13 de novembro de 2011

DOMINGO DE NOTICIAS DO FOCO PB.

Universidades terão observatório sobre a violação de direitos humanos.

O governo federal, em parceria com universidades públicas e privadas do país, vai criar uma rede de observatórios universitários para incentivar pesquisas sobre a violação dos direitos humanos no Brasil durante a ditadura militar. Reitores de cinco universidades assinaram nessa sexta-feira (11/11) com a Secretaria de Direitos Humanos termo de cooperação para a instalação de observatórios do Direito à Memória e à Verdade.

De acordo com a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o material poderá subsidiar o trabalho da Comissão Nacional da Verdade. A constituição da rede de observatórios está prevista na última versão do PNDH-3 (Programa Nacional de Direitos Humanos). “Esse trabalho significará um apoio muito grande para a Comissão da Verdade, porque essas universidades também farão pesquisas nas suas próprias regiões.”

As primeiras cinco universidades que integrarão a rede de observatórios são a Universidade Federal do Estado do Ceará, a Universidade de Santa Cruz do Sul, a Universidade Nove de Julho, a Universidade de Fortaleza e o Centro Universitário do Estado do Pará. Segundo a ministra, o objetivo é expandir a rede para todas as regiões do país.

Em dezembro, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) vai abrir edital para pesquisas na área. Os melhores projetos serão instalados nos observatórios por dois anos, de acordo com Maria do Rosário. “Serão R$ 3 milhões da Capes para pesquisa na área de direito à memória e à verdade.”

O coordenador Executivo do Comitê de Gestão da Rede dos Observatórios do Direito à Verdade, à Memória e à Justiça das Universidades Brasileiras, Rogério Leal, acredita a iniciativa vai ampliar os espaços de estímulo à pesquisa. “O universo de material disponível é tão grande que é preciso criar redes de esforços de atuação para essa tarefa. Um trabalho desse porte implica uma política pública de Estado”.

Para o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Vilmar Thomé, a criação desses observatórios representa o reconhecimento por parte do governo do esforço do segmento universitário. “Vamos contribuir para jogar luz a um período da história do Brasil que não queremos que volte, e que não podemos esquecer”, disse o reitor.

Além do termo de cooperação entre as universidades, também foi assinado um termo de cooperação da Secretaria de Direitos Humanos com o arquivo nacional para facilitar o acesso dos pesquisadores a documentos sobre o período da ditadura. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil do Arquivo Nacional, Inês Stampa, a parceria vai ajudar a disseminar informações importantes para o país. “As pesquisas são extremamente importantes, pois ajudam a entender a nossa história”.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, na próxima sexta-feira (18/11), a presidenta Dilma Rousseff vai sancionar a lei que cria a Comissão Nacional da Verdade e a lei de acesso à informação.



Salários devem aumentar 7,4% no Brasil em 2012; Na Argentina, 20%; na Venezuela 30%.

Salários devem aumentar 7,4% no Brasil em 2012; Na Argentina, 20%; na Venezuela 30%As empresas brasileiras devem conceder um aumento médio de 7,4% nos salários dos trabalhadores em 2012, segundo a pesquisa "Tendências Salariais" da consultoria ECA International. Será o terceiro maior reajuste das Américas, inferior apenas ao previsto pela companhia na Venezuela, de 30%, e da Argentina, de 20%. Em termos reais, o aumento salarial no Brasil será de 2,2%, segundo a consultoria, considerando a projeção de inflação do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o País de 5,2% para o ano que vem.

No mundo, a média de reajuste deve ser de 5,6% no próximo ano, ante 5,3% em 2011. Nas Américas, o aumento salarial médio deve ser de 9,7% em 2012, ante 9,3% neste ano. A inflação média nas Américas deve ser de 6,7% no ano que vem, ante 7,5% neste ano, o que deve beneficiar os trabalhadores, diz a consultoria. Nos Estados Unidos e no Canadá, o reajuste devem ser de 3%, mesmo índice deste ano. Considerando a inflação, o aumento real será de 1,8% nos EUA e de 0,9% no Canadá.

Na região da Ásia-Pacífico, os salários tiveram alta média de 5,9% neste ano e devem crescer 6,3% no ano que vem. Na Índia e no Vietnã, o reajuste deve ser de 12%. Já no Japão, o aumento será de 2,3%. Na China, as empresas preveem um aumento de 8,5% para 2012, ante 8% neste ano. Com a projeção de inflação de 3,3% no ano que vem, o aumento real dos salários dos trabalhadores na China deve chegar a 5,2%, o maior da região.

A pesquisa "Tendências Salariais", da ECA International, feita de agosto a outubro deste ano, é preparada anualmente e acompanha os reajustes salariais em 273 multinacionais de diversos setores instaladas em 60 países. Os aumentos incluem critérios como custo de vida geral, inflação, aumento de desempenho e mérito.



Gelo do mar Ártico pode desaparecer até 2015.

Gelo do mar Ártico pode desaparecer até 2015O gelo que se forma sobre o mar do Ártico está diminuindo tão rapidamente que pode desaparecer completamente em menos de quatro anos. Quem deu este alerta foi o professor Peter Wadhams, da Universidade de Cambridge, que afirma que mesmo reaparecendo a cada inverno, sua ausência durante o pico do verão ameaçaria os ursos polares, acabando com seus locais de caça e os ameaçando de extinção.

A massa de gelo entre o Norte da Rússia, Canadá e Groenlândia diminui com as estações do ano, atingindo atualmente um nível mínimo de cerca de quatro milhões de quilômetros quadrados. A maioria dos modelos, incluindo as últimas estimativas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mostram o declínio da área coberta por gelo nos últimos anos para prever a taxa na qual ele irá se deteriorar.

Porém, o pesquisador Wieslaw Maslowski disse no ano passado que as previsões têm falhado e não conseguiram determinar a rapidez com que as mudanças climáticas provocam a diminuição da espessura do gelo.

Enquanto o IPCC sugere que o gelo resistirá até 2030, o estudo de Maslowski calcula que o gelo vai desaparecer muito mais rapidamente. Seu modelo foi considerado polêmico, assim como a declaração de que o mar Ártico está em uma “espiral da morte”. No entanto, Wadhams, um dos melhores especialistas em regiões polares, disse que os cálculos de Maslowski são convincentes.

“O modelo é o mais extremo, mas também é o melhor”, afirmou o professor Wadhams. “Acho a previsão para 2015 muito grave, e estou muito bem convencido de que isso é que vai acontecer”.

O gelo voltaria no inverno seguinte, mas sua ausência no verão encorajaria ainda mais o transporte e exploração de petróleo no Ártico, ameaçando as espécies nativas.



Pressão alta pode deixar as pessoas “desligadas” emocionalmente.

Segundo um novo estudo, pressão arterial elevada não aumenta só o risco de ataque cardíaco e derrame, como também pode afetar a forma como as pessoas percebem as emoções.

Pesquisadores descobriram que indivíduos com pressão arterial mais elevada do que normal não só têm dificuldade em atribuir emoções para passagens de texto que leem, como também têm problemas em reconhecer rostos com medo, tristes, com raiva e felizes ao olhar para fotografias.

O fenômeno é chamado de “amortecimento emocional”, uma espécie de resposta reduzida aos eventos positivos e negativos da vida. Em estudos anteriores, indivíduos com amortecimento emocional mostraram respostas reduzidas à dor e estresse.

A título de comparação, viver desse modo, sem pistas emocionais, é como viver dentro de um e-mail sem “carinhas” sorridentes (ou quaisquer carinhas, para dizer a verdade). Nós usamos as carinhas em e-mails para mostrar quando estamos apenas brincando, senão, algumas pessoas podem interpretar mal e ficarem bravas.

Pessoas que têm problema em dar pistas verbais e não verbais, como usar expressões no contexto correto, podem também ter problemas em entender as sutilezas numa conversa, o que pode levar a um desempenho mau no trabalho, problemas de comunicação e desconfiança.

Como o amortecimento emocional também se aplica às emoções positivas, essas pessoas podem não colher os “benefícios” de hobbies, férias, ou mesmo do apoio de amigos e familiares.

Para o novo estudo, os pesquisadores pediram a 106 indivíduos, com idade média de 53 anos, para avaliar as expressões emocionais em faces e frases utilizando um medidor especial chamado de Teste de Percepção de Afeto. A pressão arterial e outros fatores cardíacos foram medidos continuamente durante o teste.

Após o controle para medicação, índice de massa corporal e estado mental, as pessoas com pressão alta se saíram piores quando se tratava de sua capacidade de reconhecer emoções.

Os cientistas suspeitam que a pressão arterial mais elevada e o amortecimento emocional podem ter algo a ver com as mudanças sutis na função cerebral. Medicamentos para reduzir a pressão sanguínea podem ajudar as pessoas a recuperar sua leitura emocional, mas não do dia para a noite.

O próximo passo é estudar como o amortecimento emocional pode influenciar comportamentos arriscados. As pessoas com problemas emocionais de amortecimento têm mais dificuldade em avaliar as ameaças, o que poderia levá-las a não seguir o conselho de um médico, por exemplo, sobre dieta e exercício – duas boas maneiras para ajudar a baixar a pressão.



Assédio sexual nas escolas é assustadoramente comum.

Assédio sexual nas escolas é assustadoramente comum
É difícil encontrar alguém que não tenha sofrido nenhum tipo de assédio sexual na escola – desde comentários sobre o sutiã de meninas que estão começando a se desenvolver fisicamente até meninos que tiveram suas calças abaixadas ou sofreram preconceito e afirmações depreciativas sobre sua sexualidade.
Neste domingo: Candidato com pneumonia fará vestibular no hospital.

Candidato com pneumonia fará vestibular no hospitalInternado há 12 dias por conta de uma pneumonia bacteriana, o cabeleireiro Luiz Ricardo Barbosa da Silva, de 23 anos, fará o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) neste domingo (13) no hospital da PUC-Campinas. O exame será aplicado a partir das 13h em 22 cidades brasileiras.

Silva terá de respeitar as mesmas regras dos demais 61 mil candidatos inscritos, como tempo de execução e a proibição do uso de equipamentos eletrônicos. A única diferença em relação aos demais concorrentes é que ele fará a prova sozinho no quarto do hospital, acompanhado apenas pelo fiscal da Comvest, responsável pela aplicação do exame.

Um dia antes de ser internado, Silva sentiu dores de cabeça, febre, falta de ar e dores no peito, mas não procurou o médico. "Fui dormir e no dia seguinte segui para uma consulta com o dentista, já marcada, no hospital da PUC. De lá, passei mal, saí para o hospital e já fiquei internado", afirma.

Silva conta que passou por três cirurgias, está com dreno no pulmão, mas não sente dores e está preparado para o vestibular. É a terceira vez consecutiva que ele fará o exame da Unicamp para o curso de educação física. "Quero estudar em uma boa universidade, me formar. É um dos meus sonhos", diz.

O cabeleireiro fez curso pré-vestibular nos dois anos anteriores, mas neste ano optou por estudar em casa com materiais didáticos e aulas em vídeos. Os irmãos mais novos, que cursam o ensino médio, ajudavam tirar as dúvidas. "No ano passado faltou pouco para passar para a segunda fase, creio que neste ano vá conseguir."

Para Silva, seu estado de saúde não vai interferir no desempenho da prova. "Durante a internação, o vestibular não saiu da minha cabeça. Pedi à minha tia que entrasse em contato com a Comvest para que eles aplicassem a prova aqui." O candidato acredita que vá ficar internado até pelo menos a próxima quarta-feira (16).

Contato prévio

A assessoria de imprensa da Comvest afirmou que em anos anteriores ocorreu casos parecidos com os de Silva e que se há um contato prévio, a comissão pode avaliar a situação e enviar um fiscal para aplicar a prova.

Neste processo seletivo são oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A prova da primeira fase terá duas partes: a redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. O resultado sai em 20 de dezembro.



Brasileiro se casa duas vezes nos EUA e pode ser deportado.

Depois de se casar duas vezes nos Estados Unidos, o brasileiro Renato Camara, 37, pode ser deportado do país. A Justiça americana, que já investigava seu primeiro casamento, desconfia agora da legitimidade da segunda união.

A suspeita é que os casamentos só tenham ocorrido para que ele tirasse o Green Card.

Camara chegou aos EUA em 2005 como turista, mas continuou no país mesmo após a expiração do visto. Em 2007, Camara se casou com uma americana chamada Dianne Rojas e se candidatou para tirar o Green Card.

Os serviços de imigração entrevistaram Camara e sua mulher separadamente e notaram discrepâncias em suas respostas. Rojas confessou ter recebido US$ 6.000 para se casar com o brasileiro.

As autoridades iniciaram o processo de deportação em outubro do ano passado. Em fevereiro, no entanto, Camara apareceu casado novamente, desta vez com Angela Green.

A segunda mulher de Camara, no entanto, admitiu na última quinta que o brasileiro lhe pagou US$ 600, parte de US$ 8.000 prometidos para que ela se casasse com ele.

Green contou ainda que Camara não se mudou para sua casa e só passava três ou quatro dias da semana lá, onde foi preso nesta semana.

A juíza Katherine Nelson determinou que Camara fosse solto, mas, antes, ordenou a instalação de uma linha de telefone em sua casa para que o brasileiro possa ser monitorado eletronicamente.

A advogada de Camara, Cindy Powell, não quis comentar o caso. Disse somente que seu objetivo era tirá-lo da cadeia.

Já a Promotoria o acusa de ser "comprovadamente um mentiroso", uma vez que já tentou fingir um casamento, e exige que ele fique preso por temer que fuja.

Powell disse que Camara está com problemas financeiros. "Eu não acho que ele vá a lugar algum."



OAB-PB apoia III Marcha Contra Corrupção que acontecerá em João Pessoa na próxima terça.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), irá participar e apoiar a III Marcha Contra a Corrupção, que será realizada em João Pessoa, na tarde da próxima terça-feira (15 de Novembro - feriado da Proclamação da República), na orla da praia de Tambaú, em João Pessoa-PB.

O presidente Odon Bezerra destaca que a OAB, como casa da Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos, não pode se furtar as lutas sociais e tem que tentar conscientizar a população a ser mais fiscalizadora com relação aos atos de corrupção, sobretudo, de autoridades.

A concentração está marcada para às 16h00, no Busto de Tamandaré, de onde os manifestantes seguirão em caminhada até o Largo da Gameleira, localizado no início da avenida Ruy Carneiro. A Marcha já foi realizada em João Pessoa nos feriados de 07 de setembro (Independência) e 12 de outubro (Padroeira do Brasil) pelo 'Movimento nas Ruas PB'.

Um dos participantes da manifestação, o advogado Marcos Pires, explica que o "Nas Ruas), não tem líderes e não aceita a participação de políticos e partidos. "O grupo não tem líderes, todos os participantes são líderes. O movimento pretende acaba com a corrupção no Brasil sem o envolvimento de políticos e partidos", comentou.

Marcos Pires acrescentou que a pretensão é despertar na sociedade, sobretudo na juventude, que a corrupção é uma mal que não fere somente os princípios éticos, mas também a questão econômico, pois estudos comprovam que nos últimos anos o Brasil perdeu R$ 85 bilhões, desviados da sua finalidade real.

"Com esse volume de recursos empregado corretamente estaríamos entre os países com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano", lamentou Marcos Pires.



Empresário denuncia ter vendido livros a Prefeitura na gestão Ricardo e não ter recebido.

Ministério do Trabalho “constrange jornalismo” por publicar perguntas de jornais, avalia ANJ.

Desde quarta-feira (9), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulga, em seu blog oficial, a íntegra das perguntas que são enviadas pelos veículos de comunicação, antes mesmo delas serem publicadas pela imprensa. A decisão da pasta foi repudiada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que avalia a atitude como ferramenta para “constranger o livre exercício do jornalismo”.

Avessa à decisão do ministério comandado por Carlos Lupi (PDT), a entidade, em nota assinada pelo vice-presidente Francisco Mesquita Neto e enviada à imprensa na noite de quinta-feira (10), afirma que o objetivo do MTE é tornar “público o conteúdo do trabalho que é feito de forma individual e exclusiva pelos repórteres, em sua permanente busca de produzir informação de qualidade e de interesse para os cidadãos”.

Ainda a respeito da revelação dos questionamentos feitos por empresas de mídia, a ANJ define a decisão do Ministério do Trabalho e Emprego como “lamentável iniciativa”. A entidade também avalia ser um erro divulgar as perguntas de reportagens que ainda estão em processos de apuração e produção, não sendo publicadas pela mídia. Entre os veículos de comunicação que foram ‘furados’ pela pasta comandada pelo PDT estão os jornais O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.

Opinião do ministério

Segundo o blog do próprio ministério, a publicação das perguntas feitas pela mídia tem o objetivo de “levar maior transparência aos pedidos de informações”. A ideia, conforme noticia o site oficial da pasta por meio de comunicado, foi do ministro Carlos Lupi (PDT), que está sendo procurado pela imprensa para responder possíveis irregularidades do órgão, que a revista Veja publicou na edição desta semana.

Apesar de indicar que a ideia de divulgar as perguntas que são recebidas seja um recurso de transparência, o Ministério do Trabalho critica o trabalho realizado pelas empresas de comunicação. No comunicado publicado na quarta, a pasta afirma que a imprensa, por muitas vezes, sequer leva em consideração as respostas do MTE.

Sem resposta

Com o intuito de saber o posicionamento do ministério em relação à nota emitida pela ANJ, a reportagem do Comunique-se entrou em contato com a equipe de comunicação da pasta, que solicitou que os questionamentos fossem feitos via e-mail. Até o fechamento da matéria, o MTE não respondeu a redação e nem publicou as perguntas - com as respostas - no blog.



Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República na Paraíba.

Veja o que abre e o que fecha na Paraíba nesta terça-feira (15), feriado da Proclamação da República. A data é um feriado nacional e repartições públicas, comércio, bancos e shoppings terão seus horários de atendimento alterados. Confira o que muda nos horários de funcionamento de repartições públicas e privadas da Paraíba nesta terça-feira (15).

Prefeituras

A Prefeitura de João Pessoa não vai funcionar durante o feriado, mas os serviços essenciais continuam funcionando, como coleta de resíduos sólidos realizado pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); hospitais e a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).

A Prefeitura de Campina Grande também fecha e mantém funcionando apenas os serviços essenciais.

Repartições públicas estaduais

Encerram o expediente da segunda-feira (14) às 18h e voltam às atividades na quarta-feira (16) às 8h.

Veículos

Os veículos oficiais inclusive os de representação da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, serão recolhidos às suas repartições de origem, ou ao Centro Administrativo, depois do expediente da segunda-feira, e serão liberados uma hora antes do início do expediente na quarta-feira (16).

Essa regra não se aplica às ambulâncias, veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Receita, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, das Polícias Civil e Militar e do Gabinete Militar ou que estejam a serviço deste.


Shoppings

Manaíra Shopping - Funciona normalmente das 10h às 22h, exceto bancos, Casa da Cidadania, lotéricas e o setor de serviços.
Mag Shopping - Funciona das 10h às 22h, exceto bancos.
Shopping Sebrae - Funciona das 12h às 20h.
Shopping Tambiá - Funciona das 12h às 20h, exceto bancos e Casa da Cidadania.
Shopping Sul - Lojas funcionam das 14h às 20h e a praça da alimentação das 11h às 21h.
Boulevard Shopping - Não divulgou o horário de funcionamento.
Shopping Luiza Motta – Funciona normalmente das 10h às 20h.

Trens

O primeiro trem partirá de João Pessoa às 6h34 para Cabedelo e às 6h48 para Santa Rita, encerrando a operação comercial às 19h41.

Detran

O atendimento ao público também será interrompido no feriado, mas as fiscalizações serão intensificadas nas principais vias do estado.

Procon

O órgão suspenderá o atendimento durante o feriado, mas o posto do Centro Turístico de Tambaú funcionará normalmente na terça (15), das 08h às 12h e das 14h às 18h. O telefone é 0800 281 1512.

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas na terça-feira (15), inclusive aquelas situadas nos shoppings. Quaisquer contas com vencimento para estas datas poderão ser pagas até a quarta-feira (16), sem cobrança de multa.

Correios

As agências dos Correios estarão fechadas na terça-feira (15).

Comércio

Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa, os proprietários que decidirem abrir seus estabelecimentos devem pagar R$30 e conceder uma folga aos funcionários que trabalharem.

As agências dos Correios estarão fechadas na terça-feira (15).



Câmara debate proposta de incluir gays como dependentes no INSS.

Está em debate na Câmara dos Deputados o projeto de lei que permite a inclusão de companheiros homossexuais como dependentes no INSS. Atualmente, a Previdência Social paga 1,7 mil pensões a pessoas que conseguiram provar ter união estável com segurados do Regime Geral da Previdência Social, graças a decisões judiciais e a uma portaria editada em 2010 que reconhece o benefício.

A proposta em em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, do deputado licenciado Maurício Rands, altera a Lei de Benefícios da Previdência Social e facilita a vida de alguns casais que têm dificuldades para provar a união e conseguir o benefício nas agências do INSS.

Desde 2001 o benefício tem sido concedido com base em decisões judiciais, mas foi só a partir de dezembro de 2010, após a publicação de uma portaria que reconhece os direitos previdenciários de companheiros homossexuais que tenham mantido relação estável com segurados, que a pensão por morte é liberada administrativamente.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo, enquanto em outubro o Superior Tribunal de Justiça decidiu em favor do casamento civil entre homossexuais.



Jovem anuncia o próprio suicídio no twitter.

Jovem anuncia o próprio suicídio no twitterAshley Billasano, uma estudante americana de 18 anos, resolveu postar em sua conta do Twitter algumas situações pelas quais passou durante sua curta vida, entre elas abuso sexual e prostituição forçada. Depois de 144 tweets, porém, a jovem cometeu o suicídio, e niguém tentou impedi-la.

De acordo com a Fox News, mais de 500 pessoas seguiam Billasano no micro-blog, e algumas delas estavam online quando a jovem começou seu depoimento. Ashley descreveu a primeira vez que tentou tirar a própria vida, além do dia em que ela disse a um de seus professores e detetives da polícia sobre o abuso sexual que sofreu.

Segundo a estudante, o suposto estuprador não foi considerado culpado porque as provas contra ele eram insuficientes, o que deixou Billasano desapontada. "Foi quando eu mudei. Não me importava mais com nada, e as pessoas que encontrava não me deram nenhum motivo para continuar a viver", afirmou.

"Adoraria ouvir o que você tem a dizer, mas eu não estarei por perto", Billsano continuou. Em seu último tweet, ela declarou: "Tomei dois. Espero ter esse direito." Algum tempo depois, a jovem teria se sufocado e tirado a própria vida.

Segundo o Craig Brady, xerife do Departamento do Estado de Fort Bend (Estados Unidos), "é óbvio que Billasano precisava falar com alguém, e creio que os tweets foram a maneira que ela encontrou. Estava tentando se comunicar e fazer com que as pessoas falassem com ela."



Vai encarar? Veja lista com as dez comidas mais estranhas do mundo.

Vai encarar? Veja lista com as dez comidas mais estranhas do mundo
Nosso menu exótico apresenta guloseimas de todo o mundo: macaco chinês, formiga tailandesa, canguru australiano... Esse banquete de arrepiar qualquer paladar foi elaborado com a ajuda do livro Extreme Cuisine ("Cozinha Extrema"). Vai arriscar uma boquinha?

10. ESCORPIÃO FRITO

País/Região - Cingapura

Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda. A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.

Curiosidade - O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o pestisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.

9. FILÉ DE PEIXE VENENOSO

País/Região - Japão

O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!

Curiosidade - Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo. Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!

8. FAROFA DE FORMIGA

País/Região - Brasil

O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.

Curiosidade - Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.

7. MORCEGO À CAÇAROLA

País/Região - China, Vietnã, sudeste da Ásia

Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.

Curiosidade - Os entusiastas da carne de morcego acreditam que ela aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.

6. CANGURU AO VAPOR

País/Região - Austrália

O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte.

Curiosidade - Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.

5. SOPA DE CACHORRO

País/Região - Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong

Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.

Curiosidade - A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.

4. OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA

País/Região - Tailândia, China

Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.

Curiosidade - Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandesas.

3. CÉREBRO DE MACACO

País/Região - África

Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.

Curiosidade - Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...

2. CALDO DE TURU

País/Região - Brasil

O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.

Curiosidade - O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.

1. CARANGUEJEIRA FRITA

País/Região - América do Sul, sul da África, Austrália

É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.

Curiosidade - Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.



MARI: Marcos Martins rompe o silêncio e dá entrevista em rádio de Guarabira.

MARI: Ex-Prefeito Marcos Martins rompe o silêncio e dá entrevista em rádio de GuarabiraNa última quinta-feira (10), o Ex-Prefeito de Mari-PB, Marcos Martins, rompeu o silêncio que vinha mantendo há algum tempo e deu entrevista em uma rádio da cidade de Guarabira-PB. Na ocasião, Martins falou do seu rompimento com o Prefeito Antônio Gomes, tratou da questão da aprovação de suas contas referentes a 2008 por parte do TCE e da reprovação das mesmas por parte da Câmara Municipal de Mari, além de outros temas e afirmações.

Alguns leitores do blog enviaram recados cobrando que publicássemos matéria sobre a referida entrevista, inclusive com algumas insinuações injustas, porém, não havíamos acompanhado a entrevista e não possuímos em mãos a íntegra da gravação. No entanto, já estamos com a gravação e estamos fazendo a análise para posteriormente postarmos matéria para nossos leitores.

Aguardem.



12 de Novembro: Dia Nacional do Supermercado.

12 de Novembro: Dia Nacional do Supermercado
Ontem dia 12 de novembro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Supermercado, celebrado em homenagem à regulamentação da atividade supermercadista no país, com a aprovação da Lei 7.208, de 1968.

Neste mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de negócios para o setor.



Empresário e PM são presos em Sousa-PB acusados de prostituição infantil.

Empresário e PM são presos em Sousa-PB acusados de prostituição infantilO juiz da cidade de Sousa-PB, Irlando Sobreira, decretou na sexta-feira (11), a prisão preventiva de um policial militar e do empresário da cidade, Jucélio Rocha, popularmente chamado de “Jucélio das Parabólicas”, acusados de envolvimento no crime de prostituição infantil.

O Ministério Público estava investigando a rede de prostituição na cidade. Uma pessoa, que não teve o nome revelado pela polícia, foi presa na cidade de Cajazeiras acusada de participar do esquema.

Defesa

O advogado de defesa do empresário, negou a participação do sousense no esquema e disse que vai conseguir “derrubar” o mandado judicial contra “Jucélio das Parabólica”.

O empresário continua em liberdade, pois, a polícia não conseguiu ainda dar cumprimento ao mandado de prisão.

Solidariedade

A mãe de um menor de 17 anos, que trabalha para a mãe do empresário, a senhora Francisca Lins se solidarizou com Jucélio e declarou que ele e sua mãe são muito bons e ajudam muita gente na cidade de São José da Lagoa Tapada, de onde é natural.

“Eles tem ajudado muita gente aqui, ai quando acontece alguma coisa com Jucélio eles acanalham”. Disse dona Francisca



Das 56 praias da Paraíba, apenas a do Jacaré está imprópria para banho.

Para quem pretende aproveitar os próximos dias na praia, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informa que, dos 56 trechos monitorados na Paraíba, apenas um está impróprio para banhistas: a Praia do Jacaré, em Cabedelo. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (11).

As demais receberam classificação de balneabilidade nas categorias 'excelente', 'muito boa' e 'satisfatória'. Foram pesquisas praias de João Pessoa, Lucena, Pitimbu e Cabedelo, que estão localizadas nos centros urbanos com maior fluxo de banhistas. O monitoramento das praias dos demais municípios do litoral paraibano é realizado mensalmente.

A Sudema recomenda aos banhistas que evitem as praias localizadas em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente. A próxima pesquisa será divulgada no dia 18 de novembro.



RIO: A menos de 24 horas da ocupação, clima é de tranquilidade na favela da Rocinha.

RIO: A menos de 24 horas da ocupação, clima é de tranquilidade na favela da RocinhaA menos de 24h da ocupação prevista para acontecer neste domingo (13), o clima era de tranquilidade entre os moradores da favela da Rocinha, na zona sul do Rio, na manhã deste sábado (12). É grande a expectativa na comunidade diante da operação que vai anteceder a instalação da 19ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). O comércio na Rocinha funciona normalmente.

Duas equipes do Batalhão de Choque estão posicionadas em um dos principais acessos à comunidade. Desde o começo desta semana, a Polícia Militar tem feito blitzes no entorno da Rocinha com o objetivo de flagrar criminosos em fuga. Motociclistas, taxistas e até caminhões da Comlurb são revistados pelos PMs.

Na sexta-feira (11), dois suspeitos foram presos com duas granadas, um rádio e duas munições de 762, em uma das blitz na estrada da Gávea, em um dos acessos à Rocinha, na zona sul do Rio.

Mais cedo, policiais do Batalhão de Choque haviam prendido um homem que estava com uma arma em um ônibus na estrada da Gávea, perto do Colégio Americano, na zona sul do Rio. Segundo a polícia, ele estava fugindo da Rocinha.

Especialistas em segurança ouvidos pelo R7 orientaram os moradores a evitar circular pela favela. Muitos aproveiraram o feriado da República para viajar ou buscar abrigo na casa de parentes e amigos.

Prejuízo para o tráfico

Com a ocupação da Rocinha, considerada o principal centro distribuidor de drogas para bairros ricos do Rio, o tráfico deve deixar de ganhar cerca de R$ 100 milhões por ano. Por semana, o faturamento estimado com a venda de drogas na comunidade é de R$ 2 milhões. A quadrilha chefiada por Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, lucra principalmente com a venda de cocaína, considerada com maior grau de pureza do Rio.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, disse que um ofício já foi enviado ao Tribunal de Justiça solicitando a transferência de Nem para um presídio de segurança máxima fora do Estado do Rio de Janeiro. Beltrame ressaltou que a prisão do traficante não pode ser transformada em um troféu de guerra.

Em depoimento à Polícia Federal, Nem disse destinar metade do seu faturamento ao pagamento de propina a policiais civis e militares da banda podre.

O governador Sérgio Cabral disse esperar agilidade para transferir Nem para um presídio federal de segurança máxima. Nem e outros 11 criminosos foram levados para o Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste. O traficante teve o cabelo raspado e já usa o uniforme convencional dos presos.

Horas antes da prisão de Nem, quatro policiais - três civis e um militar - e um ex-PM foram presos na Gávea, na zona sul, fazendo a escolta de traficantes que fugiam da Rocinha. Eles teriam recebido R$ 2 milhões para fazer a escolta.

Cabral disse esperar um rigor maior do Poder Judiciário ao se queixar da dificuldade de afastar definitivamente policiais que são expulsos de suas corporações, mas que conseguem voltar às ruas amparados por decisões liminares.

Segurança de Nem preso na Vila Vintém

Na manhã de sexta-feira, dez pessoas foram presas na comunidade de Vila Vintém, em Padre Miguel, na zona oeste, incluindo um homem apontado pela polícia como o chefe de segurança de Nem e outros cinco traficantes que teriam fugido da Rocinha. Na chegada da PM à favela, houve intensa troca de tiros e um suspeito foi morto. Além dos presos, foram apreendidos três fuzis, duas pistolas e quantidade ainda não contabilizada de drogas.




Homem é preso no Sertão após mostrar pênis para estudante, em Cajazeiras-PB.

Homem é preso no Sertão após mostrar pênis para estudante, em Cajazeiras-PBFrancinildo Bernardo da Silva, de 37 anos, foi preso nesta sexta-feira (11) na cidade de Cajazeiras-PB, Sertão paraibano, acusado de pedofilia e ato obsceno.
Empresário é encontrado morto dentro de carro em Campina Grande-PB.

A Polícia Civil de Campina Grande está investigando a morte de um empresário de 42 anos ocorrida nessa sexta-feira (11/11), naquela cidade.

Por volta das 19h, o Copom da PM foi acionado por moradores que ouviram os disparos nas proximidades do Estádio O Amigão, no bairro do Catolé.

Ao chegar no local, os policiais se depararam com o empresário morto com a marca de um tiro no peito. A arma foi encontrada perto do corpo.

Policiais acreditam que o empresário tenha se suicidado.

Familiares não quiseram se pronunciar sobre o caso, nem a polícia informou o nome do empresário e as circunstâncias do crime.



Saneamento Básico: Uma obra tão importante, mas esquecida por grande parte dos governantes.

Uma das obras mais importante que os governantes deveriam fazer, o sanemento básico, infelizmente é esquecido por grande parte dos governantes.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada 1 dólar investido em saneamento, o poder público economiza em torno de 10 dólares, pois, com a realização de obras de saneamento, evita-se que o esgoto doméstico corra livremente pelas ruas, contaminando o solo, as águas e as pessoas e animais, além de evitar certos tipos de doenças e a proliferação de insetos.

A negativa de muitos govrnantes em investir em saneamento básico se deve ao fato de que, como o saneamento é feito por baixo da terra, não ficará exposta para o eleitorado, e assim, não dará voto.

A cidade do Natal, entre 1993 e 1996, foi governada pelo médico sanitarista Aldo Tinôco, e sua obra central foi a realização de saneamento básico, onde à época, pouco mais de 5% da cidade era saneada e o mesmo deixou a cidade com quase 50% de saneamento. Porém, foi considerado como um dos piores prefeitos do município.

Com a realização de saneamento, pode-se fazer uma estação de tratamento de esgoto, e a água, após tratada, poderia ser usada na agricultura, evitando desperdício e contribuindo para a geração de emprego e renda.

Portanto, temos que cobrar dos nossos administradores para que possam realizar obras em saneamento, pois isso proporcionará uma melhor qualidade de vida para todos, além de deixar a cidade mais bela e limpa.

Wilson Santiago diz que tem chance de voltar ao Senado, 'Cássio está inelegível, não poderia ser diplomado.`

Wilson Santiago diz que tem chance de voltar ao Senado, 'Cássio está inelegível, não poderia ser diplomado`O mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB) pode durar sete anos, ou pouco mais de um mês. Inelegível por causa de uma condenação por improbidade administrativa, CCL teve a expedição do seu diploma questionado na Justiça Eleitoral.

Wilson Santiago (PMDB) avalia que tem chance de retomar o mandato. Inclusive o PMDB vai administrar o quanto puder a escolha de um substituto para a segunda vice-presidência da mesa do Senado. “Ele (Cássio) está inelegível e não poderia ter sido diplomado”, avaliou o ex-senador.

A defesa de WS se apega na tese que se trata de matéria de direito e não matéria constitucional. O ex-senador ressalta também o voto do ministro Luiz Fux ao analisar a Lei da “Ficha Limpa” está semana.

Ou seja, se a “Ficha Limpa” for aprovada em seu texto a retroatividade da lei, então o entendimento é que a inelegibilidade de Cássio poderá ser alvo de julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral, como deseja Santiago. A informação repassada por Santiago é de que o caso poderá ser resolvido ainda este ano.

O Recurso Contra a Expedição do Diploma de CCL ressalta a Lei Complementar 64, que trata justamente da improbidade administrativa, legislação que o recém senador do PSDB foi condenado pela Justiça Eleitoral.

Santiago informou que a Justiça Eleitoral da Paraíba já foi acionada sobre o recurso impetrado junto ao TSE, inclusive as partes já foram notificadas e têm três dias para apresentar defesa e questionamento.



Cientista cria carne em laboratório para consumo humano.

Cientistas tentam criar formas de atender à demanda de consumo de carne mundial com a produção de similares criados de forma artificial.
Aposentado e demitido poderão ficar com Plano de Saúde; Entenda como!.

Aposentado e demitido poderão ficar com Plano de Saúde; Entenda como!A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicará nos próximos dias normas que regulamentam a possibilidade de permanência de aposentado ou demitido sem justa causa no plano de saúde da empresa da qual se desliga, desde que arquem com o pagamento integral dos custos.

Dessa forma, o profissional que se aposenta em empresa que aderir à nova possibilidade poderá ficar até o fim da vida em um plano de saúde com condições muito similares às daquele que participava quando ainda estava trabalhando, desde que pague o valor integral dos custos. Da mesma forma, o demitido sem justa causa que quiser arcar com o convênio, também terá direito a usufruir do plano ainda por algum tempo, até 24 meses, enquanto procura outro emprego formal.

Em ambos os casos, a regra vai valer apenas se a empresa contratante aderir à nova regulação, que é voluntária, e se a operadora de saúde também aceitar as novas condições. Uma vez que ambas aceitem - o que, a princípio, vai depender de cada negociação entre empresa e seguradora -, ficará a cargo do trabalhados manter ou não o plano de saúde quando sair.

Previstas na lei 9.656 de 1998, a falta de regulamentação dessas normas por tanto tempo acabava levando a maioria desses casos para a Justiça. Agora, se a regulamentação tiver aceitação de empresas, operadoras de saúde e participantes dos planos, devem diminuir as disputas na Justiça.

Pela regulamentação que deverá ser publicada até o fim deste mês e entrar em vigor já em 2012, ficam mais claras as condições para permanência nos planos. Aposentados com mais de dez anos na empresa poderão ficar no plano até o fim da vida e aqueles com menos de dez anos tempo equivalente ao da ativa.

Aos que foram demitidos sem justa causa o tempo de permanência será de um terço daquele que trabalhou na empresa, limitado ao prazo mínimo de seis meses e máximo de 24 meses. Quando ele conseguir outro emprego formal, perde o direito a ficar no plano.

A norma trará também a possibilidade de as empresas e operadoras criarem grupos separados para os inativos, divididos por faixa etária. Com isso, reduz o risco de a empresa ter de incorporar no seu grupo de funcionários ativos os cursos normalmente mais elevados dos inativos. Essa é uma possibilidade, porém, que estará sujeita ao crivo do mercado, porque poderá tornar o custo de manutenção do plano para os inativos caro demais.

Com a nova norma, porém, pelo menos os aposentados deverão ganhar o direito de optar por plano individual sem carência, pela chamada portabilidade. Dessa forma, se manter o plano da empresa for mais caro do que um plano individual oferecido no mercado, ele poderá migrar sem ter de cumprir novas carências.

Como o mercado brasileiro tem a particularidade de que muitos aposentados continuam na mesma empresa, a norma da ANS deve contemplar que, se isso ocorrer, o profissional quando sair da empresa poderá carregar o benefício como aposentado, mas, se trabalhar em uma nova empresa e deixá-la, passará a ter o benefício apenas como demitido.

Custos serão conhecidos na contratação

O custo de manutenção do plano de saúde para o funcionário pagar sozinho depois que se desligar da empresa deverá ser apresentado a ele no momento da sua contratação ou adesão ao plano de saúde. Dessa forma, o funcionário poderá ter uma ideia de quanto pagará para ficar no plano quando se aposentar.

Mas não são todas as empresas que oferecem planos de saúde aos funcionários que permitem que eles continuem no plano depois do fim do vínculo. A nova norma da ANS também vai deixar mais claro ao participante por que ele pode ou por que ele não pode continuar.

A regulamentação esteve em consulta pública ao longo deste ano, à disposição de críticas de participantes, empresas e operadoras de saúde. Mesmo assim, as normas que ela traz são principalmente voluntárias para todos. Ou seja, a partir de 2012, a possibilidade de os inativos ficarem nos planos dependerá da aceitação de empresas empregadoras, operadoras e do interesse dos próprios participante.





POSTADO POR EQUIPE FOCO PB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário