25 de dezembro de 2011

Como prevenir a hérnia de disco.


Como prevenir a hérnia de discoBoa parte da população mundial sofre com problemas na coluna. De acordo com a Associação Médica Brasileira, por exemplo, cerca de 80% das pessoas vão apresentar, em algum momento da vida, dor na região lombar.
Em alguns desses casos, o incômodo se transforma em algo mais grave, como a hérnia de disco. Ela ocorre quando o núcleo do disco intervertebral extrapola o anel que o protege. Com a compressão dos nervos que circundam esta área, o paciente acaba tendo dores, diminuição da sensibilidade dos braços e pernas, formigamento e outros tipos de sintomas.
Porém, saiba que este não é um problema inevitável, pelo contrário, é possível impedir o seu desenvolvimento. Para tal, você deve colocar em prática alguns hábitos, como manter uma postura correta, fazer exercícios físicos, não carregar pesos etc. Para saber mais, confira as dicas que separamos logo abaixo.

Cuidados com a postura

A prevenção da hérnia de disco passa, necessariamente, pelo cuidado com a postura. Os especialistas afirmam que manter uma postura inadequada pode sobrecarregar a coluna e levar a formação da hérnia.
Quem realiza movimentos repetitivos ou trabalha com o transporte manual de peso também precisa se ater a algumas orientações. Às vezes, o simples gesto de abaixar para pegar algum objeto já causa desconforto. Portanto, tome muito cuidado na hora de executar tarefas que exijam a flexão e extensão de sua coluna.

Invista em exercícios

Existem exercícios físicos que são dedicados exclusivamente à prevenção de problemas de coluna. Porém, a execução de tais atividades deve ser acompanhada por um fisioterapeuta. Se praticá-las de maneira incorreta, você pode estimular o desenvolvimento de novas lesões.
Para aqueles que não têm tempo de frequentar a academia, a dica é tentar adaptar o ambiente onde vive ou trabalha de forma a reduzir o desconforto e o risco de problemas na coluna. Hoje, é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a ergonomia (nome dado a esta prática) para evitar possíveis incômodos.
Caso fique muito tempo sentado, por exemplo, coloque um apoio no encosto da cadeira e na altura da região lombar. Também, não se esqueça de se levantar a cada 50 minutos para fazer pequenas sessões de alongamento.

Outras dicas

Além de colocar em prática essas sugestões, você ainda deve manter um controle sobre o seu peso, evitar o uso de sapatos desconfortáveis, como o salto alto, diminuir (ou banir) o uso de cigarro (as substâncias contidas no tabaco interferem na nutrição dos discos vertebrais) e procurar um médico sempre que apresentar qualquer incômodo mais intenso.



POSTADO POR PATRICIA ALVES.

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