20 de novembro de 2011

MANHA DE NOTICIAS NO FOCOPB.


Paraíba tem 3,9 milhões de celulares - diz Anatel.
Paraíba tem 3,9 milhões de celulares - diz Anatel

A Paraíba encerrou outubro com quase quatro milhões de celulares (3,997 milhões), segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No acumulado do ano, a base móvel já soma cerca de 587 mil novos acessos de telefonia móvel, alta de 17,21% sobre o mês de dezembro de 2010 (3,410 milhões), mostrando forte aceleração no crescimento da telefonia móvel.

O número de pré-pagos continua fortemente preponderante (90,65%), enquanto pós-pago (assinatura) somente concentra 9,35% do total.

O Brasil fechou outubro com 231,6 milhões de acessos móveis. No acumulado do ano, a base móvel já soma cerca de 28,7 milhões de novas linhas, alta de 40%.





Receita para um bom coração: uma cerveja por dia; Com moderação!.

Receita para um bom coração: uma cerveja por dia; Com moderação!Não faltam pesquisas que falam do benefício do álcool para a saúde. E, enquanto muitos estudos sugeriram que um copo de vinho podia prevenir doenças cardíacas, uma nova análise indica que alguns desses mesmos benefícios podem ser colhidos também a partir de uma cerveja.

Os pesquisadores analisaram 16 estudos envolvendo mais de 200.000 participantes e constataram que o risco de doença cardíaca para os bebedores moderados de cerveja – que bebem cerca de 500 mililitros por dia – é 31% menor, em média. E, como no caso do consumo do vinho, o risco aumentou com o aumento da ingestão de álcool.

Segundo especialistas, o álcool em moderação pode aumentar o HDL, que é o colesterol bom, e quanto maior o HDL, mais protegidas as pessoas estão contra doenças cardíacas.

Os cientistas também disseram que pequenas quantidades de álcool parecem ter um efeito benéfico sobre as plaquetas do sangue e sobre a inflamação, entre outros efeitos na saúde.

Beber cerveja pode até ter alguns benefícios que o vinho não tem. Cerveja contém mais água, e como algumas pessoas se sentem inchadas ao beber, elas podem achar mais fácil beber moderadamente cerveja.

Há sempre a possibilidade de que fatores além das bebidas alcoólicas sejam responsáveis pelos benefícios, mas os pesquisadores tentaram controlar para estes fatores.

Uma possibilidade em estudos com o vinho, por exemplo, é que os bebedores de vinho têm mais probabilidade de estar seguindo a dieta mediterrânea, que também foi ligada a uma melhor saúde do coração. Essa dieta envolve comer legumes, grãos integrais e azeite de oliva, e relativamente pouca carne vermelha.

Tal como acontece com o vinho, pegar o hábito de beber uma cerveja por dia simplesmente para tentar ter uma saúde cardíaca melhor não é recomendado.

Segundo os pesquisadores, muitas pessoas não têm consciência do limite de “beber moderadamente”, que é um copo para mulheres, e dois para os homens por dia.

Se as pessoas forem além da moderação, poderão experimentar potencialmente efeitos negativos na saúde. Enquanto as pessoas metabolizam o álcool de maneira diferente, a regra geral é de que uma bebida por dia é um comportamento saudável; além disso, você está aumentando o risco de efeitos negativos na saúde.




João Pessoa é a terceira Capital do Nordeste com o maior índice de população idosa.

João Pessoa é a terceira Capital do Nordeste com o maior índice de população idosaJoão Pessoa é a terceira Capital do Nordeste com o maior índice de população idosa, conforme dados do Censo 2010, divulgados esta semana pelo IBGE. Segundo o levantamento, há 74.522 idosos na Capital, que representam 10,3% do total de 723.515 pessoas, atrás de Recife (11,8%) e Natal (10,4%). No ano 2000, o índice era de 8,13%. Para atender a esta parcela da população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem trabalhando, desde 2005, na melhoria da rede de assistência à saúde do idoso, que atende a 85,99% das pessoas com mais de 60 anos de idade.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o índice de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF) para os idosos passou de 67,42% (35.046 idosos) para 85,99% (64.079) de 2004 a 2010. Quando a atual gestão municipal assumiu a Prefeitura, em 2005, o índice passou para 75,53% (40.630) e continuou aumentando.

Em 2005 os idosos representavam apenas 8,32% dos 488.615 de população cadastrada na rede de saúde básica. No ano passado, o índice subiu para 10,23% sobre 626.258 pessoas no total. Segundo a gerontóloga Irene Delgado, da área técnica de saúde do idoso da SMS, este aumento no atendimento se deve ao crescimento desta parcela da população e ao trabalho da PMJP em procurar melhor tratar as pessoas com idade a partir de 60 anos.

“A cada ano, em torno de três mil pessoas entram para a terceira idade e nosso atendimento segue esta demanda. Nossa proposta é promover um envelhecimento ativo em que o idoso tenha atividades a desenvolver e cuide de sua saúde por meio de atividades, fisioterapia e alimentação saudável”, explica ela.

A rede de assistência à saúde do idoso é composta pelas USF, onde há o atendimento básico e, havendo sinais de alerta, é feito o encaminhamento para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Caisi), nos casos de média complexidade, ou aos hospitais, nos de alta complexidade.

Prevenção – Além do atendimento ambulatorial, o Caisi mantém grupos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que promovem o envelhecimento saudável e também trabalham com a prevenção da saúde. São três grupos de memória, dois de convivência (parceria Sedes), dois de escola de postura, um de educação física (parceria Sedes), e um grupo de flauta e dança (parceria com a Funjope).

A taxa de internação por fratura no fêmur caiu de 20,4% para 15%, de 2005 a 2010, entre a população com idade a partir de 60 anos, mesmo com o constante aumento desta população. Irene Delgado destaca que a tendência é que a taxa continue caindo e, para isto, é feito um trabalho de conscientização com as famílias. “Nós orientamos para que adequem o ambiente familiar para o convívio com o idoso. Se não é possível colocar uma barra de inox no banheiro, uma de PVC é uma opção mais viável, por exemplo. Também falamos para que o espaço da casa como um todo seja reorganizado para que o idoso não tropece e sofra as consequências”, diz a gerontóloga.





MP vai promover seminário para discutir políticas públicas para evitar que jovens entrem no crime.

MP vai promover seminário para discutir políticas públicas para evitar que jovens entrem no crimeA Promotoria da Infância e Juventude vai realizar um seminário nos dias 28 e 29 deste mês, cujo principal objetivo é discutir os interesses dos jovens, principalmente aqueles que vivem em situação de risco.

A informação é do promotor de Justiça, Alley Escorel, adiantando que vão participar representantes de instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco, conselheiros tutelares, policiais civis e militares, e todas as pessoas que desejarem participar da discussão.

Ele revelou que o seminário vai ter a participação do procurador da República, Guilherme Shell, que vai fazer um treinamento com as pessoas que trabalham com os jovens infratores ou em situação de risco.

Ele contou que o seminário vai servir para discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente, as medidas sócio-educativas e políticas públicas para evitar o envolvimento dos jovens com o crime.





Negros recebem 40% menos por hora de trabalho no Brasil.

Negros recebem 40% menos por hora de trabalho no BrasilSão Paulo – Os negros – parcela da população que inclui pretos e pardos – recebem por hora, em média, 60,4% do pago às demais camadas populacionais. Essa é uma das conclusões do estudo divulgado na quinta-feira (17) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A pesquisa Negros no Mercado de Trabalho da Região Metropolitana de São Paulo mostra que um negro ganha, em média, R$ 5,81 por hora trabalhada, contra R$ 9,62 pagos a outros trabalhadores.

O principal motivo dessa desigualdade, segundo o estudo, é que a inserção dos negros no mercado de trabalho ocorre principalmente nas ocupações menos especializadas e pior remuneradas. Em 2010, 10,8% da população negra economicamente ativa trabalhavam como empregados domésticos. Entre a população que se declara branca e amarela, essa proporção é 5,7%.

Na construção civil, estavam empregados 8,8% dos negros inseridos no mercado de trabalho e 5% dos não negros. Segundo o estudo, esses setores são exatamente aqueles em que predominam postos de trabalho com menos exigências de qualificação profissional, menor remuneração e relações de trabalho mais precárias. “Por isso, menos valorizados socialmente”.

O serviço público absorve uma proporção maior de ocupados não negros (8,4%) do que de negros (6,2%). O fato de ser uma carreira que requer a aprovação em concurso público mostra, de acordo com a pesquisa, a falta de acesso dos negros ao ensino de qualidade.

A diferença também é grande no grupo que incluiu desde profissionais autônomos de nível universitário até donos de negócios familiares. O percentual de negros ocupados nessas atividades é 3,9%, contra 9% entre os não negros. “Dispor de riqueza acumulada que permita montar um negócio ou ter nível superior de escolaridade provavelmente são os fatores que explicam a exclusão de grande parte dos negros.”

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ckfinder/userfiles/images/Infograficos/RendimentoMedioRealHoraOcupados.png



PF divulga foto de ginecologista procurado pela Interpol por crimes sexuais; Veja.

PF divulga foto de ginecologista procurado pela Interpol por crimes sexuais; Veja
A polícia Federal divulgou a foto do italiano Sergio Andolfi, 70, procurado pela Interpol pelos crimes de estupro, violação, indução ao aborto e peculato. Segundo a PF, o italiano, que é médico ginecologista e obstetra, aproveitava-se do estado de letargia de suas pacientes após a aplicação de sedativos para cometer os crimes sexuais, que ocorreram entre 1989 e 1994.

Sergio convivia com uma brasileira de nome Rosângela em Salvador, na Bahia e em 9 de outubro de 2000 seu veículo foi encontrado carbonizado na periferia da capital baiana e, desde então, não foi mais visto. Sua companheira na época notificou o desaparecimento à Deltur, mas desconfia que ele esteja vivo. Desde então ela não teve mais notícias do italiano.

A Polícia Federal desconfia que ao saber que estaria prestes a ser descoberto, o criminoso teria simulado sua própria morte já que, em dezembro de 2000, ano do desaparecimento, Sergio teria mantido contato no Paraguai com pessoas que poderiam renovar seu passaporte daquele país, mas o documento não chegou a ser emitido.

Recentemente, sua família na Itália solicitou à Justiça italiana a declaração de sua morte presumida, alegando que seu desaparecimento já passa de 10 anos.

Qualquer informação relativa à possível localização do italiano pode ser encaminhada à Representação da Interpol na Bahia, através do e-mail interpol.srba@dpf.gov.br, e será mantida em sigilo.





Mutirão de exames acontece pela primeira vez no estado para prevenir AVC e Anemia.

Trinta crianças e adolescentes com anemia falciforme entre três e 16 anos de idade realizaram ontem (18), no Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, o exame doppler transcraniano (DTC) que aponta o risco do paciente desenvolver acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a primeira vez que um exame desse nível é realizado no Estado. O mutirão acontece em todo o país e faz parte da campanha “DTC contra AVC”.

A realização do exame teve a parceria do Hemocentro da Paraíba, a Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH) e o Instituto Espaço Vida. Nessa campanha, o exame DTC aponta o diagnóstico imediatamente.

“É um exame indolor, não precisa de anestesia, mas que é importante para detectar se a criança ou adolescente tem risco de ter AVC”, afirmou a hematologista Sandra Cibele Figueiredo.

O diagnóstico da anemia falciforme é feito através do exame do pezinho, realizado após o nascimento do bebê. A doença ocorre em pessoas negras, sendo hereditária. A diretora técnica do Hemocentro, Germana Arruda, explicou que a anemia falciforme é uma má formação dos glóbulos vermelhos, estes presentes no sangue, adquirindo forma de foice, por isso o nome falciforme. “A hemoglobina (cor vermelha) é responsável pelo transporte de oxigênio e essencial para a vida”, afirmou.

De acordo com Sandra Figueiredo, o DTC detecta o número de pacientes nessa faixa etária (três a 16 anos) que sofrem o risco de ter um AVC. Ela comentou que com o resultado, os médicos podem intervir a ocorrência do acidente vascular através de múltiplas transfusões de sangue. “O tratamento será imediato e as crianças e adolescentes podem não ficar com sequelas”, ressaltou, acrescentando que o paciente pode ter vários AVCs durante a vida.

“Se tivesse realizado o teste do pezinho, meu filho poderia ter recebido um tratamento imediato”, disse a dona de casa, Maria de Lourdes Félix, de 37 anos, mãe de um adolescente de 16 anos com anemia falciforme. Ela contou que descobriu a doença quando o filho tinha um ano e sete meses e não sabia da existência do exame DTC. O adolescente já teve três AVCs. O último aos sete anos de idade.

O coordenador da ASPPAH, Dalmo de Oliveira, comentou que a associação atua na cobrança de ações do poder público. Em João Pessoa, ele lembrou que a Prefeitura está finalizando o programa integral. Segundo ele, 130 pacientes estão cadastrados, sendo 30 menores de 16 anos. “Nós orientamos na busca de direitos como o benefício da previdência e organizamos a questão da medicação”, disse.





Os Mercenários 2: Sai o primeiro pôster com o elenco reunido - Confira fotos!.

http://4.bp.blogspot.com/--Vy4EkoZNlM/TsfTCEomBQI/AAAAAAAAVL0/LLtZvHm8oTM/s1600/Mercenarios-2-poster.jpg

Os Mercenários 2 (The Expendables 2) ganhou o seu primeiro pôster com o elenco reunido. Será que cabe todo mundo? Veja na galeria, ao lado, Sylvester Stallone e Cia.

Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Jason Statham, Liam Hemsworth, Jet Li, Chuck Norris, Dolph Lundgren, Terry Crews, Jean-Claude Van Damme, Randy Couture e Scott Adkins estão no elenco do filme.

O roteiro de Os Mercenários 2 ficou a cargo de David Agosto e Ken Kaufman - conheça a sinopse oficial. Simon West (Con Air, Tomb Raider) que recentemente dirigiu Statham em Assassino a Preço Fixo, será o diretor.

Os Mercenários 2 estreia em 17 de agosto de 2012.

Veja algumas fotos de bastidores:

Terry Crews, Chuck Norris (3º da foto), Dolph Lundgren e produção 

Arnold Schwarzenegger (De "Exterminador do Futuro", Silvester Stalone (De "Rambo") e Bruce Willis (De "Duro de Matar")

Jean-Claude Van Damme (famoso pelos seus filmes de ação e luta, conhecido como Van Damme)




Vítimas da Ditadura, Agassiz Almeida e Francisco Julião serão homenageados.

De 22 a 25 deste mês, os vereadores de Sapé, Mari e Guarabira prestarão homenagens aos ex-deputados Agassiz e Francisco Julião, este último in memoriam.

Os eventos se associam ao projeto nacional de memória histórica e resgate de personalidades que se destacaram na luta e resistência à Ditadura Militar de 64, ao qual estão integradas entidades e órgãos de defesa dos direitos humanos, como a OAB, a ABI, a CNBB, o Grupo Tortura Nunca Mais e o Centro de Referência dos Direitos Humanos.

As homenagens se iniciam por Sapé, às 19h30 do dia 22, por iniciativa do presidente da Câmara, Walter Filho. No dia seguinte, em Mari, no mesmo horário, será a vez da Câmara de Mari, em que apresentou a propositura a presidente Vânia Monteiro. Em Guarabira, onde o vereador Beto Meireles é o autor das homenagens, a sessão especial na Câmara Municipal ocorrerá no dia 25, às 19h30.

Com decisões deste teor, as câmaras de vereadores resgatam ao reconhecimento público nomes emblemáticos da nossa contemporânea história, no momento em que o país acaba de criar a Comissão Nacional da Verdade destinada a revolver um passado de tirania que asfixiou a nação por 21 anos.

Francisco Julião e Agassiz Almeida, com o desfecho do Golpe Militar, foram presos e perderam os seus mandatos de deputado e amargaram longo exílio.

Há cerca de 50 anos, Agassiz Almeida (Paraíba) e Francisco Julião (Pernambuco), jovens deputados à época, defendiam a reforma agrária através das Ligas Camponesas, e apontavam ao país os verdadeiros responsáveis pelas mortes de líderes camponeses, entre os quais João Pedro Teixeira, Pedro Inácio de Araújo, (Pedro Fazendeiro), e João Alfredo.

Foi Francisco Julião quem mobilizou a primeira greve de camponeses na história do país, em 1960.
Em 1962, Agassiz Almeida requereu à Assembléia Legislativa da Paraíba a constituição de uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, para apurar os responsáveis pelo assassinato de João Pedro Teixeira, e também apontou os criminosos desta tipologia delinquente, o assassinato e desaparecimento de Pedro Fazendeiro.




Traficante do RJ é suspeito de lavar R$ 2 mi em empresas da Paraíba.

Uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco) dos Ministérios Público da Paraíba, Santa Catarina e Rio de Janeiro realizou ontem a operação ‘Conexão Rio’, culminando na prisão de Aílton Pedro da Silva, 41 anos, vulgo ‘IT’ ou ‘Carioca’, um dos principais traficantes cariocas. Segundo o MP, o acusado teria ‘lavado’ na Paraíba até R$ 2 milhões em dinheiro oriundo do tráfico de entorpecentes no Rio, utilizando empresas em nome de terceiros no Estado.

O traficante estava foragido e foi preso no município de Biguaçu-SC, por volta das 13h de ontem. Segundo o Gaeco, apenas em Santa Catarina, cerca de R$ 800 mil em imóveis e carros de luxo foram investidos pelo acusado, após lavar dinheiro utilizando empresas paraibanas, a maior parte em João Pessoa. As empresas, geralmente franqueadas e na área de alimentos, utilizavam nomes de terceiros e enviavam remessas de dinheiro para os investimentos ilícitos.

A investigação durou cerca de 10 meses e foram ainda cumpridos três mandados de busca e apreensão e sequestrados os bens de Aílton Pedro da Silva. De acordo com o Gaeco, serão também sequestrados os bens móveis pertencentes na Paraíba.

A operação que teve apoio das polícias Militar e Civil de Santa Catarina, cumpriu ainda mandados de prisão preventiva expedidos por Santa Catarina e pelo Rio de Janeiro, todos por associação ao tráfico, roubo e lavagem de dinheiro.

Em outubro de 2008, o acusado já havia sido preso em João Pessoa, após uma abordagem da Polícia Rodoviária Policial (PRF). Ele trafegava em uma caminhonete de luxo na cidade, quando os policiais pediram documentação e constataram que Aílton era foragido de presídio em Chapecó-SC, desde dezembro de 2006. Segundo a polícia, ele teria montado um restaurante e residia na cidade desde então.

De acordo com o MP, ele tinha residência desde 2010 em Santa Catarina, de onde continuava a comandar suas operações na Paraíba e no Rio de Janeiro.





72% das matérias da AL são consideradas irrelevantes.

Quase 72% de todas as matérias apresentadas pelos deputados estaduais da atual legislatura, considerando também os mandatos anteriores de alguns reeleitos, são consideradas irrelevantes. Ou seja, não trazem qualquer benefício à sociedade paraibana. A parte esmagadora é de proposituras voltadas a homenagens a instituições ou pessoas. Se forem consideradas as proposituras que ainda não foram classificadas, o índice pode ultrapassar a casa dos 80%. Os dados foram disponibilizados no site da ONG Transparência Brasil (www.transparencia.org.br).

Para fazer o levantamento, a organização levou em consideração os números dispostos pela Assembleia Legislativa até o último dia 10 de novembro. Dos 36 nomes listados na pesquisa, apenas Lindolfo Pires (DEM) não está atualmente no exercício do mandato, pois assumiu a função de secretário-chefe de governo. Além dos elencados, dois parlamentares que passaram pela Assembleia este ano e estão licenciados não aparecem na relação da ONG. São eles: Adriano Galdino (PSB) e Manoel Ludgério (PDT).

Os parlamentares listados foram responsáveis por 3.464 matérias e 2.490 delas não tiveram importância social, número equivalente a 71,8% do total. Entre eles, João Gonçalves (PSDB), que possui mais de um mandato na Casa, somou em todas as legislaturas 523 propostas, sendo 449 consideradas sem relevância, o que representa 85,9% da produção do parlamentar.

Considerando apenas a proporção entre as matérias apresentadas e aquelas consideradas de impacto social, 13 parlamentares ultrapassaram o percentual individual de 70% de propostas irrelevantes. Nessa situação ficaram os seguintes deputados, em ordem decrescente: Francisca Motta (PMDB), com 87,6%; Eva Gouveia (PTN), com 87,5%; Lindolfo Pires, com 87,3%; João Gonçalves, com 85,9%; João Henrique (DEM), com 85%; Guilherme Almeida (PSC), com 81,3%; Antônio Mineral (PSDB), com 80,8%; Tróccolli Júnior (PMDB), com 79,8%; Raniery Paulino (PMDB), com 73,4%; Gervásio Maia (PMDB), com 72,6%; Arnaldo Monteiro (PSC), com 72%; Assis Quintans (DEM), com 71,9%; e Márcio Roberto (PMDB), com 71,4%.

As matérias legislativas foram classificadas pela Transparência Brasil em diversas categorias temáticas que, por sua vez, compreendem duas classes: “sem relevância” e “outras”. Entre aquelas consideradas sem importância, o carro-chefe em incidência foram as proposituras de homenagens a pessoas e instituições. Também estão nessa situação batismos de logradouros ou demais espaços; simbologia; cidades-símbolo, cidades-irmãs; pedidos de convocação de sessões solenes e especiais para comemorações e homenagens; além de datas comemorativas.

As propostas estão classificadas como “outras” porque não foram identificadas quanto a relevância. Encontram-se nessa situação de indefinição 492 matérias. Se formos levá-las em consideração, a média geral de proposituras sem interesse social pode alcançar um patamar de impressionantes 83,7%. A reportagem tentou entrar em contato com o presidente da AL, Ricardo Marcelo (PSDB), mas a sua assessoria explicou que o parlamentar estava no Estado do Maranhão.





Justiça de SC decide dividir pensão de marido entre duas amantes.

Justiça de SC decide dividir pensão de marido entre duas amantesO Tribunal de Justiça de Santa Catarina divulgou que duas amantes terão direito a dividir a pensão de R$ 15 mil de um homem com quem mantiveram o relacionamento amoroso por anos após a morte da esposa oficial dele. A decisão, tomada em primeira instância pelo juiz Francisco Carlos Mambrini, foi mantida pela 4ª Câmara de Direito Civil do TJ-SC nesta semana.

Segundo o TJ, o homem, mesmo casado, mantinha relacionamento com duas outras mulheres que, com sua morte, ingressaram na Justiça em busca de seus direitos. A viúva oficial morreu durante o transcurso do processo e “as duas companheiras, ao comprovarem com farta documentação e depoimentos testemunhais a existência de suas respectivas uniões estáveis, foram beneficiadas com metade do valor da pensão”.

No “inusitado quadrilátero amoroso”, como definiu o tribunal, uma das amantes não sabia da existência da outra, pois elas residiam em cidades distantes. Não foi divulgado em quais cidades elas viviam.

“Embora seja predominante, no âmbito do direito de família, o entendimento da inadmissibilidade de se reconhecer a dualidade de uniões estáveis concomitantes, é de se dar proteção jurídica a ambas as companheiras, mostrando-se justa a solução que alvitra a divisão da pensão derivada do falecimento dele e da terceira mulher com quem fora casado”, disse na decisão o relator do caso, desembargador Eládio Torret Rocha.





Mães em período de amamentação inscritas no Bolsa Família vão receber benefício extra.

Mães em período de amamentação inscritas no Bolsa Família vão receber benefício extraDesde a quinta-feira (17), as mães inscritas no Programa Bolsa Família que tiverem filhos de até 6 meses passaram a receber mais R$ 32 do Benefício Variável Nutriz (BVN). A criança deve estar identificada no cadastro único do programa. O mesmo valor será pago mensalmente, a partir de dezembro, às mulheres, durante todo o período de gestação. A medida deve alcançar 69.059 mulheres inscritas no Bolsa Família. Para receber o benefício, as gestantes deverão fazer as consultas médicas e o exame do período pré-natal. E as mães dos bebês terão de manter em dia o cartão de vacinação dos filhos e fazer o acompanhamento nutricional das crianças (medição do peso e altura).

O diretor do Departamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Daniel Ximenes, assinala que o BVN “está previsto na legislação original do Bolsa Família”.

Além do benefício para gestantes e nutrizes, o Programa Bolsa Família paga R$ 32 por criança de até 15 anos (limitado a cinco benefícios por família). As famílias com jovens de 16 e 17 anos têm direito até dois benefícios de R$ 38.

Mais de 13 milhões de famílias (com renda per capita inferior a R$ 140), em todo o país, recebem o Bolsa Família. O valor do benefício varia de R$ 32 a R$ 306, conforme o número de filhos e a faixa etária.




'Sexy' divulga vídeo com aperitivo do ensaio de Gracyanne Barbosa. Confira e babe!.

'Sexy' divulga vídeo com aperitivo do ensaio de Gracyanne Barbosa. Confira e babe!
A mulher do cantor Belo exibiu suas curvas duranteas fotos feitas em uma ilha entre Angra dos Reis e Paraty, onde ela teve a companhia do marido. Além de conferir a morena como veio ao mundo, os leitores poderão ainda ter a sensação de estar passando a mão na pele dela, graças a uma textura especial.

'Sexy' divulga vídeo com aperitivo do ensaio de Gracyanne Barbosa. Confira e babe!



Sindisfisco aceita decisão do TJPB, mas avisa que vai ‘bater’ no Governo.

Sindisfisco aceita decisão do TJPB, mas avisa que vai ‘bater’ no Governo
O presidente do Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional e Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba (Sindifisco), Vitor Hugo declarou ainda ontem (18), após decisão que declarou a greve do Fisco ilegal, que a categoria acatará a decisão da Corte do Tribunal de Justiça que suspendeu a greve na Paraíba. No entanto, ele promete continuar bombardeando o Governo do Estado com notas veiculadas na imprensa.

“Existem várias formas dos trabalhadores protestarem e o protesto da categoria vai continuar”, disse.

A Corte do Tribunal de Justiça por um placar de 10 votos a 3 decidiu conceder liminar ao Governo do Estado pela suspensão do movimento até que o mérito da ilegalidade seja apreciado pelo pleno do TJ.





Ex-BBB Maria estaria com doença grave no fígado, diz jornal. Confira.

Ex-BBB Maria estaria com doença grave no fígado, diz jornal. ConfiraPrestes a estrear na nova temporada do "Casseta & Planeta", a ex-BBB Maria pode estar doente. Segundo a coluna de Leo Dias, do jornal O Dia, o empresário dela, Fábio Nogueira, contou para alguns amigos, em uma conversa informal, que ela estaria com uma doença grave no fígado.

Questionado pela publicação se Maria estaria com câncer, o empresário negou: "Maria passou por uma bateria de exames, mas não está com câncer". Ainda segundo a coluna, a TV Globo e a assessoria de imprensa da ex-BBB não se pronunciaram sobre o assunto.






Vitalzinho é cotado para suceder Sarney na presidência do Senado, diz Revista Época.

Vitalzinho é cotado para suceder Sarney na presidência do Senado, diz Revista ÉpocaO senador Vital do Rego Filho (PMDB) está sendo cotado para assumir a presidência do Senado e suceder José Sarney (PMDB). A informação foi divulgada pela Revista Época nessa sexta-feira (18), pelo jornalista Felipe Patury.

Segundo a nota, entre nos nomes cotados para suceder Sarney, está, além de Vitalzinho, Renan Calheiros (PMDB). "O nome do senador Vital do Rêgo (PB), um novato de confiança dos antigos, surgiu nas últimas articulações como alternativa ao desgaste de Calheiros com as antigas denúncias sobre a formação do patrimônio", informou a revista.

Confira abaixo a nota na integra:


O paraibano que quer suceder Sarney


Os senadores do PMDB já começaram a articular a sucessão do presidente do Congresso, José Sarney. Dois grupos disputam a indicação para as eleições internas de 2013. Um, da velha guarda, é apoiado por Sarney e liderado por Renan Calheiros (AL), que sonha em retornar ao posto. O outro grupo é organizado pelo amazonense Eduardo Braga e aposta na renovação das lideranças. O nome do senador Vital do Rêgo (PB), um novato de confiança dos antigos, surgiu nas últimas articulações como alternativa ao desgaste de Calheiros com as antigas denúncias sobre a formação do patrimônio. Na Câmara, o líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RGN) se consolidou com a confirmação do acordo de rodízio com o PT bancado pela presidente Dilma Rousseff.




Seriam os círculos obras dos ETs? Caso na Inglaterra reacende o debate  .

NOVIDADE: O primeiro círculo deste ano surgiu em uma plantação em Wiltshire, na Inglaterra

Fenômeno extraterrestre ou engodo? Brincadeira ou arte? Verdade ou mentira? Desde meados da década de 1970, pessoas de todo o mundo se fazem essas perguntas quando um novo crop circle (círculos desenhados em áreas de colheita) aparece. O primeiro deste ano acaba de surgir numa plantação em Wiltshire, no sudoeste inglês, há duas semanas. O local, assim como Stonehenge, Avebury e Silbury Hill, áreas onde os círculos proliferam, é uma verdadeira meca da ufologia. O enigmático desenho que, assim como os demais, apareceu da noite para o dia é considerado por muitos mensagem enviada por civilizações extraterrestres que visitam a Terra em naves espaciais e deixam essas marcas. Em forma labiríntica e circular, podem chegar ao tamanho de dois campos de futebol. Outros, entretanto, apostam que os desenhos são feitos por pessoas ágeis e habilidosas com tábuas de madeira e cordas que, na calada da noite, transformam um campo de trigo, milho, centeio ou cevada em obra de arte.

É tudo muito intrigante. Numa sociedade ávida por minutos de fama, por que alguém abandonaria uma obra cujas fotos percorrem o mundo e poderiam render entrevistas e dinheiro? E se fossem mesmo ETs, por que prefeririam a Inglaterra, país que concentra 90% das marcas e onde 200 novas formações aparecem por ano? A única certeza é que os crops circles, esta espécie de grafite agrário, são confeccionados em proporções matemáticas perfeitas. “Todos são feitos pelo homem”, disse à ISTOÉ o inglês John Lundberg, fundador de um grupo que resolveu mostrar como se fazem esses círculos. Circle maker há 20 anos, ele já fez centenas em várias partes do mundo. A iniciativa de Lundberg e sua turma é vista como heresia por estudiosos de óvnis. “O propósito deles é esculhambar uma coisa séria”, reclama o brasileiro A. J. Gevaerd, editor da revista “UFO” e um dos ufólogos mais respeitados do mundo. “Por que alguém pode querer sabotar mensagens de inteligência tão avançada?”, questiona.

NO BRASIL: Em Ipuaçu (SC), as marcas apareceram em 2008 e 2009 e colocaram a cidade na rota do turismo ufológico

Mas que tipo de mensagem uma inteligência tão avançada tentaria nos comunicar com uma porção de círculos sobrepostos? “Números sagrados”, diz Gevaerd. “Às vezes, significam datas, como 21 de dezembro de 2012. É o fim do calendário maia.” O astrônomo americano Seth Shostak, um dos coordenadores do programa Seti (sigla em inglês para busca de inteligência extraterrestre) – que há 50 anos investiga a possível existência de vida fora da Terra –, disse à ISTOÉ que os círculos têm origem humana. “Será que seres do espaço viajam um longo caminho só para esculpir uma mensagem que vai desaparecer em poucos dias?”, pergunta. “Seria uma forma louca de se comunicar.” Segundo Shostak, as obras são lindas, mas não há nenhuma razão para supor que elas sejam criadas por qualquer outro ser que não os humanos. Gevaerd defende que é possível saber se os círculos são “legítimos”. Quando não são, diz ele, as plantas amassadas morrem. Já Lundberg rebate com o argumento de que o tempo de duração das plantas varia de acordo com o período da colheita em que as marcas são feitas, e não com o fato de o desenho ter sido feito por pessoas.

No Brasil, a pequena cidade de Ipuaçu (SC), de sete mil habitantes, ganhou fama em novembro de 2008 quando dois círculos de aproximadamente 20 metros de diâmetro cada um apareceram a 200 metros do perímetro urbano. Um ano depois, o fenômeno se repetiu e colocou Ipuaçu na rota do turismo ufológico. Foi a primeira aparição dos crop circles no País. “A cidade mudou muito, veio até gente da Índia aqui”, conta Emerson Pedro Bazi, secretário de administração do município. Este ano, o encontro nacional de ufologia foi realizado lá. Com o avanço do turismo ufológico, a cidade começou a crescer. Seu primeiro hotel está em construção e deve ser inaugurado até o fim do ano. No dia seguinte ao surgimento dos primeiros círculos brasileiros, Gevaerd já estava no local. Ele não duvida que os círculos de Santa Catarina foram feitos por seres do espaço. “As figuras são idênticas às que foram vistas no princípio do fenômeno na Inglaterra. O Brasil entrou na rota das mensagens inteligentes”, acredita ele.

Do embate travado entre os que acreditam que os crop circles são feitos por ETs e os circle makers, que reivindicam a autoria de todas as obras, o mais curioso é que um grupo precisa do outro. Porque sem o mistério que paira em torno dos círculos e de suas possíveis origens extraterrenas talvez ninguém estivesse prestando atenção aos desenhos. E as marcas, em contrapartida, alimentam a fé e rendem dividendos turísticos. Um círculo gira o outro.

http://3.bp.blogspot.com/-cKtT83GNlZI/TsepJfKQvCI/AAAAAAAAVKQ/IUW4KE6K5uU/s1600/caracteristicas.jpg





Deputada do PSD faz desabafo pessoal em tribuna e revela que foi chifrada pelo marido.

Deputada do PSD faz desabafo pessoal em tribuna e revela que foi chifrada pelo maridoA deputada estadual, Maria Luiza Carneiro (PSD) aproveitou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia para revelar o porquê de ter se separado do prefeito de Salvador, João Henrique (PP), com quem foi casada durante 27 anos. Segunda a primeira-dama, ele teve um caso extraconjugal.

“A separação foi por causa da traição dele e isso é irrevogável. Conivência e traição são características que marcaram a forma como ele conduziu a relação. Eu me casei com um homem e me separei de outro”.

Ela ainda revelou quem seria a namorada do prefeito. “Retornando de uma viagem, sete dias depois, tomei conhecimento do relacionamento extraconjugal de João Henrique com a subsecretária de Saúde, dra. Tatiana Paraíso. No subterrâneo do Thomé de Souza (sede da prefeitura), tudo acontece até hoje às escondidas, em segredo. E foi para restabelecer a minha honra que levei ao conhecimento público a separação do nosso casamento”.





Filho do dançarino Carlinhos de Jesus é morto a tiros na Zona Oeste do Rio.

O filho do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, Carlos Eduardo Mendes de Jesus, conhecido como Dudu, de 32 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (19) quando saía de um bar em Realengo, na Zona Oeste do Rio. As informações foram confirmadas pela Divisão de Homicídios do Rio.

“Já temos algumas linhas de investigação, mas prefiro não divulgar”, disse o delegado-adjunto da DH, Allan Duarte.

De acordo com as informações iniciais, o músico saía de bar na Avenida Marechal Fontenelle, quando foi atingido por disparos feitos por dois homens em uma motocicleta.

Os criminosos, ainda não identificados, fugiram do local em seguida. Dudu ainda foi levado ao Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, mas não resistiu.

Pelo Twitter, Carlinhos de Jesus lamenta morte do filho (Foto: Reprodução/Twitter) 

Pelo Twitter, Carlinhos de Jesus lamentou a morte do filho e agradeceu as manifestações de solidariedade: "DOR! Insuportável perder que amamos! Perco meu filho brutalmente. Estou em Caxias do Sul tentando voltar o quanto antes", disse o coreógrafo no microblog.





GUARABIRA: Polícia prende gangue que aterrorizava na região do Brejo.

GUARABIRA: Polícia prende gangue que aterrorizava na região do Brejo
As Polícia Civil e Militar de Guarabira conseguiram desbaratar, na tarde de sexta-feira (18), uma gangue que atuava em toda a região Metropolitana de Guarabira.

O trabalho de investigação começou após a realização de um assalto à Fazenda Cumarú, na zona rural de Alagoinha, ocorrido no último dia 14, quando os elementos levaram armas e outros pertences dos moradores.

Juntamente com Mayara Maria da Conceição, 18 anos; Maria das Neves (Neves de Maria Cota), Lídia Costa Carlos, 18 anos; Um menor de 16 anos e Clisenaldo Lourenço da Silva, 23 anos , residentes no Conjunto Multirão, a polícia prendeu Adriano Pinheiro Batista (vulgo mosquito), 18 anos, residente à Rua da Mangueira, no Bairro do Rosário, que confessou ter participado do assalto com outros acusados.

Com eles foram encontradas duas espingardas calibre 12, um revólver calibre , uma pistola 380 com oito munições, oito relógios, nove aparelhos celulares, dois punhais, nove pedras de crac, uma trocha de maconha, um cordão, uma pulseira e outros.

A quadrilha também está sendo investigada suspeita de assassinar o jovem Ronaldo, este mês no Conjunto Mutirão de Guarabira.

Estiveram participando na ação o Choque e o Serviço de Inteligência da Polícia Militar, como também vários agentes da Polícia Civil.

O Coronel Ysmar Motta esteve acompanhando todo o trabalho de perto.

GUARABIRA: Polícia prende gangue que aterrorizava na região do Brejo



Receita faz operação em prefeituras omissas no recolhimento do FGTS; pelo menos 26 estão irregulares.

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em João Pessoa iniciou em outubro operação para apurar irregularidades cometidas por Prefeituras Municipais no Estado da Paraíba omissas quanto à entrega das Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – GFIP.

A operação teve início após análise que detectou uma queda brusca nos dados relativos à massa salarial declarada em GFIP nos últimos meses.

A análise foi realizada nos 67 (sessenta e sete) municípios da jurisdição de João Pessoa e verificou-se que esse comportamento era apresentado por 26 (vinte e seis) municípios da jurisdição (39 %).

Os municípios que deixam de declarar a GFIP podem prejudicar os segurados com relação a futuras aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários, mesmo que venham recolhendo, pelo menos parcialmente, os respectivos valores. Segundo a Receifa Federal, não basta o município recolher as contribuições previdenciárias, pois é através da GFIP que os dados de vínculos e remunerações de cada segurado são incluídos nos sistemas de informações que garantem seus benefícios previdenciários, ou seja, sem essas informações existirá grande prejuízo para milhares de segurados da Previdência Social.

A Receita Federal investiga, também, se terceiros estão orientando esses contribuintes a deixarem de fazer as GFIP para ficarem "livres" do trabalho de Cobrança Automática realizada pela Receita Federal, bem como para criarem situação em que não haja restrições à emissão de Certidão Negativa de Débito - CND.

A operação foi iniciada com a emissão de 12 (doze) Mandados de Procedimento Fiscal para verificações das irregularidades. A partir do momento em que esses contribuintes são intimados eles perdem a espontaneidade e as multas aplicadas passam a ser bem maiores do que aquelas que incidem quando o contribuinte se antecipa e regulariza sua situação, mesmo que com atraso. Portanto, os contribuintes que ainda não foram notificados do início do procedimento fiscal, mas que estejam nessa situação de omissão, convém regularizar o quanto antes a situação, evitando penalidades mais pesadas!

Acrescenta-se que situação semelhante também foi constatada em parte dos 155 (cento e cinqüenta e cinco) municípios jurisdicionados pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campina Grande e, por este motivo, procedimentos fiscais estão em andamento para apuração das irregularidades, conforme informações do Delegado José Domingos Medeiros.





Ex-presidiário é acusado de matar, a facadas, filha de amigo que lhe deu emprego em granja.

Ex-presidiário é acusado de matar, a facadas, filha de amigo que lhe deu emprego em granja A jovem Nacélia Camilo Gerônimo, de 19 anos foi encontrada morta com quatro facadas na cabeça na tarde de ontem (18) no município de Mataraca-PB, a 83 km de João Pessoa.

Segundo informações, o pai da vítima, Hélio Camilo Gerônimo saiu da granja onde trabalhava como administrador para ir até o centro da cidade que fica a pouco mais de 1 km e deixou a filha em casa. Ao retornar não encontrou Nacélia e ao procurá-la nos arredores da casa encontrou o corpo da filha no capinzal que fica nas proximidades da baias dos animais.

O principal acusado é o ex-presidiário Raimundo Alves de Freitas de 20 anos. O acusado trabalhava na granja como tratador de cavalos e era amigo do pai da vítima. De acordo com populares, os homens se conheciam a mais de dez anos e Hélio quem convidou o acusado para trabalhar na granja. Raimundo estava há 1 ano e 7 meses no trabalho.

O acusado está foragido e a perícia da Capital afirmou que há indícios de estupro, e luta corporal. A vítima tinha quatro perfurações feitas por faca na cabeça e sangue nas partes íntimas. A informação é que a jovem não tinha nenhum relacionamento com o acusado.

A polícia está a procura de Raimundo que continua foragido, mas o único local por onde ele pode fugir é passando por uma aldeia que fica nas imediações. Os índios juraram o acusado de morte.




POSTADO POR EQUIPE FOCOPB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário