17 de novembro de 2011

VEJA AS NOTICIAS!

'O maior desafio na Rocinha é a coleta de lixo', afirma Eduardo Paes.

'O maior desafio na Rocinha é a coleta de lixo', afirma Eduardo Paes
O prefeito Eduardo Paes falou, na manhã desta quarta-feira, sobre prioridades e plano de ação da Prefeitura na Rocinha e Vidigal pós-pacificação. De acordo com ele, "o maior desafio na Rocinha é a coleta de lixo pela dificuldade de acesso à comunidade". O prefeito acredita que será preciso um número maior de funcionários realizando trabalho de limpeza na favela.

"Dadas as características da comunidade, é necessário um esforço muito maior dos homens da Comlurb. A limpeza tem que ser ampliada porque a produtividade dos garis na Rocinha e no Vidigal é muito baixa. Aumentamos o número de funcionários para trabalhar no local e queremos qualificar os serviços na comunidade", disse.

Paes revelou também que algumas casas com risco de desabamento serão demolidas. A partir desta quarta, uma força-tarefa formada por cerca de 300 homens começa a trabalhar na Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu nos serviços de conservação de logradouros, manutenção da iluminação pública (com identificação de áreas apagadas) e intensificação da limpeza urbana. Agentes da Cet-Rio também atuam nestas localidades.

Polícia "caça o tesouro" do tráfico na Rocinha

Encontrar o "tesouro" do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, ocultado pelo criminoso e seus comparsas na mata da Rocinha, tem sido o desafio da polícia na segunda etapa da ocupação da favela. Antes de fugir e acreditando que poderia refazer em outro local seu império do crime, o chefão do pó escondeu na área de 720 mil metros quadrados seu poderio bélico — como armas, granadas e lança-rojões —, além de drogas, material para refino de cocaína e até dinheiro. Em trabalho minucioso de busca, homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) têm feito varreduras e retirado da mata parte do arsenal do bando.

Ontem, a tropa de elite da PM fez operação na parte alta da favela, onde, como noticiou O DIA na véspera, há informações de que Nem teria escondido dinheiro. Até ontem, nada foi localizado. Ao vasculhar a vegetação, os policiais encontraram 9 armas, todas de grande porte — uma delas, antiaérea ponto 30 — além de munição e produtos para endolação de drogas. O material estava dentro de tonel, enterrado em área de mata fechada, no alto da Rocinha.

Trabalho incansável

Além do esforço físico da subida a pé, o trabalho de cavar o solo obriga os ‘caveiras’ a carregar, além dos fuzis, pás, enxadas e picaretas. Enquanto há luz do dia, os policiais não param de vasculhar o terreno. Como a área é imensa, as equipes são divididas. Na região das buscas de ontem, 12 tonéis foram localizados desde o início da ocupação, no domingo. Mas o pente-fino exige muita atenção, pois cada detalhe pode fazer a diferença. Foi atento ao posicionamento de um sofá velho, que um tenente encontrou debaixo dele o fuzil ponto 30.

Em ponto mais alto, denúncia levou a equipe a encontrar o tonel com as armas enterrado. O buraco feito pelos traficantes, de quase 2 m de profundidade, engoliu um dos policiais, que precisou da ajuda dos colegas para sair de lá. Pouco a pouco, parte do ‘tesouro’ de Nem foi saindo da terra: dois fuzis, cinco metralhadoras, duas espingardas calibre 12 e munição.

720 Mil

Extensão, em metros quadrados, da favela da Rocinha, onde 500 policiais civis, militares e federais trabalham na operação ‘Choque de Paz’ desde domingo, quando o território foi retomado pelo estado com a entrada do Bope.

147 Toneladas

Toneladas de lixo foram recolhidas ontem da Rocinha pela Comlurb, que recebeu reforço na equipe e usou a mão de obra de garis alpinistas para retirar sujeira das encostas e locais de difícil acesso. Na véspera, foram recolhidas outras 135 toneladas, após dois dias de coleta interrompida.

40 UPPs

É o que promete o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, até 2014. Esse número é mais que o dobro das atuais unidades de Polícia Pacificadora. Com a Rocinha, o Rio de Janeiro chega à sua 19ª UPP, com mais de 64 favelas retomadas pela polícia.

12 Tonéis

Foram localizados enterrados em apenas uma parte da mata da Rocinha, no alto da favela. Dentro deles, o armamento pesado estava cuidadosamente embalado, fuzil por fuzil, com utilização de técnica para evitar a degradação do equipamento bélico e também uso de aparelho localizador.

Cuidado com o arsenal
Armas embaladas uma a uma para não enferrujar

O cuidado dos criminosos para esconder o arsenal foi tanto que chamou a atenção dos policiais. Antes de serem colocadas em tonéis de plástico — que levam quase um século para se decompor —, as armas foram cuidadosamente embaladas uma a uma, como se fosse a vácuo, utilizando jornal, plástico e fita adesiva. Os tonéis foram apreendidos pela polícia.

De acordo com os policiais, os canos dos fuzis e metralhadoras ainda foram embebidos em óleo, para evitar que enferrujassem com a ação do tempo e da natureza. As drogas também receberam embalagem especial de plástico e fitas adesivas.

As áreas escolhidas pelos traficantes para esconder o material são de difícil acesso, justamente para tentar evitar que sejam localizadas. Parte do trabalho de busca é feito em cima do mapeamento dos policiais na região. Mas muitas apreensões só foram possíveis graças a denúncias anônimas repassadas ao batalhão.

Mais tarde, foram localizados ainda coletes balísticos, cartuchos, mira telescópica e carregador de fuzil circular e camisa com a inscrição ‘FAL 7.62’, em referência a um fuzil.

Tecnologia a serviço do crime
Material foi enterrado com um aparelho localizador

A polícia descobriu que a quadrilha do traficante Nem vinha se sofisticando e usando a tecnologia a favor do crime. Policiais do Bope encontraram enterrado na mata da favela um aparelho localizador do material escondido.

Debaixo da terra, o equipamento emite sinais para receptor, que ficaria com os traficantes. Assim, eles saberiam exatamente o local onde o material foi ocultado e poderiam voltar para buscá-lo. Com o dispositivo, estavam enterrados dois fuzis novos, material para refino de cocaína, solventes e morfina.

À noite, José Ailton Vieira da Silva, 27 anos, que estava foragido há um ano, se entregou na base do Bope na Rocinha, depois de convencido pela mãe.

“Foi uma decisão muito difícil. Meu coração está apertado, mas eu temia pela vida dele. Quero que ele pague o que deve para ter uma vida normal. Meu filho não tem vício, foi condenado por roubo, mas quer mudar”, contou Joana da Silva Vieira, 47.

Hoje, começam as reuniões com moradores da Rocinha e do Vidigal para implantação da UPP. O encontro, que geralmente é promovido pelo Bope, será feito pela primeira vez pelo Comando de Polícia Pacificadora (CPP). A medida é forma de aperfeiçoar a implantação da UPP, prevista para fim de dezembro.

A ideia é que o órgão que comanda as unidades tenha contato direto com a comunidade para identificar as necessidades. Os moradores receberão informações sobre o trabalho dos policiais e o funcionamento da UPP, além de cartilhas sobre temas como cidadania e direitos humanos.



Traficante é presa e acaba fazendo sexo oral na presença de policiais - Veja foto.

Traficante é presa e acaba fazendo sexo oral na presença de policiais
Uma norte-americana que tinha acabado de ser detido por suspeita de tráfico de droga pela polícia de Houston, no estado do Texas (EUA), aproveitou o caminho para a cadeia para fazer sexo oral a um cúmplice no banco traseiro do carro da polícia.

Tina Marie Arie, de 44 anos, foi encontrada pela polícia num restaurante de 'fast food', para onde os agentes da autoridades tinham sido chamados por um homem de 30 anos ter ficado inconsciente.

Quando a polícia começou a revistá-lo encontrou dezenas de comprimidos e, depois de interrogarem o casal que estava com ele e recolherem provas, Howard Keith Windham e Tina Marie Arie foram detidos por posse e venda de substâncias sujeitas a receita médica.

Quando os dois suspeitos já se encontravam no carro-patrulha, os agentes repararam que havia movimentações estranhas no banco traseiro, ao que a mulher de 44 anos disse que estava cansada e tinha repousado a cabeça no colo do outro detido.

No entanto, quando os agentes pararam o veículo constataram que a detida estava a fazer sexo oral, tendo conseguido baixar as calças do homem apesar de estarem ambos algemados.

Os polícias disseram-lhes para se comportarem e continuaram o caminho para a cadeia, escusando-se a apresentar uma queixa pelo insólito comportamento.



DENÚNCIA: Promotor diz que PM integra quadrilha que planeja executar policiais na Paraíba.

DENÚNCIA: Promotor diz que PM integra quadrilha que planeja executar policiais na ParaíbaO promotor Marinho Mendes fez uma denúncia muito seria nesta quarta-feira (16) durante entrevista ao Correio Debate, da 98 FM.

Segundo Marinho Mendes, um cabo da Polícia Militar, conhecido como cabo Natanael, lotado na 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar estaria envolvido com uma quadrilha de assassinos e assaltantes que agem no vale do Mamanguape.

O próprio Cabo, juntamente com seu bando estaria planejando matar dois policiais militares que combatem a bandidagem naquela região. Os alvos seriam o subtenente Venaldo Paulo dos Santos e um soldado de nome Bruno.

Marinho Mendes disse ainda que um pistoleiro de Natal foi contratado por R$ 10 mil reais para executar os policiais com uma parte do dinheiro já adiantada e um marginal da região já se comprometeu que até o final de semana daria cabo da vida dos militares.

Desesperado, o promotor apela para que o comandante da Polícia Militar da Paraíba e o secretário de Segurança Claudio Lima, tomem as providências.

Ele quer que seja designado um delegado para acompanhar o caso, “pois a coisa é muito feia”.

Ele garantiu que tem provas que o Cabo Natanael está envolvido até a “espinha dorsal com a quadrilha”. “Esse homem está sujando e chafurdando com aquilo que nos combatemos”, disse.

Marinho Mendes descartou a possibilidade de policial fazer parte de um grupo de extermínio. Ele disse que os policiais os alvos dos bandidos porque contraria os interesses do dos criminosos.

“Eles são os alvos deles porque contraria os seus interesses. Não é um grupo de extermínio, é um grupo de covardes“, disparou.



Idoso de 83 anos estupra filha paraplégica ao ser deixado sozinho pela empregada.

Idoso de 83 anos estupra filha paraplégica ao ser deixado sozinho pela empregadaIndefesa, por estar paraplégica, Mariana (nome fictício) estava deitada na cama quando o pai, de 83 anos, a violou. A mãe da vítima ouviu tudo, mas não a pôde ajudar, porque está acamada. O idoso aproveitou a ausência da empregada que tomava conta da família para satisfazer os seus desejos sexuais. O homem acabou detido pela polícia e vai aguardar julgamento em prisão preventiva. O crime aconteceu em Portugal.

Em 2007, o idoso já tinha respondido em tribunal por ter abusado da filha, agora com 44 anos, e foi condenado. Mas como lhe foi aplicada uma pena suspensa, continuou a viver na mesma casa com a vítima. Depois de ter sido condenado, foi feita outra queixa por abusos sobre a filha. No entanto, o caso não seguiu para tribunal porque a vítima, amedrontada, não teve coragem para confirmar as novas violações às autoridades.

A Polícia acabou por libertar Mariana do pai violador, anteontem. O último abuso sexual aconteceu quando a empregada doméstica que cuida do casal e da filha se ausentou da habitação. ‘Sozinho’ em casa, o reformado aproveitou de imediato a oportunidade e dirigiu--se ao quarto, onde a filha permanece há anos deitada numa cama, violando-a.

Quando a empregada voltou à habitação, estranhou o comportamento de Mariana, que acabou por contar tudo o que se tinha passado. Chocada, a mulher alertou logo as autoridades.



IBGE: Metade dos paraibanos recebiam menos que salário mínimo em 2010; renda média é de R$ 412,00.

IBGE: Metade dos paraibanos recebiam menos que salário mínimo em 2010; renda média é de R$ 412,00O Censo Demográfico 2010 mostram que a desigualdade de renda ainda é bastante acentuada na Paraíba, apesar da tendência de redução observada nos últimos anos. Embora a média estadual de rendimento domiciliar per capita fosse de R$ 412 em 2010, 25% da população recebiam até R$ 166 e metade dos paraibanos recebia até R$ 222, menos do que o salário mínimo naquele ano (R$ 510).

Metade da população tem rendimento per capita de até R$ 222

O Censo Demográfico 2010 indica que, apesar de uma média de R$ 412, 25% das pessoas tinham rendimento médio nominal mensal domiciliar per capita de até R$ 166 e metade da população recebia até R$ 222, valor inferior ao salário mínimo em 2010 (R$ 510). Enquanto cerca da metade da população urbana recebia, em média, até R$ 255, nas áreas rurais esse valor era de aproximadamente R$ 135, Como os dados sobre rendimento ainda são preliminares, consideram-se apenas pessoas e domicílios com declaração de rendimento positivo, excluindo aqueles com renda zero ou sem declaração.

Entre os municípios das capitais, mantém-se a tendência histórica de melhores níveis de rendimento domiciliar per capita e, em João Pessoa, o valor médio foi de R$ 802, e metade de sua população tem rendimento per capita de R$ 383,00.

Na Paraíba, em termos de rendimento total (trabalho, aposentadorias, pensões, transferências etc.), os homens recebiam em média 37,5% mais que as mulheres (R$ 926 contra R$ 673) e metade deles ganhava até R$ 510. Na media salarial, os valores recebidos pelos homens eram igual ao recebido pelas mulheres (50%)

Percentual de pessoas consideradas pobres é maior nos municípios de médio porte

O Censo 2010 detectou que a incidência de pobreza era maior nos municípios de porte médio (10 mil a 50 mil habitantes), independentemente do indicador analisado[1].

Enquanto a proporção de pessoas que viviam com até R$ 70 de rendimento domiciliar per capita era, em média, 6,3% no Brasil, nos municípios de 10 mil a 20 mil habitantes esse percentual era o dobro (13,7%), e na Paraíba esse percentual chegou a 14,0% com mais da metade da população nesses municípios vivendo com até ½ salário mínimo per capita (58,1%).Já nas cidades com população superior a 500 mil habitantes, no caso específico de João Pessoa, menos de 3,7% viviam com até R$ 70 per capita e cerca de ¼ das pessoas vivia com até ½ salário mínimo de rendimento domiciliar per capita.


Taxa de analfabetismo cai, mas ainda chega a 21,9% na Paraíba

A taxa de analfabetismo na população de 15 anos ou mais de idade caiu de 29,7% em 2000 para 21,9% em 2010 de analfabetos nessa faixa etária, ao passo que os dados do Censo 2010 apontam 616,5 mil pessoas que não sabiam ler ou escrever, sendo que 49,,0% desse contingente eram de idosos.

A taxa nacional de analfabetismo para os adolescente e jovens entre 15 e 24 anos atingia 5,3% em 2010. No total de jovens nessa faixa etária na Paraíba 36,8 mil disseram não saber ler e escrever, contra 2,7 mil jovens residentes na Capital paraibana que não sabiam ler e escrever 2,1%.

Nas capitais, os percentuais de crianças de 10 anos de idade que não sabiam ler ou escrever eram mais baixos que no conjunto do estado, em especial no Nordeste. Em São Luis (6,1%) e em Teresina (4,9%), a proporção de crianças nesta situação era 2,5 vezes inferior à dos respectivos estados, Maranhão (16,4%) e Piauí (13,7%). A pior situação foi encontrada em Maceió, com 11,6%, embora seja melhor que no estado de Alagoas como um todo (17,8%). Em João Pessoa, ficou bem abaixo da média nacional, com 2,1%.



Governo conclama Fisco a voltar ao Trabalho; sindicato diz que tendência é aceitar proposta.

A Greve dos servidores do Fisco já tem mais de um mês e para tentar sensibilizar a categoria a voltar ao trabalho e aceitar a proposta de reajuste salarial em janeiro, data base de todos os servidores, o Governo do Estado emitiu uma Nota Oficial, onde conclama os auditores e os fiscais de renda a voltar ao trabalho.

Na nota, o Governo explica que já recebeu as lideranças da categoria “inúmeras” vezes, quando assumiu o compromisso de reajustar os salários na data base dos demais servidores pública no mês de janeiro, mas mesmo diante da proposta os servidores do Fisco cruzam os braços.

A nota também diz que os agentes do fisco as dificuldades financeiras e o “caos” financeiro que o Governo recebeu como “herença” da administração anterior, ponderando que a greve só tem dado prejuízos ao Estado, aos contribuintes e ameaça o aumento salarial de todos os servidores programado para janeiro.

Acrescenta que o Governo continua aberto ao diálogo, mas “sempre terá que resguardar a lei e a disponibilidade de recursos do tesouro e os interesses do Estado e tem que fazer o que é justo, mesmo que não seja o mais cômodo”.

A nota também diz que não é justo comprometer o aumento de todos os servidores por causa de uma categoria. “Não é justo tirar de quem tem pouco recebe para aumento antecipado de quem mais ganha”.

Por fim, o Governo conclama os servidores do Fisco a voltarem ao trabalho e diz que a greve não é contra o Governo, mas contra toda a Paraíba. E encerra dizendo que trata-se de “uma greve de poucos contra todos”.

Sindfisco

O presidente do Sindifisco, Vitor Hugo, disse que depois de mais de um mês parados e sem perspectiva de negociação, hoje existe uma tendência “majoritária” na categoria dos fiscais e auditores fiscais para aceitar a proposta do Governo e voltar ao trabalho.

Ele explicou que a categoria poderá aceitar o aumento em janeiro, no entanto, eles querem negociar um retroativo para ser desembolsado em duas parcelas durante o ano de 2012. Ele disse que o fato já foi relatado ao Secretário da Receita, Luzemar Martins, mas para surpresa deles o Governo mandou cancelar as negociações.

“Estamos desde o inicio do ano cedendo para encontrar um acordo, mas o Governo não cumpre com as definições acertadas, mesmo assim aceitamos a proposta discutida com Luzemar Martins, só que resolveram cancelar o acordo proposto”, comentou o presidente do sindicato, adiantando que a” categoria está apenas reivindicando o cumprimento de uma lei já aprovada, sancionada na Assembléia Legislativa e cumprida nas gestões anteriores”.



Preço do protetor solar tem variação de 78% em João Pessoa, diz Procon.

Preço do protetor solar tem variação de 78% em João Pessoa, diz ProconO Procon de João Pessoa realizou uma pesquisa de preço para orientar os consumidores na hora de comprar protetor solar. O levantamento mostrou uma variação de preço de até 78,6% em supermercados e farmácias pesquisadas na capital.

A maior diferença de preço foi verificada na unidade de 120 ml do Sundown com fator de proteção solar 30. O produto custa de R$ 21,50 a R$ 38,39. Com a diferença de preço, os consumidores podem economizar até R$ 16,89 a cada unidade adquirida.

A segunda maior variação entre o menor e maior custo foi encontrada na unidade de 120 ml do Sundown com fator de proteção 15. Os valores vão de R$ 15,80 a R$ 27,59, o que representa uma variação de 74,6%.

Já o menor custo na comparação entre todas as marcas e estabelecimentos pesquisados pelo Procon-JP está no protetor Nívea Sun – Litgh Feeling, que foi encontrado ao custo de R$ 15,29.



Depois de 7 horas de ocupação agricultores negociam e decidem sair da sede do Incra.

Os duzentos trabalhadores rurais das fazendas Quirino, em Juarez Távora e Linda Flor, em Mogeiro, situadas a 88 e 109 quilômetros de João Pessoa respectivamente, na região do Agreste paraibano, decidiram deixar a sede do Incra, na Paraíba, onde estavam desde as primeiras horas desta quarta-feira. Os trabalhadores saíram do prédio às 16h, depois de uma assembléia geral.

O superintendente regional, Lenildo Morais, disse que as duas reivindicações dos agricultores eram em relação à liberação de TDA’s - Títulos da Dívida Agrária - para as duas áreas. Apenas 60 trabalhadores de Linda Flor irão passar a noite na sede da autarquia, por questão de dificuldade de transporte para retornar à fazenda.

Lenildo explica que “o Incra já havia garantido a liberação de TDA’s para as duas áreas. No caso de Quirino, o problema foi a emissão dos títulos em nome do antigo dono, que faleceu antes de recebê-los. Mas, isso já foi corrigido. Em relação à fazenda Linda Flor, existe um decreto de desapropriação que se vence em março de 2012 e os posseiros solicitaram a liberação dos TDA’s ainda este ano. Isso também está garantido pelo Incra”, informou Morais.

Segundo João Luiz, um dos posseiros da fazenda Quirino, durante as sete horas que eles ficaram na sede do Incra tiveram total atenção do superintendente Lenildo Morais. “Ele nos deu uma atenção extra-ordinária. Conseguiu tirar dúvidas e resolver as pendências que nos trouxeram a fazer a ocupação da sede do Incra. Estamos retornando para nossas áreas na certeza de que teremos os problemas resolvidos e nos tornaremos donos da terra”, destacou João Luiz.

A fazenda Quirino tem 901 hectares, onde vivem 30 famílias de posseiros que lutam pela terra há 13 anos. A área representa um dos mais importantes conflitos por terra do estado. A fazenda Lida Flor tem 940 hectares, que irão comportar 37 famílias, depois que for transformada em assentamento da reforma agrária.



Mulher envia fotos eróticas para seduzir amigo do filho de 16 anos e é banida da internet.

Mulher envia fotos eróticas para seduzir amigo do filho de 16 anos e é banida da internetLori Darling, 38, foi declarada culpada de tentar seduzir um colega de classe de seu filho, de apenas 16 anos, praticando o sexting, ato de enviar mensagens ou fotos sexualmente explícitas. Ela foi condenada a cinco anos de liberdade vigiada e proibida de usar a internet. Além disso, ela não pode ter contato com crianças que não seus próprios filhos e só pode enviar mensagens de texto para membros de sua família.

As investigações revelaram que Darling era "companheira de caminhada" da mãe do adolescente e o conheceu enquanto voluntariava na escola do filho em Katy, Texas. Os dois trocaram mensagens no Facebook antes que ela enviasse as fotos que foram descobertas pelos pais do jovem. Darling foi presa duas semanas depois.

A corte em Houston entendeu que Darling apresenta problemas mentais e decidiu que bani-la da internet seria mais correto do que mandá-la para a cadeia. Ainda assim, caso contrarie as condições da Justiça, a mulher poderá ser condenada a até 10 anos de prisão.

Michael Nassif, o advogado de Darling, leu citações dela durante o julgamento. "Boas pessoas tomam decisões ruins". disse. "Eu estou assumindo minha decisão ruim na frente de vocês. Cada ação tem sua consequência e eu estou assumindo minha responsabilidade por elas."



Datena diz que não gosta do tipo de programa que apresenta na Band.

Datena diz que não gosta do tipo de programa que apresenta na Band
Entrevistado do programa Adnet ao Vivo, do Multishow, José Luiz Datena revelou que não gosta do tipo de programa que apresenta na TV. “Eu não gosto do que eu faço. Eu odeio. Faço porque ganho uma p... grana e dá audiência. Se eu não fizer, a Band me manda embora”, disparou ele, que contou ter sido modelo fotográfico aos 20 anos.

Ele ainda discursou sobre o sucesso trazer solidão e lamentou não ter acompanhado o crescimento dos filhos, por causa do trabalho.



Começa negociação para retratar vida de Michael Jackson ao cinema.

O fundo fiduciário de Michael Jackson estabeleceu os primeiros contatos com uma produtora de Hollywood para estudar a possibilidade de levar a vida do artista ao cinema, informou  o site da revista Variety.

O advogado John Branca, gerente da herança de Jackson, designado pelo próprio cantor em seu testamento, foi o encarregado de contatar a companhia Montecito Picture Company, de Ivan Reitman e Tom Pollock, que se encarregaria da produção e financiamento do projeto.

O site antecipou que o filme só cobriria determinados períodos da vida de Jackson.

Pollock confirmou à "Variety" que ambas partes começaram a conversar sobre o projeto, mas ainda não chegaram a um acordo.

O fundo fiduciário está atualmente envolvido com o espetáculo do Cirque du Soleil "Michael Jackson: The Immortal World Tour", e portanto não haveria pressa para dar sinal verde ao projeto cinematográfico.



Ministério Público pede cem anos de prisão para Prefeito.

Ministério Público pede cem anos de prisão para PrefeitoO chefe do Ministério Público Estadual em Alagoas, Eduardo Tavares Mendes, apresenta hoje ao Tribunal de Justiça pedido de prisão contra o prefeito da cidade de Traipu (sertão alagoano), Marcos Santos (PTB) - foto ao lado, e mais 17 funcionários da prefeitura. Ao prefeito, o MP pede mais de cem anos de cadeia.
Lupi dará explicações amanhã em comissão do Senado.

Lupi dará explicações amanhã em comissão do SenadoO ministro do Trabalho, Carlos Lupi, comparecerá, às 9h30, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, para tentar explicar as recentes denúncias de corrupção e tráfico de influência na pasta.

Lupi atende a requerimento de convite, aprovado na manhã de Ontem (16), do líder do PSDB, Álvaro Dias (PR). Não houve resistência por parte dos governistas e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) chegou a subscrever o requerimento junto com o tucano.

A situação de Lupi agravou-se nos últimos dias, depois que o presidente da ONG Pró-Cerrado, Adair Vieira, desmentiu o ministro, que afirmou na semana passada que não o conhecia e que também não havia viajado no jato alugado por Vieira.


Homem usa arma falsa para assaltar turistas em Cabedelo, na Paraíba - Veja foto!

Homem usa arma falsa para assaltar turistas em Cabedelo, na Paraíba - Veja foto!
Suspeito usou madeira, cano, faca e fita isolante para montar a arma de brinquedo.

Quatro turistas foram assaltadas a noite na Praia Formosa em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Elas foram abordadas por três homens e um deles usou uma falsa arma.

De acordo com o cabo Wedson, a Polícia Militar, elas estavam em uma praça quando os suspeitos anunciaram o assalto e fugiram com as bolsas das vítimas. Segundo o cabo, uma das vitimas é de Portugal, outra de Belo Horizonte (MG) e duas de Campina Grande (PB).

Uma das bolsas das mulheres e a arma de brinquedo foram encontradas nas proximidades da praça. De acordo com o cabo Wedson a réplica foi feita com madeira, faca, cano e fita. “Quando o homem puxou a arma, as mulheres não reagiram. No escuro ninguém vai saber se é de verdade ou mentira”, disse o cabo Wedson. A polícia realizou rondas pelo local, mas nenhum dos suspeitos foi detido.

Segundo o cabo Wedson, a orientação da polícia foi para que as mulheres registrassem um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. O blog Focopb Entrou em contato com a 7ª Delegacia Distrital em Cabedelo e até às 9h20 (horário local) desta quarta-feira (16) nenhuma queixa deste tipo havia sido registrada.



95% dos bairros de João Pessoa têm domicílios com casais homossexuais.

Pesquisa mostra que apenas três bairros de João Pessoa não têm casais que se declaram homossexuais. Isso significa que 95% dos bairros de João Pessoa têm domicílios sob responsabilidade de companheiros do mesmo sexo, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre moradores dos 718.919 domicílios registrados pelo IBGE na capital paraibana, 396 se declararam casais compostos por pessoas do mesmo sexo. Dos 63 bairros de João Pessoa, 38 têm até cinco domicílios nestes moldes segundo a apuração. Nos bairros de Expedicionários, Barra de Gramame e Penha, todos os casais se declararam heterossexuais.

Os bairros que mais têm residências com casais homossexuais são Mangabeira, Manaíra e Jardim Cidade Universitária, com 47, 25 e 20 declarantes, respectivamente. Porém, proporcionalmente, estes dois últimos passam na frente do líder, cada um com quase 1 domicílio com companheiros do mesmo sexo para cada 10 mil.

Os dados divulgados pelo IBGE foram levantados no último Censo Demográfico. Os resultados são dos Indicadores Sociais Municipais, que focam em temas como aspectos demográficos, educacionais (analfabetismo), de saneamento e do perfil de distribuição dos rendimentos, e dos dados da amostra, que trazem informações sobre fecundidade, nupcialidade, migração, escolarização, entre outros.



Vocalista da Banda Encantu's é baleada em tentativa de assalto na Paraíba.

Jordânia Silva, vocalista da banda Encantu's (Foto: Divulgação)

A vocalista de uma banda de forró da Paraíba foi baleada durante uma tentativa de assalto na madrugada da terça-feira (15) em João Pessoa. Em nota, a assessoria de imprensa da Banda Encantu's divulgou nesta quarta-feira (16) que Jordânia Silva foi atingida de raspão na região da nuca, chegou a ser levada a um hospital e medicada, mas agora se recupera em casa.

Conforme a assessoria, a tentativa de assalto aconteceu quando a cantora saía de uma casa de recepções na Zona Sul de João Pessoa. Ela dirigia o carro ao lado do noivo e disse ter sido surpreendida por criminosos quando passava próximo à comunidade do Timbó, localizada no bairro dos Bancários.

Assustada, a vocalista acelerou o carro e conseguiu evitar o assalto, mas foi atingida por um tiro disparado pelos suspeitos. Conforme a assessoria, a bala não chegou a perfurar o crânio. A cantora foi atendida no Hospital de Ortotrauma de Mangabeira, bairro vizinho ao local onde ocorreu o crime. A assessoria de imprensa informou que foi prestada queixa na 9ª Delegacia Distrital, também em Mangabeira, mas a Polícia Civil não forneceu detalhes sobre as investigações.

Devido ao ferimento, a cantora não vai cumprir a agenda da banda neste fim de semana. Os outros cantores do grupo, Carlinhos Caiçara e James Sousa, participarão de apresentações em cidades no estado de São Paulo de 18 a 21 de novembro.



Com dois votos contra e um a favor, julgamento de ilegalidade da greve do Fisco é adiado.

Acabou agora a pouco a sessão desta quarta-feira (16) do Tribunal de Justiça que abriu o julgamento da ação declaratório de ilegalidade da greve do Fisco movida pelo Governo do Estado. O desembargador Nilo Ramalho pediu vista do processo para se aprofundar mais antes de votar. Por conta disso, será feita uma próxima sessão dentro de uma semana.

O relator Ricardo Vital votou favorável a legalidade do movimento. O desembargador Aloísio Bezerra fotou favorável a ilegalidade e foi acompanhado pelo desembargador Luís Silvio Júnior. Bezerra declarou em sua justificativa do voto que "a greve tem uma conduta homicída e abusiva que gera muitas perdas para a sociedade",

O desembargador ainda determinou que o movimento termine imediatamente sob pena de multa diária de R$ 300 mil.

Enquanto isso a greve do Agentes ficais vai continuar, pelo menos até a próxima sessão.



Mostra de Cinema e Direitos Humanos exibe nove filmes nesta quarta em João Pessoa.


A 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul inicia o segundo dia do festival e vai exibir nove filmes nesta quarta-feira (16). Os curtas e longas metragem são produções tanto do Brasil, como de outros países sul-americanos, como Argentina, Peru e Bolívia.

As sessões começam as 14h e têm classificação indicativa a partir de 10 anos de idade.

Cerca de trezentas pessoas compareceram a abertura da Mostra de Cinema e Direitos Humanos nesta terça-feira (15) na Usina Cultural da Energisa.



Denúncias sobre irregularidades na aquisição de livros não atinge o governo, diz Hervázio.

Denúncias sobre irregularidades na aquisição de livros não atinge o governo, diz HervázioO líder do governo na Assembleia, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), disse nesta quarta-feira, 16, que as recentes denúncias de irregularidades na aquisição de livros didáticos pela prefeitura de João Pessoa não atingem o governo Ricardo Coutinho (PSB).

“Não cabe instauração de CPI, como está propondo a oposição. Esse assunto é para ser tratado no âmbito da Câmara Municipal. Desconheço detalhes sobre o que foi feito, mas é um assunto para ser tratado pela prefeitura sob a fiscalização Câmara”, ratificou Hervázio.

O deputado Já Janduhy Carneiro (PPS) afirmou que está encaminhando requerimento ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. “Essa compra a gráfica HTC no valor de onze milhões de reais precisa ser analisada pelo Tribunal de contas, porque excluiu outras gráficas, que foram prejudicadas”, declarou Janduhy.



Incra é ocupado por mais de 200 sem-terra; grupo bloqueou portão do prédio e a polícia está no local.

Mais de 200 pessoas da Comissão Pastoral da Terra (CPT) ocuparam a sede do Incra (Istituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) por volta das 9h20 desta quarta-feira (16) no Bairro dos Estados. Neste momento (11h20) a superintendência está avaliando as reivindicações do grupo e a polícia se encontra no local para garantir a segurança das pessoas.

Segundo a polícia, os sem-terra chegaram à sede por volta das 8h30 e armaram fogueiras em frente ao prédio, mas não atearam fogo. Depois que o grupo entrou no prédio, alguns deles bloquearam o portão principal, para impedir que as pessoas possam entrar ou sair.

A assessoria de imprensa do Incra informou que os manifestantes encontram-se espalhados dentro do prédio, pelos corredores. Segundo a assessoria, a CPT está reivindicando a conclusão de um processo que está na Justiça a respeito da Fazenda Quirino Caiçara. O Incra havia feito um acordo com a Comissão, mas ainda falta uma liberação para que possa acontecer a aquisição da fazenda.



Conta de luz segundo horário de consumo só deve sair em 2012.

Conta de luz segundo horário de consumo só deve sair em 2012A resolução que estabelece a implantação de medidor eletrônico para permitir a cobrança de tarifas de energia elétrica diferenciadas de acordo com o horário de consumo deverá ser aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) só em 2012.

A audiência pública sobre a proposta foi encerrada em janeiro. A previsão era de que a votação ocorresse em maio deste ano, mas contribuições ainda estão sendo avaliadas pela área técnica da agência e não há previsão de deliberação da matéria.

A cobrança de tarifas diferentes conforme o horário, que já é adotada no serviço de telefonia, vai possibilitar que os consumidores residenciais controlem melhor o uso da energia elétrica, evitando a utilização de alguns tipos de aparelhos em horários em que a tarifa é mais cara. Também poderá evitar a sobrecarga do sistema elétrico nos horários de maior consumo.

Segundo a proposta da Aneel, as tarifas de energia devem se divididas em pelo menos quatro horários, e os valores da energia devem ser informados ao consumidor.

Além da cobrança diferenciada, a instalação de medidores eletrônicos de energia vai permitir que os usuários tenham acesso a informações sobre o consumo e o fornecimento de energia e possibilitar a comunicação remota entre consumidor e distribuidora.

O prazo para a implantação dos novos relógios de medição pelas distribuidoras deverá ser de 18 meses depois da publicação da resolução.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a Aneel deve exigir das concessionárias investimentos de infraestrutura para atender à demanda e não cobrar a mais do consumidor pelo uso da energia no horário de maior consumo.

"A intenção da proposta é interessante, porque obriga o consumidor a racionalizar a energia e utilizá-la de maneira inteligente nos momentos em que tenha maior demanda, mas o Idec é contrário a qualquer tipo de aumento na tarifa", diz a advogada da entidade, Mariana Ferreira Alves.

Ela avalia que é preciso uma política de descontos na fatura para quem usa a energia em horários alternativos, e não cobrar mais caro de quem utiliza quando a demanda é maior. "Até porque há pessoas que trabalham o dia inteiro e só pode tomar banho naquele horário. Ela não pode ser punida com uma tarifa mais alta."

PROJETO DE LEI

Na Câmara dos Deputados, um projeto de lei do deputado federal Weliton Prado (PT-MG) proíbe as concessionárias de energia elétrica de cobrar tarifas diferenciadas por horário do consumo, mas permite que as empresas concedam descontos para quem reduzir o consumo em horários de pico.

O projeto tramita em caráter definitivo na Comissão de Defesa do Consumidor, mas antes da decisão dos deputados deve ser realizada uma audiência pública sobre o assunto.



Tumulto no Trauma: Desconhecido joga bomba dentro do hospital e carro é atingido.

Tumulto no Trauma: Desconhecido joga bomba dentro do hospital e carro é atingido
As polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros estão neste momento dentro do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A informação é que um desconhecido teria jogado uma bomba no estacionamento da unidade de saúde.

O artefato teria explodido e atingido um veículo. Até agora a polícia ainda não sabe informar se o homem que jogou a bomba estava fora ou dentro do hospital.




Célula-tronco de coração recupera danos em primeiro teste.

Pela primeira vez, foi testado em humanos o transplante de células-tronco, retiradas do próprio coração, para combater a insuficiência cardíaca. E a estratégia teve bastante sucesso.

O uso de células-tronco aumentou a capacidade de o coração bombear sangue e fez com que o tecido afetado pelo infarto, considerado morto, conseguisse se regenerar.

Como os tratamentos atuais não resolvem esse problema, conseguir a reparação é "a busca pelo Santo Graal", segundo Luís Henrique Gow-dak, médico-assistente do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular e coordenador clínico dos estudos de terapia celular em cardiopatias do InCor (Instituto do Coração da USP).

"Nosso entendimento era de que o miocárdio morto tinha capacidade de regeneração inexistente. O trabalho desafia esse conceito, é um marco. Provou que essa recuperação é possível e não traz efeitos adversos", afirma.

O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Louisville e de Harvard, nos EUA, foi publicado na revista médica "Lancet".

Existem vários tipos de células-tronco, todas conhecidas por causa da capacidade de assumir a função de diversos tecidos. As do coração ajudam a formar as várias partes do órgão.

Em 14 pacientes (entre 16 que fizeram o autotransplante de células-tronco), foi observada, depois de quatro meses, uma redução de 25% do tamanho da área de músculo morto, medida por ressonância magnética.

Todos os voluntários já tinham sofrido infarto do miocárdio e feito ponte de safena -foi na cirurgia, inclusive, que as células-tronco foram retiradas do átrio.


Mobilidade Urbana: obras para a Copa receberam apenas 1,3% do previsto.

As obras de mobilidade urbana são parte importante do legado que ficará para os brasileiros depois da Copa do Mundo de 2014. Mesmo com tamanha importância e relevância para o bom andamento do megaevento, em termos orçamentários, o setor não deu o ponta pé inicial. A rubrica “mobilidade urbana”, administrada pelo Ministério das Cidades (MC), desembolsou apenas 1,3%, dos quase R$ 650,2 milhões previstos para serem aplicados este ano. Desconsiderando os dispêndios com os “restos a pagar”, compromissos assumidos em gestões anteriores, apenas 0,02% foram realmente pagos.

O objetivo do programa é promover a melhoria da mobilidade urbana, de forma sustentável, favorecendo os deslocamentos não-motorizados e o transporte coletivo, na tentativa para reduzir os efeitos negativos da circulação urbana que assolam as principais capitais brasileiras.

Além disso, as obras devem contribuir para a melhoria da prestação de serviços de transporte metro-ferroviários, por meio da modernização e expansão dos sistemas vinculados ao transporte público. Passados dez meses, o Ministério afirma que vai gastar todos os recursos previstos para o ano. (veja tabela)

No mês de outubro o Contas Abertas entrou em contato com o Ministério das Cidades para questionar sobre o ritmo de investimentos do programa de mobilidade urbana. Na época, a Pasta informou que da dotação prevista, 92%, equivalente a R$ 597,5 milhões referiam-se a emendas parlamentares, que estavam contingenciadas, mas que o desembolso tradicionalmente ocorreria nos últimos meses do exercício.

Questionados sobre a preocupação em relação ao possível atraso das obras do setor, a Pasta afirmou que o cumprimento aos prazos estabelecidos é a maior preocupação do GECOPA, Grupo Executivo de acompanhamento das ações relativas à Preparação e à Realização da Copa do Mundo de 2014, lançado pela Advocacia-Geral da União e o Ministério dos Esportes. A equipe trata das diversas questões jurídicas que possam afetar as atividades relacionadas à Copa do Mundo.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) vem criticando a atual infraestrutura de mobilidade urbana das cidades-sede da Copa. No começo da semana o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, em debate na Comissão Especial que discute a Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados, resumiu a situação: “Estamos atrasados e não podemos perder mais um dia. Nós, da Fifa, viajamos para as 12 cidades-sede e se deslocar em São Paulo, por exemplo, é um pesadelo”. Além disso, Valcke ressaltou que a Copa das Confederações de 2013 será um grande teste para a Fifa, mas será tarde para fazer alguma mudança fundamental.

Ações também estão paradas

A concentração dos recursos nos restos a pagar de gestões anteriores paralisou atividades importantes. A principal ação do programa de mobilidade urbana, “apoio a projetos de sistemas de transporte coletivo urbano”, desembolsou somente R$ 45,2 mil, dos cerca de R$ 59,4 milhões que estão autorizados para 2011. A preocupação com o projeto fica ainda maior quando analisado o montante que ainda resta a pagar, quase R$ 13,7 milhões.

O projeto dá apoio técnico e financeiro à implantação de sistemas que priorizem a circulação dos transportes coletivos nas cidades de médio e grande porte, promovendo a acessibilidade universal e a integração com os meios não motorizados. As ações devem proporcionar a implantação ou melhoria de abrigos, terminais de transbordo de passageiros, segregação de vias, faixas exclusivas, corredores e túneis dos modais e aquisição de rodantes sobre trilhos e pneus.

Outra ação que ainda não evoluiu este ano foi o projeto de implantação da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que deve viabilizar o acesso alternativo da população da Zona Sul para o Centro da cidade. Dos R$ 60 milhões previstos para a atividade neste ano, nada foi utilizado. Entretanto, já existem cerca de R$ 19,8 milhões de restos a pagar não processados, ou seja, obras das gestões anteriores que ainda não foram pagas.

A nova linha vai atender uma área onde os meios de transportes encontram-se totalmente saturados. Dessa forma, deve proporcionar maior acessibilidade e mobilidade à população por meio de transporte seguro, rápido e pontual, com capacidade para milhares de passageiros por dia. A construção dessa linha aumenta em importância com a perspectiva da Copa de 2014, e por se tratar do Rio de Janeiro, das Olimpíadas de 2016, quando o transporte de massa para atender a região será obrigatório.
 
 
 
 
POSTADO POR EQUIPE FOCOPB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário