19 de novembro de 2011

Josenildo Suassuna mostra sua nova face naif.


Artista expõe no Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa

“Novas Fronteiras”. Esse é o nome da nova exposição que o artista plástico paraibano Josenildo Suassuna faz nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa. A exposição, de acordo com o próprio artista, revela um novo momento de sua pintura – marcada pela perspectiva naif da arte brasileira. 

Trata-se de um conjunto de nove quadros, a maioria pintada no período de 2010-2011, que representa um ciclo de renovação da arte de Josenildo Suassuna. São trabalhos feitos em acrílico sobre tela, em variados tamanhos. “Venho em um processo de renovação de minha pintura e agora consegui organizar essas peças que mostram um pouco do que tenho feito nos últimos anos”, disse Josenildo Suassuna. 

A exposição “Novas Fronteiras” traz cenas do cotidiano e da natureza a partir das quais o artista mostra a renovação de sua linguagem naif. Entre as telas se destaca a  sequência Criação na qual ele retrata bodes, cabras e cabritos em um pasto. Os tons da pintura usados por Suassuna revelam toda uma linha de tempo. Daí que ele nomeou os quadros como Criação, Criação-Entardecer e Criação-Noturno. 

“Em ‘Novas Fronteiras”  a gente vai poder ver um artista mais seguro no domínio e renovação de sua própria linguagem”, completa Marcus Alves, escritor responsável pela Curadoria da exposição. 

Josenildo  Suassuna é natural de Catolé do Rocha (PB). Desde 1984 vive em João Pessoa, onde iniciou sua carreira artística quatro anos depois. Em sua trajetória artística conta com experiências de  importância nacional e internacional, tendo sua obra exposta  em Portugal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, além de João Pessoa e de Campina Grande.

Marcus Alves diz que nas cenas criadas por Suassuna, artista que ganhou o prêmio revelação na Bienal Nacional de Arte Naif (SESC-Piracicaba), é possível ver uma perspectiva renovada do próprio estilo do artista. “Tudo está mais delicado na obra de Josenildo Suassuna que sopra signos de nossa natureza perdida e renovada e ai é que podemos fruir sua nova arte”, completa o curador que é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.
A exposição “Novas Fronteiras” será aberta ao público na quarta-feira (23), a partir das 16h, devendo ficar no Centro Cultural da Câmara até o dia 9 de dezembro.

Contatos: Josenildo Suassuna: (083) 8749-4908
Marcus Alves  (83) 8858 9777
E-mail: maalves@terra.com.br





POSTADO  POR GENILDO ALVES/JOSENILDO SUASSUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário