1 de novembro de 2011

FLASHES DA MANHA DO FOCO PB PRA VOCÊ


Seminário no Sertão discute a participação do jovem na política.

“O jovem na política – participação e mudança”. Eis o tema do seminário que será realizado nesta terça-feira (1º), às 19h, na Câmara Municipal de Marizópolis, Alto Sertão da Paraíba. A iniciativa é do vereador Abdon Lopes (PSB).

O evento contará com três palestrantes: o vereador de João Pessoa e secretário-geral do PSB, Ubiratan Pereira, o prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael (PTB), e o pré-candidato a vereador de Sousa, Lafayete Gadelha (PT).

O seminário contará com a presença e a participação do público, interagindo com os palestrantes fazendo perguntas, emitindo opiniões ou tirando dúvidas.

“Há um sentimento muito forte do jovem do Sertão de mudar os rumos da política. Esse seminário tem esse papel de despertar a juventude e mostrar que é possível fazer uma política cidadã e ética”, defende Abdon Lopes, idealizador do evento.


Dilma: acesso a informações públicas e Comissão da Verdade vão tornar o país mais transparente.

A presidenta Dilma Rousseff disse no domingo (31) que a lei que regulamenta o acesso a informações públicas e a criação da Comissão da Verdade vão tornar o Estado brasileiro mais transparente. Durante o programa Café com a Presidenta, ela disse ainda que o objetivo do governo é garantir o exercício pleno da democracia.

“A Lei do Acesso à Informação vai permitir que todos os brasileiros consultem documentos e informações produzidos pela administração pública. Isso vai valer para o Poder Executivo, para o Legislativo, para o Judiciário e para o Ministério Público, tanto no governo federal quanto nos estados e nos municípios.”

Segundo Dilma, cada órgão terá seis meses para publicar em uma página na internet informações sobre atuação, contratos, licitações, gastos com compras, repasses e transferências de recursos. “Isso vai permitir que as pessoas saibam, por exemplo, quanto a escola pública em que o filho estuda recebe para a merenda escolar e o valor que o SUS [Sistema Único de Saúde] repassa para os serviços de saúde da sua cidade”, completou.

Sobre a criação da Comissão da Verdade, a presidenta avaliou que o ato representa o resgate da história brasileira. Durante o programa, ela lembrou que ainda há episódios de desaparecimentos e mortes não esclarecidos.

"A intenção é somente esta: trazer à luz uma parte da história do Brasil ainda desconhecida, para que isso nunca mais volte a acontecer em nosso país”, disse. “O conhecimento, a informação e a verdade são indispensáveis para o exercício da cidadania. E as novas leis tratam justamente disso”, concluiu.

Ao final do programa, Dilma parabenizou os atletas brasileiros que participaram dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Segundo ela, 40% deles receberam apoio do governo federal por meio do Bolsa Atleta. Ao todo, o país conquistou 141 medalhas.



SAMU: Prefeitura de João Pessoa faz campanha para reduzir trotes.

Levantamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) aponta que 40% das ligações diárias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são trotes. São cerca de 800 registros de ligações a cada dia, solicitando o serviço, dos quais 320 são chamados falsos. Já outras 150 ligações resultam em envio de ambulância. Para diminuir o índice de trotes, a coordenação do Samu tem desenvolvido campanhas educativas para conscientizar o mau uso das chamadas telefônicas para o serviço.

Uma das primeiras iniciativas de combater a prática dos trotes é a veiculação de pequenos vídeos, nas redes de televisão, com mensagens de uso consciente dos serviços do Samu. A mensagem que o serviço pretende passar é que a pessoa que faz a ligação falsa também pode ser vítima e que a obstrução das linhas telefônicas compromete a agilidade do atendimento.

Além dos vídeos, a coordenação também aposta em palestras para todas as faixas etárias em que também são abordados temas como a importância da agilidade no serviço do Samu e o uso consciente deste serviço. Representantes do Samu vão até escolas públicas, privadas, além de diversos órgãos públicos. "Participamos de campanhas educativas em parceria com o Detran e STTrans especificamente com os setores de educação para o trânsito e também participamos de alguns eventos esclarecendo junto à sociedade sobre a importância do nosso serviço e quais os tipos de ocorrências que nós atendemos”, revela o coordenador geral do Samu, Cláudio Régis.

Identificador de chamadas

O trote configura contravenção punida com pena de detenção e multa. No caso do Samu, o trote ainda é considerado uma tentativa de restrição ao serviço público de emergência, com pena prevista no artigo 256 do Código Penal: reclusão de um a cinco anos e multa. Mesmo com pena prevista em Lei, os trotes ainda são constantes e o Samu já conta com um identificador de chamadas mesmo para as pessoas que inibem a identificação do telefone.

A Central do Samu possui identificador de chamadas onde o TARM (Técnico auxiliar de regulação médica) identifica o número que está ligando. No mês de setembro, a Anatel, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, disponibilizou um link onde o TARM entra no sistema pela internet e identifica se a ligação está sendo originada de um orelhão e onde ele está localizado.




Atriz manda recado para Lula: “Ele deveria se tratar no SUS”

Nem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66, escapa da língua afiada da atriz Luana Piovani, 35.

Na manhã desta segunda-feira, ao ser questionada por um seguidor se já leu alguma notícia relevante, ela ataca.
Atriz manda recado para Lula: “Ele deveria se tratar no SUS”
"Hoje até que não, mas o Lula com câncer devia se tratar no SUS (Sistema Único de Saúde)!! Ah, isso devia!! Fica sempre se gabando que a saúde aqui melhorou, pode?!?"

O ex-presidente foi diagnosticado com câncer na laringe no último sábado (29) e começa o tratamento de quimioterapia hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Desde sábado, quando a doença foi anunciada, uma "campanha" no Facebook e no Twitter sugere que Lula trate sua doença no sistema público de saúde.




MÚSICA: Álbum de inéditas de Amy Winehouse será lançado em dezembro.

A gravadora Island Record divulgou um comunicado nesta segunda-feira (31) que lançará um novo disco de Amy Winehouse em dezembro. 'Lioness: Hidden treasures' terá 12 faixas inéditas, incluindo uma versão de "Garota de Ipanema".

O álbum sairá em 5 de dezembro e quem compulou as gravações foram os produtores Mark Ronson e Salaam Remi. As canções foram gravadas em estúdio durante diversas passagens, que vão de 2002 a 2008.


Eleita a mais sexy do mundo, revista divulga nova foto do ensaio de Deborah Secco.
Deborah Secco em nova foto divulgada pela revista "VIP"

Nesta segunda-feira (31), a revista VIP divulgou mais uma foto do ensaio feito pela atriz Deborah Secco para a publicação do mês de novembro. Eleita a mulher mais sexy do mundo pelos leitores da magazine, a artista chegou a dizer que se sentia vulgar com o corpão que exibiu ao interpretar a personagem Natalie Lamour, em Insensato Coração.


PM controla rebelião de menores no CEA, em João Pessoa.

A Polícia Militar conteve na tarde desta segunda-feira (31), um principio de rebelião no Centro Educacional do Adolescente (CEA), em João Pessoa.

Na semana passada, os adolescentes reclusos no CEA também realizaram um motim. Os menores subiram no telhado do Centro e atearam fogo em colchões, mas foram dominados e a confusão contida.


PMDB adia reunião e destino dos deputados “infiéis” só deve ser decidido na próxima segunda-feira.

A reunião da executiva Estadual do PMDB da Paraíba que deveria acontecer ontem (31) foi adiada para a próxima segunda-feira (07) no mesmo horário. Segundo o presidente do diretório estadual, Antônio Souza a troca da data se deve pela ausência de Maranhão que está em viagem.

“Tanto eu quanto Maranhão estamos viajando e, por isso, essa reunião ficou para segunda-feira. É a reunião que sempre acontece no final do mês, mas por este motivo adiamos. A discussão sobre o mandato desses deputados está sim em pauta e deve ser debatida, já que os suplentes ingressaram com uma ação no partido”, afirmou.

A reunião decidirá se o PMDB ingressará com ação na Justiça para requerer os mandatos dos deputados Wilson Braga, Trócolli Júnior e Doda de Tião, que deixaram o partido para se filiarem ao PSD. Caso os três percam seus mandatos serão substituídos pelos três primeiros suplentes da legenda, Ivaldo Moraes, Iraê Lucena e Mayenne Van.

Segundo o presidente do partido, os suplentes Ivaldo Moraes e Nivaldo Manoel já ingressaram com um pedido junto à Executiva estadual para requerer, na justiça, os mandatos dos parlamentares que deixaram a legenda.


Tarado invade casa e tenta estuprar mulher em Solânea-PB.

Um homem invadiu uma casa na Rua João Lali da Silva Pinto nº 516, na madrugada do sábado (29), em Solânea-PB para tentar estuprar uma jovem de 21 anos. Ela dormia com a mãe na mesma casa. Segundo informações de populares, elas estavam no mesmo quarto, quando um homem invadiu a residência tapando a boca da mulher, apertando o pescoço da mesma, ameaçando-a de morte caso ela gritasse.
O maníaco chegou a tirar as roupas da mulher que, durante um descuido do autor, conseguiu gritar. Ele fugiu tomando rumo ignorado.

A vítima identificou o autor e comunicou à polícia, que a procura do acusado na tarde de sábado, Policiais do Grupo de Força Tática conseguiram prendê-lo nas proximidades onde aconteceu o fato. Trata-se do individuo conhecido por Dinho, homem perigoso que já tem passagens pela polícia no município de Solânea.


Presidência do PT na Paraíba divulga nota de solidariedade a Lula.

A Presidência do PT da Paraíba, diante do estado de saúde do presidente Lula, acosta-se na nota da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, expressando total solidariedade e confiança na plena recuperação do líder que ensinou os brasileiros e as brasileiras que a esperança sempre vence o medo, e conclamamos aos paraibanos e as paraibanas para nos juntarmos a todo o Nordeste e ao Brasil na corrente de energia positiva e de confiança na força do companheiro Lula em vencer mais esta dificuldade em sua vida.

Ao presidente Lula todo o carinho e fé do povo paraibano. Venceremos mais uma, sem medo de ser feliz.

 
Devido a câncer de Laringe, Lula nunca mais poderá beber e fumar.

Devido a câncer de Laringe, Lula nunca mais poderá beber e fumarO câncer na laringe vai impor ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva um estilo de vida de restrições, sobretudo nas esferas política e social. Além dos cuidados com a voz durante o tratamento, médicos afirmam que Lula nunca mais poderá ingerir qualquer tipo ou dose de bebida alcoólica, nem fumar.

"Ele jamais poderá voltar a beber e fumar. O percentual de retorno desse tipo de câncer é significativo, mas quando o paciente bebe e fuma, é quase certo", explicou Emilson de Queiroz Freitas, membro titular do setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Segundo a chefe do setor de Otorrinolaringologia do Hospital Municipal Salgado Filho, Leila Barquette, este tipo de câncer de laringe (supra-glótico) acomete cerca de 1/3 dos pacientes com a doença nessa parte do corpo.

As restrições soam como ironia para Lula, que em uma das suas últimas declarações antes de deixar a Presidência, em 2009, disse que o que mais gostaria de fazer após passar o cargo seria beber uma "cachacinha". O ex-presidente fumava cigarrilhas.

Devido à doença, Lula não poderá mergulhar em campanhas para eleições municipais, em 2012. Comícios e longos pronunciamentos estão descartados. "Mesmo curado, o câncer pode voltar num período entre um e dois anos", disse Emílio.

Ontem, na véspera do início das sessões de quimioterapia, Lula repousou na sua casa, em São Bernardo do Campo (SP), e evitou falar até com familiares, por recomendação médica. Ele só recebeu o médico Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês.


Angélica posa de biquíni e conta segredo para ficar 'toda esbelta'

Apresentadora do "Estrelas" e do "Vídeo game", Angélica faz mágica com a agenda. Empresária, dona de casa, mãe de dois filhos - Joaquim e Benício, frutos de seu casamento com Luciano Huck, - ela ainda consegue tempo para cuidar do corpo. Como? Bom, a loura revelou seus segredos de boa forma e como consegue conciliar tantas atribuições à revista "Corpo a corpo", que chega às bancas nesta terça-feira, 1.

- Eu acordo as crianças às 6h30, apronto os dois para irem à escola, acompanho o café deles, mas tão logo eles vão para a aula, eu confesso: volto para a cama e ainda tenho um tempinho de dar aquele cochilo da manhã, sabe? Assim, durmo até as 9h30. Depois é que meu dia começa. Levanto, tomo café e vou malhar - contou Angélica.

Quando precisa gravar de manhã, no entanto, a apresentadora abre mão da malhação. Até porque, quando chega em casa, à tarde, prioriza ficar com os meninos.

- Quero curtir meus filhos — e olha que brincar com os pequenos requer energia. Depois de passar a tarde com eles, não quero saber de exercícios. Mesmo porque, fico morta - disse.

Chocólatra assumida, Angélica resolveu abolir o chocolate de sua vida há sete anos. E evita comer doces durante a semana, apesar de sua casa ter sempre guloseimas por causa das crianças. A dieta da apresentadora é composta de alimentos integrais, peixes, vegetais e frutas. Mas quando vai jantar ou almoçar fora, ela se dá o direito de comer um doce.

- Eu me sinto fora de órbita quando peço a sobremesa no restaurante. As mulheres me olham com um olhar de condenação, sabe? - confessou. - Mas chocolate, nunca, porque sou compulsiva.


Pai de detento esquartejado no Roger vai processar Estado: 'Tive que costurar meu filho para enterrá-lo'

O pai de Rickson Henrique da Silva, 19 anos, que foi esquartejado por cerca de trinta detentos dentro do Presídio do Roger na última quarta-feira (26), pretende acionar o Estado na Justiça pela morte do filho.

José Agamenom Ramos da Silva, 43 anos, disse em entrevista a repórter Pollyana Sorrentino, da rede Correio Sat, que já entrou em contato com um escritório de advocacia em Campina Grande. Os advogados devem alegar que é responsabilidade do Governo manter a segurança do apenado.

O pai de Rickson Henrique da Silva falou que não teve coragem de ver como ficou o corpo do filho e que pediu para 'costurarem' antes de enterrá-lo.

"Arrancaram a cabeça dele, os olhos e as pernas. Arrancaram até o pênis dele. Tiveram que juntar pedaço por pedaço para depois costurar", disse.

E arrematou: "Quem fez aquilo com meu filho vai pagar com juros e correção", concluiu.


Luciano deixa hospital e resolve fazer show na próxima semana com Zezé de Camargo.

Luciano recebeu alta do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, ontem de manhã. Ele vai se apresentar ao lado de Zezé, no Rio, semana que vem. "Luciano já está em casa com a mulher e as filhas. Agora ele seguirá alimentação equilibrada para reposição de potássio. Mas a agenda de shows deles continua normal", afirmou Arleyde Caldi, assessora da dupla.

A briga dos dois ainda dá o que falar, e o Twitter oficial da dupla acabou invadido na madrugada de sábado. Assinando como ‘Zz Di camargo', o invasor brigou com os fãs em mensagens com erros de português e palavrões: "Estou dando block pra c@%&*#$! É só pegar no pé!".

João Fernandes defende unidade no PSDB e diz que aliança de Cássio com RC termina em 2014.

O secretário geral do PSDB na Paraíba, ex-deputado João Fernandes declarou que a aliança do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) com o governador Ricardo Coutinho (PSB) acaba em 2014.

Fernandes defendeu um entendimento entre Cássio e o senador Cícero Lucena (PSDB), que é presidente estadual do partido. “Cássio deve tomar posse no Senado, então ele vai exercer um mandato ao lado de Cícero, e eles dois tem a grande responsabilidade de conduzir o PSDB a sua unidade”, declarou.

O ex-deputado acha que não existe uma disputa entre os dois senadores e sim uma divergência. “Cássio fez uma aliança pontual em 2010, mas esse pacto se esgota em 2014, foi feito para ganhar as eleições. Nas eleições de 2012 é a realidade de cada município que vai definir exatamente o tipo de aliança”, colocou.

“O melhor para o partido é a unidade de Cássio e Cícero”, concluiu


Carne bovina deixa de ser vilã para o coração, diz pesquisa.

Produtores, médicos e consumidores podem comemorar: a carne bovina faz bem para a saúde humana. Considerada vilã por muito tempo, a carne do boi a pasto ou confinado foi testada e aprovada mostrando que a falta de informação, o excesso de consumo e a escolha de cortes com gordura, associados a hábitos poucos saudáveis, eram responsáveis pela sua imagem negativa.

Em setembro, durante o 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre (RS), foi apresentado o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Cardiológico do Rio Grande do Sul, realizada com 70 voluntários, divididos em dois grupos. Sob a organização do Dr. Iran Castro, coordenador de normatizações das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o experimento teve a duração de cinco semanas e um grupo recebeu diariamente 125 gramas de carne vermelha de gado criado a pasto e o outro comeu a mesma quantidade, porém de gado confinado, engordado mais rapidamente em estábulos e alimentado com ração. Ambos receberam carne magra durante todo o período.

Os resultados mostraram que não ocorreram diferenças significativas no teor do colesterol sanguíneo e demais lipídios nas pessoas que consumiram carne de bovinos criados a pasto ou confinados. A suspeita maior era que o animal confinado, por ter um maior teor de gordura saturada e colesterol, poderia transmitir para o consumidor uma concentração maior de gordura sanguínea.

Outras diferenças foram observadas como, por exemplo, o teor lipídico sanguíneo nos diferentes cortes gordurosos e magros da carne bovina: filet mignon X picanha, patinho X cupim ou costela. Foi constatado também que o teor de gordura é maior na carne processada (embutidos) do que no produto in natura. Outro ponto a ser destacado é que estudo demonstrou que a carne proveniente de animais taurinos concentra maior quantidade de gordura e colesterol do que a carne proveniente de raças zebuínas.

A conclusão final deste trabalho científico brasileiro vem confirmar o apontamento de recentes pesquisas realizadas no exterior. Recentemente o cardiologista Kevin J. Croce da Universidade de Harvard (USA) publicou na revista Circulation no final de 2010 um estudo sobre os impactos da carne vermelha na saúde humana realizado com 56 mil pessoas. Resultado: a carne bovina não causa qualquer malefício à saúde humana, desde que consumida sem gordura e em quantidades moderadas, em torno de 150 gramas/dia.

De acordo com Nabih Amin El Aouar, pecuarista, médico cardiologista e diretor social e marketing da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) que esteve presente no Congresso “Esses estudos representaram um grande avanço na tentativa de desmistificar essa conceituação errada e inadequada, como também transmitir informações para os profissionais de saúde e para a população em geral da credibilidade e segurança no consumo moderado da carne bovina magra, além dos enormes benefícios que traz para a saúde humana”. Para Nabih, o tema faz parte da programação do 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina para a conscientização da população sobre esses atuais conceitos.

A ACCN realiza em novembro, o 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina, e um dos temas abordados será O Impacto da Carne Bovina Sobre a Saúde Humana, ministrado pelo Dr. Marcelo Chiara Bertolami, diretor de divisão científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia do Estado de São Paulo. A palestra vai abranger doenças cardíacas e arteriais provocadas pelo aumento das taxas de gorduras sanguíneas (colesterol, gordura saturada, gordura trans).

O evento será realizado entre os dias 16 a 19 de novembro, no Cine Teatro da Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo e é voltado para estudantes de ciências agrárias, pecuaristas e profissionais do setor da cadeia produtiva da carne.

A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis no www.visioneventos-es.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3019-067.


Chegou a hora do PMDB cumprir com seus compromissos, cobra Gervásio Filho.

http://www.paraiba.com.br/static/images/noticias/normal/1318014655040-gervasio-filho.jpg

O deputado Gervásio Filho (PMDB) cobrou nesta segunda-feira, 31, que o seu partido, especialmente a direção municipal de João Pessoa, cumpra com o compromisso de promover o rodízio na direção do partido, acordo este que foi firmado quando da formação do atual diretório municipal, que tem o deputado federal Benjamim Maranhão.

“Eu estou colocando o meu nome à disposição do partido, assim como tem nomes como os do vereador Mangueira, Fernando Milanez e outros. O que queremos é que o acordo que foi firmado para que haja um rodízio na direção do partido, em João Pessoa”, disse Gervásio Filho.

O deputado federal Benjamim Maranhão tem o controle do PMDB de João Pessoa, assim como ex-governador Maranhão, seu tio, controla a executiva estadual da legenda.

“Quero dar continuidade ao trabalho de Benjamim, e teremos uma chapa competitiva”, avisou Gervásio Filho.


Luciano cobra de Cássio fatura da campanha de 2010 e diz que se empenhou para eleger o senador.

Nesta segunda-feira (31), a última do mês de outubro, o prefeito Luciano Agra veio à boca do palco. Cobrou do senador Cássio Cunha Lima a fatura pelo apoio na campanha do ano passado.

Em entrevista a uma emissora de rádio, disse que espera de Cássio lealdade em sua candidatura a reeleição no pleito municipal do próximo ano. Aliás, uma marca do grupo socialista.

“Empenhei-me muito na eleição dele (Cássio) e temos a certeza de contar com apoio em nossa campanha, a consolidação da aliança construída ano passado”, afirmou Agra.

Na avaliação do prefeito, “Cássio sabe perfeitamente como João Pessoa ajudou a elegê-lo”.

A cobrança de Luciano é absolutamente normal, considerando que o próprio senador tucano já sinalizou publicamente a manutenção da aliança com os socialistas.

O virtual candidato a reeleição faz uma cobrança com base no sentimento alimentado pelo senador do PSDB, que em recente entrevista declarou apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho.


Estamos preparados pra perder Lula? 

Um dos presidentes mais bem avaliados do Brasil, o velho Lula já nao conduz os destinos do país. Em seu lugar, a presidente Dilma vai impondo, dia a dia, seu estilo próprio. Mesmo assim, é inegável que Lula ainda representa, mesmo que no inconsciente coletivo, a figura de um Brasil onde se é possível ter esperanças.

A especulação viva de que ele pode voltar em 2014 ou que ao menos está vivo "olhando e vigiando por nós" até lá, dá ao brasileiro a sensação de que a prosperidade brasileira estará preserveda por mais uma boa década.

Por isso que a notícia sobre a descoberta de um câncer na laringe do ex-presidente
causou, além de espantou e comocao, certo temor em relaçao aos destinos da naçao, como se prever a inexistência de Lula levasse ao país inteiro a sentir-se órfão.

Estamos preparados pra perder Lula?, pergunta a voz mais alarmista que ecoa entre os pessimistas.

Gostem ou nao, Lula festejou em sua gestoes as melhores marcas econômicas e sociais que o Brasil conquistou nas últimas décadas. Tanto que a última campanha presidencial forcou o PSDB de Serra a dizer apenas que o "Brasil pode mais".

Redução da pobreza, queda da desigualdade social, geracao de empregos formais, investimentos em grandes obras, autosuficiência na producao do petróleo, equilíbrio da dívida externa, além do prestígio internacional fizeram de Lula um ex-presidente com cara de retorno.

Mesmo que isso nao aconteça, mantê-lo por perto até o Brasil perceber que Dilma é tao capaz quanto ou que outros virao e poderão fazer o mesmo é o mínimo de alívio
que o brasileiro deseja.

Estamos preparados para peder a Copa do Mundo em 2014. Lula, ainda nao.


Governo elabora protocolo para combater homofobia.

A partir do ano que vem, as secretárias estaduais de Segurança Pública vão construir políticas públicas de enfrentamento à violência contra homossexuais. As ações fazem parte de um protocolo de intenções que está sendo elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e pelo Ministério da Justiça (MJ).

O protocolo, que deve ser assinado no próximo mês, será apresentado durante a Conferência Nacional LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), em dezembro. De acordo com a secretária nacional de Promoção dos Direitos Humanos da SDH, Nadine Borges, entre as ações estão o monitoramento das políticas contra a discriminação e a criação de redes de proteção para implementar centros de referência.

“Tivemos muitos avanços em 2011, como a decisão do STF [Supremo Tribunal Federal] que reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo como unidade familiar e a criação do Conselho Nacional LGBT. Ao mesmo tempo em que avançamos, vemos um aumento de crimes motivados por homofobia”, destacou Nadine.

Segundo a secretária, dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, mostram um grande volume de denúncias de violações de direitos de homossexuais. O módulo LGBT do Disque 100 foi inaugurado em janeiro deste ano. Até o dia 30 de setembro, a central recebeu 856 denúncias de violação de direitos da população LGBT, como violência física, discriminação e abuso sexual.

“O principal é a violência psicológica. O percentual atinge 44% das denúncias. Devido ao aumento desses casos de violência resolvemos pensar na constituição desse protocolo”, explicou a secretária.

A expectativa, disse Nadine, é que o protocolo de intenções estimule a cultura de combate à discriminação em função da orientação sexual no Brasil.




PMJP nega locação de ônibus a R$ 559 mil e diz que veículos são pagos por quilômetros rodados.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Administração (Sead), esclarece que o sistema de locação de veículos pelas secretarias e órgãos da gestão municipal é realizado a partir do quilômetro rodado e não pela quantidade de veículos. De modo que é inverídica a informação divulgada por um portal de notícias da Capital, que a Prefeitura teria pago R$ R$ 559.200 referente ao aluguel de um único ônibus.

"A locação de veículos é realizada a partir de um preço fixado para o quilômetro rodado. Os preços são discutidos em pregão, a partir de uma pesquisa com os fornecedores, para se chegar ao menor preço a ser estabelecido. É lamentável que ao invés de checar as informações, alguns veículos de informação prefiram recorrer ao 'achismo' e ao 'denuncismo' descabido na hora de divulgar os fatos”, afirmou a secretária de Administração, Laura Farias.

Sobre o assunto, a secretária explicou que no mês de julho de 2010 foi realizado o pregão 17/2010, no qual foi gerada a ata 10/2010, registrando o preço do quilômetro rodado pelos ônibus rodoviários (dotados de banheiro, ar condicionado, aparelhos de TV e DVD) a serem locados pela Prefeitura de João Pessoa. De acordo com o documento, o valor pago por cada quilômetro rodado é de R$ 4,66. "A partir disso, secretárias e órgãos da PMJP realizaram adesão à ata e puderam locar ônibus tendo por base, o valor fixado no documento”, completou.

Esporte – A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) solicitou a quantidade de 120.000 (cento e vinte mil) quilômetros para serem utilizados durante um ano em viagens para eventos, congressos e competições das equipes, instituições e federações esportivas, dentro da política municipal de apoio e incentivo à prática esportiva profissional e amadora na cidade.

Através da solicitação, a Sead realizou a locação destes 120.000 quilômetros e não a locação de um único ônibus, como acusou matéria divulgada em um portal. O que significa que não há uma quantidade fixada de veículos, podendo ser locados vários veículos ao mesmo tempo.

Dessa forma, considerando o valor de R$ 4.66 por cada quilômetro rodado, o valor da locação chegou aos R$ 559.200,00. Esta locação, com validade de um ano, será utilizada para os fins já citados, independente da quantidade de ônibus necessários.

Articulação política – A Sead também realizou a locação de 2.500 (dois mil e quinhentos) quilômetros para serem utilizados pela Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), pelo mesmo valor de R$ 4,66 pelo quilômetro rodado, chegando-se ao valor de R$ 11.650,00, também independendo da quantidade de veículos a serem utilizados para se chegar à quilometragem locada.

Nos dois casos citados na matéria, foram utilizados os mesmos valores registrados na ata 10/2010, de R$ 4,66 por quilômetro rodado. A diferença é que uma secretaria locou 2.500 quilômetros e a outra 120.000 quilômetros. Cabe esclarecer ainda que os contratos têm validade de um ano e só será pago pela quantidade de quilometragem utilizada.

"Não há razões para se discutir a legitimidade e autenticidade das locações, tento em vista os valores serem fiéis ao cálculo da quilometragem. O que houve foi um erro de compreensão ou mesmo distorção dos fatos”, comentou Laura Farias




Jovem é presa com 93 pedras de crack e um tablete de maconha na cidade de Pombal-PB.

Elindjane Oliveira de Sousa, de 28 anos, mais conhecida por ‘’Jane’’ foi presa as 00:00h desta segunda-feira (31), com 93 pedras de crack e um tablete de maconha.

Conforme informações, a acusada vinha da cidade de São Bentinho em direção a Pombal, e acabou sendo presa pela Polícia Militar.

A acusada foi conduzida até a Delegacia da Cidade de Pombal juntamente com a droga apreendida.




Consumo de cigarro e álcool está entre principais causas do câncer de laringe.

O hábito de fumar, associado ao de consumir bebidas alcoólicas, é apontado como uma das principais causas do câncer de laringe. Na maior parte dos casos, a doença é tratável e as chances de cura estão acima de 50%.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Enaldo Melo de Lima, em fase inicial, as chances de cura do câncer de laringe atingem 70% e o tratamento é feito com a quimioterapia e radioterapia. Já em casos avançados, nos quais as chances de cura chegam a 50%, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada da laringe, que significará a perda da voz.

"O problema do câncer de laringe é que alguns pacientes não têm reposta ao tratamento conservador, da quimioterapia ou da radioterapia. Nestes casos, é preciso fazer a cirurgia de retirada de laringe, de mutilação do órgão, quando há perda da voz", explicou Enaldo Melo.

O médico alerta que o câncer de laringe afeta mais os homens e é o mais comum entre os tipos de tumores que atingem a região da cabeça e do pescoço. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa 25% dos tumores malignos nessa região e 2% de todos os cânceres.

O tumor na laringe pode afetar a fala e a deglutição. Os primeiros sintomas são dores localizadas, sensação de caroço na região ou rouquidão.

Para se prevenir, o médico sugere que maus hábitos sejam abandonados. "A causa principal é o tabagismo, o álcool funciona como fator aditivo. São maus hábitos que desenvolvem não só câncer [na região da] cabeça e pescoço, como [também] câncer de pulmão, de esôfago e de intestino", exemplificou.

Segundo o site do Inca, os fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença. Em pacientes que aliam o cigarro à bebida alcoólica, as chances aumentam 43 vezes.




Curiosidade: Confira as respostas para 5 clichês sobre mulher e sexo.

Confira as respostas para 5 clichês sobre mulher e sexoChavão e frase feita não faltam quando o assunto é sexo. Mas será que eles têm algum fundamento ou só servem para atrapalhar a festa? Saiba o que é verdade e o que é balela sobre a vida sexual das mulheres.

1. Toda mulher finge orgasmo alguma vez na vida
Concordo: "Se a transa não está legal, mas o cara demonstra a maior empolgação e não vai parar enquanto eu não gozar, faço o teatro completo. Sou capaz até de imitar as contrações vaginais para ele não perceber que eu fingi." Roberta, atriz, 26 anos, solteira

Discordo: "Eu nunca fingi. Pode ser que eu seja uma exceção à regra, a 'anormal', pois poucas mulheres adotam essa postura. Mas, sinceramente, acho o fim da picada fingir orgasmo. Ora, se eu não estiver gostando, prefiro parar". Olívia, chef de cozinha, 40 anos, casada

Opinião do especialista: "É verdade. Toda mulher já fingiu que teve orgasmo. Ou, pelo menos, omitiu que não teve. E isso é pelo bem da relação, porque a mulher é sensível e prefere não afetar aquele parceiro de quem ela gosta, que se esmerou para lhe agradar. E, se ela gostou da relação, não há por que dizer que não teve orgasmo, pode omitir." Carmita Abdo, psiquiatra

2. Homem não se sente atraído por mulheres gordas
Concordo: "Da minha parte, é verdade. A coisa que mais me dá tesão é ver aqueles ossinhos que ficam abaixo da cintura aparecendo. Desde garoto eu me apaixonava pelas mais magrinhas, as meninas que ninguém queria..." Lucas, cineasta, 41 anos, casado

Discordo: "Mentira, quem gosta de osso é cachorro, eu gosto é de carne. Eu não me importo com barriga nem celulite. Às vezes elas têm vergonha de tirar a roupa, mas eu as deixo à vontade e elogio bastante." Paulo Sabino Bisco, 33 anos, divorciado

Opinião do especialista: "Muitos homens sentem-se atraídos por mulheres gordas, e não estou falando apenas de "cheinhas" mas também de mulheres com 1,60 metro e 100 quilos. A ala masculina em geral não se importa se as parceiras têm um tamanho que - pelos critérios estéticos e culturais - seria considerado acima do peso." Oswaldo Martins Rodrigues, psicoterapeuta.
3. A libido cai quando nascem os filhos
Concordo: "Quando eu estava esperando meu primeiro filho, o sexo era maravilhoso, com meu peito crescendo, as novas formas. Mas, depois do parto, eu não tinha mais vontade. Nessa hora, a mulher muda o foco. Mas só voltei à ativa quando meu bebê completou 11 meses e parei de amamentar." Laís, 38 anos, relações-públicas, casada, dois filhos

Discordo: "Isso é lenda, a libido não cai. A questão é que, com criança pequena, você não consegue mais dormir, fica cansada. Mas eu não perdi o desejo. Na gravidez, só parei de transar com meu marido quando a barriga ficou grande demais. Depois do parto, bastou o médico liberar, voltamos com tudo e foi o máximo." Juliana, publicitária 29 anos, casada, um filho

Opinião do especialista: "É normal ocorrer uma oscilação no desejo, mas isso não é uma regra absoluta. No entanto, é comum a vontade diminuir, pois, quando a mulher engravida, começa a produzir progesterona, que é uma espécie de proteção da natureza - assim ela se torna mais maternal e menos sexual." Carmita Abdo, psiquiatra

4. Mulher não gosta de sexo anal
Concordo: "É insuportável! Até tentei uma vez, mas desisti, doeu muito. Algumas amigas minhas dizem que gostam, mas que, quando a mulher topa, depois o homem só quer essa modalidade. Tenho dúvidas de que alguma mulher realmente goste." Rosane, produtora de eventos, 31 anos, separada

Discordo: "Isso é mito, falo por mim e por várias amigas que também apreciam. Mas o cara tem de ser bom, saber fazer, tem de ter a pegada. Se ele me deixa no ponto, às vezes eu até peço, fico a fim". Helena, professora, 29 anos, solteira

Opinião do especialista: "A maioria das mulheres diz que não gosta dessa prática, mas isso não se aplica a todas. Em meados dos anos 90, o Instituto Paulista de Sexualidade fez uma pesquisa sobre o assunto. O estudo apontou o que as mulheres pensam sobre o sexo anal: muitas o consideram uma coisa suja; outras crêem que é um meio de submissão ao homem." Oswaldo Martins Rodrigues, psicoterapeuta

5. Com amor é melhor
Concordo: "Já transei com caras que conheci na balada e, no dia seguinte, acordava me sentindo péssima, com aquela sensação de 'Ah! Que foi que eu fiz?' Fiquei casada por 11 anos, me separei, estou namorando há oito meses, apaixonadíssima. Agora que temos intimidade, está muito gostoso, porque sexo com amor é mesmo melhor." Ana Maria G. de Oliveira, 32 anos, produtora de eventos, divorciada, duas filhas

Discordo: "Sexo não é totalmente atrelado ao amor, é mais uma questão de química. A prova é que namorei um cara que eu amava, mas que não me satisfazia na cama. Aí comecei a transar com outro, um colega de trabalho - era uma transa perfeita. Nós não nos amávamos, mas, mesmo sem o envolvimento emocional, o sexo era muito bom." Maria, 28 anos, solteira, advogada

Opinião do especialista: "Embora ainda hoje as mulheres considerem que o sexo com amor é melhor, já diferenciam uma coisa da outra. Isso não ocorria há 50 anos, quando elas só se permitiam ter experiências sexuais se estivessem afetivamente envolvidas. Nos dias atuais, as mulheres fazem sexo mesmo quando não estão apaixonadas ou interessadas em um vínculo amoroso." Carmita Abdo, psiquiatra.




POSTADO POR EQUIPE FOCO PB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário