20 de novembro de 2011

Filho de Khadafi é capturado no sul da Líbia.



Saif al-Islam era apontado como principal sucessor de Khadafi.

|
Saif al-Islam, filho de Muammar Khadafi, é saudado por tropas fieis ao ditador em Trípoli, numa demonstração de que parte do regime ainda sobrevive  (Foto: AP)
Saif al-Islam Khadafi foi capturado neste sábado (19) no sul da Líbia por uma brigada de insurgentes, informaram fontes das Forças Armadas do Conselho Nacional de Transição.
Al-Islam, que sucederia Muammar Khadafi à frente do regime que seu pai criou e dirigiu durante 42 anos, foi detido na região de Obari, a 800 quilômetros ao sul de Trípoli, por uma brigada de combatentes da cidade de Zintan, situada a 150 quilômetros ao sul da capital.
Segundo o chefe do conselho militar de Zintan, Bashir al Talib, Al-Islam "se encontra em bom estado de saúde" e foi detido junto com outros dois acompanhantes.
Já o representante do CNT pela cidade de Obari, Moussa al Kuni, comentou ao canal "Al Jazeera" que Saif al-Islam se encontrava em uma região montanhosa cercado por todos os lados e decidiu se entregar sem resistência.
Fontes do CNT afirmaram que o segundo filho de Khadafi, solicitado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por possíveis crimes contra a humanidade, está sendo levado de helicóptero à cidade de Zintan e que posteriormente será conduzido a Trípoli.
O ministro interino da Justiça e de Direitos Humanos, Mohammed al Alagui, afirmou à "Al Jazeera" que o filho do ex-líder será julgado na Líbia. "Saif al-Islam Khadafi será apresentado a um tribunal líbio e será julgado em processo conforme às normas jurídicas internacionais", disse.
A captura de Al-Islam acontece quase um mês depois da detenção e morte de seu pai Muammar Kadafi e seu irmão Mutasim na cidade de Sirte, em 20 de outubro. 


POSTADO POR GENILDO ALVES/REVISTA ÉPOCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário