21 de novembro de 2011

FLASHES DO FOCOPB.


Bizarro: Ladrão assalta homem morto e é preso em João Pessoa.

Bizarro: Ladrão assalta homem morto e é preso em João Pessoa
O marchante conhecido apenas como Júnior, foi morto com cinco tiros, sendo três na cabeça no início da tarde deste domingo (20), no bairro Jaguaribe, em João Pessoa-PB. Segundo pessoas conhecidas, ele não era morador do bairro e tinha ido ao local visitar a irmã.

O mais bizarro é que após ser morto, ele ainda foi assaltado por um outro homem que passou no local minutos após o crime. O ladrão teve menos sorte e foi pego pela polícia logo em seguida.

No tocante ao assassino do machante, a polícia encontra-se em investigação na tentativa de chegar ao responsável pelo crime.




Ator Adriano Reys morre no Rio aos 78 anos.

Ator Adriano Reys morre no Rio aos 78 anosO ator Adriano Reys, de 78 anos, morreu na manhã deste domingo, 20, no Hospital Copa D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo informações da assessoria do hospital, ele estava internado havia 10 dias, para tratar de um câncer no fígado e no peritônio.

De acordo com o hospital, Adriano morreu às 9h30 de ontem.

Adriano Reys deverá ser cremado. Ainda não há confirmação sobre a data da cremação.

O ator nasceu no Rio de Janeiro em 20 de julho de 1934 e começou sua carreira artística no cinema em 1953. Na década de 70, esteve na TV Tupi, de São Paulo, onde participou de várias novelas. Em meados de 1980, foi para a TV Globo, na qual fez as novelas Selva de Pedra, Vale tudo e Mulheres de areia.

Seus últimos trabalhos foram na Record, na terceira fase da novela Mutantes e Promessas de Amor, que terminou em agosto de 2009.





Criança morre após perder controle de bicicleta e bater em ônibus em João Pessoa.

Criança morre após perder controle de bicicleta e bater em ônibus em João PessoaUma criança de 8 anos morreu após a bicicleta que ele estava bater em um ônibus no bairro de Cruz da Armas em João Pessoa. De acordo com o cabo Galvão, da 1º Delegacia Distrital, o acidente aconteceu por volta das 15h20 deste domingo (20) na rua Abel da Silva.

O motorista do ônibus disse para polícia que no momento que foi fazer a curva viu quando a bicicleta bateu na lateral do coletivo. Segundo o motorista, a bicicleta estava sem freio e por isso a criança não conseguiu parar. O cabo Galvão explicou que o menino morava em Bayeux, na Grande João Pessoa e estava passando o final de semana na casa de uma avó.

O menino ainda foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma. De acordo com o serviço de assistência social do Trauma, o menino foi atendido, mas não resistiu aos ferimentos.





Cultura negra está sendo cada vez mais difundia entre os jovens.

Cultura negra está sendo cada vez mais difundia entre os jovensA expressão “orgulho de ser negro” foi abolida do vocabulário de muitas pessoas por medo do preconceito. Com o passar do tempo, porém, o resgate cultural fez com que os negros assumissem a “negritude” na maneira de ser. Cada vez mais difundida entre os jovens brasileiros, a cultura afro está presente no visual, nas preferência musicais, nos estudos e na religião.

Por influência da mãe, o motoboy Calleb Augusto do Nascimento, 22 anos, começou a se engajar no movimento negro há quatro anos. O conhecimento do mundo afro fez com que o rapaz mudasse seu estilo e assumisse suas preferências musicais, no caso, o reggae. “Fiz o rasta [penteado característico dos apreciadores do reggae] para me diferenciar, quis mostrar meu estilo black. Se você for ver, 80% dos homens negros têm cabelo rapado. Eu sou o único entre os meus amigos [que tem esse visual]”. Para ele, o negro está conseguindo conquistar o seu espaço, pois está mais “desinibido para isso”.

Cada vez mais, os jovens estão se identificando com a cultura negra. Prova disso são os dados do Censo 2010, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que os jovens brasileiros entre 15 e 24 anos se declaram pretos e pardos mais do que os adultos. De 34 milhões de jovens nessa faixa de idade, 18,5 milhões se autodeclararam pretos e pardos. Dentre os adultos, 54 milhões dos 107 milhões dessa faixa etária (25 a 59 anos) se disseram pretos ou pardos.

De acordo com o sociólogo e professor do Decanato de Extensão Universitária da Universidade de Brasília (UnB) Ivair Augusto Alves dos Santos, o movimento de resgate cultural negro começou na década de 1950. “Em 1970, a mudança foi física, ou seja, na aparência, com o movimento Black Power. Na década de 2000, a mudança é política e envolve o debate de ações afirmativas.”

Santos atribui esse movimento impulsionado pela juventude às transformações tecnológicas, uma vez que os jovens negros de hoje têm mais possibilidades. “Se compararmos as possibilidades, vemos que são maiores. Você tem grupos de música que conseguem atingir grandes massas, tem mais informações também.”

A cabeleireira Rosemeire de Oliveira, de 32 anos, aponta uma mudança de mentalidade no país, lembrando que, antigamente, ninguém falava sobre “o que é ser negro”. Ela trabalha em um salão afro de Brasília há 12 anos. A maioria dos clientes, segundo ela, são os jovens. “Teve uma época que ser negro era moda. Agora, os negros realmente estão se assumindo e aprendendo a se gostar mais.”

A trança de raiz é o penteado mais popular no salão de Rosemeire. embora também haja procura por alisamento. “Tem gente que alisa o cabelo porque gosta, mas tem outras que o fazem porque o trabalho impõe ou para se sentirem mais iguais às outras pessoas. Essas ainda não se assumiram”, disse a cabeleireira.

Cliente de Rosemeire desde criança, a estudante Brenda Araújo Soares Alexandrino de Souza, de 14 anos, usa tranças no cabelo desde os 3 anos. “Tinha cabelo volumoso e minha mãe fazia as tranças. Minhas amigas gostam, admiram e estão pensando em fazer.”

A adolescente,da Consciência Negra, acredita que as pessoas estão se identificando mais com a cultura. “Antigamente, não tinham coragem de se mostrar por causa do preconceito. Eu não tenho medo disso.”

O percussionista baiano Ubiratã Jesus do Nascimento, de 40 anos, conhecido como Biradjham, cresceu envolvido com a cultura negra. Há 25 anos trabalha com música e já tocou com bandas famosas da Bahia.

Adepto do candomblé, Biradjham diz que os negros têm mais liberdade atualmente. “O movimento está mais forte. A mudança cultural vem de muito tempo, mas hoje tem mais força”.





Movimento Gota D'água faz vídeo para meta de 1 milhão de assinaturas; Veja e assine!.

Movimento Gota D'água faz vídeo para meta de 1 milhão de assinaturas; Veja e assine!
Chamada com a atriz Maria Paula para a meta de 1MILHÃO de assinaturas.
O www.movimentogotadagua.com.br recolheu, em menos de 120 horas, mais de 840MIL assinaturas na sua petição.
Leia a nossa petição, assine! http://movimentogotadagua.com.br/assinatura




Coperve divulga Gabarito do 1º dia de provas do PSS 2012 da UFPB; Confira!.

Coperve divulga gabarito do 1º dia de provas do PSS 2012 da UFPB; Confira!A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou o gabarito das provas aplicadas na 1ª fase do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

CLIQUE AQUI E VEJA O GABARITO

De acordo com o presidente da Coperve, João Lins, os candidatos têm dois dias para ingressar com recurso contra a resposta de qualquer questão das provas. "A entrada com recurso sobre qualquer questão das provas pode ser requerido até 48h de realização de cada exame", destacou o presidente.

Ainda segundo informações da Coperve, o desempenho dos candidatos deve ser divulgado até o dia 13 de dezembro. Ainda nessa data, será liberada a lista com os nomes dos inscritos aptos a fazer a segunda etapa do processo, composto por provas da 3ª série.

Nesta segunda-feira (21), serão aplicadas as provas do PSS 2 com as mesmas disciplinas para o conjunto de provas dos PSS 1, 2 e 3: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa, Espanhola ou Francesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil, e Geografia Geral e do Brasil.

Para essa fase foram inscritos 38.152 candidatos. As provas estão sendo aplicadas em 62 locais nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Areia, Mamanguape, Rio Tinto e Sousa.

As provas da 3ª série serão aplicadas nos dias 18 e 19 de dezembro e a classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.





Dia da Consciência Negra é celebrado com 'Auto dos Orixás' no Ponto de Cem Réis.

Dia da Consciência Negra é celebrado com 'Auto dos Orixás' no Ponto de Cem Réis
O Ponto de Cem Reis (João Pessoa-PB) será palco na noite deste domingo (20), a partir das 19 horas, dia em que se exalta a Consciência Negra, do ‘Auto dos Orixás - Todas as vidas, originalmente, são uma só vida.' Trata-se de um ato público que possibilita aos presentes uma releitura dos arquétipos dos orixás e das influências na cultura popular. É uma realização do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes e faz parte da programação das comemorações para a semana da consciência negra. É aberto ao público em geral.

Com direção do artista visual paraibano Elioenai Gomes, o ‘Auto dos Orixás’ tem como objetivo celebrar a consciência negra, dando mais visibilidade e estimulando o fortalecimento de uma rede de grupos/entidades e artistas da cultura popular paraibana. Será encenado pelo ‘Raízes’, grupo de dança e percussão afro-brasileira e indígena, que realiza um trabalho de fortalecimento da cultura popular paraibana, bem como de desconstrução de preconceitos relacionados à intolerância religiosa, junto com mais de 20 grupos e artistas de identidade negra/indígena da Paraíba.

Durante todo roteiro do evento predominarão o canto, a dança e muita música percussiva, numa grande troca de experiências e conhecimentos que serão expressos pelo Grupo Raízes, Coral Voz Ativa, Grupo Capoeira Angola Palmares, Tutu Carvalho, Baticumlata, Capoeira Angola Orun Aiyê, Débora Vieira, Urso Batucada, Danylo Aguiar, Tambores do Forte, Evelyne Vilhete, Indios Pele Vermelha, Grupo Dinâmico Cultural, Gel Carvalho, Andila Nahusi, Laíla Alana, Escola Mukambu de Capoeira Angola, Severino Ramos, Clube do Samba de Mesa, Circulo de Tambores, entre outros.

O ‘Auto dos Orixás’ terá inicio com a presença de uma contadora de histórias acompanhada de um grupo de crianças, trazendo o foco para o infantil, para o resgate da identidade. É quando a história dos negros e índios passa a ser recontada e a roda começa a girar. O espetáculo acontece no meio da praça do Ponto de Cem Réis, numa grande mandala humana demarcada pelas quatro direções (norte, sul, leste, oeste), os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e ar) e pelos quatro quartrilhões (Ibás), representando os altares dos deuses/divindades africanas. O espetáculo é uma celebração da vida humana onde “todas as vidas são originalmente uma só vida”. Portanto é um evento imperdível!

Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - Fundado em 2004, atualmente referência de multiculturalismo na capital paraibana, o Ateliê integra as mais diversas formas de expressões artísticas - música, artes visuais, artes cênicas, literatura, entre outras -, com o objetivo de promover a diversidade cultural, garantindo a originalidade das expressões culturais locais e seu potencial de crescimento. Situado na Ladeira da Borborema, 101, bairro do Varadouro, o Ateliê possui produtos culturais consolidados - como o Grupo Raízes de percussão e dança afro indígena - e projetos como Baile Afro, Casa de Bamba, Cortejo de Tambores, Baile de Máscaras, Cortejo Multicultural, etc.

Durante todo mês de novembro promove uma vasta programação em comemoração ao Mês da Consciência Negra, que conta também com o 10º Baile Afro – Tributo a Clara Nunes, no dia 26. No dia 30 será a abertura da Exposição Fotográfica Talhado na Memória, do fotógrafo paraibano Gustavo Moura, que ficará em cartaz na Galeria da Ladeira, no ateliê, até o dia 20 de dezembro.

Programação completa do Mês da Consciência Negra do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
20/11 - Auto dos Orixás - Ponto de Cem Réis - 19h
26/11 - 10º Baile Afro - Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - 21h
30/11 - Abertura da exposição Talhado na Memória, de Gustavo Moura - Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - 19h

Contatos:
Assessoria de Imprensa:.

Antonia Sousa: 83 8865.8500 | souzantonia@gmail.com

Contatos para entrevista e maiores informações:
Elioenai Gomes: 83 87309629
Danylo Aguiar: 83 88030786

www.ateliemulticultural.com.br






Cerca de 4500 candidatos faltam ao 1º dia do PSS 2012; em JP, jovem passa mal e termina prova no HU.

Cerca de 4500 candidatos faltaram ao 1º dia do PSS 2012; em JP, jovem passa mal e termina prova no HUCerca de 4500 candidatos faltaram às provas do primeiro dia da primeira fase do Processo Seletivo Seriado (PSS/2012) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em todo o Estado que foram realizadas neste domingo (20).

Essas são informações preliminares, conta o presidente da Comissão Permanente de Vestibulares (Coperve), João Lins.

O presidente da Coperve explicou que algumas pessoas foram retiradas dos locais de provas por estarem portando celulares, mas nenhum foi pego utilizando o aparelho. João Lins comentou que um jovem passou mal na sala poucos minutos após o início das provas e foi encaminhado ao Hospital Universitário. “Ele melhorou e a prova foi levada para ele continuar a fazer lá”, contou. A segunda prova, que será aplicada nesta segunda (21) também será levada para o jovem fazer no HU.

O resultado de faltosos e desclassificados por estarem com aparelhos eletrônicos completa deve sair ainda hoje, de acordo com João Lins.

Em João Pessoa, são 25.836, dos quais 10.585 fazendo as provas em 8 locais do Campus da UFPB - Centro de Ciências da Saúde, Central de Aulas, Conjunto Humanístico, Departamento de Comunicação, Música e Artes, Centro de Ciências Jurídicas, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Centro de Tecnologia e Hospital Universitário. Os demais farão as provas em 24 escolas públicas e particulares, incluindo também o Presídio Silvio Porto, em Mangabeira.



POSTADO POR EQUIPE FOCOPB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário