5 de novembro de 2011

FOCO NOTICIAS

Polícia encontra corpo de homem em poço as margens do Rio Paraíba, em Santa Rita-PB.

A polícia encontrou na noite dessa sexta-feira (04), o corpo de um homem as margens do Rio Paraíba, em Santa Rita-PB, nas imediações de um posto de Gasolina próximo ao Posto da Operação Manzuá, na saída para Cruz do Espírito Santo.

O homem foi identificado por Wanderley da Silva, de 30 anos e segundo informações de algumas pessoas que conheciam o rapaz, ele estava bebendo com amigos num local denominado areal e tomando banho numa lagoa formada pela retirada da areia.

Wanderley teria sumido e quando foi encontrado estava morto dentro da água do poço. A suspeita é que ele tenha se afogado. O corpo foi levado para o Gemol. Parentes dele estiveram no local e informaram que ele estava desempregado, mas não tinha envolvimento com drogas e nunca teve problema com a polícia.


Ex-presidiário é executado a tiros a poucos metros de sua residência em Santa Rita-PB.

Ex-presidiário é executado a tiros a poucos metros de sua residência em Santa Rita-PBO ex-presidiário Jonas Cosmo da Silva, 36 anos, mais conhecido por “ Jonas da Tatuagem”, foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (4) no município de Santa Rita-PB, região metropolitana de João Pessoa.

Segundo informações da polícia, a vítima estava em casa na companhia da mulher no conjunto Marcos Moura quando recebeu uma ligação no celular. Depois que desligou o telefone, Jonas Cosmo saiu para atender ao chamado.

Ao chegar à esquina da rua onde morava o ex-detento foi atingido com vários disparos. A esposa dele escutou os tiros e quando correu para ver o que tinha acontecido encontrou o companheiro morto no meio da rua.

A Polícia Militar foi acionada e ainda realizou investigações e buscas, mas os assassinos não foram presos. Durante as investigações, a polícia descobriu que Jonas Cosmo da Silva era usuário de drogas e há dois anos tinha saído do presídio.


Anonymous prometeu ataque ao Facebook no dia 5/11; será que vai cumprir?

Anonymous prometeu ataque ao Facebook no dia 5/11; será que vai cumprir?Em agosto deste ano, um dos grupos hackers mais famosos da internet, o Anonymous, conhecido por derrubar o site da Sony e diversas páginas governamentais, prometeu derrubar o Facebook. O ataque à rede social estaria programado para o dia 5 de novembro, mas será que o grupo cumprirá a promessa?

Na época, a operação foi denominada "OP_FB" (Operação Facebook, em português) e tem como propósito "punir" a rede social por abusar da privacidade de seus usuários. Depois do anúncio, feito por meio de diversos vídeos colocados no Youtube, o grupo não tocou mais no assunto.

De acordo com informações do site Mashable, o aviso teve seu lado bom e seu lado ruim. O bom é que o grupo costuma usar as ameaças e avisos para fazer com que as pessoas pensem sobre os alvos, mas sem atacá-los de verdade. O lado ruim é que o grupo tem a capacidade e habilidade para derrubar seu novo alvo facilmente.

O dia 5 de novembro foi escolhido por ser o Dia de Guy Fawkes, feriado do Reino Unido quando se comemora a falha no plano de explodir o Parlamento Britânico e matar o rei James I, feito por alguns conspiradores, incluindo Fawkes, em 1605. Ou seja, neste dia é comemorada a salvação da vida do rei.

Mesmo que o Anonymous não ataque o Facebook, os avisos fazem você pensar na quantidade de dados de usuários que a rede de Mark Zuckerberg possui. E, você, acha que o Anonymous cumprirá a promessa de derrubar a rede social ou somente os avisos bastam? Dê sua opinião!


O Globo levanta nova suspeita sobre posse de Cássio no Senado.

O  jornal O Globo, levantou em sua coluna desta sexta-feira (4) a suspeita de que o adiamento da posse de Cássio Cunha Lima (PSDB) no Senado foi uma manobra de José Sarney, presidente da Casa. Veja coluna:

Saga
Depois de ter sua posse no Senado adiada 12 dias, por manobra do presidente José Sarney (PMDB-AP), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) vai ter que esperar mais um dia, porque a data coincidia com um seminário do PSDB.

De castigo
Com a diplomação dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP) autorizada pelo STF, agora só falta a análise do caso do senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Eles tinham sido barrados pela Lei da Ficha Limpa.




Conheça o cigarro feito para combater o vício ao fumo.

Uma empresa dos Estados Unidos está se tornando famosa no ramo da fabricação de cigarros. Mas eles não são apenas um grupo lucrando milhões com doenças de pulmão dos clientes: o cigarro é fabricado para diminuir o vício das pessoas.

A companhia “22nd Century Group”, baseada no estado de Massachussets (EUA), detém 98% da patente de um produto revolucionário. É um cigarro feito com tabaco geneticamente modificado. O sabor, a textura e a sensação proporcionados por esse cigarro são iguais à de qualquer outro. Mas ele tem 97% a menos de nicotina.

A nicotina não apenas é responsável por muitos casos de câncer de pulmão, como também está ligada aos processos químicos no cérebro que dão origem ao vício por cigarros. A criação de um cigarro que “simula” o fumo normal, mas contém quantias irrisórias de nicotina, proporciona uma vantagem dupla. Além de fazer com que as pessoas abandonem pouco a pouco o vício de fumar, diminuem desde o início os impactos negativos no organismo.

A expansão desse cigarro pelos centros comerciais dos EUA faz parte de um pacote de medidas do governo norte americano para reduzir o vício ao fumo. Alguns estudos que visam combater o problema vão receber incentivos de até 2,5 milhões de dólares no próximo ano.

Uma das pesquisas, que começa ainda esse ano, vai acompanhar 500 fumantes nos próximos seis meses. Todos eles vão passar a fumar apenas este cigarro com tabaco geneticamente modificado, e o objetivo dos testes é verificar os efeitos da novidade a longo prazo. Para manter os participantes fumando por todo esse tempo, foram encomendados nada menos de que 1,5 milhões dos novos cigarros.

Além das medidas de incentivo a pesquisa, o governo está buscando medidas para estimular a fabricação e a venda deste produto no futuro. Um órgão oficial, a Food and Durgs Administration (o FDA, que fiscaliza a fabricação de gêneros alimentícios e medicamentos), declarou em relatório recente que 20% dos americanos são fumantes.

Os métodos mais conhecidos para parar de fumar, como explica a entidade, incluem adesivos, fumo de mascar e pastilhas, além de um cigarro “eletrônico” que visa simular a sensação do fumo. Segundo o FDA, nenhum destes mecanismos foi capaz de baixar a taxa de fumantes, que se mantém nestes mesmos 20% desde 2004. Os médicos acreditam que seja o momento de dar chance a esse novo método, e aplaudem o grande volume de incentivo financeiro para novas pesquisas.



Por que ficamos arrepiados e temos calafrios quando estamos com medo?

Por que ficamos arrepiados e temos calafrios quando estamos com medo?Ficamos arrepiados quando estamos com medo pelo mesmo motivo que os gatos ficam com os pelos eriçados quando se sentem ameaçados. O princípio disso é que, se achamos que seremos atacados, tentamos parecer os maiores possíveis. As pessoas não têm tantos pelos quanto os gatos, mas os arrepios são um resquício de quando éramos peludos.

O ato de arrepiar os cabelos em si começou como uma resposta ao frio. Quando nosso cabelo fica arrepiado, ele forma uma camada de ar isolante ao redor do corpo. Mas, em algum ponto da história, milhões de anos atrás, alguns de nossos antepassados assustaram supostos atacantes arrepiando os cabelos, e isso lentamente foi estabelecido como um mecanismo útil de defesa.

A herança dessa resposta fisiológica explica porque o medo está associado ao frio. Ficar com o cabelo em pé era inicialmente uma questão de temperatura, e só depois se relacionou com o medo, mas ainda sim você pode ter arrepios na espinha quando sente que algo ruim pode acontecer.

Quando nossas expectativas são derrubadas, podemos sentir calafrios também. Eles podem surgir quando temos algum tipo surpresa ou emoção intensa, até mesmo com músicas, na mudança de volume, ou quando o cantor começa a cantar. As pessoas também costumam ter calafrios nas tonalidades tristes das canções. Uma das hipóteses é que certos tons imitam um “grito de separação humana” que nos lembram, mesmo que inconscientemente, a perda de um ente querido, resultando em arrepios.

Mesmo ouvindo a mesma música sempre, a pessoa pode ter calafrios ouvindo a mesma passagem por muitas vezes. Isso acontece porque o cérebro pode tolerar milhares de alarmes falsos a fim de nos proteger em uma ocasião em que o alarme é real.

É por isso que quando sabemos que estamos seguros vendo um filme de terror, por exemplo, os alarmes falsos podem ser uma fonte de prazer. Uma parte do nosso cérebro está dizendo “Ai meu Deus, vou morrer!”, mas a parte consciente está dizendo que está tudo bem. Os arrepios, neste caso, fazem com que nos sintamos bem.



Cirurgia cosmética pode transformar olhos castanhos em azuis permanentemente.

Cirurgia cosmética pode transformar olhos castanhos em azuis permanentementeSempre sonhou em ter olhos azuis, mas não suporta usar lente de contato? O Dr. Gregg Homero pode ter uma solução: ele alega que seu novo tratamento “Lumineyes” poderia ser uma alternativa permanente para lentes de contato coloridas.

Olhos castanhos, o tipo mais comum em todo o mundo, aparecem por causa da camada de pigmento na frente de seus olhos.

Pessoas com olhos azuis também têm melanina, mas ela fica concentrada na parte de trás da íris, ao invés da frente, ou seja, o olho absorve comprimentos de onda mais longos de luz sem refletir os mais curtos.

O tratamento usa um laser para remover a melanina, o pigmento marrom, a partir da camada superior da íris; sendo assim, ele é substituído pela cor azul dentro de 2 a 3 semanas após o procedimento. O processo é irreversível, porque a melanina não volta a crescer e não pode ser substituída.

Segundo o Dr. Homero, a operação cosmética custaria cerca de 8.410 reais e pode estar disponível em países fora da América dentro de 18 meses. Porém, parece que os ensaios clínicos ainda não foram concluídos.

Será que isso tem algum perigo? A opinião do médico parece ser 100% favorável. “Um olho azul não é opaco, você pode vê-lo a fundo, enquanto um olho castanho é muito opaco. Eu acho que há algo muito significativo sobre a ideia de ter as janelas abertas para a alma”, diz, poeticamente.



Não consegue dormir bem? Solidão pode ser a culpada.

Segundo um novo estudo, sentir-se isolado e desconectado das pessoas ao seu redor pode impedir que você tenha uma boa noite de sono, mesmo que você não estiver ciente disso.

A pesquisa sugere que pessoas que se sentem solitárias tendem a experimentar mais agitação noturna e interrupções do que seus colegas mais bem ajustados.

Em parte, isso pode explicar por que a solidão tem sido associada com problemas de saúde como pressão alta, doenças cardíacas e depressão.

“Em experimentos de laboratório, quando as pessoas são intencionalmente acordadas várias vezes, isso parece ter efeitos sobre seu metabolismo. A sensibilidade à insulina cai, quase sugerindo que um sono ruim poderia colocá-los em maior risco de diabetes tipo 2, por exemplo”, explica a pesquisadora Lianne Kurina, professora de epidemiologia na Universidade de Chicago, EUA.

No estudo, a ligação entre solidão e interrupções de sono persistiu mesmo após os pesquisadores levarem em conta estado civil e tamanho de família.

Isso ressalta uma importante distinção entre a solidão e o isolamento social: a quantidade de pessoas que sentem solidão, em última análise, depende de como elas percebem sua situação social, e não da situação por si só.

“Pode haver pessoas com muitas conexões sociais que se sentem terrivelmente solitárias, e, por outro lado, há pessoas com relativamente pequenas redes sociais que se dão muito bem”, diz Kurina. “Diferentes pessoas têm diferentes necessidades em termos de relacionamentos – e é o espaço entre o que você quer e o que você tem que pode se transformar em solidão”.

Os 95 participantes do estudo tinham fortes conexões sociais, e faziam parte de uma comunidade muito unida, rural, em South Dakota, EUA. No entanto, mesmo pequenas diferenças em seus graus de solidão tiveram um impacto sobre seu sono.

Os participantes relataram quantas vezes sentiam a falta de companheirismo, se sentiam deixados de fora, ou isolados dos outros, etc. Os pesquisadores usaram essas respostas para criar uma escala de solidão padrão.

Então, por uma semana, os participantes usaram um dispositivo de pulso à noite que registrava o movimento do corpo e a perturbação do sono.

Cada aumento de um ponto na escala de solidão foi associado com um aumento de 8% em perturbações do sono e inquietação, mesmo quando os cientistas controlaram para idade, sexo, índice de massa corporal, distúrbio respiratório conhecido como apneia do sono, e emoções negativas como depressão, ansiedade e estresse.

A solidão não pareceu influenciar a qualidade do sono ou sonolência diurna, no entanto. Mais pesquisas serão necessárias para determinar se estas perturbações de baixo nível podem ter efeitos sobre a saúde, semelhantes aos observados em experimentos quando os voluntários são acordados, mas parece plausível que as consequências de saúde sejam comparáveis.

Segundo os pesquisadores, faz sentido que alguém que se sente sozinho e vulnerável possa acordar mais facilmente durante a noite, já que os primeiros seres humanos podem ter evoluído esta tendência para se proteger contra ameaças em potencial.

Mesmo agora, sentimentos de solidão podem ser saudáveis, pois eles podem encorajar os seres humanos a fazer conexões sociais. No entanto, problemas podem surgir se a solidão se tornar crônica.

“As pessoas muito solitárias, que sentem isso há um bom tempo, podem começar a esperar rejeição, até o ponto onde se torna uma profecia autorrealizável”, diz Kurina. Por esta razão, não é sempre útil dizer a alguém que se sente isolado e inseguro para apenas fazer amigos, arrumar um animal de estimação, ou procurar um amor.

Então, o que um coração solitário deve fazer?

Começar a reconstruir suas relações sociais de uma forma emocionalmente segura. “Envolver-se em situações onde você não está, necessariamente, esperando que as pessoas lhe ‘deem’ algo, mas onde você é o que dá – como voluntariado, ou reuniões de interesse comum, como grupos de leitura”, diz a pesquisadora. “Aos poucos, você começará a ver o mundo – e seus relacionamentos – de uma forma mais positiva”.



GUARABIRA: Prefeita Fátima Paulino tem contas de 2009 aprovadas pelo TCE.

GUARABIRA: Prefeita Fátima Paulino tem contas de 2009 aprovadas pelo TCEAs contas da Prefeitura de Guarabira, referente ao exercício de 2009, foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado. O ano passado, o TCE-PB aprovou as contas de 2008 da prefeita Fátima Paulino.

Em contato com a nossa reportagem, a prefeita Fátima Paulino disse que a aprovação de suas contas representa mais uma carta de crédito da corte estadual de contas à administração municipal.

Fátima disse ainda que toda vez que o TCE aprova uma de suas contas, como fez com o exercício de 2009, lhe impõe mais responsabilidade para continuar aplicando o dinheiro do povo de Guarabira com honestidade, a exemplo do praticado desde janeiro de 2005.

A primeira gestão da prefeita Fátima Paulino, compreendida de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, teve todos os exercícios financeiros aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.



SAPÉ: Município ganhará em 2012 o segundo Shopping do Brejo paraibano.

SAPÉ: Município ganhará em 2012 o segundo Shopping do Brejo paraibanoDepois de Guarabira-PB, confirmar a construção de seu primeiro shopping center, a cidade de Sapé, também no Brejo paraibano, será a sede do segundo shopping da região.

Com 1,2 mil empregos, o Havilá Open Mall será voltado para o setor de confecções, calçados e acessórios, com ênfase no atacado. As obras começaram nesta semana e têm previsão de conclusão da primeira etapa, compreendida por 70 lojas, em até um ano. A obra completa deve ser entregue até o final de 2013.

Serão 250 lojas, sendo que 170 serão voltadas a atacadistas do setor da confecção e as outras farão parte de uma praça de alimentação com 20 lanchonetes e dois restaurantes, e de um centro de serviços que englobará bancos, lotérica, cinemas, consultórios médicos, além de espaços para exposições e eventos. O shopping terá 600 vagas de estacionamento e a estimativa de investimento é de R$ 40 milhões.

Segundo o diretor financeiro do empreendimento, Rogério Miranda, o shopping tornará a cidade um polo do segmento de confecções e calçados para mais de 1 mil cidades, em um raio de 800 km.

“Não há nenhum empreendimento parecido aqui no Estado, então ele deve trazer muitos investimentos para seu entorno. Toda a região se beneficiará do desenvolvimento, que inclui a geração de emprego e renda, a atração de indústrias do setor e de empresas de logística”, diz Miranda.



Secretário de Saúde da PB é multado por descumprimento de ordem judicial.

Secretário de Saúde da PB é multado por descumprimento de ordem judicialO secretário estadual da Saúde, Waldson de Souza, e o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, serão punidos, cada um, com multa diária de R$ 10 mil por descumprimento à ordem judicial que os obrigava a remanejar dinheiro da propaganda institucional do governo para a compra de medicamentos contra o mal de Alzheimer.

A determinação foi feita pela juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, da 5ª Vara da Fazenda Pública da capital no dia 28 de setembro deste ano. De acordo com os autos, os dois auxiliares do governo foram intimados pessoalmente sobre a decisão no dia seguinte e deveriam tê-la cumprido imediatamente.

No entanto, até ontem, a ordem da magistrada ainda não havia sido obedecida, segundo o promotor da Saúde, João Geraldo Carneiro Barbosa, que é o autor da ação e que já pediu à Justiça a execução da penalidade.

Se a multa for aplicada, de forma retroativa, a partir do dia 28 de setembro até ontem, 3 de novembro, cada auxiliar do governo já terá somado 36 dias de atraso no cumprimento da decisão judicial. Com isso, eles terão que pagar individualmente a quantia de R$ 360 mil equivalente apenas a esse período.

O valor das multas será destinado ao Fundo Especial de Proteção aos Interesses Difusos da Paraíba (FDD-PB), conforme determina a Lei Estadual Nº 8.102/2006. O secretário e o procurador são citados no processo nº 200.2011.044.288-2.

Na ação, o promotor explicou que sete pacientes procuraram o Ministério Público da Paraíba, desesperados, por serem portadores do mal de Alzheimer e estarem sem receber os medicamentos da Secretaria de Estado da Saúde.

Os pacientes alegaram falta de condições financeiras para comprar os remédios, que custam caro e acrescentaram que interrupção no tratamento poderia causar complicações irreparáveis à saúde deles. De acordo com o promotor, eles ainda tiveram despesas causadas pelas inúmeras vezes que foram aos órgãos de saúde em busca dos remédios.

“Faço um apelo ao poder público que, se quiser fazer política, que a faça em qualquer outra área, menos na saúde. Segurança e educação são importantes, mas saúde deve ocupar o primeiro lugar da atenção do governo”, observou o promotor.



Mãe do suposto filho de Justin Bieber pode ser processada por estupro, diz jornal.

Mariah Yater, de 20 anos, mãe do suposto filho de Justin Bieber, pode estar encrencada. Caso se confirme que ela teve uma relação sexual com o cantor teen, que na época tinha apenas 16 anos, ela pode ser processada por estupro estatutário, informa o jornal "Daily Mail".

Ainda de acordo com a publicação, a lei americana afirma que "qualquer pessoa que tenha relações sexuais com um menor cuja diferença de idade seja de três anos ou mais está cometendo um delito." Na época do suposto encontro, Mariah tinha 19 anos.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o comandante Adrew Smith afirmou que ainda não tomou nenhuma providência quanto ao caso, mas que pode vir a tomar, já que Mariah Yater está entrando com um processo de reconhecimento de paternidade.

No processo, Mariah pede que Justin Bieber "comprove cientificamente" que é o pai da criança e que "promova o apoio adequado" para o bebê, que nasceu em 6 de julho de 2011.

O jornal "Daily Mail" publicou uma cópia da certidão de Tristyn Anthony Markhouse Yeater, suposto filho de Justin Bieber. Não há informações sobre o pai da criança no documento.



Ministro da Saúde anuncia implantação de 2.000 academias da saúde. A PB vai ganhar 82.

Ministro da Saúde anuncia implantação de 2.000 academias da saúde. A PB vai ganhar 82Lançada em abril, a estratégia estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

Confira apresentação

Confira lista de municípios beneficiados

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

SEDENTARISMO E OBESIDADE – De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relaçao a escolaridade, 12% da populaçao com menos escolaridade é ativa e 20% da populaçao com 12 anos ou mai s de escolaridade é ativa, mostrando a importancia de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da populaçcoa de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.

Outro indicador preocupante se refere ao sobrepeso e à obesidade. O Vigitel 2010 mostra que 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos. “A obesidade é, em geral, consequência de alimentação inadequada e inatividade física, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo”, alerta Deborah Malta.

SAÚDE BRASIL – Durante a Expoepi, como ocorre em todos os anos, são lançadas publicações relacionados ao segmento. Um dos destaques é a edição 2010 do Saúde Brasil – uma análise geral da situação de saúde do brasileiro, desde o nascimento até a morte. A obra, produzida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, apresenta indicadores demográficos e epidemiológicos e demonstra tendências que poderão subsidiar a definição de novas ações estratégicas e políticas públicas de saúde.

A EXPOSIÇÃO – A Expoepi é promovida pela SVS do Ministério da Saúde, com o objetivo de dar visibilidade às ações de Vigilância em Saúde e discutir aspectos relevantes para o aprimoramento da área. O encontro mobiliza trabalhadores do SUS de todas as regiões e estados. Este ano, está prevista a participação de 2,5 mil profissionais de saúde da rede pública.

A participação ativa de representantes e trabalhadores do SUS no encontro reflete a incorporação crescente da epidemiologia no planejamento, na análise e na reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos em saúde pública. Além disso, reafirma a valorização dos profissionais empenhados em monitorar e promover a saúde, prevenir doenças e agravos e melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

Durante a Expoepi serão premiadas produções técnico-científicas de profissionais da rede pública que contribuíram para o aprimoramento das ações de Vigilância em Saúde por meio de trabalhos de pós-graduação. Os vencedores recebem prêmios de R$ 3 mil (especialização), R$ 6 mil (mestrado) e R$ 9 mil reais (doutorado). Ao todo serão premiados três trabalhos, um em cada categoria de pós-graduação, no valor total de R$ 18 mil.

Justiça determina que Estado forneça medicamentos a pacientes com esquizofrenia.

O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, Hermance Gomes Pereira, determinou ao Estado, através da Secretaria da Saúde, o fornecimento gratuito e imediato de medicamento para portadores de esquizofrenia. A decisão foi uma antecipação de tutela em uma ação civil pública impetrada pelo promotor de Defesa da Saúde da Capital, João Geraldo Barbosa, em favor de pacientes que estão sofrendo com a falta de medicamentos específicos.

De acordo com a ação impetrada pelo promotor João Geraldo, inúmeros portadores de esquizofrenia e outras doenças mentais, necessitam de medicamentos específicos essenciais para a recuperação da saúde, e a falta desses medicamentos podem causar sequelas graves e até levar a morte. Ainda segundo o promotor, o Ministério Público já buscou várias formas de sensibilizar a Secretaria de Saúde do Estado a fornecer o medicamento, mas sem sucesso. Diante da situação, decidiu acionar a Justiça para que os doentes tenham o direito a receber o medicamento.

“Lamentavelmente nem as decisões judiciais pertinentes as ações civis públicas da Promotoria da Saúde têm sido obedecidas pelo Executivo, ainda que diante de tutelas antecipadas, com o arbitramento de multa pelo seu descumprimento. Isso demonstra que o Executivo é o que a linguagem popular determina: Quero, posso e mando. Estamos vivendo um mar de poder, onde o povo está a deriva”, declarou João Geraldo.

Em sua decisão de antecipação de tutela, o juiz Hermance Gomes fixou uma multa diária de R$ 1,5 mil ao secretário Estadual de Saúde, caso a decisão judicial não seja cumprinda.



MARI: Agentes de Saúde entram em acordo com o Prefeito e desocupam sede da Secretaria de Saúde.

http://1.bp.blogspot.com/-VB8h1iC19rw/TrLEXb5P9eI/AAAAAAAAK3Y/UEjPp1kLqL4/s1600/Imagem%2B109.jpg

Após conversar com o Poder Municipal no sentido de terem suas reivindicações atendidas, os Agentes de Saúde do município de Mari, desocuparam a sede da Secretaria Municipal de Saúde, a qual estava ocupada pelo movimento da categoria desde a terça-feira (01).

O representante da categoria no município, Ricardo Alves informou que finalmente, houve um consenso entre Agentes de Saúde e a Prefeitura que resolveu aceitar a contraproposta dos Agentes, que de acordo com informações anteriores vindas do próprio Ricardo, seria de implantar os R$ 36,00 (trinta e seis reais) a partir do pagamento de novembro, além de pagar cinquenta porcento dos valores retroativos aos meses anteriores.

Ricardo Alves agradeceu pela sensatez do Prefeito Antônio Gomes em atender ao pedido do movimento e disse que a atitude foi importante para que a situação fosse normalizada. "Nós conseguimos ter vitórias, que deixam a categoria contente" - disse.



MARI: Garis exigem integral de insalubridade e ameaçam paralisar serviços.

Os agentes de limpeza urbana de Mari, reuniram-se na sede do SINDSMAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) no dia de ontem (03), para cobrar do Prefeito Antônio Gomes os 40% da insalubridade, que é um benefício de direito.

Depois de muita luta, os garis conseguiram que o Prefeito implantasse 20% em duas vezes, num acordo realizado entre Promotoria Pública, SINDSMAR e Poder Executivo. Agora, os garis querem a implantação de mais 20%, o que daria os 40% devido e inclusive sentenciado pela Dra. Juiza de Mari em ações movidas pelos advogados do Sindicato dos Servidores Públicos de Mari. "O que queremos é saber do prefeito se ele vai ou não implantar os 40% de insalubridade nos contra-cheques dos garis, o que é de direito da categoria", disse Fernando Viana, Secretário do SINDSMAR.

Durante a reunião com os garis, ficou decidido que seria emitido um ofício ao Prefeito Antônio Gomes cobrando sua presença em uma reunião na sede do SINDSMAR na próxima segunda-feira (07), pela manhã e caso ele não compareça, haverá uma paralisação por parte dos garis. "Essa decisão foi retirada da reunião com os garis, uma decisão deles e que conta com o apoio do sindicato dos servidores públicos de Mari, que sempre estará ao lado dos servidores públicos", disse Josa, Presidente da entidade sindical.

As informações acima foram levadas a público pelo próprio Presidente do Sindicato.

Já na manhã desta sexta-feira (04), o próprio Prefeito Antônio Gomes, participando de programa na rádio da cidade, informou ter recebido ofício do SINDSMAR convocando-o para a reunião na segunda-feira.

Comentário do Blog: É preciso que toda e qualquer negociação entre os servidores municipais e a Prefeitura possa ser nutrida com diálogo e sensatez de ambas as partes, para que se evite esse tipo de decisão de paralisar atividades, o que não é bom para ninguém, tendo em vista que, quem mais sai perdendo é o cidadão que precisa dos serviços públicos. O que não se pode permitir também, é que esses movimentos sejam influenciados por política partidária e sim pela liberdade de reivindicar direitos.
Em Juarez Távora-PB, nomes de ruas serão decididos pelos próprios moradores.

Por iniciativa do presidente da Câmara de Juarez Távora (PB), o petista Geraldo Araújo, moradores dos bairros Boa Vista e São José, bem como do Conjunto dos Funcionários se reúnem nesta sexta-feira (4), às 16h, na capela da rua Projetada, para decidir o nome das onze ruas existentes na área. O prefeito José Alves Feitosa (Zé Belo – PMN) e os demais vereadores também foram convidados.

Geraldo Ar aújo afirmou que nomear as ruas onde, de fato, já habitam várias famílias é um dever dos que compõem os Poderes Legislativo e Executivo da cidade, “e para isso nada mais justo do que ouvir as comunidades interessadas”.

“Essas ruas passando a existir, de direito, as pessoas terão uma referência, o que vai facilitar a entrega de corresponências, o contato com familiars e amigos e a chegada de melhorias no aspecto estrutural”, complementou.



João Pessoa recebe dupla sertaneja Victor e Leo neste sábado (5).

Dupla sertaneja Victor e Leo se apresenta neste sábado na Domus Hall

A capital paraibana vai receber o romantismo da dupla sertaneja Victor e Leo na noite deste sábado (5), apresentando o show do CD ‘Boa Sorte Pra Você’. Os fãs de João Pessoa vão poder curtir vários sucessos como "Fada", "Vida Boa", "Amigo Apaixonado", "Tem Que Ser Você", "Borboletas", "Deus e Eu no Sertão", "Estrela Cadente", "Não Mais", entre outras.

O show acontece na Domus Hall, casa de shows localizada no Manaíra Shopping. Os dois irmãos são a principal atração da noite, que ainda vai ter a apresentação da dupla local Paulo Sérgio e Daniel e da banda Forró dos Plays.

Ingressos estão à venda na bilheteria da Domus Hall ou pelo Ingresso Rápido. Confira os preços:

Pista meia: R$ 30
Pista inteira: R$ 60
Camarote front stage: R$ 60

Usuários penhoram Bolsa Família em troca de drogas na Paraíba, diz PM.

A Polícia Militar prendeu um homem de 59 anos por suspeita de tráfico de drogas na noite de quinta-feira (3) na cidade de Cabedelo, situada na região metropolitana de João Pessoa. Ele foi detido com 63 pedras de crack e, ainda, vários cartões do programa social Bolsa Família, do Governo Federal. A principal suspeita da 4ª Companhia da Polícia Militar é de que os usuários de drogas 'penhoravam' os cartões do benefício social em troca de drogas. O homem foi preso em casa no bairro Vila Imaculada.

De acordo com o major Sena, os cartões podem ter sido usados para saldar débito de usuários de drogas. “Vamos investigar se os cartões foram usados para pagar dívidas de droga”, declarou. Segundo ele, o idoso já cumpriu pena por tráfico.

De acordo com a Polícia Civil, ao depor na delegacia o idoso não informou porque estava com os cartões, apesar deles terem sido apreendidos. Também foram apreendidos oito aparelhos celulares, máquinas fotográficas e uma quantia em dinheiro. A 7ª Delegacia Distrital de Cabedelo informou que o homem foi preso após uma denúncia anônima. Ele foi transferido para a Central de Polícia de João Pessoa.

Também na noite de quinta-feira, um jovem de 26 anos foi preso por suspeita de tráfico na Rua do Rio, em João Pessoa. Segundo a polícia, ele estava com 132 papelotes de maconha e 42 pedras de crack. Ele também foi encaminhado para a Central de Polícia.



Na PB: Conselheira Tutelar se tranca no banheiro e ateia fogo no próprio corpo.

A conselheira tutelar da cidade de Emas-PB, Juliana Rufino de Araújo, de 25 anos, tentou cometer suicídio nessa quinta-feira (03).

Juliana em um ato de desespero se trancou no banheiro da sua residência e botou fogo no seu próprio corpo.

Segundo informações, ela foi encontrada pela mãe, que muito assustada e nervosa pediu ajuda, e logo, socorreu a mesma para o hospital de Patos, apresentando 70% do corpo queimado., sendo transferida para o hospital de trauma de João Pessoa.



Crueldade: Rotweiller é amarrado em carro e arrastado pelo dono, mas sobrevive.

Crueldade: Rotweiller é amarrado em carro e arrastado pelo dono, mas sobreviveUm cão rotweiller foi amarrado pelo próprio dono em um carro e arrastado na quarta-feira (02), em Piracicaba, a 168 km de São Paulo. O animal teve várias lesões na pata anterior dianteira, que, com o atrito com o solo, teve gastos pele, músculo e tendões até atingir a parte óssea. Há possibilidade da pata ser amputada. O agressor ainda não foi localizado.As informações são da EPTV.

Um caso semelhante aconteceu no mês passado em Araçatuba, também no interior paulista. Na ocasião, uma cadela foi amarrada a uma moto e arrastada para fora de um condomínio pelo porteiro. Pessoas que passavam pelo local viram a ação chamaram a polícia. O agressor responderá por maus tratos.

A clínica que cuida do rotweiller busca, no entanto, uma alternativa para a primeira avaliação médica, que previa amputação. Exames e testes no rotweiller serão realizados na tarde desta quinta-feira. Segundo o veterinário Armando Frasson, a chance de amputação ainda é de 90%.

- Precisamos saber se ele terá sensibilidade. Se houver a mínima chance, como esperamos que haja 10%, nós vamos tentar fazer uma reconstituição do membro para mantê-lo - disse Frasson.

A reconstituição poderá ser feita por meio de enxerto de tecido e com a utilização de pinos, placas e parafusos.

O veterinário também informou que houve escoriações na barriga do cão e queimaduras do asfalto.

- Ele tentou correr muito, pois as patas estão desgastadas. Depois, acabou deixando ser arrastado. Foi uma crueldade - afirmou Frasson.

O animal ainda está com curativos nas outras patas, que também tiveram muitas lesões nos tecidos moles, chamados de coxin, a pele que fica embaixo da pata.

O dono do animal ainda não foi localizado. O boletim de ocorrência foi registrado no plantão policial como prática de abuso a animais, crime previsto no artigo 32 da lei de defesa ao meio ambiente. Testemunhas também informaram a placa da picape Ford Courier usada no crime, que é investigado pelo 2º Distrito Policial.



Câncer pode 'dar mais peso' a indicações de Lula, diz 'Economist'.

Câncer pode 'dar mais peso' a indicações de Lula, diz 'Economist'Uma reportagem publicada na edição desta sexta-feira da revista The Economist afirma que o câncer deve reduzir a participação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva nas eleições municipais de 2012 mas dar, por outro lado, mais peso a suas indicações de candidatos.

A reportagem intitulada "Uma nova batalha para Lula" analisa as implicações políticas do diagnóstico do câncer do ex-presidente, que começou a fazer tratamento de quimioterapia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta semana.

"Tirando uma recuperação impressionante, os candidatos do PT em 2012 terão de fazer campanha sem ele (Lula)", avalia a revista.

"Mas as palavras que ele proferir serão difíceis de ignorar. O sentimento de solidariedade com ele dará mais peso às suas indicações de candidatos e pedidos de unidade na coalizão."

O artigo rejeita as alegações, feitas por críticos, de que a atual presidente, Dilma Rousseff, discípula de Lula, age na sombra de seu mestre. "Ela pode facilmente permanecer de pé nas próprias pernas", afirma.

"O seu forte desempenho afastou a ideia, e o próprio Lula já disse que apoiaria a sua reeleição em 2014."

Sobre a possibilidade de o próprio Lula sair candidato nas próximas eleições presidenciais, como, segundo a revista, têm sugerido diversos membros do PT, a reportagem diz que esta hipótese fica mais distante - por enquanto - com o câncer de Lula.

"Como Dilma Rousseff mesmo comprova, sobreviventes de câncer podem ser eleitos presidente do Brasil. Mas embora os médicos de Lula digam que o prognóstico dele é 'muito bom', tais vozes agora devem ficar em silêncio - pelo menos por enquanto."



Criança de 4 anos morre atropelada pelo pai na garagem de casa, em GO.

Criança de 4 anos morre atropelada pelo pai na garagem de casa, em GO
Um menino de 4 anos foi atropelado, na noite de quinta-feira (3), pelo próprio pai na garagem da residência da família, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Segundo vizinhos, a criança costumava subir no caminhão para brincar sempre que o pai chegava do trabalho. Dessa vez, o garoto caiu e o pai não percebeu. A roda do caminhão atingiu o menino, que morreu na hora.



Homem é interceptado e morto a tiros no conjunto Bivar Olinto em Patos-PB.

Mais um homicídio foi registrado na cidade de Patos-PB. A vítima é José Damião Vieira da Silva, 47 anos, assassinado a tiros na noite de quinta-feira (03) no Conjunto Bivar Olinto.

Segundo informações da polícia, dois homens em motocicleta, modelo Honda Pop, de cor laranja, interceptaram e mataram a tiros José Damião, que residia em uma Rua projetada naquele bairro.

Após ouvirem os disparos parentes da vítima correram para o local e ainda socorreram Damião com vida para o Hospital Regional de Patos, porém ele não resistiu e acabou morrendo.

Com este sobe para 51 homicídios registrados em 2011 na cidade de Patos.



Homem é assassinado a tiros no Alto do Mateus, em João Pessoa.

Um homem foi assassinado na manhã desta sexta-feira (4) no conjunto dos Motoristas, no bairro do Alto do Mateus, em João Pessoa. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o crime ocorreu por volta das 8h.

Testemunhas afirmaram que João Carlos Moura do Nascimento estava a 200 metros de sua casa, quando foi acertado por três tiros. Ainda de acordo com testemunhas, a vítima vendia galinhas com o seu pai no Mercado Central, localizado no Centro de João Pessoa.

Ainda não se sabe o que teria motivado o crime, porém segundo testemunhas João Carlos era viciado em drogas. O Ciop ainda informou que ainda não se sabe quem cometeu o crime e até o momento ninguém foi preso.



POSTADO POR TODA A EQUIPE DO FOCO PB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário