O site Megaupload foi tirado do ar pelo FBI sob na quinta-feira (19) sob a acusação de causar US$ 500 milhões em prejuízos aos detentores de direitos autorais.

A procuradora Anne Toohey afirmou em audiência que o alemão Kim Dotcom, também conhecido como Kim Schmitz, era um risco "no ponto extremo da escala" porque teria acesso a fundos, múltiplas identidades e um histórico de fugir de acusações criminais.

"O FBI acredita que as somas localizadas não representam todas as contas bancárias do senhor Dotcom", disse.

No entanto, o advogado de Dotcom disse que seu cliente não representa risco de fugir ou retomar seus negócios. Segundo a defesa, o alemão vem cooperando plenamente com a Justiça, teve os passaportes apreendidos e os fundos congelados.

O juiz David McNaughton diz que uma aplicar uma fiança seria bastante complicado para uma decisão imediata, acrescentando que anunciará uma decisão por escrito até quarta-feira (25).

"Dada a dimensão dos assuntos cobertos pelo processo de fiança e a seriedade do tema, vou reservar minha decisão", disse.

Autoridades norte-americanas querem extraditar Dotcom sob alegações de que ele arquitetou um esquema que arrecadou mais de US$ 175 milhões em poucos anos, copiando e distribuindo sem autorização músicas, filmes e outros conteúdos protegidos por direitos autorais. A defesa argumenta que o Megaupload.com simplesmente oferecia armazenamento on-line.

A empresa e sete de seus executivos foram acusados de participar do suposto esquema para oferecer material na internet sem compensar os detentores de direitos autorais.

Sopa e Pipa

O fechamento do Megaupload pelo FBI e do Filesonic aconteceu depois que diversos sites, incluindo a Wikipédia e a Craigslist, tiraram seus sites do ar em protesto com o Sopa e o Pipa, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos.

O Stop Online Piracy Act (Sopa) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. No Senado, circula o Protect IP Act, conhecido como Pipa (ato para proteção da propriedade intelectual), outro projeto sobre direitos autorais que mira a internet.

Ambos são apoiados por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas são questionados por companhias de internet, como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e à liberdade de expressão. Os dois projetos tiveram a discussão adiada pelo congresso norte-americano.





 g1
Enem terá duas edições em 2013, afirma Dilma; defendeu melhorias

Enem terá duas edições em 2013, afirma Dilma; defendeu melhoriasA presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira (23) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá duas edições em 2013. Ela defendeu o exame, mas disse que pode “melhorar ainda mais”. O Ministério da Educação iria fazer duas edições do Enem já em 2012, mas na última sexta-feira (20) cancelou a edição de abril. O exame será aplicado apenas em novembro este ano.

Após cerimônia que comemorou a marca de um milhão de bolsas de estudo concedidas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), a presidente foi questionada por jornalistas se, no ano que vem, o Enem terá duas edições. Ela respondeu: “Tem de lutar por isso. Nós melhoramos, vamos melhorar ainda mais e vamos ter depois, no ano que vem, duas edições, isso em concordância com o ministro, até por sugestão do ministro”.

Dilma defendeu também melhorias no ProUni. Ela chamou o sistema tradicional do vestibular de “antigo e antiquado”. “O Prouni também teve de ter suas adaptações, suas melhorias. É assim que se faz programa de governo, é com muita humildade. [...] Nós somos humanos. Quando tem erro, a gente tende a aprimorar. Ninguém está dizendo que nada é perfeito”.





 g1
Secretária confirma pagamento dias 30 e 31 e garante: concursados da educação assumirão imediatamente

Secretária confirma pagamento dias 30 e 31 e garante: concursados da educação assumirão imediatamenteA secretária de Administração do Estado, Lirvânia Farias, garantiu que o pagamento do estado, como tem sido feito normalmente, será pago nos dias 30 e 31 de janeiro. O primeiro dia para inativos e pensionistas e o segundo dia para o pessoal da ativa que trabalha na administração estadual.

Em relação aos concursados da Educação realizado dia 8 de janeiro para 1040 vagas. A Secretária explicou que o resultado deve sair em breve, já que está previsto que os aprovados devem assumir imediatamente. “Eles serão admitidos até março”, contou.




FOCO PB
Após polêmica no BBB, modelo acusa Daniel de estupro. Ex-namorada defende

Após polêmica no BBB, modelo acusa Daniel de estupro. Ex-namorada defendeO ex-BBB Daniel Echaniz está sendo acusado de um novo estupro. Em meio a polêmica do suposto abuso por parte do carioca dentro do "Big Brother Brasil 12", a modelo Tatiane Eyng foi ao programa de TV "Domingo Espetacular" para revelar que teria sido outra vítima do rapaz. O fato teria acontecido na época em que ela dividia apartamento com a ex-namorada dele, Mônica Silva, em Milão, em 2007.

“Eu acordei e, simplesmente, ele estava em cima de mim. Eu me apavorei, estava sozinha com ele. A namorada dele tinha viajado a trabalho. Aconteceu de madrugada, em Milão. Chegou a consumar [o estupro]. Nessa hora eu acordei, mas aconteceu”, declarou a modelo, que ainda teria sido assediada pelo rapaz por quatro meses: “Eu estava tomando banho, ele abriu o box nu. Me mandava mensagens pornográficas no telefone."

Monica e Daniel na época em que namoravam (Foto: Divulgação)

Procurada pelo EGO para comentar a acusação da colega, a ex-namorada de Daniel, Mônica, se mostrou surpresa, mas foi categórica ao afirmar que tem "100% de certeza de que isso não aconteceu" e de que Tatiane sempre quis ser famosa.

"Conheço a Tatiane, sim, e nós dividimos apartamento em Milão por cinco meses. Isso não é verdade! Ela está querendo aparecer, é só isso. Gostava dela, mas ela é uma pessoa que sempre disse que queria ser famosa, virar apresentadora. Acho que essa é a explicação para toda essa besteira. Ele nunca ficou sozinho com ela no apartamento. Tenho 100% de certeza que isso nunca aconteceu! Ela está inventando para se aproveitar da situação e aparecer. Quer se promover em cima disso. É lamentável", criticou Monica.

Mônica afirma ter certeza de que os dois nunca ficaram sozinhos porque a colega trabalhava o dia inteiro e à noite também. Quando voltava para casa, pela manhã, era a vez do casal sair para trabalhar. Apesar de evitar se comprometer, ela riu ao ser questionada sobre o tipo de trabalho que Tatiane realizava à noite.

"Como a Tatiane trabalhava de dia e à noite, nós três nunca ficávamos muito juntos no apartamento, quase nunca nos víamos. Ela era modelo de showroom à tarde e saia à noite, voltava às 5h da manhã... Não sei o que ela fazia. Não gosto de julgar e não quero fazer o mesmo que ela está fazendo agora", declarou Mônica.

Advogada de Daniel rebate acusação

A diretora da firma de advocacia que está defendendo Daniel, Valéria Bansemer, também rebate as acusações. Segundo ela, o rapaz ficou espantado ao saber das declarações de Tatiane, mas não está preocupado.

"Essa menina está querendo aparecer, não aconteceu nada. O Daniel está em evidência e é normal que apareçam estas pessoas querendo explorar a situação. Falei com ele e ele garantiu que não teve nada com ela. Ficou espantado com a coragem dela em contar essa mentira, mas está tranquilo porque sabe que é inocente. Por que esta Tatiane esperaria tanto tempo para fazer a denúncia? Por que agora? É óbvio que ela quer se promover", afirmou a advogada.

Mãe de Daniel: 'Fiquei pasma com tamanha cara de pau'

A mãe de Daniel, Maria Aparecida Echaniz, não falou com o filho sobre o assunto, mas não hesitou em defendê-lo e disse que "qualquer pessoa lúcida vê que ela quer pegar carona na situação dele".

"Ele não precisava nem de defesa! Qualquer pessoa lúcida vê que ela quer pegar carona na situação dele. Três meses assediada? E não falou com a amiga? Ele entrou nu no banheiro? O banheiro não tem porta, não tem chave? Por que apareceu só agora que ele entrou no BBB? Não falei com ele sobre isso, porque quero deixar ele em paz. Mas fiquei pasma com tamanha cara de pau. Ela vai ficar famosa um tempo... Que tire proveito", ironizou.





 EGO
SAPÉ: Integrantes do MST ocupam Prefeitura em protesto - Veja fotos!

SAPÉ: Integrantes do MST ocupam Prefeitura em protesto - Veja fotos!
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ocuparam na manhã desta segunda-feira (23), o prédio da Prefeitura do município de Sapé-PB. Em um carro de som estacionado próximo a Prefeitura, os integrantes reivindicavam moradia e exigiam atitudes do Prefeito João Clemente.

Uma guarnição da polícia ficou de prontidão no outro lado da rua acompanhando o movimento, no sentido de garantir a segurança pública.

A ocupação teve início por volta das 11:00h e encerrou por volta das 14:00h. Antes de se retirarem do local, os integrantes avisaram que só iriam retirar-se em respeito aos funcionários da Prefeitura que encontravam-se trabalhando e também porque o Prefeito não se encontrava mais no local, mas prometeram intensificar o movimento caso o Prefeito não dê atenção as reivindicações expostas.
SAPÉ: Integrantes do MST ocupam Prefeitura em protesto - Veja fotos!
Há alguns metros da Prefeitura, um carro de som retransmitia ao público as reivindicações e protestos dos manifestantes
 
 

CIDADE DE SAPE
 
 
 

Exame confirma que ex-governador Ronaldo Cunha Lima está com embolia pulmonar

Exame confirma que ex-governador Ronaldo Cunha Lima está com embolia pulmonarOs médicos que acompanham o ex-governador Ronaldo Cunha Lima (foto), no Hospital da Unimed, em João Pessoa, confirmaram o diagnóstico de embolia pulmonar e a equipe médica só em autorizado a visita de familiares.

O médico, Alexandre Araruna, que acompanha o ex-governador, disse que os sintomas da embolia pulmonar incluem dificuldade de respiração, dor torácica na inspiração e palpitações.

Ronaldo Cunha Lima foi internado no dia 14 de janeiro e desde aquele dia que está respirando com a ajuda de um balão de oxigênio’, afirmou o especialista.

Uma tomografia foi realizada na última sexta-feira (dia 20), e nesta segunda-feira (dia 23) o exame comprovou as suspeitas do médico.

“Ele está com embolia pulmonar e o tratamento é realizado através de uma injeção aplicada duas vezes ao dia, com medicação para evitar a formação de novos êmbolos”, explicou Alexandre Araruna.

Ronaldo Cunha Lima está internado em um apartamento no Hospital da Unimed, onde luta contra um câncer de pulmão diagnosticado há seis meses.




 paraíba.com
Homem joga caminhão-tanque na casa da ex-mulher inconformado com separação

Homem joga caminhão-tanque na casa da ex-mulher inconformado com separaçãoUm homem, inconformado com a separação, jogou um caminhão-tanque contra a casa da ex-mulher em Wool, Inglaterra. O caminhão que carregava parafina poderia ter causado um acidente de grandes proporções, segundo informou a polícia.

Um incêndio se iniciou com o impacto na entrada da casa de Christine. O vizinho, Darren Fletcher, conseguiu apagar rapidamente. O ex-marido, Hugh Billington, de 51 anos, não admitia o fato da casa em que morou ter sido colocada à venda.

Billington, que é caminhoneiro, fugiu do local, mas foi capturado depois de três horas. A ex-mulher teve apenas ferimentos leves.




 O Dia
Repórter pergunta: 'vai fazer o quê?', resposta: 'vou dar uma cagada'; 

Repórter pergunta: 'vai fazer o quê?', resposta: 'vou dar uma cagada'; Assista!
Quando a gente acha que um repórter não pode ir mais a fundo na vida de uma pessoa, eis que aparece alguém pra impedir o momento mais íntimo de um cidadão comum, a gloriosa 'cagada'.



 Youtube
Revisão do Código Penal será discutida pelo Congresso em 2012

A revisão do Código Penal vai ser tema de discussão no Congresso Nacional em 2012. Na Câmara, a Subcomissão Especial de Crimes e Penas vai elaborar um projeto de lei com alterações nos pontos de consenso entre os deputados. Já no Senado, uma comissão especial se dedica a temas polêmicos, como tipificação do crime de terrorismo e dos crimes cibernéticos, redução de penas para eutanásia e criminalização da homofobia.

Para o relator da Subcomissão Especial de Crimes e Penas, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), os temas em debate no Senado precisam ser tratados, mas a estratégia da Câmara será ajustar primeiro os pontos sem divergência, para gerar resultados imediatos no combate à impunidade e melhoria da eficiência da Justiça.

"Toda vez que uma reforma dessa amplitude entra em questões polêmicas, as questões polêmicas impedem que a reforma avance. Por causa de 3, 4 ou 5 pontos, outros 70 ou 80 pontos deixam de ser apreciados. É por essa razão que estamos optando por fazer uma reforma pé no chão, feijão com arroz, mas que vai mudar muito a vida de quem depende da justiça penal brasileira", diz o deputado.

Segundo Molon, o relatório da subcomissão será apresentado no fim de fevereiro, na forma de um projeto de lei que corrija distorções de penas e enfatize o uso de punições alternativas. O passo seguinte será a criação de uma comissão especial para análise do projeto.

A Subcomissão Especial de Crimes e Penas é vinculada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. Instalada em agosto de 2011, a subcomissão já realizou cinco seminários temáticos em diversas cidades, para discutir os problemas da legislação penal.

Penas alternativas

O presidente da Frente Parlamentar Mista para Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, deputado Wellington Fagundes (PR-MT), afirma que, além de tornar a Justiça mais eficiente e rápida, a reforma do código precisa ser criativa para melhorar a relação entre a pena e o crime.

“Precisamos criar penas que possam reeducar o cidadão. Que tal fazer uma ‘pena moral’ para crimes de trânsito?’, questiona o deputado. “O cidadão vai ter que dar, por exemplo, uma aula onde o filho dele estuda, se penitenciar e dizer que cometeu um crime."

O Código Penal em vigor foi instituído em 1940 (Decreto-Lei 2.848/40). Desde então, o País ganhou mais de uma centena de leis penais especiais para tratar de novos delitos. Segundo o jurista Antonio Nabor Areias Bulhões, isso tornou o sistema penal injusto, desorganizado e ultrapassado. Para Bulhões, é necessária uma revisão completa do Código Penal, com a incorporação e harmonização das leis especiais com o código e a rediscussão de conceitos fundamentais, como crime, dolo e culpa.




 Agência Câmara
Irã ataca diplomacia de Dilma e diz que Lula faz falta

Irã ataca diplomacia de Dilma e diz que Lula faz faltaO porta-voz pessoal do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, criticou duramente o comportamento do Brasil em relação a seu país. Ali Akbar Javanfekr atacou diretamente Dilma Rousseff.

"A presidente golpeou tudo o que [o ex-presidente] Lula havia feito. Destruiu anos de bom relacionamento", afirmou ele.


A irritação iraniana também se nota nas recentes barreiras contra exportadores de carne brasileira.

A União Brasileira de Avicultura afirma que as vendas de frango para o Irã, em alta até outubro, passaram a ser vetadas sem justificativa.

Já a multinacional brasileira JBS relata ter tido milhares de toneladas de carne bovina retidas por três semanas num porto iraniano.





 Folha Online
Apresentadora de TV fica indignada com Michel Teló: 'Foi um desrespeito com a imprensa paraibana'

Apresentadora de TV fica indignada com Michel Teló: 'Foi um desrespeito com a imprensa paraibana'A apresentadora do Sistema Correio de Comunicação Fernanda Albuquerque ficou indignada, com o cantor paranaense Michel Teló, que teria esnobado a imprensa paraibana antes de uma apresentação na noite deste domingo (22), na praia de Intermares na cidade de Cabedelo, Grande João Pessoa.

De acordo com Fernanda Albuquerque, houve desrespeito por parte do cantor e de sua produção, ao desmarcar por duas vezes uma entrevista especial para o ‘Programa Verão é na Correio’, veiculado aos sábados, durante o mês de janeiro, na Tv Correio.

‘A produção do programa combinou com a equipe do cantor que iríamos gravar uma entrevista descontraída, ainda no hotel onde ele estava hospedado aqui em João Pessoa. Mas, eles desmarcaram e disseram que teríamos 20 minutos com Michel Teló na van, antes de começar o show. Depois desmarcaram novamente e afirmaram que ele estava rouco e só iria falar com a imprensa após a apresentação’, revelou a apresentadora.

Em entrevista ao vivo a um programa de tv local, Fernanda Albuquerque mostrou-se indignada com a indiferença por parte do cantor e sua equipe, ao descumprir a pauta acordada entre ambos por diversas vezes.

‘Do mesmo jeito que ele estava trabalhando, nós também estávamos. Se fossemos de rede nacional será que isso teria acontecido? Foi uma falta de respeito com a imprensa paraibana’, concluiu a apresentadora, que também comanda diariamente o líder de audiência ‘Mulher D+’.





 Pollyana Sorrentino
Folia de Rua diz que apoio do Governo é insuficiente para atender demanda dos blocos carnavalescos

Folia de Rua diz que apoio do Governo é insuficiente para atender demanda dos blocos carnavalescosO presidente da Folia de Rua, o Bola, conversou com o Paraíba.com e contou que o orçamento dos blocos carnavalescos para 2012 está 70% garantido. O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa oferecem apoio ao evento, mas segundo organizador, “é insuficiente”.

Bola disse que o Folia precisa de um levantamento em torno de 400 a 450 mil reais. Valor que não difere muito se comparado ao orçamento do ano passado. “Para fechar o orçamento, nós estamos aguardando a resposta de algumas empresas, com quem nós fizemos contato, para fechar. Nós ainda estamos numa discussão com a Ambev que está querendo exclusividade na venda de bebidas e isso é meio complicado”, colocou.

O presidente da Folia contou que irá se reunir com o prefeito Luciano Agra (PSB), que vai avaliar a situação e a possibilidade da Prefeitura dar uma verba extra para atender a demanda. “A prefeitura não passa verba, eles oferecem créditos. Então, nós selecionamos a banda, o material de palco, iluminação, etc. A partir daí a Prefeitura arca com as despesas", concluiu.




FOCO PB



Maradona ataca Pelé após frase sobre Messi: 'Não faz nada há 20 anos'

Maradona ataca Pelé após frase sobre Messi: 'Não faz nada há 20 anos'Pelé deu a deixa, e Diego Maradona aproveitou. Após o Rei do Futebol dar declarações insinuando que Lionel Messi ainda tem que ganhar Copas do Mundo e marcar mais de 1.000 gols para ser considerado um dos maiores da história, o técnico do Al Wasl saiu em defesa do camisa 10 do Barcelona e atacou o brasileiro. Como sempre.

- Parece que a idade influi em algumas decisões dele. Mas não temos que culpá-lo. Há 20 anos que ele não faz nada. Não é visto nem no supermercado - disse o Pibe.

Na última sexta, o jornal francês "Le Monde" publicou uma entrevista com Pelé. Em uma pergunta sobre Messi, o Rei, de 71 anos, respondeu:

- Quando Messi tiver marcado 1.283 gols e ganhado três Copas, conversamos.

Crítico da Fifa e do presidente Joseph Blatter, Maradona aproveitou para provocar novamente Pelé sobre seu relacionamento com o suíço e a entidade:

- O único lugar onde podemos vê-lo atualmente é nas entregas de prêmios junto do presidente da Fifa, onde ele parece um boneco de controle remoto.




 globoesporte
Mais de 117 mil jovens e adultos foram alfabetizados na Paraíba

Mais de 117 mil jovens e adultos foram alfabetizados na ParaíbaSegundo informações do MEC, na Paraíba, foram atendidas 117.360 pessoas em turmas de alfabetização no último ciclo do PBA (Ciclo 2010), o qual foi executado em sua maior parte no ano de 2011. Para o ciclo 2011 iniciado no mês de outubro de 2011, a meta de atendimento apresentada pela Secretaria de Estado da Educação é de 123.317 pessoas, sendo que, destes, 13.557 já estão em processo de alfabetização, em 667 turmas ativas, com duração de seis meses.

A Educação de Jovens e Adultos no Sistema Estadual de Ensino é destinada a pessoas que não puderam ter acesso ao ensino fundamental e ao ensino médio em idade própria, ou não tiveram a possibilidade de continuar os seus estudos em tempo hábil. A Secretaria da Educação, por intermédio da Gerência Executiva da Educação de Jovens e Adultos (GEEJA), oferece cursos presenciais, semipresenciais e exames supletivos.

As matrículas para o próximo ano letivo estão abertas e as aulas devem ser iniciadas no dia 8 de fevereiro. Segundo as diretrizes operacionais da Secretaria de Estado da Educação para 2012, assinado pelo secretário Afonso Scocuglia, serão disponibilizadas matrículas semestrais nas escolas turma para o ensino da 1ª à 4ª série (1º segmento), 5ª à 8ª série (2º segmento) e ensino médio. O programa conta com aulas de língua portuguesa, artes, história, geografia, matemática e ciências.




FOCO PB
ARTIGO: As lições do caso '#LuizaqueestanoCanadá' - Por Prof. João Marcelo

ARTIGO: As lições do caso '#LuizaqueestanoCanadá' - Por Prof. João MarceloNas duas últimas semanas formos pegos de surpresa com o sucesso repentino do meme em função da hastag #LuizaqueestanoCanadá e ele nos trás algumas lições, que gostaria de tratar: No que tange a força que tem as redes sociais, acho que a cada dia nos surpreendemos e aqui elenco casos como: Eleições 2010, Primavera Árabe, BBB12, Occupy Wall Street, Luiza e tantos outros, que surgem a cada dia e aparecem nos Trending Topics. E alerto, nós ainda iremos nos surpreender e muito com a força delas e com tudo o que elas vêm representando em nosso meio midiático. Outro ponto é a febre com que um twitter legal, uma postagem do facebook ou qualquer outra forma de interação social toma dentro do chamado mundo virtual, com comentários, retwitters e compartilhamentos.

No quesito das lições, a do ponto de vista pessoal, me leva ao questionamento de até que ponto podemos separar os mundos virtual e real. Essa interligação é saudável, a exposição virtual de fatos da vida real também, ou seria algo mais complexo e que nos remete a curiosidade, e aqui pergunto, quem nunca olhou a foto nova que aquele amigo postou, ou procurou saber onde alguém estava através das redes sociais? Começamos a verificar que na verdade elas nos ajudam a satisfazer uma curiosidade, um desejo, que em muitos casos não podemos fazer diretamente ou não queríamos que aquela pessoa soubesse. Relembro que dependendo da idade com que a pessoa é inserida nesse contexto, deve-se ter cuidados para problemas que podem aflorar, desde distúrbios de personalidade, até os chamados perfis fake, ou seja, falsos perfis que alguns se fazem passar pelo que não são ou até por alguém famoso.

Do ponto de vista comercial, somos remetidos a reflexões importantes, ou seja, já são 8 (oito) apartamentos vendidos no chamado Prédio da Luiza. E ai verifica-se a super exposição de uma adolescente de 17 anos, o novo furacão do marketing brasileiro, segundo portal Brasil Econômico, indago, será que isso é benéfico para a Luiza que voltou do Canadá? Até que ponto será duradouro ou trará benefícios, segundo especula-se o benefício econômico já está vindo e em proporção 4 (quatro) vezes maior aquela acordada inicialmente. Porém ainda pergunto: Alguém toca no nome do criador desse fenômeno? Sabe que é o repórter do Sistema Correio, Hyldo Pereira, porém a criatura está se destacando bem mais do que seu criador, que pouco foi exposto, mas todos sabem quem é. Desde a semana passada muitos já pegam carona na propaganda e no sucesso de Luiza, e hoje até a escola de intercâmbio, que levou Luiz ao Canadá, apareceu com um anúncio, remetendo e pegando aquela carona básica no fenômeno.

Por fim, lhes levo a seguinte reflexão: Será que estamos preparados para tudo isso? Ou iremos continuar nos surpreendendo e buscando formas criativas, meme’s e os bordões para nos divertir e quem sabe lucrar um pouco mais. Não quero dizer que ninguém é “bandido” ou “que está no Canadá”, para promover algo, mas quero apenas lembrar que somos um povo bem criativo e que devemos canalizar todo esse potencial para nos reinventar e assim desenvolver nossa nação, nosso estado, nossa cidade. Viva os brasileiros.


Prof. Msc. João Marcelo Alves Macêdo
DCS/CCAE/UFPB - Líder do GAPCIC/UFPB/CNPq


Mulher passa dois anos e meio sentada no vaso sanitário, levantando apenas para tomar 18 banhos

Mulher passa dois anos e meio sentada no vaso sanitário, levantando apenas para tomar 18 banhosUma mulher chinesa residente em Singapura passou 902 dias sentada no vaso sanitário de sua casa, de onde apenas se levantava para tomar banho.

Mee Yan Leong, de 58 anos, afirmou que sentia "uma força poderosa que a segurava" ao sanitário, que a impedia de se levantar.

Por esse motivo, permaneceu sentada, sem roupa, cerca de dois anos e meio, onde comeu e dormiu. Mee Yang Leong só saiu do vaso para tomar banho, o que fez apenas 18 vezes durante todo este tempo, porque ao levantar-se imaginava que estava a ser apedrejada por pessoas desconhecidas.

Kian Ann Ong, o marido, revelou que a tentou tirar várias vezes do toalete mas que a esposa recusou sempre. Cansado desta situação, telefonou para os serviços de emergência a pedir que a levassem para o hospital.

Durante o tempo em que permaneceu sentada no sanitário, a mulher teve apenas contato com o marido e recusou sempre falar com o filho, de 27 anos.




 Correio da Manhã
'Tarjas pretas' estão entre os medicamentos mais consumidos

'Tarjas pretas' estão entre os medicamentos mais consumidosApesar de serem de uso controlado, os ansiolíticos, indicados para o controle de ansiedade e tensão, estão entre os medicamentos mais consumidos no país nos últimos anos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses inibidores do sistema nervoso central têm sido mais consumidos no Brasil do que muitos medicamentos que não exigem receita médica. Informações são da Agência Brasil.

Responsável por fiscalizar a produção e a comercialização de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária, a Anvisa divulgou ontem boletim técnico contendo uma série de informações a respeito do consumo de medicamentos controlados.

De acordo com o Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, desde 2007 os ansiolíticos feitos a partir de substâncias como clonazepam, bromazepam e alprazolam são os mais consumidos entre os 166 princípios ativos listados na Portaria SVS/MS nº 344, que inclui também as substâncias usadas em outros medicamentos de uso controlado, como emagrecedores e anabolizantes.

Os ansiolíticos estão entre os remédios conhecidos por “tarja preta”, que só poderiam ser comprados em farmácias registradas e autorizadas pela Anvisa a comercializar os medicamentos listados na Portaria 344. Não é difícil, contudo, encontrar na internet quem os ofereça como solução para curar a tristeza – qualquer que seja a causa – e até a insônia.

De acordo com a Anvisa, a venda legal de Rivotril – nome com o qual é comercializado o ansiolítico produzido a partir do clonazepam – saltou de 29,46 mil caixas em 2007 para 10,59 milhões em 2010. A Anvisa estima que só em 2010 os brasileiros gastaram ao menos R$ 92 milhões com Rivotril.

Entre os ansiolíticos, o segundo mais comercializado, o Lexotan (bromazepan), vendeu, em 2010, 4,4 milhões de unidades. Já o Frontal (alprazolam) registrou 4,3 milhões de unidades.

Os técnicos chamam a atenção para o grande volume de receitas de remédios controlados, em geral, prescritas por dentistas e médicos veterinários, percentualmente maior que a quantidade recomendada por médicos.

INVESTIGAÇÃO

A Anvisa investiga possíveis excessos médicos na prescrição de medicamentos de uso controlado, os chamados tarja preta.

Segundo o diretor-presidente da agência, Dirceu Barbano, alguns profissionais têm receitado uma quantidade muito grande desses remédios, gerando o que ele classificou como “situações suspeitas”. Barbano lembrou que a agência vem monitorando os casos considerados atípicos desde 2009.




FOCO PB



Erradicar Pobreza: Pela primeira vez, Brasil tem menos de 1% de domicílios na classe E

Erradicar Pobreza: Pela primeira vez, Brasil tem menos de 1% de domicílios na classe EPela primeira vez a classe E, a base da pirâmide social, representa menos de 1% dos 49 milhões de domicílios existentes no País. Isso significa que o número de brasileiros em situação de pobreza extrema teve uma drástica redução nos últimos dez anos, conforme apontam duas pesquisas de consultorias que usaram metodologias distintas.

Em números exatos: 404,9 mil ou 0,8% dos lares são hoje de classe E, segundo os cálculos do estudo IPC-Maps, feito pela IPC Marketing, consultoria especializada em avaliar o potencial de consumo. Em 1998, a classe E reunia 13% dos domicílios, indica o estudo baseado em dados do IBGE.

Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, explica que os dados são atualizados segundo um modelo desenvolvido pela consultoria, que leva em conta a pesquisa do Ibope Mídia sobre a distribuição socioeconômica dos domicílios, projeções de crescimento da população e da economia, entre outros indicadores. Os lares são classificados segundo o Critério Brasil, da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), que leva em conta a posse de bens e o nível de escolaridade do chefe da família.

O Instituto Data Popular, especializado em baixa renda, vai na mesma direção. Em 2001, a classe E era 10% da população (17,3 milhões) e, em 2011, tinha caído para 3,6% ou 7 milhões, segundo o estudo que divide a população pela renda mensal per capita - R$ 79 para a classe E.

"Não dá para dizer que acabaram os pobres, mas diminuíram muito, e a condição social deles melhorou porque tiveram acesso a vários bens de consumo, o que antes era praticamente impossível", afirma Pazzini.

Segundo o sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles, a tendência das pesquisas é a mesma: uma forte redução do contingente de pobres. "Em dez anos, foram 10 milhões de pessoas a menos na classe E", observa, ponderando que a divergência entre a ordem de grandeza dos resultados pode ser decorrente do fato de muitas pessoas da classe E não terem domicílio.

Mobilidade

As participações das classes E e D na estrutura social encolheram por causa da forte migração que houve entre 1998 e 2011. A fatia dos domicílios de classe D caiu quase pela metade no período, de 33,6% para 15,1%. Já os estratos C e B cresceram. Em 1998, 17,8% dos domicílios eram da classe B e, em 2011, representavam 30,6%.

Na classe C, o crescimento foi ainda mais significativo, de 31% em 1998 para 49,3% em 2011, aponta o IPC-Maps. Resultado: quase 80% dos lares brasileiros hoje já são de classe C ou B. "Não dá mais para falar em pirâmide social, com a baixa renda representando a maior parte da população. Agora a estratificação social é como um losango", diz Pazzini. Ele destaca que hoje o porcentual de domicílios mais pobres (0,8%) quase empata com o total de mais ricos (0,5%).




 Estadão
Penitenciárias separam integrantes de facções inimigas, diz secretário; '2011 teve menos motins'

Penitenciárias separam integrantes de facções inimigas, diz secretário; '2011 teve menos motins'O secretário de Administração Penitenciária do Estado, Harrison Targino, contou que os presídios têm todo cuidado, quando chega um novo preso, de identificar se este faz parte de alguma facção criminosa para então escolher aonde será alojado o penado.

O secretário contou que o ano de 2011 teve menos motins e rebeliões que os anos anteriores e isso se deve graças ao bom trabalho realizado pelos agentes penitenciários do Estado. “O programa de ressocialização para ex-presidiários é uma dessas ferramentas que nos ajudou a melhorar esse índice”, contou.

Recentemente foi realizada uma transferência de presos no presídio do Roger, que foi palco de pelo menos duas rebeliões no ano passado. O secretário explicou que as transferências não são realizadas devido a qualquer confusão, é são planejadas após avaliação de inteligência. “Presídio não é escola nem creche. Qualquer transferência é tratada em nível reservado, uma ação desse tipo não pode ser noticiada, já que esse tipo de informação facilitaria, por exemplo, um motim”, disse.

Targino comentou a existência de facções, como a Estados Unidos e AlQaeda, na Capital paraibana, que atuam nos focos mais violentos da cidade, mas também existem dentro dos presídios, uma vez que os integrantes dos grupos estão sendo presos. “Então, é claro que nós tomamos todo o cuidado para manter as facções, dentro dos presídios, separadas, para evitar confrontos”, declarou.

Tornozeleiras – A Secretaria de Administração Penitenciária lançou um edital para disponibilizar 2 mil tornozeleiras para presidiários na Paraíba poderem cumprir regime semi-aberto com maior segurança. Segundo o secretário, o projeto é pioneiro no país. “No momento, o edital está suspenso pelo Ministério da Justiça e sob regulamentação. A única coisa que podemos fazer é esperar essa regulamentação”, concluiu.

Administração Penitenciária afirma que integrantes de facções são alojados estrategicamente em presídios



FOCO PB



Defesa Civil da Capital faz vistoria em comunidade; famílias podem ser remanejadas ainda hoje

Defesa Civil da Capital faz vistoria em comunidade; famílias podem ser remanejadas ainda hojeTécnicos da Defesa Civil de João Pessoa, em parceria com as Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social, estão realizando na manhã desta segunda-feira (23) uma operação de fiscalização na comunidade Vale do Timbó, no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noel Estrela, explicou que o trabalho está concentrado principalmente nas partes de cima e de baixo da barreira. Ele disse que os técnicos estão entrando em todas as casas para verificar a situação dos imóveis e se houver necessidade será providenciado o remanejamento das famílias para outros locais.

Noel Estrela disse que parte da barreira já apresenta “negatividade”, ou seja, tem uma declividade acentuada, é considerada como risco de desmoronamento e por isso se torna necessária uma intervenção urgente para evitar que o pior aconteça.

Ele explicou a cada imóvel visitado é feito um relatório e no final da inspeção será decidido quais as famílias que serão remanejadas do local. “Esse trabalho preventivo de visitas as áreas de riscos e comunidades ribeirinhas a gente tem feito todos os dias e agora com essas chuvas temos intensificado ainda mais”, destacou Noel Estrela.

Galerias entupidas - Devido as chuvas que vem caindo últimos dia na Capital, a Defesa Civil tem registrado vários chamados, principalmente cm relação a alagamentos devido ao entupimento das galerias. Em parceria com outras secretarias como a Emlur e a Seinfra, a Defesa Civil tem visitado esses locais e contornado a situação.

“Infelizmente a população ainda insiste em colocar lixo nas proximidades dessas galerias e quando chove esses resíduos são levados pelas águas e aí acontecem os entupimentos e consequentemente os alagamentos”, lamentou coordenador da Defesa Civil de João Pessoa.

Ele disse durante o período de verão a Defesa Civil e as secretaria parceiras realizaram um trabalho preventivo com a limpeza das ruas e o do Rio Jaguaribe, dentre outras ações. “Estamos em alerta para atender aos chamados da população que podem nos acionar pelo telefone 08002859020”, finalizou Noel Estrela.





FOCO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário