4 de dezembro de 2011

Domingo de Noticias do Foco PB Bombas!


MP quer acelerar conclusão de 40 mil inquéritos na Paraíba.

O Ministério Público pretende agilizar a movimentação de cerca de 40 mil inquéritos que estão atualmente em andamento na Paraíba. O tema será um dos assuntos discutidos em um encontro, que acontecerá nos próximos dias 6 e 7 deste mês na cidade de Cajazeiras, Sertão do Estado. O evento está sendo organizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim). As estimativas são de que pelo menos 2,5 mil desses procedimentos estejam encalhados em delegacias espalhadas por todas as regiões paraibanas.

Uma das estratégias para agilizar o andamento das investigações é modificar o encaminhamento dado aos procedimentos junto ao Poder Judiciário. “Em Campina Grande e em João Pessoa nós já temos um modelo onde o inquérito sai da delegacia e vai para o promotor. Caso ele peça novas diligências, o procedimento retorna para a delegacia. No Sertão, o sistema funciona de forma diferente. Se o promotor pedir novas diligências o inquérito vai para o Judiciário, para depois retornar à delegacia”, explicou o coordenador do Caocrim, Bertran Asfora.

No mês passado, o MP cobrou providências da Secretaria de Segurança Pública do Estado para concluir inquéritos com prazos já extrapolados. A secretaria, porém, afirma que o trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil no Estado já está conseguindo ‘destravar’ os procedimentos, que ficaram encalhados de anos anteriores.

Por lei, os inquéritos têm um prazo de 30 dias para serem concluídos, podendo ter esse período estendido diante da necessidade de diligências. Entretanto, o aumento desse prazo deve ser autorizado pelo Ministério Público.





Quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR-101.

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-101 em João Pessoa na tarde deste sábado (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ele foi provocado por um homem que estava dirigindo em alta velocidade e apresentava sinais de embriaguez que acabou sendo preso no local. Entre os feridos estão duas crianças.

A PRF disse que o carro dirigido pelo condutor supostamente embriagado bateu na traseira de outro. Com o impacto, o motorista perdeu o controle do veículo e bateu em um poste às margens da estrada. O veículo do suspeito capotou no meio da BR-101.

O carro que bateu no poste tinha quatro ocupantes, um homem, uma mulher e um casal de crianças, que a polícia acredita se tratar de uma família. Todos ficaram feridos, sendo que o homem, que estava dirigindo chegou a ficar preso nas ferragens. Segundo a PRF, o Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para efetuar o resgate.

Ainda segundo a PRF, no outro veículo além do motorista tinha apenas um homem que estava no banco do passageiro. As pessoas que estavam nas proximidades do local do acidente tentaram agredir os dois.

Os quatro feridos foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo o setor de serviço social da unidade, o estado de saúde deles é considerado regular.






Bancos terão novos endereços eletrônicos a partir de janeiro.

Bancos terão novos endereços eletrônicos a partir de janeiroCorrentistas que usam a internet para fazer transações financeiras serão orientados, a partir de janeiro, a usar um novo endereço eletrônico para acessar a página dos seus bancos em todo o país.

Em vez do tradicional www.nomedobanco.com.br, os correntistas digitarão www.nomedobanco.b.br, ou seja, o "com.br" deverá ser trocado pelo "b.br".

A alteração nos endereços dos sites dos bancos visa criar o que os técnicos em informática chamam de "nova camada de segurança" para proteger os sistemas de transações financeiras online e combater o phishing (furto de dados pessoais pela internet).

A criação do domínio com o "b" é uma iniciativa entre o CGI.br (Comitê Gestor da Internet), que regula a internet no país, e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Para usar um eletrônico com o domínio "b.br", a instituição financeira terá de comprovar sua atividade junto ao CGI e junto ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

De acordo com levantamentos da Safernet, ONG que investiga crimes cibernético no Brasil, prejuízos causados por fraudes em páginas de instituições bancárias causam, todo ano, um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão.





Mulheres que jogam na internet têm mais sexo - diz estudo.

Mulheres que jogam na internet têm mais sexo - diz estudo
As mulheres que jogam on-line têm mais relações sexuais que as não jogadoras. Esta é a ideia defendida por um estudo levado a cabo pelo site ‘Game House’.

A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, analisou duas mil mulheres e revelou que as jogadoras têm 57 por cento de maior probabilidade de ter sexo que as restantes.

De acordo com os dados recolhidos, pode ainda constatar-se que 38 por cento das mulheres têm sexo pelo menos uma vez por semana, ao passo que as não jogadoras têm uma média inferior.






Hervázio diz que 99% dos parlamentares da AL já votaram em RC em algum momento.

Hervázio diz que 99% dos parlamentares da AL já votaram em RC em algum momentoDos 36 deputados na Assembleia Legislativa, apenas quatro ou cinco não votaram no projeto do governador Ricardo Coutinho (PSB) em algum momento. Foi o que disse o líder da bancada do governo na AL, deputado Hervázio Bezerra (PSDB) na última terça (29) em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan.

Sendo um dos que nunca votaram no socialista, o tucano revelou que a maioria dos parlamentares já votou em Ricardo ao menos uma vez, seja na primeira candidatura a prefeito, na sua reeleição ou no primeiro ou segundo turno das eleições estaduais.

“Não votei, mas vou votar”, destacou Hervázio, agora da base governista.

O tucano comentou que Ricardo já chegou a votar nele e que a história deve ser “contada em toda a sua extensão e não apenas em detalhes”. E destacou que tem uma amizade firme e consolidada com o governador.






Câncer de próstata lidera número de mortes na PB com 190 óbitos somente este ano.

Câncer de próstata lidera número de mortes na PB com 190 óbitos somente este ano
O câncer de próstata lidera número de mortes na Paraíba com o registro de 190 óbitos somente este ano. Os dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida da Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com o relatório, em segundo lugar vem o câncer dos brônquios e dos pulmões com 179 mortes, seguido câncer estômago com 178 óbitos e câncer de mama com 135 mortes.

O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer).

A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma). A origem do CP é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento.

Entre eles, o fator genético, visto a incidência desta neoplasia ser maior em familiares portadores da doença. A presença de CP em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%.

O fator hormonal é bastante importante, pois essa neoplasia regride de maneira significativa com a supressão dos hormônios masculinos (por exemplo, castração). Pesquisas feitas em ratos tratados cronicamente com testosterona mostraram o desenvolvimento do câncer de próstata nesses animais. A testosterona não é indutora de câncer, entretanto, em homens já com a neoplasia ou com predisposição, a testosterona estimularia o seu crescimento. Por outro lado, o CP não ocorre em eunucos.

Ultimamente, tem se dado muita atenção ao fator dieta. Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento. Baseados em levantamentos epidemiológicos em áreas geográficas de maior incidência de CP notou-se que dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento. Talvez por interferência no metabolismo dos hormônios sexuais, várias outras substâncias estão sob investigação como as vitaminas, o cádmio, o zinco.

Doenças venéreas não tem relação com o CP embora o herpesvírus tipo II e o citomegalovírus induzam transformações carcinogenéticas em células embrionárias de hamster (pequeno animal de experimentação).

O fator ambiental é alvo, também, de investigação. Populações de baixa incidência de CP, quando migram para áreas de alta incidência, apresentam um aumento na ocorrência de casos. Fumaça de automóveis, cigarro, fertilizantes e outros produtos químicos estão sob suspeita.

O que se sente?

Nas fases iniciais nada se sente. O tumor somente é detectado em exames clínicos e laboratoriais de rotina que são:

- o toque retal e

- a dosagem do antígeno prostático específico ou PSA.

Nos casos de CP sintomático, o paciente se queixa de dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstrução urinária. Sangramento na urina pode ser uma queixa, embora mais rara.

O paciente pode manifestar dores ósseas como sinal de uma doença mais avançada (metástases).

Anemia, perda de peso, adenopatias (ínguas) no pescoço e na região inguinal podem também ser a primeira manifestação da doença.

Como se faz o diagnóstico?

Todo o homem a partir dos 45 anos deve realizar o toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles com história familiar de CP (e de câncer de mama), independentemente de sintomas. Em caso de toque anormal e ou PSA elevado, o paciente deverá ser submetido a uma ecografia transretal com biópsia prostática. Os fragmentos obtidos serão levados ao exame anátomo-patológico. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tumor deverá ser estagiado. Isto significa que exames deverão ser solicitados a fim de que se possa saber se o tumor está confinado à próstata ou se já invadiu órgãos adjacentes (bexiga, vesículas seminais, reto) ou se já enviou metástases. A cintilografia óssea é o exame mais útil nessa fase e nos dá informações quanto à metástases no esqueleto.

Outros exames eventualmente pedidos são: fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdômen, radiografias de tórax, radiografias do esqueleto.

Como se trata?

O CP pode estar confinado à próstata na forma de um pequeno nódulo, como também pode estar restrito a ela, porém envolvendo toda a glândula. O CP, além de localizado, pode estar comprometendo os limites desse órgão e invadir outros órgãos adjacentes, como as vesículas seminais ou a bexiga. Linfonodos obturadores e ilíacos são, geralmente, o primeiro estágio das metástases para depois ocorrerem metástases ósseas.

Para descrever a extensão do tumor (estadiamento) existem várias classificações (classificação de Whitmore, TNM). Além do fato extensão tumoral, é importante saber que o CP apresenta uma diversificação de células, mais ou menos malignas, que também sofrem um processo de classificação (Classificação de Gleason).

Baseado no estadiamento do tumor e de sua classificação de Gleason é que se escolhe o tipo de tratamento.

Para os tumores localizados dentro da glândula, a prostatectomia radical e a radioterapia são as primeiras opções e consideradas curativas.

Os tumores que avançam para fora da próstata, mas sem evidência de metástases, são geralmente tratados com radioterapia.

Os tumores metastáticos são paliativamente controlados com hormônios femininos, orquiectomia, drogas anti-androgênicas ou análogos do LHRH.

Qual é o prognóstico?

O prognóstico depende do estádio (extensão) e grau histológico (Gleason), principalmente. Se o CP é localizado e se o paciente realizar uma prostatectomia radical, a sobrevida em 10 anos pode atingir 90%, sendo equivalente à da população normal. O índice de recorrência local após 5 anos é de 10% contra 40% da radioterapia. A radioterapia utilizada no CP localizado ou localmente avançado (fora da próstata mas sem metástases) apresenta biópsias positivas de 60 a 30% dos casos quando realizadas seis meses e dois anos respectivamente após o tratamento.

Nos casos metastáticos, o tratamento é paliativo e o prognóstico bem mais reservado.





Discussão termina com homem ferido a bala no mercado central de João Pessoa.

Discussão termina com homem ferido a bala no mercado central de João PessoaUm homem foi atingido com vários disparos na tarde deste sábado (3) no mercado central de João Pessoa.

De acordo com a polícia, a vítima, que ainda não foi identificada, discutiu com um homem e logo em seguida o desconhecido sacou de um revólver e efetuou os disparos.

No momento dos tiros, várias pessoas se encontravam no mercado central fazendo compras e a correria e o pânico foram generalizados.

A Polícia Militar foi acionada e providenciou o socorro da vítima para o Trauma. No local, como sempre, impera a “ lei do silêncio”, onde as pessoas afirmam que apenas escutaram os disparos e não viram mais nada.





Fiep lança portal para dinamizar realização de negócios.

Com o objetivo de integrar e estimular a realização de negócios entre indústrias e empresas da Paraíba e de outros Estados do país, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB) lançou ontem o portal “Clube Indústria de Benefícios”.

Além de impulsionar as vendas e compras de produtos e serviços, a ferramenta pretende gerar uma economia para a indústria paraibana já nos próximos 12 meses, de R$ 12 milhões.

Na Paraíba, são cerca de seis mil empresas em atividade atualmente.

No 'Clube', empresas e indústrias poderão apresentar produtos e serviços e firmar negócios, que serão formalizados fora do ambiente virtual. A ferramenta é o maior site de negócios e relacionamento desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que visa propiciar ganhos econômicos diretos para as indústrias, em especial, de micro e pequeno porte, com descontos e atrativos para os participantes.

Diferente dos sites tradicionais de compras coletivas, no “Clube” não ocorre qualquer tipo de transação comercial dentro do site. As ofertas são anunciadas na página eletrônica, mas a operação comercial é realizada diretamente com o fornecedor. “E não paga nada para ser cadastrado. Logo de início, já temos mais de 150 empresas anunciantes, que estão disponibilizando diversos tipos de serviços e produtos”, explicou o coordenador do 'Clube', Uirá Menezes.

Um dos desafios do portal é “fazer com que a micro e pequena empresa também participe efetivamente do ambiente virtual, possibilitando a todos manter um relacionamento com grandes empresas e indústrias de atuação local e nacional”, registrou o presidente da Fiep-PB, Francisco Buega Gadelha.

No 'Clube', ao clicar na oferta de seu interesse o internauta automaticamente conhecerá os benefícios da compra e as regras para sua aquisição. Após confirmar o pedido, o comprador receberá um cupom, que apresenta o contato do fornecedor para o término da operação. O site nacional possui hoje um cadastro de mais de 600 mil indústrias de todos os portes. A CNI pretende criar páginas regionais do portal em todos os Estados do Brasil. Entretanto, apenas Paraíba e Bahia ganharão sites regionais este ano.





Cássio: A tática do Leão da Montanha - Por Lídia Moura.

Cássio já sabe que não se faz política achincalhando o outro. Pelo menos não se deve. Agra ainda não aprendeu. E vai encontrar muita dificuldade. Ao agredir todos os parlamentares da Paraíba sofreu reprimenda e, na batida de pino, piorou a situação. Atacou Cícero e Ruy.

Ruy que, aliás, parecia até neutro, mas agora terá a obrigação de se posicionar. Cássio, por sua vez, foi obrigado a dizer de público que essa agressão é erro, senão corria o risco de ser confundido com os mequetrefes.

E Cícero, o homem mais inteiro para a eleição da capital, fez o óbvio e disse: “Agra pode explodir, mas vou continuar cobrando explicações sobre Cuiá e os livros”, esquecendo também da merenda podre e fedorenta oferecida às crianças de João Pessoa.

Mas, voltemos a Agra. O homem acompanha o atual governador da Paraíba desde que este enfiou na cabeça que ia mandar no Brasil e quem sabe até no mundo. Ou seja, desde o principio do delírio.

Delírio que teve algum êxito. Graças, primeiro a Maranhão e depois a Cássio, chegaram ao mando em João Pessoa e na Paraíba e tem sido um Deus nos acuda. Como o “ungido” não é onipresente, embora pense ser Deus, necessário é dividir as tarefas. Por isso, o núcleo duro do coletivo atua. E atua com soberba, copiando o chefe supremo. Prova é o destempero do prefeito que, no desespero, partiu para o ataque como quer o coletivo e Ele, o maioral.

Cássio: A tática do Leão da Montanha - Por Lídia MouraMas, e Cássio, o que tem com isso? Bem, Cássio entrou numa roubada e tem de planejar sua saída. Será que dar dar para fazer, simplesmente, como o Leão da Montanha, lembram?

- Saída pela esquerda!!!
- Saída pela direita!!!

Terá de usar a inteligência. Toda que tiver. Afinal, não é um grupo comum. É uma seita, em tese, e como tal usa de expedientes pouco convencionais. Assim, a conversa tem de ir para a psicologia e também para a filosofia (barata, que seja), teologia, espiritualidade, sincretismo religioso, tudo enfim.

Enquanto isso, Cícero surfa no equilíbrio de um planejamento sério, na fé inabalável, na humildade, no perdão e até na busca incansável pelo irmão que se perdeu no labirinto escuro do ódio. Sim, o ódio ao rival fez Cássio abandonar Cícero e apoiar RC. Do mesmo modo, esse ódio fez Maranhão apoiar o mesmo RC em João Pessoa lá atrás.

Mas, as atitudes de Cícero têm marcado pontos. O povo já olha para Cícero com a necessidade de reparar injustiças, com a certeza de que tudo ficará bem, como já foi antes, quando o caboclinho sentava no chão das calçadas para conversar com o povo.

Os amigos e os que se desviaram do rumo terão de fazer escolhas, mas Cícero tem mostrado a porta, a saída iluminada, como quando chamou o antigo amigo para coordenar a bancada no orçamento e articulou bem com todos, inclusive, com Vitalzinho.

Talvez por isso, Agra tenha optado pelo destempero, pelo murro na mesa. Cássio, porém, sabe que esse caminho é temerário e com certeza não vai por aí. E nem é homem de se intimidar com batida de mesa, creio.

Vamos ver, então, para que lado sai, como o Leão da Montanha, cujo algoz, o caçador, vamos combinar: na carreira, jamais o alcançou.


# Para quem não sabe ou não lembra: "Saída pela direita..." "Saída pela esquerda..." eram os bordões principais do simpático leão sempre que se via em maus lençóis. Ele era cor de rosa, tinha mangas nos punhos, uma gola bacana e gravata borboleta. Era perseguido por um caçador que queria a sua cabeça como troféu. Graças aos gênios de Hanna e Barbera, o caçador nunca conseguiu.



Por Lídia Moura
Cássio: A tática do Leão da Montanha - Por Lídia Moura
Comércio amplia horário de funcionamento na Paraíba.

Comércio amplia horário de funcionamento na Paraíba
De olho na crescente demanda dos consumidores para as compras do Natal, lojas do centro de João Pessoa e de Campina Grande já começam a esticar o horário durante a semana e também a abrirem nos três domingos de dezembro, pois este ano o dia de Natal cai no quarto domingo do mês (25).

Para os gerentes, deixar as lojas das áreas centrais abertas por mais algumas horas pode ser determinante no faturamento do mês de dezembro. Além disso, os shoppings, que deverão estender horário, são os concorrentes diretos do comércio de rua.

Nas unidades da Lojas Maia/Magazine Luiza, o horário ampliado começou desde o dia 1º e as lojas que fechavam às 18h estão funcionando até as 19h. Nos domingos, as lojas ficarão abertas das 9h às 13h. “Esta é uma estratégia que já temos há vários anos e sempre conseguimos bons resultados de vendas. É uma forma de atender à demanda e oferecer aos clientes um atendimento mais amplo, além de ser uma opção para aquelas pessoas que trabalham durante o dia inteiro”, comentou o gerente da Loja Maia/Magazine Luiza do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, José Ferreira.

Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eronaldo Maia, a ampliação do horário ficou a critério de cada lojista. “De acordo com o ramo da atividade, as lojas poderão abrir, desde que seja respeitada a legislação trabalhista e o acordo firmado entre a classe empresarial e o Sindicato dos Comerciários”, informou.

As lojas da Casa Pio no centro da capital, por exemplo, estão abrindo aos domingos desde a semana passada, mas a ampliação do horário nos dias úteis deverá acontecer somente a partir da segunda quinzena do mês. A loja, que já abre normalmente das 8h às 19h deverá passar a funcionar até as 20h.

“Pretendemos ficar até mais tarde para que possamos atender àquelas pessoas que trabalham o dia inteiro e só podem fazer as compras natalinas à noite”, explicou o gerente da Casa Pio na Lagoa Parque Solon de Lucena, Paulo César Araújo.

Já em Campina Grande, segundo o presidente da CDL do município, Tito Motta, foi firmado um acordo entre os comerciantes e as lojas do centro da cidade. Elas deverão começar a abrir as portas aos domingos a partir de amanhã e o horário de funcionamento durante a semana será ampliado até as 20h, a partir do dia 12.

“A ampliação do horário de funcionamento das lojas no Centro da cidade beneficia também o consumidor. Além de ter as lojas abertas até mais tarde, há ainda a questão do conforto, já que durante o dia o calor é muito grande e é mais difícil conseguir uma vaga de estacionamento. À noite, existe uma disponibilidade maior de vagas já que a rede bancária e a parte do comércio que não está vinculada às vendas de Natal fecham”, apontou.





Neste Domingo: Festa de Nossa Sra de Fátima em Riachão do Poço-PB - Veja atrações!


Neste domingo (04), na cidade de Riachão do Poço-PB, será realizada a Festa de Nossa Senhora de Fátima. Uma festa tradicional daquele município e que tem atraído grande público da região.

Na noite de amanhã, estarão se apresentando em praça pública as bandas Forró Pegado, Forró do Bom e Forró da Sacanagem.





Quatro praias estão impróprias para banho na Paraíba, diz Sudema - Veja quais!

Quatro praias estão impróprias para banho na Paraíba, diz Sudema - Veja quais!Quatro praias do litoral paraibano foram classificadas como impróprias ao banho pela Supertintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Os banhistas devem evitar as praias de Manaíra e Bessa I, ambas em João Pessoa, de Costinha, em Lucena, e do Maceió, em Pitimbu.

A Sudema recomenda, ainda, que a população evite as praias localizadas em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

Os nomes das praias que estão impróprias para banho são divulgados toda semana pela Sudema. As outras 52 praias da Paraíba estão classificadas como própria à balneabilidade, variando entre as categorias excelente, muito boa e satisfatória.





Shoppings de João Pessoa investem em decoração para atrair clientes - Veja foto!

Shoppings de João Pessoa investem em decoração para atrair clientes - Veja foto!
Decoração do Tambiá Shopping deixa visitantes maravilhados

Pinheiros iluminados, Papais Noéis – em forma de bonecos e de verdade – e muito vermelho, dourado, verde e branco nos ambientes dos shoppings de João Pessoa, que já têm a decoração natalina como uma atração.

No Shopping Tambiá, localizado no bairro de mesmo nome, uma grande árvore e um cenário religioso atraem os consumidores para a praça de eventos. Segundo a assistente de Marketing do shopping, Anne Lucena, a decoração foi inspirada em duas linhas: a natalina e a mercadológica.

A primeira traz a imagem do Papai Noel e uma sequência de cenários que representam o nascimento do Menino Jesus: a anunciação do anjo Gabriel, os três reis magos, a manjedoura. A outra linha é a mercadológica, com muitos presentes de mentirinha para lembar aos visitantes que Natal é época de presentear a quem se ama.

Todo esse brilho e alegria chamam a atenção dos visitantes, principalmente das crianças, que não perdem a oportunidade de tirar foto com o Noel 'de verdade'. O bom velhinho fica na praça de eventos do shopping, até o dia 24, de terça-feira a domingo, das 15h às 18h.

No Mag Shopping, em Manaíra, a decoração também não fica atrás, e o foco são os tradicionais elementos do Natal: boneco de neve, pinheiros e o trono do bom velhinho. “A gente também apostou na decoração aérea, com festões, iluminação e guirlanda”, contou a gerente de Marketing do shopping, Tâmara Vasconcelos.

Na praça de alimentação, destaca-se ainda uma árvore de oito metros, toda ornamentada com enfeites natalinos. E o Noel chega hoje ao Mag Shopping, junto com a Mamãe Noel, duendes e uma bandinha. Conforme Tâmara, ele fica nas dependências do Mag todos os sábados e domingos, até o dia 24, das 15h às 19h.

Também em Manaíra, ainda aparece a decoração de Natal do Manaíra Shopping, cuja praça de eventos tornou-se um grande bosque, com um trenó puxado por renas iluminadas e Papais Noéis que se movem. Conforme a gerência de Marketing do shopping, somente no bosque, são 20 mil lâmpadas de Natal.

Mas, não para por aí: os enfeites aéreos, com um total de 10 mil luzes, também são atração. São estrelas iluminadas e cascatas de pisca-pisca led. A casa do Papai e da Mamãe-Noel não poderia faltar e é lá que o casal natalino recebe as crianças para as fotos, na praça de eventos, das 16h às 21h, todos os dias – exceto às terças.





Campanha Eleitoral através da Redes Sociais terá uma grande evolução.

Campanha Eleitoral através da Redes Sociais terá uma grande evoluçãoAs campanhas eleitorais no Brasil devem evoluir para o mesmo nível das norte-americanas, onde o eleitorado participa voluntariamente e contribui com os candidatos, mas isso acontece gradualmente.

A previsão é de Ben Self, um dos coordenadores da campanha eletrônica de 2008 do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; eleito naquele ano.

Como usar o twitter no meio político?

"Esta é uma importante parte de várias em uma eleição. Temos vários ciclos na construção de uma candidatura. Isso leva tempo." Self diz que a participação popular em seu país também se desenvolveu paulatinamente.

Ferramentas do Marketing Eleitoral

Os carros-chefe das redes sociais, Twitter e Facebook são apenas parte de uma estratégia de comunicação digital vitoriosa. "Não são necessariamente as partes mais importantes. É preciso fazer o básico: ter um bom site e um bom e-mail marketing", afirma.

Os dados serviram de base para toda a comunicação do candidato democrata e para elaboração de propostas do plano de governo. A interação entre campanha e eleitorado, por meio das redes sociais e de e-mails, garantiu a aproximação do eleitor.

Self ressalta a importância de se ter, em grandes campanhas, equipe que garanta respostas a maioria da população. "Usa-se esse feedback para entender o que estas pessoas estão falando pra reunir as respostas e apresentar."

Próprio político usando o Twitter

Em corridas eleitorais menores o especialista vê a possibilidade de o candidato cuidar desta interação. Não foi o caso de Obama e da campanha de grandes proporções dos Estados Unidos. Após eleito, o democrata revelou que não redigiu nenhum tuíte.

"Sempre ficou claro que era a equipe quem estava tuitando", afirma, sob alegação de que um candidato a presidente é muito ocupado.

Candidato ou equipe gerindo as redes sociais, o estrategista destaca que não se pode vender algo que o concorrente - ou mesmo o produto, em caso de foco empresarial - não é. "Não se pode usar as mídias sociais para falsear a verdade. Com o tempo o cidadão percebe que o político não é bom", diz.





Deputados recebem 'auxílio-paletó' em ao menos dez Estados.

Assembleias Legislativas de ao menos dez Estados pagam a seus deputados o equivalente a 15 salários por ano.

Além do 13º, os deputados estaduais recebem um salário extra no início e outro no final de cada ano legislativo como ajuda de custo. O "auxílio-paletó", como é chamado, pode ser gasto livremente, a critério do parlamentar.

Têm direito ao benefício os deputados do Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia, Minas Gerais e Bahia.

Em outros Estados, as regras variam. Em Pernambuco, o auxílio é pago uma vez ao ano. No Pará e no Rio Grande do Norte, os deputados ganham um salário extra no início do mandato.

Em todos os casos, o salário é de R$ 20 mil, com exceção do Acre, que paga R$ 12 mil. Somado, o montante disponível a 480 deputados é de R$ 18 milhões.

Em São Paulo, a Justiça suspendeu no último dia 10 o pagamento do benefício, que era concedido duas vezes ao ano. A segunda parte é paga apenas se o deputado vai, no mínimo, a dois terços das sessões do plenário.

À ocasião,o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), defendeu o benefício. Para o Ministério Público, autor da ação, a verba é inconstitucional. A Casa estuda se entrará com recurso.

Quando o auxílio surgiu no Estado, a justificativa é que os deputados precisavam de dinheiro extra para renovar o guarda-roupa.

No Amazonas, um projeto de lei também tenta acabar com o auxílio. O deputado José Ricardo Wendling (PT), autor da proposta, disse que renunciou ao benefício.

Na Câmara do DF, 10 dos 24 deputados também recusaram a ajuda de custo. "Abri mão porque acho uma incoerência", diz o presidente da Casa, Patrício (PT).

Segundo ele, a inspiração das Assembleias é a Câmara dos Deputados, que também paga 15 salários anuais para cada deputado federal, no valor de R$ 26,7 mil cada um.

Deputados recebem 'auxílio-paletó' em ao menos dez Estados



Astrônomos descobrem 18 novos planetas fora do Sistema Solar.

Astrônomos descobrem 18 novos planetas fora do Sistema SolarUma equipe de astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, anunciou a descoberta 18 novos planetas fora do Sistema Solar. Segundo os pesquisadores, este é o maior número de exoplanetas encontrados de uma só vez percorrendo a órbita de estrelas com massas maiores que o Sol.

Apenas a sonda Kepler, lançada em 2009 pela Nasa somente com o objetivo de detectar exoplanetas que possam reunir condições para abrigar a vida, conseguiu encontrar um número superior: até agora foram mais de 1,2 mil possíveis novos planetas, que ainda precisam ser confirmados por novos estudos.
Já os cientistas californianos usaram telescópios do Observatório Keck, localizado no Havaí, e confirmaram os dados coletados com a ajuda dos observatórios McDonald, no Texas, e Fairborn, no Arizona.

Para encontrar novos planetas, os astrônomos buscam por estrelas com pertubações no brilho, que podem ser traços de astros que orbitem ao seu redor. No caso da pesquisa agora divulgada em uma publicação especial da revista "The Astrophysical Journal", todos os exoplanetas possuem uma massa parecida com a de Júpiter e orbitam a distâncias parecidas com a Terra em relação ao Sol. Ao todo, foram pesquisadas 300 estrelas.

Os autores do estudo acreditam que os novos planetas reforçam a ideia de que planetas podem ser gerados a partir de discos de poeira e gás ao redor das estrelas em formação. Eles ainda argumentam ser possível que o tamanho da estrela determine planetas maiores ou menores.

Outra interpretação seria o acúmulo de gás e poeira em grandes "bolas" que eventualmente se transformariam em planetas, tese que não condiz com as observações feitas pelo time californiano.

Atualmente, o número de exoplanetas conhecidos e confirmados já ultrapassou 600.






Servidores da saúde de Patos-PB querem pagamento de insalubridade.

Servidores da saúde de Patos-PB querem pagamento de insalubridadeO SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos-PB e Região realizou nesta sexta-feira 2, assembléia geral com servidores da Secretaria de Saúde do município de Patos, distante 300 km de João Pessoa, momento em que foram apresentadas as reivindicações para a campanha salarial 2012.

O principal ponto de discussão foi o pagamento de insalubridade para todos os servidores da saúde, associados à entidade, e para isso o sindicato, em conjunto com eles, irá contratar um médico do trabalho para fazer a inspeção em cada local de trabalho, já a partir da próxima semana, e em seguida solicitar que de imediato o prefeito Nabor Wanderley inicie o pagamento da insalubridade, de acordo com o relatório apresentado pelo perito.

Sobre o pagamento do 13° salário, os servidores reclamaram que a Secretaria de Saúde pagou a primeira parcela em cima do salário base, quando na verdade deveria ter efetuado o pagamento em cima de todos os vencimentos, ficando deliberado que o SINFEMP irá solicitar uma reunião com o secretário da pasta, Eisenhower Brito Segundo, para que este coloque a diferença na segunda parcela do dia 20 deste mês e, caso isso não aconteça, a Justiça será acionada.

Paralisação:

Todos os servidores da Secretaria de Saúde irão se juntar aos professores e paralisarão suas atividades no próximo dia 20, para participarem do lançamento da Campanha Salarial 2012 do SINFEMP.

Outras propostas foram discutidas na reunião desta sexta-feira, a exemplo do Plano de Cargos e Salários, aumento do salário dos enfermeiros e dentistas plantonistas, adicional noturno, licença maternidade de 6 meses, incorporação da produtividade no salário base, redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, dentre outras.





Delegado que acusou Marcelinho Carioca de estupro é dispensado do cargo.

Delegado que acusou Marcelinho Carioca de estupro é dispensado do cargoO delegado de Polícia Civil Rodrigo Rego Pinheiro que acusou o jogador de futebol Marcelinho Paraíba de estupro foi dispensado do cargo. O ato, assinado pelo Delegado Geral de Polícia Civil da Paraíba, Severiano Pedro do Nascimento Filho, foi publicado no Diário Oficial deste sábado (3). Com essa decisão, Rodrigo Pinheiro não poderá mais de prestar serviços, como Delegado Adjunto, na 5ª Delegacia Distrital de Campina Grande.

A denúncia de estupro contra o jogador aconteceu na madrugada da última quarta-feira em Campina Grande na granja do atleta. Marcelinho Paraíba foi acusado de agarrar e beijar a força a irmã de “criação” do delegado Rodrigo Pinheiro. Por causa disso ele foi preso e autuado em flagrante por estupro, mas passou poucas horas detido e foi liberado por ordem judicial.





Justiça Eleitoral brasileira assegura direitos da pessoa com deficiência.

Justiça Eleitoral brasileira assegura direitos da pessoa com deficiênciaEste sábado, 3 de dezembro, é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de provocar uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência.

A data sugere uma mobilização mundial em defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Em 25 de agosto de 2009, os eleitores portadores de necessidades especiais brasileiros foram assegurados com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York. Este tratado foi aprovado pelo Congresso Nacional e integra o rol de direitos e garantias individuais inscritos na Constituição Federal de 1988.

Ao considerar que as pessoas com deficiência devem ter a oportunidade de participar ativamente das decisões relativas a programas e políticas, inclusive aos que lhes dizem respeito diretamente, o governo brasileiro atribuiu a este documento internacional o status de norma constitucional. Portanto, as pessoas com deficiência agora têm seus direitos assegurados pela própria Constituição brasileira.

Direitos eleitorais

O Código Eleitoral brasileiro (Lei 4373/1995) prevê que o eleitor deficiente visual, no dia da eleição, pode assinar a folha individual de votação em letras do alfabeto comum ou do sistema Braille; assinalar a cédula oficial, utilizando também qualquer sistema ou usar qualquer elemento mecânico que levar ou lhe for fornecido pela Mesa, que lhe possibilite exercer o direito de voto; o uso do sistema de áudio, quando disponível na urna, sem prejuízo do sigilo do voto e o uso da marca de identificação da tecla número 5 da urna eletrônica.

O Código Eleitoral dispõe que os Tribunais Regionais Eleitorais deverão, a cada eleição, expedir instruções aos juízes eleitorais, para orientá-los na escolha dos locais de votação de mais fácil acesso para o eleitor com deficiência física.

TSE

Por sua vez, o Tribunal Superior Eleitoral garante aos eleitores com deficiências o pleno exercício do direito ao voto. Em 2002, o TSE editou a resolução 21.008/2002 que determinou a criação de seções eleitorais especiais destinadas a eleitores com deficiência. Segundo a resolução, estas seções devem ser instaladas em locais de fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações, inclusive sanitárias, que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Resolução 23.218/2010 apresenta dois artigos que visam auxiliar na superação das barreiras impostas pela deficiência.

Auxilio de pessoa de confiança

No artigo 51 é garantido ao eleitor com deficiência o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. A pessoa que prestar o auxílio poderá, além de entrar na cabina de votação, junto com o eleitor, digitar os números na urna.

Recursos auxiliares

Sistema de áudio, identificação em braile e a marca de identificação da tecla 5 são recursos auxiliares que a Justiça eleitoral coloca a favor dos eleitores que possuem deficiência visual, conforme o artigo 52 da resolução.

Portal

Desde 2007, o TSE tem realizado um trabalho de mapeamento do seu site na rede mundial de computadores com o objetivo de torná-lo acessível aos portadores de deficiência visual.

O Portal do TSE já atende a vários critérios de acessibilidade web recomendadas pelo Governo Eletrônico. O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

Uma das iniciativas estratégicas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2010/2012 é implementar acessibilidade para a consulta processual na intranet/internet.

Urnas

O Código Braile nas urnas eletrônicas foi implementado desde a sua primeira versão em 1996, nas eleições municipais, ocasião em que um terço das seções eleitorais foram automatizadas. No ano de 2000, além do Código Braile nas teclas, foi implantado o sistema de áudio utilizado por meio de fones auriculares.

Atualmente, todas as urnas eletrônicas possuem teclas com a gravação do Código Braile correspondente e no número 5 há um ponto de referência para orientação do eleitor deficiente visual que não lê Braile.

Deveres

De acordo com a lei, o cidadão com deficiência é considerado um eleitor comum. Assim, tem a obrigação de se cadastrar a partir dos 18 anos e votar até os 70 anos de idade. No entanto, não estará sujeita a sanção a pessoa com deficiência que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, relativas ao alistamento e ao exercício do voto (Resolução TSE nº 21.920/2004).

Nesse caso, o eleitor nessa condição, mediante requerimento pessoal ou por seu representante legal ou procurador devidamente constituído, acompanhado de documentação comprobatória da deficiência, poderá solicitar ao juiz eleitoral a expedição de certidão de quitação eleitoral, com prazo de validade indeterminado.

Direitos políticos

A convenção assinada em Nova York tem o intuito de assegurar que as pessoas com deficiência possam participar efetiva e plenamente na vida política e pública, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, diretamente ou por meio de representantes livremente escolhidos, incluindo o direito e a oportunidade de votarem e serem votadas.

Para tanto, os estados signatários devem adotar procedimentos, instalações, materiais e equipamentos para votação apropriados, acessíveis e de fácil compreensão e uso.

A garantia da livre expressão de vontade das pessoas com deficiência como eleitores e, para tanto, sempre que necessário e ao seu pedido, permissão para que elas sejam auxiliadas na votação por uma pessoa de sua escolha também estão resguardadas no texto que amplia o rol de direitos e garantias constitucionais.

Outra importante consideração relevante constante no Tratado refere-se à proteção do direito das pessoas com deficiência ao voto secreto em eleições e plebiscitos, sem intimidação, e a candidatar-se nas eleições, efetivamente ocupar cargos eletivos e desempenhar quaisquer funções públicas em todos os níveis de governo, com auxílio de novas tecnologias.

Emenda constitucional

A Emenda Constitucional 45 determinou que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York, é o primeiro e único, até então, documento inserido no texto constitucional por meio deste dispositivo.

Ao tratar de tema sensível aos direitos humanos, a convenção reconhece que a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Ressalta ainda, a importância de trazer questões relativas à deficiência ao centro das preocupações da sociedade como parte integrante das estratégias relevantes de desenvolvimento sustentável.

Por fim, salienta as valiosas contribuições existentes e potenciais das pessoas com deficiência ao bem-estar comum e à diversidade de suas comunidades, e que a promoção do pleno exercício, pelas pessoas com deficiência, de seus direitos humanos e liberdades fundamentais e de sua plena participação na sociedade resultará no fortalecimento de seu senso de pertencimento à sociedade e no significativo avanço do desenvolvimento humano, social e econômico da sociedade, bem como na erradicação da pobreza.






Ricardo é autorizado a antecipar prazo do Canal Acauã/Araçagi; Obra está em quase R$ 1 bilhão.

Ricardo é autorizado a antecipar prazo do Canal Acauã/Araçagi; Obra está em quase R$ 1 bilhãoO governador Ricardo Coutinho conseguiu autorização do Ministério da Integração Nacional para diminuir de 48 para 36 meses o prazo entrega do canal que liga Acauã a Araçagi, maior obra do Ministério da Integração do país, orçada em quase R$ 1 bilhão. A autorização aconteceu na manhã de sexta-feira (2), durante audiência, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o secretário executivo da pasta, Alexandre Navarro, e a equipe técnica ministério.

Ricardo destacou que, para o Estado, é importante iniciar as obras do canal no próximo mês de janeiro e antecipar a sua conclusão, para garantir a segurança hídrica e a revitalização econômica de parte do Brejo e do Vale do Paraíba – região que já foi uma das mais ricas e produtivas da Paraíba. “Essa obra possibilitará a criação de 15 mil hectares de áreas irrigáveis, contribuindo para o aumento da nossa produção agrícola”, disse.

Durante a reunião, o ministro Fernando Bezerra autorizou a liberação da primeira parcela, no valor de R$ 5 milhões, para começar a licitação de construção das adutoras de Nova Camará (a barragem já foi iniciada), além da liberação da última parcela para o projeto das Várzeas de Sousa, de R$ 2,9 milhões, ainda este ano. Bezerra agendou para a próxima semana uma reunião dos técnicos do Governo do Estado e da Integração Nacional para agilizar os projetos prioritários da Paraíba.

O governador da Paraíba também tratou sobre os convênios para a construção de quatro novas adutoras de Boqueirão, Natuba, a terceira etapa do Congo e a adutora São José, em Campina Grande. “Essas adutoras vão beneficiar muitos municípios que convivem com o problema da falta de água”, explicou Ricardo Coutinho.

Abastecimento – Acompanhado dos secretários de Recursos Hídricos, João Azevedo, e do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, Ricardo Coutinho também tratou da aprovação de 94 projetos de sistemas simples de abastecimento de água em comunidades paraibanas, o que representa um investimento de R$ 15 milhões dentro Projeto Água Doce, do Governo do Estado. Segundo Azevedo, cada projeto consiste na construção de um poço, uma caixa, instalação de dessalinizador, chafariz e uma pequena barragem para criação de peixes, que vão dar condição de consumo humano à água.

O governador avaliou a audiência como positiva e destacou que o governo está trabalhando forte no andamento dos projetos que vão garantir segurança hídrica à Paraíba. “Vamos formatar essas questões até a próxima semana, pois queremos viabilizar os projetos de abastecimento para 2012. Temos certeza de que o Ministério da Integração continuará sendo atencioso com a Paraíba” completou.

Perspectivas – Ricardo Coutinho afirmou que a Paraíba está caminhando bem e se mantém dentro do que foi planejado para 2011. Em 2012, alcançará cerca de R$ 2,5 bilhões em obras, um salto seis vezes maior que a média dos últimos anos, que era de R$ 350 milhões. “Essa é uma conquista que vai ajudar os paraibanos a viver mais e melhor”, finalizou.





Deputado Luiz Couto diz que política de segurança precisa ser repensada.

Deputado Luiz Couto diz que política de segurança precisa ser repensadaO deputado Luiz Couto voltou a falar da violência e da Segurança Pública no plenário da Câmara dos Deputados, na quinta-feira. Dessa vez, ele falou das estatísticas apresentadas pelo Anuário de Segurança Pública, que aponta um número de 41 mil assassinatos só no ano de 2010 no Brasil e do grau de confiabilidade das instituições policiais, que indicam 27,7% de pessoas que não confiam na Polícia Militar e 43% que confiam pouco. O deputado criticou a idéia de militarização da política de Segurança Pública e disse que esta precisa ser repensada em outro paradigma.

“A sociedade brasileira e os governos só serão efetivamente bem sucedidos no combate à violência se o modelo tiver por base outros valores e outros projetos. Insistimos que precisamos de projetos de segurança pública onde prevaleçam os serviços de prevenção, os serviços de inteligência no combate ao crime, as ações de reeducação e reinserção dos apenados e seus familiares na sociedade. Tudo isto requer uma valorização dos profissionais civis e militares que trabalham neste que é dos mais importantes papéis do Estado Brasileiro. Um novo modelo de segurança pública necessariamente tem como pressuposto básico uma perspectiva mais humana do mundo”, alertou.

De acordo com Luiz Couto, as Diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública são construídas nessa perspectiva e os programas daí decorrentes precisam ser concretizados para a necessária consecução dos objetivos de paz no Brasil. Onde ele apontou um conjunto de diretrizes corresponde a uma série de reformas das instituições de Segurança Pública: Reorganização institucional; Gestão do Conhecimento; Valorização Profissional; Estruturação e Modernização da Perícia; Prevenção; Controle Externo e Participação Social.

“O outro conjunto de diretrizes compreende os vários programas para redução da violência: Gerenciamento de Crises e Conflitos; Administração Legal do Uso da Força Policial; Repressão Qualificada; Redução de Homicídios e do Crime Organizado; Proteção e Apoio a Vítimas e Testemunhas; Redução da violência doméstica e de Gênero; Redução do Racismo, da Homofobia e da Misoginia”, registrou Couto.

Para o deputado, quem melhor está enfrentando a violência no Brasil é quem está enfrentado o crime organizado. “É quem está depurando as polícias dos maus policiais, uma minoria que prejudica as maiorias. É quem está implantando polícias comunitárias. É quem mais está apreendendo armas. É quem melhor combate a corrupção. É quem enfrenta a violência institucional promovida a partir de dentro do próprio Estado. É quem tem a polícia judiciária focada no seu verdadeiro papel de polícia judiciária. É quem associa crescimento econômico com desenvolvimento social”, finalizando seu discurso.





Foto inédita mostra Dilma em interrogatório em 1970 - Veja a foto!

Foto inédita mostra Dilma em interrogatório em 1970 - Veja a foto!
A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro. A foto abaixo, inédita, está no livro que conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto.

Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, desencavou a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos. Após 22 dias de tortura, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro.





Comerciante, construtor e usuário de drogas são executados a tiros na grande João Pessoa.

Comerciante, construtor e usuário de drogas são executados a tiros na grande João PessoaTrês pessoas foram executadas a tiros durante a noite de sexta-feira (2) e madrugada deste sábado (3) na grande João Pessoa. A primeira vítima foi o comerciante Anderson Virgínio de Lima, 22 anos.

Segundo informações da polícia, o crime aconteceu por volta das 19h40 no estabelecimento comercial da vítima que fica na esquina das ruas Epitácio Pessoa com a Engenheiro de Carvalho no centro de Bayeux, região metropolitana de Capital.

Anderson Lima estava adesivando um carro quando chegaram três homens e um veículo. Os desconhecidos não disseram nada e já foram atirando no rapaz que foi atingido com sete disparos e morreu no local. A polícia desconhece os autores e os motivos do crime.

O segundo assassinato aconteceu por volta das 23h50 na comunidade Oceania VI, na Praia de Jacaré, em Cabedelo e que também faz parte da região metropolitana de João Pessoa.

A vítima, segundo a polícia, foi o ex-presidiário conhecido por “Thiago” ou “Ratinho” que tinha aproximadamente 25 anos. Ele caminhava por uma rua da comunidade quando foi alvejado com vários disparos e morreu no local. Os peritos do instituto de Polícia Científica (IPC) constataram a marca de dez tiros na vítima que também era usuária de drogas e suspeita de praticar vários assaltos na região.

Por volta das 02h30 da madrugada deste sábado (3) a polícia registrou o terceiro assassinato no Bairro de Tibiri, em Santa Rita, região metropolitana da Capital. A vítima foi o construtor Antônio de Sousa Jordão, 36 anos. De acordo com a polícia, ele tinha saída casa da namorada e quando retornava para sua residência foi alvejado com quatro disparos.

Os moradores da Rua Guarabira escutaram os tiros e ligaram para a polícia para a polícia, mas quando a viatura chegou encontrou o homem morto a poucos metros da casa dele. Ao lado do corpo, estava a moto CBX Twister de placas MOW-2798 que a vítima pilotava no momento em que foi assassinado.

No local do crime, os familiares disseram que não sabe o que aconteceu porque o construtor era uma pessoa boa e por isso desconhecem os motivos do crime.




Saúde estima que 2% dos paraibanos terão dengue em 2012.

Saúde estima que 2% dos paraibanos terão dengue em 2012A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES) divulgou ontem (2) que o Ministério da Saúde estima que, em 2012, 2% dos paraibanos deverão contrair dengue. Os dados foram divulgados durante uma reunião da SES com os representantes dos órgãos que vão compor o Comitê Estadual de Combate à Dengue.

A gerente de Vigilância em Saúde (Gevs), Júlia Vaz, informou que ficou acordado com os representantes das instituições integrantes do comitê que será feito um monitoramento das notificações em cada município durante a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro, período em que se registra um aumento no número dos casos.

"De acordo com o comportamento dos casos em cada município, executaremos as ações direcionadas para cada um deles, inicialmente pelos que apresentarem elevação no número de casos”, explicou a gerente da Gevs.

Júlia Vaz ainda chamou a atenção para as particularidades de cada município quando forem executadas as ações. Segundo ela, é necessário o trabalho constante de atualização dos agentes sanitários e de saúde para que estejam atentos aos focos de proliferação do mosquito aedes aegypti.




POSTADO POR EQUIPE FOCO PB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário