3 de dezembro de 2011

FOCO PB NOTICIAS


Neste Sábado: Piratas vão marchar pela descriminalização da pirataria no Brasil.

Neste Sábado: Piratas vão marchar pela descriminalização da pirataria no Brasil
Sábado, 3, é o “Dia Oficial do Combate à Pirataria e Biopirataria”. E, para celebrar a data — ainda que ao contrário — o Partido Pirata do Brasil se reunirá na Avenida Paulista, em São Paulo, para uma “marcha para descriminalização da pirataria”.

“Quem nunca copiou um CD? Quem nunca comprou um DVD no camelô? Quem nunca baixou uma música da internet? Quem nunca tirou xerox de um livro na Universidade? Isso faz parte do nosso cotidiano e nós não vamos abandonar isso porque um certo tipo de industria só pode lucrar se nós fazermos o que ela manda”, diz o aviso do Partido.

A concentração para a marcha é às 15h no vão livre do Masp, na avenida Paulista, em São Paulo.





Governador da PB veta lei que proibe divulgação de obras não concluídas.

Governador da PB veta lei que proibe divulgação de obras não concluídasO governador Ricardo Coutinho (PSB) vetou integralmente o projeto de lei do deputado Aníbal Marcolino (PSL), que proibe o governo do Estado de fazer propaganda de obras não concluídas. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem (1). Pelo projeto, o governo somente poderá investir recursos públicos em mídia para promoção de obras públicas depois que elas estejam 100% concluídas.

Na justificativa, o governador Ricardo Coutinho cita parecer da Advocacia Geral da União (AGU) que entende ser absolutamente legal a divulgação de propaganda institucional sobre obras governamentais, "desde que tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social".

"Assim, inconstitucional é, pois, qualquer dispositivo legal que vise a tolher esse caráter educativo e informacional da publicidade institucional", diz o veto governamental.

A mídia oficial tem veiculado propaganda de obras do governo que ainda estão em andamento.

Também no Diário Oficial, foi publicada a decisão do governador Ricardo Coutinho de sancionar a lei de autoria do deputado Vituriano de Abreu que torna obrigatória a divulgação dos contratos da administração direta, indireta e autárquica do Estado da Paraíba nos seus respectivos sites oficiais.





Vestibular da UEPB começa no próximo domingo em 7 cidades - Confira!.

No próximo domingo e segunda-feira, 31.215 candidatos farão provas do Vestibular 2012 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As provas serão aplicadas em 61 locais, sendo 826 salas, nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro e Araruna.

Estarão envolvidos na fiscalização do Vestibular 2012, mais de 2.800 pessoas, entre coordenadores, subcoordenadores, fiscais de setor, fiscais de sala, polícia científica e apoio. Detectores de metais serão utilizados para impedir o acesso de candidatos que estejam portando equipamentos eletrônicos, como celulares, relógios digitais, entre outros.

Segundo o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Ivan Barros, será imediatamente eliminado do processo o candidato que for flagrado portando esses equipamentos. “Cada vez mais as pessoas estão conscientes de não portar o celular na realização de concursos, o ano passado, de um total de 27 mil inscritos, apenas 12 foram eliminados por esse motivo, o que representa um universo pequeno”, destacou.

Os portões serão abertos por volta das 7h20. Este ano, os candidatos terão uma hora a mais para responder às provas, já que elas serão realizadas das 8h às 13h, diferente dos anos anteriores, quando terminavam às 12h. A recomendação da Comvest, é que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência ao local de prova, apresentando um documento de identificação oficial com foto.

Os candidatos concorrem a um total de 3.858 vagas nos 42 cursos de graduação da UEPB. O curso mais concorrido é o de direito, no campus de Campina Grande, com 29,53 inscritos para uma vaga, seguido do curso de direito, em Guarabira, com 27,40 por vaga.

A lista dos aprovados no Vestibular 2012 será divulgada no dia 6 de janeiro. Para os estudantes que desejarem ingressar na instituição através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizadas 1.158 vagas.





Foragido da Justiça vai transferir CHN de Guarulhos para Paraíba e acaba preso.

A Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) cumpriu, nesta sexta-feira (2) pela manhã, na cidade de Itabaiana, um mandado de prisão contra Joaquim Bernardes Amaral, 56 anos.

Ele era fugitivo da Comarca de Guarulhos, em São Paulo, desde 2004, quando foi condenado à prisão por crime de receptação qualificada pela 4ª Vara Criminal daquela cidade paulista.

As investigações começaram quando Quincas, como é mais conhecido, se dirigiu à Ciretran de Itabaiana para tentar transferir sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de São Paulo para o Estado da Paraíba, onde se escondia desde 200.






Garoto de 13 anos é preso por arrotar na sala de aula.

Um estudante de 13 anos foi algemado e preso após ter arrotado na classe, em uma escola pública de Albuquerque, no Novo México (EUA), de acordo com um processo aberto, na última quarta-feira (30) contra o diretor do colégio, um professor e um policial.

O aluno, que não teve o nome divulgado, foi detido no último dia 11 de maio, na escola Cleveland Middle, depois de ter “arrotado alto” na sala de aula.

“Criminalizar o arroto de um garoto de 13 anos não serve a nenhum propósito governamental. Arrotar não é uma perturbação grave. Não houve ameaça de perigo”, diz o processo.

O garoto foi levado a um centro de detenção juvenil sem o consentimento de seus pais. Em uma escala de periculosidade que vai de 1 a 10, feita por funcionários da cadeia, o jovem recebeu -2.

Os advogados de defesa alegam que o adolescente não teve direito de chamar uma testemunha e se defender da acusação de ter arrotado na classe. O garoto também foi suspenso pelo resto do ano no colégio.





Moradores de Sousa-PB estão em pânico com medo da gripe suína; vírus teria vindo do Ceará.

Moradores de Sousa-PB estão em pânico com medo da gripe suína; vírus teria vindo do CearáOs moradores da cidade de Sousa, no sertão da Paraíba estão vivendo em clima de terror com medo de uma epidemia de “gripe suína”, causada pelo vírus influenza A (H1N1). O temor é em função da ligação de muitos moradores de Sousa com a cidade de Pedra Branca no Ceará, onde já foram notificados 534 casos da gripe.

O que tem provocado o pânico na cidade, é que recentemente um grupo de pessoas veio do Ceará participar de uma vaquejada e um dos visitantes passou mal em função de uma forte dor de cabeça.

Na época o rapaz foi levado para o Hospital Regional de Sousa, foi medicado e depois liberado, uma vez que o médico descartou a possibilidade de ser a gripe suína.

Os moradores de Sousa estão ligando para as emissoras de rádio e manifestando a preocupação com a doença, já que no Ceará já foram notificados casos em Quixadá, Boa Viagem e Quixeramubim.

Um fato que também esta preocupando os sousenses, é o movimento de romeiros para a cidade de Canindé para pagar promessas. O movimento nas farmácias de Sousa também aumentou, já que as pessoas querem tomar a vacina e na cidade não existe estoque suficiente para atender a população.

Sintomas da gripe suína:

Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.

O período de incubação da gripe - o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas - é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.






Em poucas horas, Polícia prende um homem suspeito de ter participado da morte dos 3 finlandeses.

A Polícia já prendeu um suspeito pelo triplo assassinato ocorrido provavelmente numa residência na Praia de Jacumã, no município do Conde-PB, cujos corpos foram encontrados na manhã desta sexta-feira (dia 2), num canavial próximo a vila agrícola de Taquara, no Município e Pitimbú.

O casal finlandês morava há alguns meses em Jacumã, numa casa que fica a poucos metros do arco na PB 008 e de acordo com informações colhidas pela polícia, a mulher mais idosa era amiga do casal.

Na tarde desta sexta-feira, peritos do Instituto de Polícia Cientifica fizeram a pericia na casa, onde encontraram manchas de sangue. Em conversa com os vizinhos, eles contaram que na quinta-feira pela manhã ouviram tiros nas imediações da casa dos finlandeses e o casal não foi mais visto.

O rapaz que foi detido sob suspeita de envolvimento no triplo homicídio é ex-presidiário e tinha dito a algumas pessoas que há quarta-feira o passada, havia deixado os três estrangeiros no Terminal Rodoviário para eles pegarem um ônibus para o Recife e lá eles iriam pegar um avião que o suspeito não soube dizer para onde ia.

A polícia também tomou conhecimento que o suspeito, cuja identidade não foi revelada, esta envolvido com um negócio de venda da casa onde o casal morava, cuja informação é que teria sido trocada em um terreno e o resto seria pago em dinheiro.

A polícia fez perícia nos carros do casal, mas ainda não divulgou os nomes das três vitimas. Sobre a identidade deles, suspeita-se que uma pode se chamar Tasi Kaartinem, nome que estava num cartão de crédito internacional encontrado no local onde os corpos foram deixados.





Sine oferece 39 vagas de empregos em Campina Grande.

Sine oferece 39 vagas de empregos em Campina GrandeO Sine Estadual está oferecendo 27 novas vagas de emprego em Campina Grande-PB para os cargos de professor de nível superior na educação infantil, técnico em eletromecânica, recepcionista, pedreiro, mecânico de auto, churrasqueiro e vendedor pracista, entre outras profissões.

Os interessados devem comparecer, das 7h30 às 17h30, à unidade do Sine-PB, em Campina, localizada na rua Dr. Severino Cruz, s/n, Centro. Os currículos podem ser enviados para sinecg@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3310-9411 e 3310-9412.

Vagas por profissão:

Auxiliar de Contabilidade (1)

Costureira de Máquinas Industriais (2)

Técnico em Eletromecânica (1)

Supervisor de Produção da Indústria Alimentícia (2)

Mecânico de Auto em Geral (1)

Pizzaiolo (1)

Churrasqueiro (1)

Pedreiro (3)

Cozinheiro de Hospital (1)

Operador de Empilhadeira (2)

Auxiliar de Supervisor Escolar (1)

Recepcionista Atendente (1)

Promotor de vendas (2)

Vendedor Pracista (3)

Cozinheiro de Restaurante (1)

Mecânico de Automóveis e Caminhões (1)

Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática (1)

Vendedor Interno (1)

Professor de Nível Superior na Educação Infantil (1)






Homem é condenado por tatuar pênis gigante nas costas de amigo - Veja foto!

Homem é condenado por tatuar pênis gigante nas costas de amigo - Veja foto!
Chester Yves, de 25 anos, queria tatuado nas costas o símbolo do Yin/Yang, ao lado de um dragão e um tigre. Mas o amigo dele, Matthew Brady (foto ao lado), de 22 anos, resolveu ignorar o desejo de Yves e aprontou uma peça: tatuou nas costas do rapaz um pênis de 40 centímetros!

A tatuagem deveria pôr fim a um desentendimento entre os dois jovens, que moram em Ipswich (Austrália). Acabou gerando mais confusão, que foi parar na Justiça. Matthew foi condenado a 12 meses de prisão. Yves pôs outra tatuagem nas costas, cobrindo o falo, segundo o "Sun".

Chester Yves, de 25 anos, queria tatuado nas costas o símbolo do Yin/Yang, ao lado de um dragão e um tigre. Mas o amigo dele, Matthew Brady (foto ao lado), de 22 anos, resolveu ignorar o desejo de Yves e aprontou uma peça: tatuou nas costas do rapaz um pênis de 40 centímetros!

A tatuagem deveria pôr fim a um desentendimento entre os dois jovens, que moram em Ipswich (Austrália). Acabou gerando mais confusão, que foi parar na Justiça. Matthew foi condenado a 12 meses de prisão. Yves pôs outra tatuagem nas costas, cobrindo o falo, segundo o "Sun".






Jogos violentos alteram a função cerebral em jovens.

Jogos violentos alteram a função cerebral em jovens
Videogame poderia afetar áreas do cérebro relacionadas ao comportamento agressivo e emoções (ThinkStock)

Jovens que jogam games violentos apresentam mudanças na região cerebral que está associada à função cognitiva e ao controle emocional. É o que sugerem os resultados de um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte.

Os pesquisadores da faculdade de medicina da Universidade de Indiana, autores da pesquisa, estudaram a violência nos meios de comunicação e o impacto disso na vida dos jovens por mais de uma década. Esta, porém, é a primeira vez que eles realizaram um estudo experimental que mostrou uma relação direta entre jogar games violentos durante um período e a mudança em regiões cerebrais.

Para o estudo, foram acompanhados 28 homens, com idades entre 18 e 29 anos, com um passado de exposição a jogos violentos. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos de 14 pessoas. Os membros do primeiro grupo foram instruídos a jogar um game de tiro por 10 horas ao dia durante uma semana. Depois, eles eram impedidos de jogar na semana seguinte. O segundo grupo não jogou nenhum game durante as duas semanas de duração do estudo.

Cada um dos voluntários foi submetido a uma ressonância magnética no começo do estudo, outra na primeira semana e mais uma no final da segunda semana. Além disso, os participantes também fizeram testes que mediam a habilidade cognitiva e emocional.

Os resultados mostraram que os voluntários dos primeiro grupo, que jogaram durante uma semana, tiveram menor em duas regiões do cérebro ligadas à parte cognitiva e emocional, ao serem comparados com o grupo controle. "Essas descobertas indicam que o jogo violento de vídeogame pode provocar um efeito a longo prazo no funcionamento do cérebro", afirmou Yang Wang, do departamento de radiologia da Universidade de Indiana. "Esses efeitos podem traduzir-se em mudanças de comportamento durante longos períodos de jogo. As regiões afetadas do cérebro são importantes para controlar a emoção e comportamento agressivo", disse.





Com ciúme, mulher mata marido e pede ajuda ao filho para enterrá-lo no quintal.

Com ciúme, mulher mata marido e pede ajuda ao filho para enterrá-lo no quintalUma mulher matou o marido, utilizando um botijão de gás, e depois o enterrou no quintal da própria casa, em Capinópolis (Minas Gerais). Segundo policiais militares, o caso ocorreu na madrugada do último domingo. No entanto, a prisão só foi efetuada anteontem. Os agentes chegaram até a suspeita depois de denúncia de desaparecimento feita por colegas de trabalho da vítima.

Em depoimento, a mulher disse que o marido estava sendo infiel há algum tempo e que ele teria dito que iria embora de casa para morar com a amante. Enquanto o homem dormia, a acusada pegou o botijão de gás e o acertou na cabeça do marido, que morreu na hora. Ela confessou, também, que pediu a ajuda do filho mais velho, um adolescente de 14 anos, para enterrá-lo, cavando uma cova no quintal e enrolando o corpo no colchão.

A mulher deve responder por homicídio doloso qualificado. O corpo foi desenterrado por peritos em estado de decomposição e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). Os três filhos do casal - além do de 14 anos, um de 7 e outro recém-nascido - foram levados para o Conselho Tutelar.





Prefeitura de Solânea-PB incentiva poetas do município.

Prefeitura de Solânea-PB incentiva poetas do municípioObjetivando soerguer as Tradições Culturais do Município e, incentivar o Surgimento de Novos Valores, foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Solânea, na atual Gestão, um Box No Mercado Público, voltado a estruturação do Projeto “Poesia na Feira”, no qual todos os Poetas, Repentistas, Improvisadores e Glosadores, podem, livremente, se apresentar, nos dias de feira-livre, para o Respeitado Público Presente!!!

No Comando do Box, Poeta Zé Caetano, um dos mais respeitados da Região, faz questão de elogiar as determinações da Edilidade, de valorizar a Arte Poética, incentivando, consequentemente o surgimento de novos valores e, reconhecendo a Maestria dos Vates atuantes, para o fortalecimento das Artes e, “para a Satisfação maior de nosso Povo”. Tico Luiz, traquejado formador do Repente, do improviso e da Rima, foi bastante decisivo, ao valorizar o espaço, transmitindo ao Prefeito Dr. Chiquinho e toda sua equipe de Trabalho, inclusive a Primeira Dama, Dona Lucinha, os mais abrangem votos de aplausos, destacando, sobretudo, a preservação dos traços culturais de nossa terra. WILSON BANDEIRA E A CULTURA!!!

Na verdade, o inusitado Box de Poesia, sempre recebeu um especial apoio do Diretor de Cultura do Município, o Cantor e Compositor Wilson Bandeira, sob a alegação maior de que a Poesia faz parte da sensibilidade humana, em todo o seu contexto e, esse Box representa, segundo Ele, muito do desejo do Prefeito Dr. Chiquinho de transformar o Município num Lugar bem melhor de se viver.





TV: Dança das cadeiras na central de jornalismo da Globo - Veja os detalhes!
TV: Dança das cadeiras na central de jornalismo da Globo - Veja os detalhes!

Depois de quase 14 anos, Fátima Bernades deixará a bancada do 'Jornal Nacional', da Globo. A despedida será na próxima segunda, dia 5, quando ela "passa o bastão" para Patrícia Poeta, apresentadora do 'Fantástico', que logo no dia seguinte assume o posto da jornalista no telejornal diário. Em 2012, Fátima irá comandar um programa na Globo, mas com formato ainda mantido em sigilo. "Os trabalhos com a equipe começaram em outubro. A Globo quer que a estreia seja em abril. Mas, eu quero que estreie quando ele estiver pronto", frisa Fátima. As funções de Patrícia Poeta na redação do 'JN' irão além da apresentação, pois ela também ocupará o cargo de editora-executiva do jornalístico, assim como fazia Fátima. "Soube da notícia há duas semanas. Levei um susto! Mas, de certa forma, no 'Fantástico' já exercia um pouco dessa função. Então levarei um pouco disso para o 'JN' e adaptarei um pouco o meu estilo", explica. Já o posto de apresentadora oficial do 'Fantástico' ficará com Renata Ceribelli, que já substituía Patrícia quando necessário. "Apesar de estar acostumada, dessa vez tem um gostinho e um peso especiais", encara Renata.


É festa
A Globo bateu o martelo e decidiu que o 'Esquenta!', que volta à grade no próximo dia 11, ficará no ar até o dia 1º de abril. Regina Casé apresentará, sempre aos domingos, um encontro entre artistas da música e da tevê com muita descontração. "O 'Esquenta!' tem verão, praia, Carnaval. É uma festa, onde os convidados do estúdio se divertem tanto quanto o telespectador em casa". A próxima edição do programa acontece no dia 11. Um dos destaques desta nova temporada é o quadro 'Calourão', que candidatos mostram seus talentos e são julgados por uma bancada de convidados eventuais e fixos, como Preta Gil e Fábio Porchat.


Trapalhadas no "Egito"
Distante da tevê desde que viveu o centrado Oscar, em 'Insento Coração', Luigi Baricceli estará em 'Aventuras do Didi' deste domingo. O ator interpreta um faraó em seus últimos momentos de vida. Na história, o personagem reúne seus empregados, entre eles Didi e Dedé, de Renato Aragão e Dedé Santana, respectivamente, para falar de suas últimas vontades. Como último desejo, ele pede para que toda sua riqueza fique com Didi, mas a sorte do 'trapalhão' muda quando descobre que os bens do patrão devem ser mantidos na tumba faraônica.


Em paz
Ana Lúcia Torre será dona de uma pensão e irmã da personagem de Cássia Kis Magro em 'Marajó', título provisório da próxima novela das seis da Globo. No folhetim de Elizabeth Jhin, a personagem de Ana vai morrer logo nos primeiros capítulos e seu espírito continuará aparecendo na trama para ajudar a localizar seu filho desaparecido, o personagem de Gabriel Braga Nunes. As gravações da novela estão agendadas para a próxima segunda, dia 5.


Programas especiais
A Band aposta em clássicos do cinema, filmes e os shows de Luan Santana e Diogo Nogueira para encerrar o ano. Além disso, a partir do dia 13, o programa 'A Liga' vai reencontrar alguns de seus personagens e atualizar suas histórias. As retrospectivas do esporte e de jornalismo acontecem nos dias 18 e 23, respectivamente. O 'CQC' especial também tem a sua própria retrospectiva com as principais matérias do ano e entrevistas com políticos e celebridades.


Conto épico
Leonardo Brício será Davi em 'Rei Davi', minissérie bíblica da Record. No texto de Vivian de Oliveira, ele vive o filho de Jessé, interpretado por Clemente Viscaíno, e Edna, vivida por Ângela Leal, caçula de sete irmãos e pastor de ovelhas. Ele se torna um forte guerreiro com aptidões artísticas. Com o passar do tempo, vira um rei sábio e justo, mas uma paixão proibida marca sua vida de forma trágica. A previsão de estreia é para a partir de janeiro.


:) FOI BEM
'Agora É Tarde', da Band. A entrevista com o apresentador Carlos Massa, vulgo Ratinho, foi descontraída e bem engraçada.


:( FOI MAL
Christiane Torloni em 'Fina Estampa', da Globo. Apesar das tentativas da atriz, ela ainda não acertou o tom da tresloucada personagem Tereza Cristina.





Pediatria é a especialidade mais comum no Estado da Paraíba.

Dentre as 53 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pediatria, ginecologia e obstetrícia e anestesiologista estão na lista das mais comuns na Paraíba. Juntas, elas correspondem a 22,6% (1.107) do total dos 4.886 médicos no Estado. Na outra ponta da lista, no entanto, faltam médicos nas áreas de nutrologia e medicina esportiva. Os dados fazem parte do levantamento “Demografia Médica no Brasil” feito pelo CFM.

Os números da Paraíba seguem a distribuição média por especialidades registrada em todo o Brasil, com pequenas variações percentuais. Em nível nacional, a pediatria lidera o ranking com 13,31%, enquanto na Paraíba o percentual chega a 9,3%. Na segunda posição está a ginecologia e obstetrícia no país, com 11,15%. Enquanto na Paraíba, a porcentagem é de 8,02%, se comparados os dados nacionais.

O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, João Medeiros, explica que, em termos absolutos, a maioria na Paraíba é de médicos pediatras, mas como grande parte se concentra nos grandes centros urbanos, a sensação é que a pediatria ainda é uma especialidade deficitária. “Em João Pessoa são 300 pediatras, mas nem todos têm consultórios próprios ou atuam nas periferias da cidade e do interior do Estado, onde a carência desses profissionais é maior”, afirma.

No outro extremo da lista, medicina legal e perícia médica (com 0,15% dos profissionais), angiologia (0,14%), cirurgia da mão (0,10%) e genética médica (0,08%) são as que têm menos especialistas no Brasil. Além de nutrologia e medicina esportiva, que não têm profissionais especializados, na Paraíba, os números são deficitários nas áreas de cirurgia de mão, genética médica e medicina nuclear.

O relatório destaca também a proporção entre homens e mulheres médicos na Paraíba. No Estado, os homens ainda são maioria, com (2.727) 55,9% de médicos contra (2.159) 44,1% de médicas. Somados, eles representam 7,76% de médicos em relação à região Nordeste e 1,31% em relação ao Brasil.





Ricardo Gomes é liberado para ver Vasco x Flamengo no Engenhão.

Ricardo Gomes é liberado para ver Vasco x Flamengo no EngenhãoApós sofrer um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico em 28 de agosto desse ano, o técnico Ricardo Gomes foi, segundo informações do canal de televisão Sportv, liberado, nesta sexta-feira, para assistir ao confronto decisivo para o Vasco no Campeonato Brasileiro, diante do Flamengo, no próximo domingo.

Dessa forma, o técnico voltaria para um estádio de futebol justamente no mesmo palco e cenário de seu último incidente.

Foi exatamente no clássico contra o Flamengo, no primeiro turno, no Estádio do Engenhão, que Ricardo teve que deixar o campo por passar mal, no que posteriormente foi diagnosticado como sendo um AVC.





INSS anuncia organizadora nesta 6ª; Com 1.875 vagas concurso é aguardado para 2012.

INSS anuncia organizadora nesta 6ª; Com 1.875 vagas concurso é aguardado para 2012Avança o processo para divulgação do edital do concurso para 1.875 vagas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prevista para 23 de dezembro. No início da noite da última segunda, dia 28, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, pelo seu perfil no twitter, sinalizou que a organizadora do concurso já foi definida. A Assessoria de Imprensa da autarquia, no entanto, apenas confirma a informação de que o anúncio da empresa escolhida será feito até esta sexta, dia 2.

Serão oferecidas 1.875 vagas, sendo 1.500 para técnico e 375 para perito médico. O INSS pretendia definir a organizadora em 16 de novembro. Nessa data, o Departamento de Recursos Humanos da autarquia informou que o cronograma fora alterado em 15 dias, de acordo com a assessoria. Para escolher a entidade, a modalidade adotada dispensa a licitação. Assim, o processo se torna mais ágil e o INSS pode cumprir, sem sobressaltos, a previsão de lançar o edital em 23 de dezembro, como anunciado pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e pelo presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild.

Requisitos e vencimentos – O cargo de técnico requer o nível médio (antigo 2º grau). A remuneração é de R$3.935,29 (já contando com a gratificação de atividade Executiva e a de desempenho de atividades do Seguro Social – 80 pontos). Estão incluso R$304 de auxílio-alimentação.

Já para o cargo de perito médico, a exigência é a graduação em Medicina e inscrição no conselho regional de classe. Os vencimentos são de R$9.080,93 (considerando 80 pontos de gratificação de desempenho de atividade de Perícia Médica Previdenciária). Aos rendimentos já estão incluído R$304 de auxílio-alimentação.

Em fevereiro, as provas do concurso deverão ser aplicadas. A expectativa de que os exames sejam feitos entre as duas últimas semanas deste mês. O prazo entre a publicação do edital e a realização dos testes deve ser de, pelo menos, 60 dias, em observação ao Decreto nº 6.944/2009.

A nomeação dos aprovados irá ocorrer de forma escalonada nos meses de março (dia 27), julho, outubro e novembro de 2012. Os profissionais atuarão nas 720 agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que estão em construção em municípios, com mais de 20 mil habitantes. O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, por meio da Portaria nº 442, de 18 de outubro.

Antecipação do programa – A Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) encaminhou ao INSS ofício solicitando a publicação do conteúdo programático da seleção antes da divulgação do edital, segundo informou a Assessoria de Imprensa da entidade, no último dia 23.

Embora o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, em entrevista, tenha sinalizado a possibilidade de atender aos anseios dos candidatos, que desejam a divulgação do programa o quanto antes, a Assessoria de Imprensa do INSS informou que o conteúdo programático não será divulgado antes do edital, sob pena de se repassar informações privilegiadas indevidamente. A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) apoia o pedido dos candidatos.




Aposentado de Pombal-PB vai sacar dinheiro em agência bancária e descobre que está morto.

Aposentado de Pombal vai sacar dinheiro em agência bancária e descobre que está mortoDurante a manhã de quinta-feira (01), o aposentado Francisco Geraldo Bezerra, de 71 anos, foi vítima de um erro no INSS, sendo dado como morto, na cidade de Pombal.

Quem foi sacar o dinheiro foi o neto do aposentado, e ao tentar sacar na agência da Caixa Econômica, foi informado que seu benefício estava bloqueado.

Imediatamente, o neto de seu Francisco informou a ele o ocorrido. Os dois foram até o INSS e, chegando lá, o funcionário informou que seu Francisco estava morto.

O aposentado (ou seria o morto) contratou um advogado para intervir nesse caso.




Oi, Claro e TIM entregam propostas para leilão da Anatel.

As operadoras Oi, TIM, Claro e Sercomtel foram as quatro companhias que entregaram envelopes com propostas para o leilão de sobras de frequência que acontecerá na próxima semana, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A agência havia informado à Reuters na terça-feira que oito empresas haviam adquirido os editais para o certame.

Pelo cronograma, em 6 de dezembro a Anatel deve abrir os envelopes de companhias interessadas em explorar as sobras das faixas de 800 MHz e de 1,8 GHz. São ao todo 54 lotes.

Segundo analistas, o leilão deve ter pouca demanda, despertando interesse de companhias que procuram complementar seus espectros em certas regiões.




Milanez confirma aliança do PMDB com o PSDB no 1ª turno em JP, mas descarta Maranhão de vice.

Milanez confirma aliança do PMDB com o PSDB no 1ª turno em JP, mas descarta Maranhão de vice"Maranhão já passou da fase de vice". Foi assim que o vereador Fernando Milanez (PMDB), respondeu à tese do senador Cícero Lucena (PSDB) que adoraria ter o ex-governador como candidato a vice-prefeito em sua chapa para 2012.

Segundo Milanez, Maranhão, que já foi governador da Paraíba por três vezes, senador da República, já estaria em outro estágio. “Maranhão será sim uma voz forte para retomada da prefeitura de João Pessoa, mas não como vice. Será como prefeito ou contribuindo com o projeto da oposição”, declarou o vereador.

Apesar de afastar a tese de Maranhão vice de Cícero, ele disse que os partidos da oposição, em especial PMDB e o PSDB, estarão juntos já no primeiro turno das eleições.

“Para formar uma candidatura ainda mais forte, a oposição vai sair unida no primeiro turno. Vamos liquidar essa fatura logo no começo”, declarou confiante o vereador.





Trabalhadores encontram três corpos em canavial no município de Pitimbu-PB.

Três corpos foram encontrados na manhã desta sexta-feira (2) em um canavial localizado as margens da PB-044, entre o Distrito de Taquara e o município de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba. Com uma das vítimas a polícia encontrou um cartão de crédito da Finlândia. De acordo com o cabo Necivaldo Lourenço, da Polícia Militar, as vítimas aparentam ser turistas. “Elas têm cor clara e estão bem vestidas”, disse.

Foram os trabalhadores rurais da região que viram os corpos no momento que seguiam para o trabalho. As vítimas apresentam marcas de tiro em várias partes do corpo. Por volta das 10h (horário local) a perícia chegou no local para investigar como o crime aconteceu e tentar identificar a identidade das vítimas.

No bolso do homem que aparenta ter 60 anos foi encontrado um cartão de crédito da Finlândia. Ao lado dele estavam os corpos de duas mulheres que aparentam ter 50 anos. Com o trio a polícia encontrou cerca de R$ 400 em espécie.

O delegado Isaias Gualberto, da Homicídios, acredita que pelo estado em que os corpos foram encontrados, o triplo homicídio aconteceu na quinta-feira (1º). Ainda segundo o delegado as mulheres não apresentam marcas de violência sexual. A polícia desconhece o motivo e autoria do crime.






Coperve divulga candidatos aptos para a próxima fase do PSS. 10 mil foram eliminados; Confira.
Coperve divulga candidatos aptos para a próxima fase do PSS. 10 mil foram eliminados; Confira

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) divulgou nesta sexta-feira, 2, a listagem dos candidatos que poderão fazer as provas da 3ª série do Processo Seletivo Seriado 2012 da Universidade Federal da Paraíba.

Confira no site da Coperve a lista dos candidatos aptos para fazer a próxima fase.

Dos 42.560 candidatos inscritos para as vagas de 2012, 10.779 foram eliminados durante as provas do PSS 1 e 2. Mais da metade dos eliminados foram por falta, 5.577, por zerar matéria, 194 foram eliminados e 5.008 saíram por insuficiência de nota.

Restam 31.663 disputando as vagas.




Denúncia: PSC embolsa parte dos salários de funcionários contratados pela Câmara.

Denúncia: PSC embolsa parte dos salários de funcionários contratados pela CâmaraNos corredores da Câmara, sempre se falou sobre a existência de esquemas nos quais os deputados e os partidos embolsam parte do dinheiro que pagam aos funcionários que contratam. Uma prática ilegal, já que engorda bolsos políticos com dinheiro público que tem outra destinação. Embora muito falado, é um expediente nunca comprovado. Até agora. O Congresso em Foco obteve documentos que comprovam a existência do esquema em uma legenda: o Partido Social Cristão (PSC).

O PSC fica com 5% dos salários dos funcionários comissionados da Câmara vinculados ao partido, lotados na Liderança, na Mesa ou nos gabinetes. Os documentos obtidos pelo Congresso em Foco mostram como isso acontece no gabinete do vice-líder e presidente da legenda no Pará, deputado Zequinha Marinho. Não importa se o funcionário é ou não filiado à sigla. O pagamento é compulsório: o servidor sabe que tem de fazer o repasse, e há, inclusive, uma tabela com os valores que cada destinou ao PSC.

http://s3.amazonaws.com/cfstatic/wp-content/uploads/2011/12/RelatorioCaixinha_PSC_PEQ.gif

A caixinha do PSC no gabinete de Zequinha Marinho

A tabela está num e-mail enviado por Zequinha Marinho à sua secretária, Edilande das Dores de Souza, a “Landi”, ela própria uma das contribuintes. Na mensagem, Zequinha pede a Landi que cobre o restante do dinheiro que ainda não foi pago pelos funcionários. E então, fica claro que Camylla Torres, por exemplo, repassou R$ 354 e que Marcos Guedes pagou uma caixinha de R$ 201.

A mensagem mostra que apenas no dia 24 de março deste ano, os funcionários do gabinete de Zequinha e um da Liderança depositaram R$ 1.979,93 na conta corrente do partido no Banco do Brasil do Shopping Castanheiras, em Belém (PA). Outros R$ 613 ainda seriam depositados no dia seguinte. Dois funcionários, cujas contribuições somadas poderiam chegar a R$ 280, ainda não haviam feito o repasse do dinheiro. Com o pagamento dos restantes, a arrecadação no final daquele fim de março chegaria a R$ 2.882.

http://s3.amazonaws.com/cfstatic/wp-content/uploads/2011/12/RelatorioCaixinha_PSC_PEQ.gif

Outros documentos demonstram que os repasses não foram uma exclusividade do mês de março. Dois comprovantes de depósito obtidos pelo Congresso em Foco mostram pagamentos de R$ 130, cada um, feitos em julho e em agosto. Os funcionários pedem o anonimato porque, apesar das queixas feitas a Marinho, dizem nunca terem conseguido estancar a partilha de seus salários.

Débito automático e boleto

O esquema era tão azeitado que os funcionários, podiam, se quisessem, fazer os pagamentos ao PSC com débito automático. Um formulário com uma autorização para o Banco do Brasil (veja aqui) permitia que o servidor preenchesse seu nome, cargo e número de sua conta para que a transferência fosse feita sem sua intervenção. “O débito deve ser realizado na mesma data em que entrar o crédito na minha conta corrente de depósitos referente à remuneração pelo cargo acima ocupado”, diz o texto.

http://s3.amazonaws.com/cfstatic/wp-content/uploads/2011/12/Compr_Deposito_PSC_PEQ.gif

Comprovantes dos depósitos feitos na conta do PSC no Pará

E se não houvesse saldo na conta? O funcionário assumiria um compromisso. “Comprometo-me, desde já, a manter saldo suficiente para a finalidade ora assumida, ficando isento esse banco de qualquer responsabilidade (…) pela não-liquidação do compromisso”, continua o documento.

Mas isso nem sempre foi possível. Algumas transferências foram rejeitadas pelo Banco do Brasil. De acordo com o relatório de Landi, às vezes o sistema da instituição financeira acusava que a conta do PSC era “Privativa” e não poderia receber transferências. Assim, onze funcionários deixaram para fazer o pagamento no dia 25 de março.

“É justo”

Confrontado com os documentos obtidos pelo Congresso em Foco, Zequinha Marinho admitiu o expediente. E afirmou que a prática acontece em todos os gabinetes dos parlamentares da legenda. E vai além: diz que ele se repete em todos os outros órgãos públicos do Brasil em que o partido tem indicações políticas. Só na Câmara, considerados os 16 deputados que formam a bancada do PSC, de cada gabinete o partido arrecadaria R$ 3 mil mensais. No final do ano, a caixinha do partido somaria R$ 624 mil. A conta ignora os servidores com cargo de natureza especial, lotados na liderança, nas comissões e na Mesa da Câmara.

O presidente nacional do PSC, Everaldo Dias Pereira, disse ao Congresso em Foco que a cobrança é feita apenas dos servidores que são filiados ao partido. Não é o que diz Zequinha Marinho. “A lei é para todos. Um não pode trabalhar pelos outros”, argumentou.





SUS: Governo lança política de saúde para público LGBT.

Keila Simpson e Janaína Lima, duas travestis, foram as mestres de cerimônia da abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu nessa quinta-feira na presença de sete ministros do governo Dilma Rousseff.

O Ministério da Saúde aproveitou o evento para disparar ações voltadas ao público LGBT. Uma delas foi a assinatura pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de uma portaria que institui a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS.

A assinatura da medida, que consolida recomendações e ações desenvolvidas de forma fragmentária, foi comemorada por integrantes do movimento LGBT, que tinham dúvidas sobre a efetivação dessa pública frente à pressão, principalmente, dos segmentos evangélicos.

O documento fala em aperfeiçoar tecnologias usadas no processo transexualizador, eliminar a homofobia na esfera do SUS, oferecer cuidado à saúde de adolescentes e idosos gays e garantir direitos sexuais e reprodutivos da população LGBT na rede pública de saúde.

Compete ao Ministério da Saúde, por exemplo, a elaboração de protocolos clínicos sobre o uso de hormônios e implante de próteses de silicone para travestis e transexuais.

Padilha comemorou a portaria. "Agora é regra no SUS", disse, durante bate-papo sobre a vulnerabilidade da população LBGT frente à Aids, na companhia de associações gays, da cantora Preta Gil e de Ziraldo.

Também foi lançada a campanha de 1º de dezembro contra a Aids, este ano focado em jovens gays.

Boletim divulgado esta semana pelo ministério mostra crescimento de novos casos do vírus em meninos homossexuais com idades entre 15 e 24 anos.

"Você é? Ele é. Ela não admite, mas é. E você, é?", provoca a campanha para a TV, que conclui: "Você é preconceituoso? A Aids não tem preconceito."

Fechando os anúncios voltados ao público LGBT, foi anunciada uma coleção de selos e uma cartilha de prevenção à Aids, feitas pelo cartunista Ziraldo. Não são focados exclusivamente no público gay, mas fazem referências explícitas a eles.





Ronaldo é confirmado no Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

Ronaldo é confirmado no Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014Ronaldo foi confirmado ontem como membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. Convidado pelo presidente Ricardo Teixeira, que também comanda a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-jogador terá um cargo no Conselho de Administração, para, segundo ele, trabalhar como a "voz" da organização do Mundial no Brasil.

"Ronaldo é a voz perfeita para o momento de conciliação em torno da Copa de 2014", discursou o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, num rápido pronunciamento ao anunciar a contratação do ex-jogador para a função. O evento foi no Rio. "Vou trabalhar como a voz do Comitê", confirmou o ídolo do futebol mundial, em entrevista.

"Queria agradecer pelo convite e dizer que aceito esse grande desafio, que, para mim, é uma honra", disse Ronaldo, já adiantando qual será sua missão. "Quero passar otimismo para o povo brasileiro e mostrar que essa Copa no Brasil é um grande orgulho para a gente. É o momento ideal de aproximar todas as partes envolvidas nesse processo", explicou. "A Copa é do povo e o povo precisa ter orgulho disso."

Apesar de estar animado com o desafio, Ronaldo contou que pensou muito antes de aceitar o cargo. "Não tinha nada a ganhar com isso, só tinha a perder", admitiu o ex-jogador, consciente de que "seria alvo de críticas e poderia até jogar pela janela toda uma história de sucesso e credibilidade." Mesmo assim decidiu encarar. "Aí, comecei a pensar nas alegrias que dei e recebi do povo e decidi aceitar. Acho que também seria uma forma de eu contribuir."

"Essa Copa do Mundo não é da Fifa, da CBF, do Comitê ou do governo. Essa Copa do Mundo é do povo e o povo tem de se sentir orgulhoso, tem de participar", disse. "O povo merece essa contribuição minha", completou o astro de 35 anos, ressaltando a "credibilidade" que conquistou com o torcedor brasileiro quando era jogador de futebol.

UMA LISTA DE TAREFAS

Ao listar todas as funções de fiscalização e acompanhamento que terá no Conselho de Administração, conforme diz o estatuto do COL, Ronaldo ainda mostrou confiança no sucesso da Copa de 2014. "A gente vai acompanhar de perto todo esse processo, fiscalizar, mas não tenho a menor dúvida de que tudo vai acontecer de acordo com o cronograma."

O Conselho de Administração terá três integrantes - os outros dois são Ricardo Teixeira e um terceiro ainda indefinido. Ronaldo teria direito a um salário, mas abriu mão dele. "Meu compromisso é com o povo", disse o ex-jogador, revelando que não vai se licenciar do trabalho na 9ine, sua agência de marketing esportivo. "Não tem nenhum tipo de conflito de interesse nesses dois trabalhos."





Dez municípios na PB receberam R$ 3,2 milhões da Funasa - Veja quais!

Dez municípios paraibanos foram beneficiados com mais de três milhões de reais da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), só em novembro.

A verba é referente ao pagamento de parcelas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e convênios entre a Funasa e as prefeituras municipais.

O valor é destinado a obras de Melhoria Habitacional para Controle da Doença de Chagas, Sistema de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário.

As ações vão beneficiar em torno de 50 mil pessoas totalizando mais de 12 mil famílias. As cidades contempladas foram: Alagoa Grande, Alagoinha, Amparo, Catingueira, Cruz do Espírito Santo, Nova Olinda, Paulista, Prata, Princesa Isabel e Sumé.




POSTADO POR EQUIPE FOCO PB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário