19 de novembro de 2011

MANHA DE NOTICIAS.

MARI: Wagner Ribeiro diz que Ex-Prefeito "mandava" pessoas invadirem casas de Loteamento.

Wagner Ribeiro e Marcos MartinsDurante a manhã desta sexta-feira (18), o tema discutido na rádio da cidade foi a situação bastante complicada pela qual passam os moradores do Loteamento "Maria do Amor Divino". Uma ouvinte relatou diversos problemas físicos nas casas e de infraestrutura local.

Após o manifesto dos ouvintes, o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mari, Wagner Ribeiro, participou por telefone e fez um relato grave sobre a situação das casas do referido Loteamento. O Assessor afirmou que o Ex-Prefeito Marcos Martins "mandava" as pessoas invadirem as casas do Loteamento, desrespeitando o direito de os verdadeiros beneficiários se apossarem das casas, criando assim, uma disputa pela moradia. "Criou-se um costume aqui no município, criado na administração do ex-prefeito Marcos Martins, de se invadir as casas antes do projeto ser concluído... Então, no passado, o que acontecia: o ex-prefeito Marcos, a pessoa tava cadastrada no programa para receber uma casa e ele mandava outra pessoa invadir a casa e ficava aquela briga tentando beneficiar duas famílias. Isso aconteceu muito no mandato dele. Então as pessoas tem medo que as casas sejam ocupadas e elas que estão cadastradas no programa hoje em dia, percam o benefício." - afirmou Wagner.


O CASO DAS AMBULÂNCIAS

Durante a semana, mais precisamente na segunda-feira (14), Wagner Ribeiro lembrou o caso das ambulâncias do município que são alvos de uma investigação por parte da Polícia Federal que apura se as mesmas foram adquiridas de forma ilegal e na ocasião acusou diretamente o Ex-Prefeito Marcos de estar envolvido em superfaturamento na compra dos referidos veículos para o município durante sua gestão. O tema foi mais uma vez levado a público durante o programa da Prefeitura veiculado na emissora de rádio da cidade, na tarde desta sexta-feira (18).


O que foi afirmado por Wagner sobre a questão das casas do Loteamento e da compra das ambulâncias, caso seja comprovado, colocaria o Ex-Prefeito numa situação no mínimo repudiável, tendo em vista que revelaria atos ilícitos por parte de um gestor público. Até o momento, o Ex-Prefeito não se posicionou quanto as acusações. No entanto, fica aberto o espaço para que o mesmo possa manifestar-se, o que seria a melhor atitude para quem lidou com a coisa pública, já que silenciar termina por ser interpretado como um consentimento às acusações.


Mulher registrada como homem é impedida de casar.

Mulher registrada como homem é impedida de casarEm Patos de Minas, no Alto Paranaíba, uma dona de casa entrou com uma ação na Justiça na semana passada para provar que é mulher e, assim, poder se casar com o companheiro com quem vive há 16 anos. Ela não pode realizar o sonho porque na certidão de nascimento consta que ela é do sexo masculino. Um erro que Regimar Linhares da Silva só descobriu quando decidiu se casar, em 1995, e foi impedida.

Ela procurou o cartório em Anápolis para fazer a retificação administrativa. "Mas achei complicado porque me pediram muitos documentos. Eu tinha de provar que era mulher fazendo até exames ginecológicos", contou.

A dona de casa nasceu em Anápolis, no estado de Goiás e, se mudou para Patos de Minas. Segundo ela, aos dois anos a mãe foi a passeio a Anápolis para registrá-la. “Minha mãe me levou de vestidinho vermelho, lacinho na cabeça, tudo bonitinho para registrar. Só que eles registraram do sexo masculino. Por quê?”, questionou.

Na tentativa de conseguir alterar a certidão de nascimento, a dona de casa procurou um advogado para entrar com uma ação de retificação do registro civil.

Vergonha do nome Mas o sofrimento vai além, pois fora o registro, ela tem um nome considerado masculino. Regimar Linhares contou que já perguntam se ela é o 'senhor Regimar' ou 'quem é o homem da casa'.“Falam que meu marido casou com outro homem. Para os meus filhos falam que a mãe deles é um gay”, desabafou.

A dona de casa diz que fica constrangida quando tem que falar o nome. “Quando alguém pergunta o meu nome tenho que repetir várias vezes e até soletrar, porque as pessoas não entendem”, concluiu.

Ainda segundo o advogado, o prazo para que a situação seja resolvida pode vir a demorar cerca de um ano.



INSS atrasa e define organizadora do concurso para 1.875 vagas até fim de novembro.

INSS atrasa e define organizadora do concurso para 1.875 vagas até fim de novembroA Assessoria de Imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, na última quarta-feira, dia 16, que sofreu atraso a definição da organizadora do concurso da autarquia, que terá oferta de 1.875 vagas (1.500 para técnico e 375 para perito médico). Ainda segundo a assessoria, nos próximos 15 dias, a entidade deverá ser definida.
Nacional: Ciro Gomes vê fim da aliança de PSB com PT e quer ser candidato em 2014.

Ciro Gomes vê fim da aliança de PSB com PT e quer ser candidato em 2014O ex-candidato a presidente da República, Ciro Gomes, afirmou ontem (17) que é "natural" que seu partido, o PSB rompa a aliança com o PT no plano nacional. Ciro disse também que só disputa nova eleição se for para concorrer a presidente da República. Ele já concorreu ao cargo em 1998 e 2002.

Ácido, o político criticou o PT, de quem se diz um "admirador frustrado". Afirmou que o partido de Lula e de Dilma Rousseff deixou "tudo dominado", de sindicatos ao grupo narcotraficante ADA (Amigos dos Amigos).

"Cooptou tudo o que é, aspas, sociedade civil organizada no Brasil", afirmou. "Tudo. Centrais sindicais, movimento estudantil. 'Tá tudo dominado'. Agora até a ADA, Amigos dos Amigos que era lá do Nem [traficante preso em operação da policia do Rio] na Rocinha acabou-se também. Então os movimentos de trabalhadores e de estudantes no Brasil estão acéfalos."

Sobre a oposição, Ciro disse considerar José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, fora da disputa para presidente da República. Já sobre Aécio Neves, também tucano, Ciro aponta dois problemas: um deles é "ler pouco". O outro é conseguir uma aliança para se viabilizar.

Ciro falou também sobre crise econômica, eleições municipais e outros assuntos.



Tenente da PM é condenado a 33 anos de prisão por matar e queimar dois amigos.

Tenente da PM é condenado a 33 anos de prisão por matar e queimar dois amigos
O tenente Mauro da Costa Ribas Júnior foi condenado por matar e queimar dois jovens após revista policial, em setembro de 2010. Responsabilizado por dois homicídios duplamente qualificados, ele terá que cumprir 33 anos e dois meses de prisão em regime fechado (32 anos pelo duplo homicídio e um ano e dois meses pela ocultação dos corpos).

O julgamento, que durou 29 horas, ocorreu no 3º Tribunal do Júri do Fórum da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A decisão saiu por volta das 5h50 desta sexta-feira.

Os outros três suspeitos dos crimes foram absolvidos. As partes, tanto da defesa do réu condenado, quanto dos familiares das vítimas devem entrar com recurso contra os absolvidos.

Os quatro policiais militares eram suspeitos de queimar Emerson Heida, de 28 anos, e Edson Edney da Silva, de 27, em 2010. As vítimas desapareceram após revista policial.

Crime

As vítimas sumiram depois que foram revistadas por policias militares na região de Cidade Dutra, zona sul de São Paulo. O Kadett de 1994 usado por eles foi encontrado carbonizado na noite de 14 de setembro de 2010, em uma travessa da estrada do Jaceguai.

Na data do desaparecimento, Heida pegou o carro emprestado da sogra para levar seu irmão Anderson, de 26 anos, até o trabalho, em uma loja de carros em São Bernardo, no ABC paulista. Ele estava acompanhado do amigo Silva.

Segundo parentes, Heida não tinha habilitação para dirigir, e o veículo estava com o licenciamento atrasado. Mesmo assim, ele decidiu ajudar o irmão recém-contratado.

Heida chegou a deixar o irmão no ponto de ônibus do largo do Rio Bonito, no bairro do Socorro, e pegou o retorno para voltar para casa. Anderson disse que entrou no ônibus e, de dentro do coletivo, viu o irmão e Silva parados no cruzamento das avenidas Robert Kennedy e Professor Papini. Ambos estavam fora do Kadett, com as mãos para trás e conversando com PMs.

Anderson seguiu para o trabalho e, no caminho, ligou para a mulher do irmão, Aline Christina Valentim, de 25 anos, para checar se ele voltara para casa, o que não ocorreu.



Lupi devolve dinheiro, mas pede para CGU analisar diárias de viagem.

Lupi devolve dinheiro, mas pede para CGU analisar diárias de viagemO ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pediu à Controladoria Geral da União (CGU) para analisar as diárias recebidas por ele durante viagem ao Maranhão na qual realizou atividades partidárias e se deslocou em uma aeronave providenciada por um diretor de ONG com contrato no ministério. O ministro decidiu devolver os R$ 1.736,90 recebidos, mas vai querer o dinheiro de volta se a CGU entender posteriormente que o pagamento foi regular.

Segundo a assessoria da pasta, Lupi recebeu diárias em três dos quatro dias da viagem, sexta-feira, sábado e segunda-feira. A viagem aconteceu de 11 a 14 de dezembro de 2009. Em parte do trajeto o ministro andou em um avião King Air da empresa Aerotec. A aeronave foi providenciada pelo diretor da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira, que tem contratos com o ministério. O ministro afirma que coube ao seu partido, o PDT, o aluguel do avião, mas o diretório do Maranhão já negou ter feito o pagamento.

O ministério informou ainda que não consta na prestação de contas da ONG Pró-Cerrado nota empresa Aerotec. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) disse ontem ter recebido uma informação de que o comprovante de pagamento da aeronave estava na prestação de contas da entidade de Meira.



Idosa de 60 anos destrói restaurante e anda nua pela rua; Veja fotos.

Uma idosa de 60 anos foi presa depois de destruir um restaurante chinês em Nova York. Além do crime, a mulher resolveu tirar a roupa e, literalmente, parar o trânsito na Terceira Avenida, na última quinta-feira, atraindo os olhares de curiosos que passavam pelo local.

O tumulto começou quando a mulher - cuja identidade não foi revelada - entrou no restaurante China Dragon e exigiu comida de graça depois de ver a palavra "free" no menu.

"Ela perguntou para o caixa se tudo era de graça", contou o proprietário do restaurante, Dajo Zhao ao site Brooklyn Paper.

Zhao disse que o caixa explicou que nem tudo era gratuito, o que teria enfurecido a mulher, que começou a gritar no meio do estabelecimento. A idosa, então, começou a quebrar vários objetos do restaurante, aos berros. Em seguida, dirigiu-se à cozinha, onde jogou comida no chão e chegou a agredir o cozinheiro com um soco.

"Eu disse para ela parar e fui acertado com uma melancia. A força dela era sobrenatural", contou o cliente Noreen Monier.

Depois de destruir o restaurante, a mulher correu para o meio da rua e tirou a roupa. "Ela estava pulando", disse uma testemunha, que não quis se identificar. "No começo foi engraçado, mas depois ficou assustador."

Ainda nua, a mulher voltou para o restaurante, onde recomeçou a quebrar objetos e, em seguida, colocou fogo no restaurante. Os bombeiros apareceram para conter as chamas e em seguida a polícia chegou para levar a idosa para a delegacia.

Veja fotos:

Idosa de 60 anos destrói restaurante e anda nua pela rua; Veja fotos
Idosa de 60 anos destrói restaurante e anda nua pela rua; Veja fotos
Idosa de 60 anos destrói restaurante e anda nua pela rua; Veja fotos



STTrans monta esquema especial para atender candidatos do PSS desde domingo e segunda; Confira!.

STTrans monta esquema especial para atender candidatos do PSS desde domingo e segunda; Confira!A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) vai reforçar linhas de transportes coletivos para atender os candidatos ao Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que será realizado neste domingo (20) e segunda-feira (21).
Funjope nega que tenha contrato assinado com Rita Lee para réveillon em João Pessoa.

Funjope nega que tenha contrato assinado com Rita Lee para reveillon em João PessoaA Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa) declarou que a programação para o réveillon da Capital deve ser divulgada no final de novembro, no mais tardar, no início de dezembro. A cantora Rita Lee se adiantou e divulgou em sua página no twitter que ela estará aqui para festejar o réveillon em ‘Jampa’, mas a Fundação nega que tenha contrato assinado com a artista.

O diretor executivo da Funjope, Milton Dornellas, disse que não assinou nenhum contrato com Rita Lee, “programação só será revelada oficialmente pela Prefeitura, quando todas as atrações já estiverem fechadas.”, concluiu


PBPrev amplia prazo e continua recadastramento de servidores e pensionistas na próxima semana.

PBPrev amplia prazo e continua recadastramento de servidores e pensionistas na próxima semanaA PBPREV começou mais uma etapa de recadastramento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado, que ainda não haviam renovado as informações cadastrais desde o Censo Previdenciário 2010, iniciado em novembro do ano passado e prorrogado em abril de 2011. Aproximadamente 5,7 mil servidores se encontravam nesta situação. Deste total, apenas 1.816 compareceram ao órgão até a última quinta-feira (17), para atualizar o cadastro. Enquanto não renovarem os dados, os segurados com o cadastro pendente permanecerão com os benefícios ou vencimentos temporariamente bloqueados, podendo até serem definitivamente cancelados.

A PBPrev montou uma estrutura especial em sua sede, na Capital, para receber os que ainda precisam efetuar o recadastramento, até esta sexta-feira (18). Entretanto, a partir da próxima semana, o recenseamento segue como o habitual. A medida faz parte do processo de Atualização do Cadastro Previdenciário do Estado, cuja finalidade é renovar a base de dados dos segurados do regime próprio e suprimir da folha de pagamento eventuais remunerações e benefícios pagos indevidamente.

No processo de recadastramento iniciado no final de 2010, aproximadamente 90% dos funcionários ativos, inativos e pensionistas compareceram aos postos de atendimento do censo. Em abril de 2011, por força da Portaria nº. 34/2011 da PBPREV, foi dada uma nova oportunidade para cerca de 8 mil faltosos regularizarem a respectiva situação cadastral.

Contudo, apesar de as convocações terem sido amplamente divulgadas, 5,7 mil pessoas faltaram. "É preciso deixar claro que quem já efetuou o recadastramento, do final de 2010 para cá, não precisa atualizar os dados, novamente. A convocação, agora, é especificamente para quem não foi recenseado ainda neste período”, destacou o presidente da PBPrev, Hélio Carneiro Fernandes.

Conforme o disposto no Decreto Estadual nº. 31.766, de 06/11/2010, os faltosos estão com seus vencimentos, soldos ou proventos temporariamente bloqueados desde outubro de 2011. Para o recebimento dos valores suspensos, será necessária a regularização da situação, mediante o recadastramento presencial na sede PBPrev em João Pessoa ou o envio pelo correio dos documentos autenticados conforme relação descrita no site WWW.PBPREV.GOV.BR, onde também está disponível a relação nominal dos faltosos.

A normalização do pagamento suspenso se dará em até três dias úteis. "Vamos ainda definir um prazo limite para o recadastramento. Finalizando a data a ser estabelecida, o pagamento que se encontra bloqueado será cancelado. Portanto, é preciso que os segurados compareçam o quanto antes para renovar os dados”, acrescentou Hélio Carneiro Fernandes



Estudante posa nua em blog e provoca indignação no Egito; Confira fotos!.

Estudante posa nua em blog e provoca indignação no Egito; Confira fotos!A estudante universitária de 20 anos Aliaa Magda Elmahdy postou fotos de si mesma nua em seu blog para protestar contra restrições à liberdade de expressão e provocou indignação no Egito, sendo condenada tanto por conservadores como por liberais.

Alguns liberais temiam que a atitude poderia prejudicá-los aos olhos dos muito conservadores antes das eleições parlamentares de 28 de novembro em que eles estão concorrendo com partidos fundamentalistas islâmicos. A nudez é extremamente rejeitada pela sociedade egípcia, mesmo como uma forma de arte.

Aliaa escreveu em seu blog que as fotos - que mostram a ativista de pé usando apenas meias - são "gritos contra uma sociedade de violência, racismo, sexismo, assédio sexual e hipocrisia". O blog já teve 1,5 milhão de acessos desde que ela colocou as fotos no início da semana. As informações são da Associated Press.

Para ver o blog e as fotos clique aqui.



'Síndrome do coração partido', potencialmente fatal, atinge mais mulheres do que homens, diz estudo.

'Síndrome do coração partido', potencialmente fatal, atinge mais mulheres do que homens, diz estudo'Síndrome do coração partido' é mais frequente em mulheres com mais de 55 anos de idade (ThinkStock)

As mulheres são as principais vítimas da 'síndrome do coração partido', doença que consiste em sintomas de um infarto do miocárdio e que pode ter causas emocionais, como o fim de um relacionamento, a perda de um ente querido ou qualquer situação que resulte em um stress súbito. É o que sugere uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apresentada durante o Congresso da Associação Americana do Coração, em Orlando, na Flórida.

Para a pesquisa, os médicos se basearam em um banco de dados federal, com mais de 1.000 hospitais. No total, foram encontrados 6.229 casos. Depois de eliminar fatores de risco como hipertensão, tabagismo e outros fatores que podem causar problemas cardíacos, os pesquisadores viram que as mulheres eram 7,5 vezes mais propensas a sofrer dessa síndrome quando comparadas aos homens.

O estudo também mostrou que a síndrome é três vezes mais comum em mulheres com mais de 55 anos do que em mulheres mais novas. No entanto, mulheres com menos de 55 anos eram 9,5 vezes mais propensas a ter a síndrome do que os homens com a mesma idade.

Histórico — A síndrome foi descrita pela primeira vez por médicos japoneses na década de 90. Na ocasião, a doença foi batizada de cardiomiopatia de Takotsubo. O problema costuma aparecer no momento em que há um grande choque. Pode acontecer até com uma emoção positiva, como ganhar na loteria, por exemplo.

Ao receber uma notícia impactante, as pessoas sofrem com uma descarga de adrenalina e outros hormônios do stress, que sobrecarregam o coração e atrapalham o funcionamento. Na maioria dos casos, as vítimas conseguem se recuperar rapidamente. Mas em 1% dos casos a síndrome do coração partido pode ser fatal, sugere o estudo. Além disso, 10% das vítimas podem sofrer com o problema novamente.

O estudo foi realizado por Abhishek Deshmukh, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos.



Brasil vai fabricar aparelho que detecta aids e mais quatro doenças com apenas uma gota de sangue.

Brasil vai fabricar aparelho que detecta aids e mais quatro doenças com apenas uma gota de sangueO Brasil vai produzir e utilizar na rede pública um aparelho para teste rápido de HIV, rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B em gestantes com apenas uma gota de sangue. O acordo para fabricação do equipamento foi assinado ontem (17) entre o Instituto Carlos Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Paraná, e a empresa de equipamentos médicos e hospitalares Lifemed.

Criado pela Universidade Federal do Paraná, o kit, que inclui o aparelho e os materiais necessários aos exames, pode diagnosticar as doenças em até 30 minutos. Atualmente, o resultado dos exames leva semanas para ficar pronto. Por ser portátil, o equipamento pode ser levado a áreas de difícil acesso, à periferia das grandes cidades e à zona rural.

O kit nacional chegará ao Sistema Único de Saúde (SUS) somente em 2014. Com ele, o Ministério da Saúde espera, entre outros objetivos, reduzir a taxa de prevalência das doenças entre grávidas a partir do diagnóstico rápido e precoce no pré-natal, uma das metas do Programa Rede Cegonha, lançado este ano pela presidenta Dilma Rousseff. A cada ano são registrados, por exemplo, 19 mil casos de sífilis congênita no país.

“Esse equipamento, com o tempo, pode incorporar o diagnóstico de outras doenças infecciosas e podemos ampliar [o uso] não somente para o pré-natal, mas para toda a rede básica”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o aparelho tem potencial para diagnosticar 100 tipos diferentes de doenças. Cada kit pode ser usado por até 100 pacientes.

O ministério irá gastar cerca de R$ 950 milhões com a compra gradual das unidades

no período de cinco anos. A economia para os cofres públicos é estimada em R$ 177 milhões de reais com a redução de importações e outros custos. Em 2014, serão comprados 2 milhões de kits. Em 2019, o montante será elevado para 10 milhões de unidades. De acordo com Padilha, em cinco anos, os kits nacionais serão suficientes para abastecer a rede pública em todo o país. Cada kit vai custar R$ 30,40 no primeiro lote de compras, em 2014. Com o aumento das encomendas, o preço de cada equipamento deve cair para R$ 21,50 em 2019, segundo estimativa do próprio governo.



Assembleia da PB: CPI dos Outdoors volta a se reunir na próxima quarta-feira.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Outdoors na Assembleia Legislativa voltará a se reunir na próxima quarta-feira (23) às 15h. A convocação do presidente da CPI, deputado André Gadelha (PMDB) foi publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) da edição de quinta-feira (17).

Os membros titulares foram convocados a participar da reunião da CPI que terá como objetivo ouvir o depoimento de Lindenau de Souto Ramos, representante da empresa Coppyas e Cia. Desde a instalação, a CPI já ouviu diversas pessoas relacionadas à exposição feita em outdoors das fotos de parlamentares que se posicionaram contrariamente ao projeto do Governo do Estado que previa a permuta do terreno da Acadepol.

Através de Ato do Presidente, do dia 30 de setembro último, foi criada a CPI dos Outdoors que se instalou posteriormente no dia 6 de outubro, com a eleição do presidente André Gadelha, do vice-presidente Frei Anastácio (PT) e da escolha da deputada Daniella Ribeiro (PP) para ocupar a relatoria.

A CPI dos Outdoors é composta por 14 deputados, sendo sete titulares e sete suplentes. Os titulares são: André Gadelha (PMDB), Gervásio Maia (PMDB), Daniella Ribeiro (PP), Frei Anastácio (PT), Adriano Galdino (PSB), Tião Gomes (PSL) e Hervázio Bezerra (PSDB). Enquanto que os suplentes são: Trócolli Júnior (PSD), Raniery Paulino (PMDB), Vituriano de Abreu (PSC), Luciano Cartaxo (PT), João Gonçalves (PSDB), Léa Toscano (PSB) e Antônio Mineral (PSDB).



MPT pede providências do TCE contra contratações sem concurso na PB.

MPT pede providências do TCE contra contratações sem concurso na PBProcurador Eduardo Varandas quer que o TCE tome as medidas cabíveis para controlar excesso de contratações

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba enviou uma representação ao Tribunal de Contas do Estado solicitando que o órgão tome medidas cabíveis para conter um suposto excesso de contratações no Executivo estadual. A informação foi repassada ao procurador-chefe do Trabalho, Eduardo Varandas, pela Associação dos Servidores Públicos das Regiões Norte e Nordeste (Asprenne). Segundo o órgão, entre janeiro e agosto deste ano, a administração estadual teria contratado mais de 15 mil servidores sem concurso público.

O G1 tentou entrar em contato na manhã desta sexta-feira (18) com a secretrária de Administração do Estado, Livânia Farias, para que ela falasse sobre a representação do TCE. A sua assessoria de imprensa informou que ela estava em uma reunião e não tinha previsão de sair.

Na representação, Eduardo Varandas diz que os números estão disponíveis no Portal Sagres, do Tribunal de Contas. No total, foram 15.718 contratações, com o número de servidores passando de de 13.489 para 29.207. Além disso de acordo com o procurador, foram criados 1.462 cargos em comissão que agora chegam a 3.700.

“Não entendemos a razão pela qual esses problemas remanescem na Paraíba. Tenho a impressão de que a ordem estabelecida na Constituição não chega às oiças e viças dos administradores públicos e que as autoridades são omissas”, afirmou o procurador-chefe Eduardo Varandas.

Para Gilson Nunes, presidente da Asprenne, as contratações seriam ilegais e clandestinas, sem assinatura de contratos de trabalho. Segundo ele há vários prestadores de serviço atuando com salários defasados.

Eduardo Varandas também encaminhou um pedido de providências, sobre o mesmo caso, ao procurador-geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro. “Assim como o MP do Estado pediu a demissão dos prestadores de serviços, esperamos que idêntica medida seja tomada pelo próprio órgão”, disse.



PSDB define participação de Cássio nas Comissões Temáticas do Senado.

PSDB define participação de Cássio nas Comissões Temáticas do Senado
O PSDB definiu nesta quinta-feira quais as comissões temáticas do Senado que o senador Cássio Cunha Lima irá compor. Ele já integra, como membro titular, a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) e Turismo e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Além destas, o senador Cássio está como suplente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo tem 17 membros titulares e 17 suplentes e é presidida pelo Senador Benedito de Lira - PP (AL). Já a Comissão de Educação, Cultura e Esporte possui 27 membros titulares além de 27 suplentes e é presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).



Repentistas de cinco estados nordestinos se enfrentam hoje no Teatro de Campina Grande.

Repentistas de cinco estados nordestinos se enfrentam hoje no Teatro de Campina GrandeCampina Grande sedia nesta sexta-feira (18 - hoje) o 5º Desafio Estado X Estado, “Uma peleja inesquecível” com os melhores repentistas da velha e da nova geração, uma noite para ficar marcada na memória dos apologistas e contempladores da cultura nordestina. A cantoria terá representantes de cinco estados Nordestinos (Paraíba, Piauí, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte), com apresentação do poeta Iponax Vila Nova.

O desafio está previsto para começar às 20h30, no Teatro Municipal Severino Cabral. Cada dupla terá 20 minutos para a apresentação que será dividida entre sextilhas, motes e gêneros, cujos temas serão sorteados na hora do evento, podendo versar sobre política, religião, futebol, saudade, sertão e desafios.

Estarão representando a Paraíba os repentistas Raimundo Caetano e João Lourenço, Ivanildo Vila Nova e Valdir Teles irão defender o Estado de Pernambuco, Edmilson Ferreira e Zé Ferreira vão se apresentar pelo Piauí, Raulino Silva e Antônio Lisboa defendem o Rio Grande do Norte e Louro Branco e Ismael Pereira irão se apresentar pelo Ceará.

Os ingressos para o 5º Desafio Estado X Estado estão a venda no Teatro aos preços de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).



Comida caiu no chão: A “regra dos cinco segundos” é verdadeira?.

Comida caiu no chão: A “regra dos cinco segundos” é verdadeira?
Quem não conhece a famosa “regra dos cinco segundos”? Qualquer comida que caia no chão anda é perfeitamente sanitária e segura para o consumo desde que você a pegue de volta dentro de cinco segundos.

Mas será que existe alguma verdade nisso?

A pesquisadora Nadine Wimmer decidiu investigar. Ela pegou um monte de chupetas e biscoitos – mães e seus filhos deixam essas coisas cair o tempo todo – e os colocou no chão de vários lugares: na cozinha e na garagem de uma mãe típica, e sob as mesas e em passagens de uma lanchonete local.

Em seguida, ela levou as amostras para laboratórios onde a regra dos cinco segundos foi muito bem desmistificada.

A cozinha foi declarada o menos nojento dos quatro espaços testados, já que os biscoitos que caíram lá mostraram leve a moderada quantidade de bactérias, e as chupetas mostraram traços leves de bactérias, juntamente com leveduras e bolores.

Os biscoitos e chupetas que caíram na calçada pegaram bactérias, além de grandes quantidades de bolores e leveduras. Quanto ao material que caiu no restaurante, os testes mostraram quantidades leves de bactérias, levedura e mofo.

Nenhum dos testes encontrou qualquer coisa séria, como salmonela, estreptococos, etc., mas mesmo bactérias comuns podem deixar alguém doente se forem pegas na condição certa, explica Nadine. “Cinco segundos, um segundo – é tudo a mesma coisa”, finaliza.

Ou seja, nada de pegar comida do chão, hein!



6 formas com que o assédio sexual afeta a saúde das mulheres.

6 formas com que o assédio sexual afeta a saúde das mulheresSegundo estudos, 70% das mulheres e 45% dos homens experimentam alguma forma de assédio sexual no local de trabalho.

O cenário mais comum envolve um assediador criando um “ambiente de trabalho hostil” – em que uma pessoa se sente assediada, intimidada ou desconfortável, e não pode realizar bem o seu trabalho.

Vítimas de assédio sexual podem experimentar relações tensas no ambiente de trabalho, e estão em maior risco para inúmeros problemas de saúde. Confira seis efeitos sobre a saúde causados pelo assédio sexual:

1 – Depressão

Vítimas de assédio sexual podem experimentar depressão a longo prazo. Em um estudo recente com 1.000 jovens, pesquisadores descobriram que as pessoas assediadas sexualmente na adolescência e no início dos 20 anos podem experimentar sintomas depressivos em seus 30 anos.

Muitas pessoas que sofrem assédio sexual têm sentimentos de insegurança. Para algumas pessoas, essa insegurança se transforma em autoculpa, e as vítimas podem sentir-se responsáveis pelo que aconteceu. Essa autoculpa pode ter um efeito negativo sobre a saúde mental, incluindo a promoção de sentimentos de depressão.

2 – Transtorno do Estresse Pós-traumático

Muitos estudos têm encontrado uma ligação entre experiências de assédio sexual e sintomas de estresse pós-traumático, que incluem reexperimentar o trauma, e evitar pessoas ou coisas que possam lembrar a vítima do assédio.

Na verdade, as mulheres nas forças armadas que são assediadas sexualmente têm até quatro vezes mais chances de desenvolver estresse pós-traumático do que mulheres expostas a um evento traumático em combate.

3 – Pressão arterial

De acordo com um estudo, de 2008, assédio sexual aumenta a pressão arterial. O estudo incluiu cerca de 1.200 trabalhadores sindicalizados de Boston que foram entrevistados sobre o abuso no local de trabalho e fizeram um exame de saúde. Cerca de 23% dos trabalhadores relataram pelo menos um incidente de assédio sexual.

Os pesquisadores encontraram uma correlação significativa entre o assédio sexual e a pressão arterial elevada em mulheres. O assédio sexual pode desencadear reações fisiológicas como estresse, que pode aumentar o risco de doença cardiovascular.

4 – Problemas de sono

O assédio sexual tem sido associado a distúrbios do sono. Isto pode ser porque o estresse e a ansiedade do evento afeta os hábitos de sono de uma pessoa. Por exemplo, as vítimas podem ficar acordadas durante a noite ruminando sobre o evento, ou ele pode ser a fonte de pesadelos.

5 – Suicídio

Um estudo de 1997 com mais de 1.000 alunos do ensino médio no Canadá sugeriu que o assédio sexual pode levar a comportamentos suicidas.

O estudo descobriu que 23% dos estudantes tinham experimentado pelo menos um incidente de indesejados toques sexuais, ameaças sexuais ou atentado ao pudor nos últimos seis meses. Das mulheres que sofreram toques indesejados frequentes, 15% disseram que tinham feito tentativas de suicídio “muitas vezes” nos últimos seis meses, em comparação com 2% dos estudantes que não tinham sofrido assédio sexual.

6 – Dor no pescoço

Assédio sexual leva a dores físicas, segundo um estudo canadense publicado este ano, que envolveu cerca de 4.000 mulheres. Na pesquisa, mulheres com dor no pescoço tinham 1,6 vezes mais probabilidade de ter relatado atenção sexual indesejada.

Se confirmado por pesquisas futuras, os resultados sugerem que as intervenções para prevenir o assédio no local de trabalho podem diminuir problemas ósseos e musculares relacionados.


Você Sabia?: Cânceres podem passar não detectados por uma década.

Você Sabia?: Cânceres podem passar não detectados por uma décadaHoje, são os exames de sangue que ajudam os médicos a identificar o câncer em pacientes, através da presença de substâncias que são produzidas por tumores que penetram na corrente sanguínea.

Porém, um novo estudo feito por cientistas da Universidade de Stanford, EUA, indica que poderia levar uma década ou mesmo mais tempo para uma célula cancerosa se transformar em um tumor e começar a secretar quantidade suficiente destes biomarcadores para serem identificados em um exame.

Além disso, muitos biomarcadores feitos por células tumorais também são produzidos naturalmente em um corpo saudável. Por isso, pode levar anos antes que eles atinjam uma concentração alta o suficiente para causar preocupação.

Com tudo isso, um câncer pode passar não detectado por anos. Segundo especialistas, são necessários testes mais sensíveis para biomarcadores mais distintivos, a fim de fazer um diagnóstico mais precoce do câncer.

O estudo, o primeiro a conectar o tamanho de um tumor com o nível de biomarcadores que ele libera na corrente sanguínea, constatou que um tumor de ovário teria de atingir a dimensão de 1,7 bilhões de células antes de o melhor teste disponível poder detectá-lo.

Isso significa um tumor do tamanho de um cubo de 2 centímetros, presente no corpo entre 10 e 13 anos antes de altos níveis de seu biomarcador mais distinto tornarem-se anormalmente elevados.

A detecção precoce é vista como a chave para vencer a maioria dos tipos de câncer, com 90% dos pacientes com câncer ovariano, por exemplo, sobrevivendo se seu tumor é detectado numa fase precoce.

Mas mais de 80% dos pacientes não são diagnosticados até os estágios finais da doença, ponto no qual suas chances de viver por mais cinco anos são inferiores a três em cada dez.

Os pesquisadores construíram seu modelo calculando o quão rápido tumores crescem a partir de uma única célula, quanto de um
biomarcador é liberado de hora em hora e quanto biomarcador deve ser produzido para o tumor se destacar de níveis normais nos testes atuais.

Dois anos atrás, um estudo descobriu que os testes existentes para câncer de ovário eram incapazes de detectar tumores cedo o suficiente para alterar significativamente a taxa de mortalidade.

Detectar o câncer em um estágio inicial, quando o tratamento é mais provável de ser bem sucedido, é uma das formas mais promissoras de reduzir as mortes pela doença.

Os biomarcadores têm o potencial de oferecer uma forma simples e não invasiva de detectar câncer precoce, então os pesquisadores devem trabalhar duro para criar um teste confiável.

Modelos matemáticos como este desenvolvido na nova pesquisa, projetados para predizer os biomarcadores mais eficazes, poderiam ajudar a melhorar o sucesso de tais testes no futuro.



Crianças inteligentes têm mais chance de usar drogas.

Crianças inteligentes têm mais chance de usar drogasUm novo estudo afirma que crianças inteligentes têm mais propensão a usar drogas ilegais como cocaína, maconha e ecstasy quando crescerem.

Os cientistas acreditam que isso acontece como uma forma de evitar o bullying, e também por pensarem que a vida é entediante. Surpreendentemente, o efeito acontece mais com garotas.

Em comparação com as de inteligência menor, um QI alto feminino resulta em uma chance duas vezes maior de usar cocaína ou maconha até os 30 anos. O efeito nos garotos é também notável, com chances 50% maiores.

Uma equipe da Universidade de Cardiff analisou quase oito mil pessoas nascidas em uma semana de abril de 1970, que já participavam de um estudo de acompanhamento durante a vida. Todos os catalogados tiveram seus QIs testados entre os cinco e dez anos. O uso de drogas foi reportado pelos próprios participantes, entre os 16 e 30 anos.

Aos 16, 7% dos garotos e 6,3% das garotas haviam usado maconha. De acordo com o estudo, essa minoria apresentava um QI maior do que os outros.

Aos 30 anos, 35,4% dos homens e 15,9% das mulheres haviam usado maconha, enquanto para cocaína os índices foram de 8,6% e 3,6%, respectivamente.

Os autores comentam que “entre a maioria das drogas (exceto anfetamina nos homens), homens e mulheres que confirmaram o uso nos últimos 12 meses tinham um QI significativamente maior quando crianças do que os que não usaram”.

Apesar do estudo não pesquisar o porquê do uso, não foi encontrada nenhuma evidência de que a classe social dos pais estivesse relacionada com a escolha futura da pessoa.

Entretanto, os autores comentam que outros estudos sugerem que “crianças prodígio – com um QI maior do que 130 – relatam grandes níveis de tédio e de estigmas sofridos, o que poderia aumentar a vulnerabilidade de usar drogas como forma de se isolar”.

James White, da Universidade de Cardiff, comenta: “Apesar de ainda não ser claro o porquê da relação entre um QI alto e o uso de drogas ilícitas, estudos anteriores mostram que essas pessoas estão mais abertas a novas experiências e ansiosas por novidade e estímulo”.



Empresário de Campina Grande-PB é detido suspeito de receptar eletrônicos.

O proprietário de uma empresa de segurança eletrônica está sendo apontado pela Polícia Civil como o receptador de uma série de aparelhos eletrônicos e produtos que teriam sido roubados de estabelecimentos comerciais de Campina Grande.

De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos, o empresário e outras duas pessoas foram presas na quarta-feira (16) com computadores, impressoras e outros aparelhos eletrônicos, além de 240 óculos de uma loja de acessórios que foi arrombada na madrugada da terça-feira (15) na Rua Irineu Joffily, no Centro da cidade.

Após investigações, os policiais encontraram parte dos objetos furtados no escritório da empresa de vigilância. Segundo a Polícia Civil, outras três pessoas seriam responsáveis pelos roubos, enquanto o empresário recebia os produtos. Dos três suspeitos de participar diretamente dos furtos, um teria fugido com parte do material.

Em depoimento na delegacia, o empresário negou participação nos crimes. Ele informou que todos os aparelhos apreendidos seriam da empresa dele. Já as duas pessoas apontadas como responsáveis pelos roubos assumiram tudo.

Os produtos roubados foram apreendidos e levados para a Delegacia de Roubos e Furtos, na Central de Polícia de Campina Grande. Segundo a Polícia Civil, o material será devolvido aos proprietários das lojas e outras vítimas que fizerem o reconhecimento e comprovarem que são os proprietários. Os três presos foram transferidos para presídios locais nessa quinta-feira (17).



Mesmo com ameaças de suplentes, Deputado Trócolli não teme perda de mandato.

Mesmo com ameaças de suplentes, Trócolii não teme perda de mandatoO deputado estadual Trócolli Júnior (PSD) disse ontem (17) que não teme ações do suplentes do PMDB, seu antigo partido, com vistas a tentar tirar seu mandato na Assembleia Legislativa. O parlamentar garantiu que sua mudança de legenda foi feita dentro do que determina a legislação eleitoral.

Na semana passada o suplente de deputado Ivaldo Morais (PMDB) anunciou que entraria com ações de infidelidade partidária contra Trócolli e Wilson Braga, que também migrou para o PSD. Existem informações que dão conta que Nivaldo Manoel, também suplente, pretende tomar a mesma atitude.

Trócolli disse que vê com naturalidade as ações dos suplentes, mas têm segurança porque segundo ele fez tudo dentro da lei. “Estão pleiteando na Justiça o que é de direito, é o papel deles e eu estou muito tranquilo quanto a isso”, completou o deputado estadual.

O deputado Trócolli Júnior deixou o PMDB e se filiou ao PSD no início do mês de outubro. A principal justificativa do parlamentar foi a falta de apoio do PMDB à sua postulação para concorrer à prefeitura de Cabedelo nas eleições de 2012.



TJ mantém suspensão da lei da terceirização da saúde em João Pessoa.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln, negou pedido da prefeitura de João Pessoa para suspender a decisão da juíza da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital contra a validade da lei da terceirização da saúde. A informação foi prestada pelo advogado Anselmo Castilho, que atua no processo como representante dos vereadores da oposição, que são os autores da ação.

“A suspensão havia sido requerida para tornar válida a Lei que privatiza a saúde, mesmo havendo dúvidas quanto a publicidade da mesma, uma vez que há suspeita de fraude no Semanário Oficial”, explicou Anselmo Castilho.

O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides já havia negado um pedido de reconsideração interposto pela prefeitura de João Pessoa. “Importa salientar que não se pode falar em legalidade da sanção da Lei nº 2.210/2011, uma vez que não está devidamente provado nos autos o cumprimento das regras previstas no Regimento Interno da Câmara Municipal, havendo apenas indícios de legalidade”, argumentou o desembargador, ao manter a tutela antecipada concedida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital.




POSTADO POR EQUIPE FOCOPB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário