10 de dezembro de 2011

Dicas anti-estresse no trabalho.

Ficar em frente ao computador  durante nove horas por dia, participar de reuniões, ter uma planinha gigantesca a cumprir e ainda ter que aguentar as cobranças vindas de todas as direções. Esse é o retrato da realidade de muita gente no trabalho e como lidar com isso? Como conseguir uma qualidade de vida em meio a esse turbilhão? Algumas dicas anti-estresse valem ser seguidas.

346501 as01 Dicas anti estresse no trabalho
Os lados pessoal e profissional devem estar equilibrados
Um artigo publicado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos  no Espírito Santo (ABRH-ES) lança luz sobre o assunto. A autora, Cecilia Cibella Shibuya, diretora da Prática Consultoria Empresarial, diz que pela competitividade está muito acirrada no mercado de trabalho, as pessoas estão deixando a qualidade de vida em segundo plano e se focam apenas na atividade remunerada. Dores, cansaço, incômodo são tolerados e isso deve ser modificado.

Mudanças no ambiente de trabalho e na vida pessoal 

De acordo com ela, a mudança deve acontecer imediatamente e isso precisa ser feito todos os dias, para tornar-se um hábito. Equilibrar o pessoal e o profissional faz com que a visão sobre o modo de viver dê mais prazer.

Prestar atenção no corpo durante o dia é importante 

No ambiente de trabalho, é possível tomar atitudes que parecem ínfimas, mas fazem toda a diferença, como parar um pouco, respirar fundo e soltar o ar devagar, se movimentar, beber água, chá ou suco sempre que puder, lavar o rosto, molhar a nuca e se espreguiçar para que o sangue circule melhor.
346501 as Dicas anti estresse no trabalho
Preste atenção no seu corpo durante o trabalho

Organizar as atividades é fundamental 

Mas não somente essas atitudes físicas são importantes, àquelas ligadas ao trabalho em si também devem ser feitas. Por exemplo, planejamento e organização são necessários para o bom desempenho da atividade. Outra dica que ela também dá é o estabelecimento de limites, de metas, de tarefas que devem ser passadas para outras pessoas e claro, o alcance de flexibilidade quanto às diferenças.

Lado pessoal precisa de atenção 

Fora da empresa, o lado pessoal precisa também ter bastante atenção, afinal, a vida não é feita só de negócios. Shibuya diz que é preciso estar aberto a mudanças, que é necessário reservar um tempo para si, dormir mais e fazer algo que dê prazer, pois assim, o tempo será um parceiro no cumprimento das atividades.


POSTADO POR GENILDO ALVES/R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário