12 de novembro de 2011

AS CURTINHAS DO FOCO PB PRA VOÇÊ.

MARI: Em entrevista, Prefeito diz que gestão passada era cheia de "gambiarras"

O Prefeito de Mari-PB, Antônio Gomes (foto), deu entrevista na noite desta sexta-feira (11) na rádio Constelação FM, da cidade de Guarabira.

Durante a entrevista o Prefeito tratou das ações de sua administração e prometeu que irá encerrar sua administração com grandes avanços na saúde, na educação, no social e na agricultura.

Uma afirmação que chamou atenção foi a de que a gestão passada era "um governo de gambiarras". "Nós ainda estamos tirando as gambiarras de Mari. Recentemente, até a energia do cemitério de Mari era ligada numa gambiarra. Isso é triste! Foi descoberto agora, e nós acabamos com essa gambiarra do cemitério de Mari. Acabamos com a gambiarra que foi instalada no governo passado na saúde... Lá existia uma verdadeira gambiarra na saúde! Agora vá hoje; com equipamentos de primeiro mundo, coisas que você só encontra em clínica particular de João Pessoa... Exames laboratoriais, antes em Mari, era uma vergonha. Quando eu assumir a prefeitura ali existia uma gambiarra pior que a do cemitério. Um aparelho que tinha lá pra fazer exame já era um aparelho que veio do colégio estadual e que eu nem sei de que época era aquilo ali. Equipamento velho, ultrapassado" - afirmou Antônio Gomes.

O Prefeito relatou o número de atendimentos na Policlínica Municipal, falou da futura vinda de fábricas para a cidade e reafirmou que é compromisso seu encerrar sua administração com grandes feitos.


MARI: Em enquete, internautas dizem que Vereador Edivaldo tem maior destaque na Câmara.


Em pouco mais de um mês, o Blog Foco PB/Mari Fuxico em parceria deixou à disposição dos leitores/internautas, uma enquete que perguntava o seguinte: "EM MARI-PB, QUAL O VEREADOR(A) DE MAIOR DESTAQUE?".

Com um total de 610 votos, o resultado obtido foi conforme o gráfico abaixo. Clique na imagem abaixo para ampliá-la:

http://4.bp.blogspot.com/-t7cB3pgB2Ko/Tr2kgCBYhNI/AAAAAAAAUbY/HD60CYDWGJg/s1600/RESULTADO-ENQUETE.png

Resultado: De acordo com a enquete, 27,05% dos internautas decidiram que, o Vereador Edivaldo Martins, mais conhecido como Edivaldo do Assentamento, é o Vereador de maior destaque na Câmara Municipal. Em segundo lugar, ficou o Vereador Léo Teixeira, com 16,56% dos votos, seguido pelo Vereador José Martins, com 15,41% dos votos.

Parabéns ao Vereador Edivaldo, pelo destaque e parabéns aos internautas por exercerem o direito de dar a opinião de forma democrática, sem usarem de artifícios ou provocarem qualquer tipo de censura.

Em breve, novas enquetes.


Garota tem fotos nuas vazadas na web e deixa cidade no CE por provocações.

Uma garota de 17 anos da cidade de Ipueiras, no Ceará, teve fotos nuas publicadas por terceiros em um blog na internet e teve de deixar o município porque era alvo de provocações nas ruas, de acordo com o promotor de Justiça Breno Rangel Nunes. O blog foi removido pelo Google a pedido do Ministério Público Estadual, de acordo Nunes.

Segundo o promotor, que foi procurado pela a irmã da adolescente que teve as fotos divulgadas, as imagens foram feitas pelo ex-namorado da garota. O ex-namorado alega que teve o celular que continha as imagens roubado. Ainda conforme depoimento do ex-namorado ao promotor, as imagens não foram postadas por ele.

As fotos pornográficas foram postadas em um blog da Google Inc. O promotor acionou a empresa há uma semana pedindo a remoção do blog. “O Google permite conteúdo erótico com pessoas maiores de idade, o que tive que provar era que a garota tinha 17 anos”, explica Breno Rangel.

A irmã da garota exposta procurou o promotor há um mês, segundo Nunes, logo depois que a irmã saiu da cidade por sofrer insultos nas ruas de Ipueiras.

Nunes diz também que pediu sigilo eletrônico do autor do blog. A publicação de imagens de pessoas com menos de 18 é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.


Ministro Fernando Haddad será o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, será o candidato do PT nas eleições à Prefeitura de São Paulo em 2012. O anúncio oficial do partido foi feito nesta sexta-feira (11), após a desistência dos deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, que, se não abrissem mão da pré-candidatura, tornaria necessária a realização de prévias entre os petistas.

"Nós já temos um candidato a prefeito, o companheiro e ministro Fernando Haddad", disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Haddad é apoiado pelo ex-presidente Luiz nácio Lula da Silva, que articulou para que o ministro fosse o candidato, sem prévias. Na semana passada, a senadora Marta Suplicy e, em seguida, o senador Eduardo Suplicy haviam desistido da disputa. Marta afirmou que atendia um pedido de Lula e da presidente Dilma Rousseff: "Eu não teria condição de dizer não. É de coração que eu estou saindo dessa disputa".

Haddad agradeceu o apoio recebido "na primeira hora" e de "todos os que estão me apoiando agora". Ele afirmou que as prévias era desnecessária porque há uma "maioria estável" por sua candidatura. "Para mim foi uma honra ter participado das caravanas do PT. Isso nos deu enorme oportunidade de conhecer o pensamento do paulistano filiado ao partido. As prévias não se realizarão em virtude daquilo que Zarattini mencionou [o deputado disse que 'se constituiu em torno de Fernando uma maioria'. Não havia necessidade de, para fins formais, dar a público aquilo que já era conhecimento de todos, de que já existe uma maioria estável", disse.

Serra: escolha do PT não apressa PSDB

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) comentou a definição do candidato petista afirmando que isso não muda a situação do PSDB nem vai apressar a escolha tucana por seu representante na disputa. Serra defendeu a realização de prévias e voltou a negar que tenha a intenção de concorrer à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

"Minhas preocupações são com relação ao Brasil. Eu estou focado na questão brasileira, e não municipal", afirmou, após participar da cerimônia em que o médico Roberto Kalil Filho foi nomeado professor titular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Na avaliação de Serra, as prévias são a melhor opção para o PSDB, uma vez que o partido possui muitos pré-candidatos. Concorrem pela indicação do partido o deputado federal Ricardo Trípoli; o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo; o secretário estadual de Energia, José Aníbal; e o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.

Para o ex-governador, as primárias são um avanço para o partido. "Estão marcadas as prévias e devemos ir para as prévias", afirmou. "Acho bom porque isso mobiliza todo o partido e toda a militância."



Aécio Neves conversa com Cássio e Cícero e agenda sua vinda a Paraíba.

Aécio Neves conversa com Cássio e Cícero e agenda sua vinda a ParaíbaO senador Aécio Neves confirmou que em dezembro visitará a Paraíba, onde pretende conversar com as lideranças políticas locais, não necessariamente apenas ligadas ao PSDB.

Dando os primeiros passos como provável candidato tucano à sucessão da presidenta Dilma Rousself, em 2014, o senador mineiro trabalha com a ideia de construir um amplo arco de alianças que reúna o maior número possível de partidos que fazem oposição ao governo federal.

Aécio já conversou com os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena a respeito de sua viagem ao Estado. A data de sua viagem não foi ainda marcada, porque ele terá outros compromissos em vários Estados.

O giro que está agendando começa pelo Rio Grande do Sul. A programação gaúcha traduzirá bem o modelo de visitas que o pré-candidato tucano quer adotar, mesclando reuniões políticas com palestras nas cinco regiões do País. "Minha ideia é, sem pressa, ir começando a falar um pouco do que pretendemos e pensamos para o Brasil", diz ele.

O último mês do ano será dedicado ao Nordeste e a primeira visita será à capital baiana, com uma missão especial: prestigiar o DEM liderado pelo deputado ACM Neto, no momento em que a legenda está ameaçada de extinção e seu líder está sendo assediado pelo PMDB da Bahia.

Decidido a pôr em prática o discurso em defesa da ampliação do leque de alianças das oposições, ele vai se reunir em Porto Alegre com lideranças representativas da base governista, como a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Em seguida, ele participará de um evento empresarial promovido pela Câmara dos Diretores Lojistas de Gramado.



Bebê é internado após engolir pedra de crack no interior de SP.

Uma menina de 1 anos e 3 meses foi internada no Pronto Socorro do Hospital de Araçatuba, no interior de São Paulo, na noite de quinta-feira após engolir uma pedra de crack. De acordo com a polícia, o pai da criança, que é usuário de drogas, afirmou não ter visto quando a filha pegou a droga de cima de uma mesa e colocou na boca.

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, a criança permanecia internada e medicada nesta sexta-feira, mas o estado de saúde dela não foi divulgado.

O caso foi apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). A ocorrência é acompanhada, também pelo Conselho Tutelar do município.



Secretário-geral da Fifa diz que entidade vai investir R$ 2,1 bi em Copa no Brasil.

Secretário-geral da Fifa diz que entidade vai investir R$ 2,1 bi em Copa no BrasilEm sua coluna no FIFA.com, o Secretário-Geral da entidade, Jérôme Valcke, comenta sobre sua visita recente ao Brasil, quando conheceu o novo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Ele fala também das conclusões que teve sobre o andamento da Copa do Mundo de 2014.

Valke voltou para a Suíça animado. E fez algumas revelações, como o fato de o Brasil já ter definido 32 locais de concentração para as seleções (não revelados) e a quantidade de jornalistas que deverá vir para o País, 18 mil ao todo, além de atender a 3 milhões de torcedores nos estádios. Valcke afirmou em seu comunicado que a Fifa investe US$ 1,2 bilhão (R$ 2,1 bilhões) no Mundial do Brasil e que não há dinheiro público sendo gasto na parte esportiva do evento.

Veja a íntegra do texto de Jérôme Valcke:

Prezados amigos do futebol,

Acabo de regressar de uma viagem muito produtiva ao Brasil, finalmente convencido de que estamos no rumo certo e de que em breve poderemos concluir o capítulo sobre a famosa "Lei da Copa". Será o encerramento de mais de dois anos de compromissos assumidos conjuntamente para encontrar uma solução sob medida para o Brasil.

Esses compromissos levam em consideração os objetivos do país, as leis pertinentes a ele e os requisitos de uma Copa do Mundo da FIFA — um evento que envolve 12 cidades em um território enorme, 32 locais de concentração para as seleções, 18 mil representantes da imprensa e mais de três milhões de pessoas nos estádios, além de outros tantos milhões nas FIFA Fan Fests.

Todos compreendem que, portanto, isso representa desafios operacionais imensos e que a Lei da Copa de 2014 é o alicerce para os próximos passos.

A recente conversa que tive com a presidente Dilma Rousseff, o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Vicente Cândido, me deixou convencido de que chegamos a um entendimento comum sobre aquilo que é necessário para fazer da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014 um sucesso absoluto.

Agora, o foco dos trabalhos deve continuar sendo nossos esforços coletivos para transformar esses compromissos em realidade e garantir que possamos oferecer o melhor cenário para que as seleções e as torcidas desfrutem de duas competições inesquecíveis.

LEGISLAÇÃO

A legislação brasileira deve ser respeitada, mas também é verdade que, quando nos apresentamos para sediar a Copa do Mundo de 2014, assumimos o compromisso de aceitar as regras aplicáveis impostas pela FIFA.

Volto a dizer que os requisitos gerais que a FIFA solicitou ao Brasil, antes de sua nomeação como sede, são os mesmos dos Mundiais anteriores. Não estamos solicitando nada além do que pedimos para a Alemanha ou a África do Sul nem o que faremos para a Rússia e o Catar.

Os requisitos tampouco vão além do que o governo brasileiro concordou em atender quando recebeu o direito de organizar o torneio em 2007 — ponto que ninguém menos do que uma personalidade como Pelé, embaixador da Copa do Mundo no Brasil e ídolo do futebol no país, deixou claro esta semana.

"A legislação brasileira, conforme votada pelo povo soberano, deve ser respeitada", disse Pelé à agência italiana de notícias, ANSA. "Mas também é verdade que, quando nos apresentamos para sediar a Copa do Mundo de 2014 e recebemos o Mundial, assumimos o compromisso de aceitar as regras aplicáveis impostas pela FIFA, que se sobrepõem às leis nacionais dos países-sede. Portanto, não podemos agora culpar a FIFA, porque o que ela está pedindo que façamos está escrito claramente na lista de obrigações a ser cumprida pelo país escolhido para organizar a Copa do Mundo", completou.

A Copa do Mundo da FIFA atinge quase a metade da população mundial, uma audiência sem paralelo com qualquer outro evento esportivo. Imaginem o orçamento publicitário que o Brasil e suas cidades-sede normalmente teriam de gastar para obter o mesmo nível de exposição durante os 31 dias de competição, entre junho e julho de 2014.

INVESTIMENTO

Dito isto, é preciso considerar que, ao contrário dos Jogos Olímpicos, no qual o país-sede arca com a maioria dos custos de organização do evento, nas operações que envolvem a Copa do Mundo da FIFA, os gastos são totalmente financiados pelo setor privado.

A FIFA está investindo mais de US$ 1,2 bilhão para a organização do Mundial de 2014. Não há dinheiro público sendo usado para organizar a parte competitiva do evento. Todo o investimento do governo federal e das autoridades locais é em infraestrutura geral e permanecerá no Brasil, beneficiando o povo brasileiro.

A realização de um evento da magnitude de uma Copa do Mundo da FIFA vai além da construção de estádios de primeiro nível. O segredo do sucesso é a infraestrutura global, caso dos transportes públicos, da capacidade dos aeroportos e das acomodações para hospedagem.

Temos de garantir que todos os torcedores e torcedoras tenham a oportunidade de acompanhar sua seleção e de se divertir e não precisem passar por pesadelos logísticos durante o Mundial — e isto vale tanto para o público brasileiro quanto para o estrangeiro. A diversão e o bem-estar das torcidas é uma tarefa conjunta do Brasil e da FIFA, que ambos temos de atender ao longo dos próximos 17 meses, até o pontapé inicial da Copa das Confederações da FIFA, no dia 15 de junho de 2013.

Não resta dúvida de que o Brasil ocupa um lugar especial no mundo do futebol, constantemente revelando alguns dos maiores talentos que este esporte jamais viu. É o país da seleção pentacampeã mundial e todos com quem falo sonham em viajar até lá em 2014.

Milhares de torcedores estão aguardando ansiosamente a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e esperam que suas seleções conquistem uma das 31 vagas tão cobiçadas para o torneio. E, igualmente importante, eu também sou um desses torcedores.


Cordialmente,



Presidente do INSS afirma que programa do concurso pode ser divulgado com antecedência.

Presidente do INSS afirma que programa do concurso pode ser divulgado com antecedênciaO presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, considera pertinente o desejo de milhares de candidatos às 1.875 vagas do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de terem o conteúdo programático divulgado antes da publicação do edital, prevista para 23 de dezembro.

"Se o INSS puder liberar o conteúdo programático antes, o benefício não será só para os candidatos, mas também para o próprio instituto, porque terá concorrentes mais bem preparados, que poderão servir melhor à população."

Das vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento em 18 de outubro, 1.500 são reservadas ao cargo de técnico do seguro social (nível médio) e 375 ao de perito médico (graduação em Medicina), com vencimentos iniciais de R$ 3.935,29 e de R$ 9.070,93, respectivamente.

O anseio dos candidatos provém da possibilidade de haver alterações no programa em relação ao da seleção anterior, que serve como base para a preparação dos concorrentes, e o temor de que o tempo entre a publicação do edital e as provas (60 dias, pelo menos) não seja suficiente para apreender as modificações.

"A conduta dos candidatos em clamar pelo programa demonstra o compromisso deles, o quanto estão envolvidos com o concurso. Os candidatos querem se preparar com seriedade", frisou Ernani Pimentel. "A Anpac gostaria que o INSS pensasse nisso e contribuísse dessa forma, com a preparação dos candidatos e com a credibilidade dos concursos públicos", completou, além de acrescentar que vai tentar intermediar a divulgação do programa o quanto antes.

Em entrevista, o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, informou que há a possibilidade de o conteúdo programático vir a ser divulgado antes do edital. Para isso, além de a Diretoria de Gestão de Pessoas e o Centro de Formação do INSS terem que terminar os ajustes no programa, a organizadora deve ser escolhida. A previsão é de que a entidade seja definida no próximo dia 16, e o contrato entre as partes assinado em 2 de dezembro. O INSS já recebeu as propostas das empresas interessadas em organizar o concurso.


Perito: oferta de 375 vagas para médicos

Das oportunidades a serem oferecidas no concurso do INSS, 375 são para o cargo de perito médico. A função requer graduação em Medicina e inscrição no Conselho Regional de Classe. Os vencimentos são R$ 9.070,93, sendo R$ 4.230,40 de Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária e R$ 304,00 de auxílio-alimentação.

Os primeiros 150 peritos serão nomeados em março de 2012, conforme prevê a Portaria nº 442, que autorizou o concurso em 18 de outubro. Em julho, o INSS deverá convocar mais 100 profissionais, e os 125 restantes, em outubro.

O último concurso para o cargo de perito médico foi organizado pelo Cespe/UnB e teve o prazo de validade expirado no primeiro semestre deste ano. A prova objetiva teve 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional) e 70 de Específicos (Medicina Geral, Medicina do Trabalho, Legislação Referente ao SUS, Legislação do Trabalho e Legislação Previdenciária). No concurso a ser realizado, há a possibilidade de os peritos enfrentarem também uma avaliação de títulos.


Concurso para analista pautado para 2012

Em 2012, o INSS deverá receber autorização do Ministério do Planejamento para realizar um concurso para o cargo de analista do seguro social. Em entrevista, realizada no início de outubro, o presidente do instituto, Mauro Luciano Hauschild, informou essa possibilidade.

"Na verdade, saímos com uma expectativa, da reunião que resultou a autorização para técnico e perito, que no ano que vem a gente venha a ter autorização também para a realização do concurso para analista. A gente não tem nenhuma informação do quantitativo de vagas, mas há uma expectativa pré-anunciada de que a gente possa ter a autorização."

Há dois anos, o INSS vinha pleiteando um novo concurso para analista. A intenção era a de poder realizá-lo juntamente com a seleção recentemente autorizada. Contudo, ainda por conta do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União de 2011, o governo federal não pôde dar o aval para o INSS contratar novos analistas. Hoje, a função possui 3.033 cargos ociosos.

O cargo de analista exige o nível superior, independentemente da área de formação. Os vencimentos iniciais são de R$ 5.842,05, sendo R$ 3.608.80 de Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social, R$ 1.187,23 de Gratificação de Atividade Executiva e R$ 304 de auxílio-alimentação.



Tremores elevam possibilidade de tsunami no litoral brasileiro, inclusive Paraíba.

Desde o último dia 8, o Vulcão El Hierro voltou a dar sinais de atividade, elevando o nível de alerta para terremotos em toda área das ilhas Canárias, especialmente na Ilha de La Palma, onde está localizado o vulcão Cumbre de Vieja. Para quem não se lembra, o Cumbre de Vieja é considerado o maior responsável pelo risco de uma Megatsunami atingir países banhados pelo atlântico, inclusive o Nordeste brasileiro, onde a Paraíba seria uma das primeiras vítimas da onda gigante.

No início desta semana a população de El Hierro assistiu assustada a uma enorme bolha subir do fundo do mar. Ao romper, a bolha deixou uma grande quantidade de cinzas, que cobriu uma área de 20 metros. Isso aconteceu duas vezes: às 17h e às 18h10, do mesmo dia, esta última com menos intensidade. "Depois da segunda bolha houve um intenso cheiro a ovo podre (sinal de que havia enxofre no ar), relatou a imprensa local.

Desde julho que já ocorreram mais de 11.000 terremotos ao redor da ilha.

Um terremoto de magnitude 4,6 na escala de Richter atingiu as Ilhas Canárias hoje de madrugada. É o mais forte desde o início dos tremores, em julho.

O tremor de terra ocorreu às 00:20 locais (01:20 em Lisboa) a noroeste da localidade de Frontera, com epicentro a 21 quilômetros de profundidade, tendo sido também sentido na ilha de Tenerife, segundo o Instituto Geográfico Nacional da Espanha.

Após estes tremores foram registradas seis réplicas de menor intensidade, entre as 00:32 e as 02:12 locais, com magnitudes entre os 2,8 e os 1,6.




Ameaçado de morte, Luiz Couto vive prisão domiciliar e só sai de casa escoltado pela PF.

Ameaçado de morte, Luiz Couto vive prisão domiciliar e só sai de casa escoltado pela PF
Na quinta-feira (10), a Agência de Notícias da Câmara dos Deputados publicou reportagem especial sobre os deputados federais atualmente ameçados de morte no Brasil. Entre eles está Fernando Ferro (PE) e o padre Luiz Couto (PB), ambos do Partido dos Trabalhadores. O ex-presidenciável Anthony Garotinho (PR/SP) também tem escolta policial.


Confira abaixo a matéria na íntegra:
Três deputados federais vítimas de ameaças recebem proteção policial

A recente decisão do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ) de deixar o Brasil por causa de ameaças motivadas pelas denúncias contra o crime organizado trouxe à tona a questão da segurança de deputados que atuam de maneira mais incisiva contra grupos de extermínio, milícias e tráfico de drogas.

Três deputados federais recebem proteção especial da Polícia Federal ou da Polícia Legislativa por terem sofrido ameaças ou ataques do crime organizado: os deputados Fernando Ferro (PT-PE), Luiz Couto (PT-PB) e Anthony Garotinho (PR-RJ).

Os dois primeiros têm proteção da Polícia Federal quando estão em seus estados, e Garotinho recebe acompanhamento da Polícia Legislativa desde junho, após seu carro ter sido atingido por dois tiros quando saía de uma reunião política em Cabo Frio (RJ).

“A Polícia Federal está investigando o crime, mas, muito provavelmente, ele foi cometido por gente incomodada com as investigações que venho fazendo na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara”, declarou Garotinho.

A proteção de Garotinho é restrita ao período que passa em Brasília, não abrangendo suas atividades no estado. “Eu pedi proteção federal ao ministro da Justiça, mas nunca recebi”, disse. A situação é oposta à de Couto e Ferro, que contam com proteção federal exclusivamente na Paraíba e em Pernambuco, respectivamente.

Prisioneiro domiciliar

“Sou um prisioneiro domiciliar, só saio de casa com a presença da Polícia Federal”, disse Couto. “Até para rezar a missa eu preciso de segurança”, acrescentou o deputado, que é padre da Igreja Católica.

Luiz Couto recebe ameaças desde junho de 2003, quando começou a investigar a ação de grupos de extermínio. “A Polícia Federal deve investigar quem são os mandantes, não basta pegar o matador, porque aparecem outros pra ocupar o seu lugar”, afirmou.

Fernando Ferro considera que a segurança dos deputados será fortalecida à medida que os serviços de inteligência das forças de segurança melhorarem. “Devemos ter bons serviços de inteligência associados à repressão da polícia e à ação da Justiça para impedir a circulação desses criminosos”, avaliou.

O receio dos deputados do PT aumentou depois do assassinato do advogado Manoel Bezerra de Mattos Neto, vice-presidente do PT em Pernambuco e assessor do deputado Fernando Ferro, em janeiro de 2009. Ele vinha recebendo ameaças por denunciar o crime organizado na Zona da Mata pernambucana.

Manoel de Mattos foi colaborador da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou os grupos de extermínio no Nordeste. A CPI, relatada pelo deputado Luiz Couto, apurou entre 2003 e 2005 o envolvimento de delegados, juízes, promotores e outras autoridades nos grupos de extermínio da região. “Manoel Matos foi assassinado seis anos depois da CPI, uma prova de que esses grupos não se desmobilizam”, disse Ferro.

A Polícia Federal evita dar detalhes de suas ações de proteção, mas confirma que atende a dois deputados. Questionado sobre os critérios para atender aos pedidos de proteção, o órgão não se pronunciou.

Já a Polícia Legislativa atende à Resolução 18/03 da Câmara e age motivada por determinação do presidente da Casa.



Gastando sem controle: Endividamento sobe para 63% em João Pessoa.

Pesquisa divulgada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), em parceria com o BNB, revelou ontem que 63,1% dos consumidores de João Pessoa estão endividados e 10% deles estão com dívidas em atraso. A pesquisa apontou ainda que a maior taxa de pessoas endividadas na capital são mulheres (65,1%).

Por faixa etária, pessoas do sexo masculino de 35 anos ou mais concentram a maior taxa de endividados (66,3%). Por escolaridade, a pesquisa aponta que 69,7% dos endividados têm nível médio.

Quando se trata de dívidas em atraso, o sexo feminino dispara com uma taxa de 20,6%. A faixa de idade com maior taxa de endividados é a de 35 anos ou mais (21,1%); a faixa de escolaridade Ensino Fundamental é a que apresenta maior taxa de endividados: 25,9%.

O presidente da FCDL, José Arthur de Almeida, avalia o número com muita preocupação, por considerar alta a taxa de endividados e de consumidores com dívidas atrasadas.

“O endividamento tira um grande número de pessoas fora do mercado de consumo, pois não tem acesso a compras a crédito, que é a modalidade mais comum atualmente”, explica o presidente. Ele revela ainda que grande parte das dívidas dos pessoenses não é com as lojas da região, mas com as operadoras de cartão de crédito. Por conta disso, a negociação para o pagamento das dívidas não envolve diretamente as Câmaras Dirigentes Lojistas (CDLs).

A expectativa dos empresários é que muitos trabalhadores devam pagar suas dívidas com o 13º salário, voltando a ter acesso ao crédito e impulsionando as vendas no fim de ano.

“Os consumidores não podem ser impulsivos na hora de comprar, as compras têm de ser feitas de forma planejada, para que elas possam ser pagas. Dívidas são ruins para o consumidor, para o mercado, pra todo mundo”, diz Almeida.

A pesquisa divulgada mostra ainda que a taxa de comprometimento da renda familiar de quem está endividado ou com dívidas em atraso é alto e chega a 23%. O sexo masculino é o que compromete mais da sua renda com dívidas (29,3%) e a faixa de idade com maior taxa de comprometimento da renda é a de 25 a 34 anos (29,3%). A faixa de escolaridade que mais compromete a renda é a do ensino Fundamental (30,4%).

“Essa é uma pesquisa completa que detalha o nível de endividamento dos consumidores da capital. Os dados são importantes para o lojista planejar melhor suas vendas e até mesmo traçar estratégias de negociação das dívidas”, observa José Artur.



Aposentado de 60 anos tenta matar mãe e filha a golpes de faca no centro da cidade de Cajazeiras-PB.

O fato ocorreu nessa quinta-feira (10), no centro da cidade. O idoso foi ameaçou também a polícia que chegou para conter os ânimos. Confira!

O aposentado Francisco Cândido do Nascimento, de 60 anos foi preso no centro da cidade de Cajazeiras nessa quinta-feira (10), acusado de tentar matar a golpes de roçadeiras sua esposa e filha, a idosa Valmida Rufino de Sousa, de 67 anos e Luziene Candido do Nascimento.

A polícia foi acionada e ao chegar no local, também foi ameaçada por Francisco, mas conseguiu dominar o aposentado, que foi conduzido a Delegacia de Polícia.

Ninguém saiu ferido pela ação do idoso.



Jackson do Pandeiro: Obra do 'Rei do Ritmo' é revisitada em livro.

Jackson do Pandeiro: Obra do 'Rei do Ritmo' é revisitada em livro
Foi aos 10 anos que o menino Inaldo Soares de Araújo escutou um “Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop” pela primeira vez. É o tipo de coisa que realmente não esquece. A mistura de chiclete com banana e sua grande confusão cantada com fervor, animação e a forma única de Jackson do Pandeiro fascinou o menino. Era década de 1960 e as canções do músico paraibano tocavam no antigo programa de rádio Forró de Zé Lagoa, conduzido por Rosil Cavalcanti, uma espécie de 'novela das oito' na época.

Vinte anos depois o interesse pueril já havia amadurecido, e, com 13 LPs de Jackson, Inaldo já era considerado por amigos como um colecionador.

Ele aproveitou o relançamento dos discos dos anos 1950 para investir na pesquisa sobre a obra do artista. O resultado de três décadas de interesse é apresentado em A musicalidade de Jackson do Pandeiro (IGP, 244 páginas, R$ 39,90).

A obra vai ser lançada no Museu Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, cidade natal do músico, no dia 19 de novembro.

Em Campina Grande, terra do autor, haverá lançamento no dia 13 de dezembro, no Museu Luiz Gonzaga. Por enquanto, ele só está disponível no Recife e também no site Mercado Livre.

O autor não gosta de comparações e foge de qualquer rótulo que o encaixe como biógrafo “a vida dele já está muito bem escrita”, diz. O livro faz um resgate biográfico rápido, para situar o leitor menos íntimo. Mas o diferencial deste trabalho é uma profunda pesquisa em relação à discografia. Foram catalogados 175 álbuns em 78 RPM, compactos e LPs. Ao todo são 433 músicas, algumas identificadas a partir de revistas especializadas da época como fazendo parte de discos, que nem chegaram a ser gravados. Entre elas, a marcha carnavalesca 'Mulher careca'.

O livro traz também fotos inéditas, principais compositores e cópias dos encartes originais dos vinis. Inaldo destaca que “pouca gente sabe, mas Jackson gravou até músicas infantis.

Têm trabalhos para trombone e saxofone.”

As fontes de pesquisa de Inaldo, em sua maioria, foram outros colecionadores, espalhados por todo país em cidades como Fortaleza, Natal, Campina Grande, João Pessoa, Recife, além de Brasília e São Paulo. Aos poucos, o que era uma visita despretensiosa, foi sendo estimulada a se tornar livro. Os registros foram se profissionalizando com o tempo e Inaldo aprendeu a remasterizar os discos. Hoje tem toda a obra de Jackson digitalizada.

Não bastasse a autenticidade criativa, o músico expandia isso para as parcerias. Segundo relato que o autor colheu durante entrevista com a primeira esposa do cantor, Almira Castilho, “Pixinguinha fazia arranjos para ele, mas depois Jackson mudava tudo.”

Adulto, o autor paraibano descobriu qual era o motivo do fascínio da infância. “Essa coisa dele ser um 'sanfoneiro de boca', é pura verdade. O 'Rei do Ritmo' fazia a coisa de um jeito que ninguém mais faz. E fazia por intuição. Hoje o pessoal estuda música, mas não alcança o trabalho dele”, analisa.

Uma batucada brasileira.



Governo da Paraíba diz que servidor estadual pode não ter aumento em janeiro.

O aumento geral dos servidores do estado, marcado para janeiro, está ameaçado por causa da greve do Fisco. A informação foi divulgada pelo governo da Paraíba em nota oficial paga nos jornais. Segundo a nota, os prejuízos causados pela greve são incalculáveis.

"Toda a economia da Paraíba está sofrendo, com a redução de vendas, de circulação de riquezas e dos empregos temporários próprios dessa época", informa o governo, adiantando que a persistir a situação os servidores do Estado não terão aumento no próximo ano. "O aumento geral dos servidores, marcado para janeiro, também está ameaçado porque ninguém pode ainda dimensionar os reais prejuízos financeiros do Estado".

Com mais de 30 dias de greve, os servidores do Fisco reivindicam o cumprimento da Lei do subsídio. Para o governo, não há como conceder nenhum tipo de reajuste este ano. "O governo não pode conceder aumentos a seu bel prazer, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Não pode comprometer o aumento programado de janeiro para todos os demais servidores por conta de uma só categoria", diz a nota oficial.

O governo aguarda o julgamento do pedido de ilegalidade da greve pelo Tribunal de Justiça, que deverá ser analisado na próxima quarta-feira (16). A diretoria do Sindifisco também divulgou nota lamentando que as condições impostas pelo governo estão causando transtornos no recebimento das mercadorias adquiridas pelo comércio.

A entidade alega que embora tenha sido disponibilizado contigente de mais de 30% dos auditores fiscais, em cumprimento à Lei de Greve, a estrutura necessária que foi oferecida pelo governo é insuficiente para realização das atividades fiscais.

"O sistema de informática, uma das principais ferramentas de execução dos trabalhos da fiscalização está funcionando com restrições, bem como não foram disponibilizadas viaturas em número suficiente e a quantidade de pessoal auxiliar nos postos fiscais foi drasticamente reduzida", revela o Sindifisco, que encaminhou expedientes à secretaria da Receita cobrando solução efetiva e urgentes para que seja viabilizado o trabalho da fiscalização e evitar transtornos para a sociedade.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba se propõs a mediar uma solução para por fim a greve do fisco. "O entendimento é necessário visto que vislumbramos razoabilidade tanto por parte do governo, que busca o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando por parte do Sindifisco, que pede a execução da Lei do subsídio", afirma o presidente da entidade, José Artur Melo de Almeida.



CONTRA A INVEJA E O OLHO GORDO: AOS QUE PENSAM EM NOS DESTRUIR.

http://3.bp.blogspot.com/-fKnn6FqpUyc/TmlY01Z8u3I/AAAAAAAARek/IadAqTgDOFk/s1600/SALMO-23.jpg


Com Deus, tudo podemos! E contra ele, nada podem! Com humildade, seriedade e fé, venceremos a inveja e a fome de destruição dos que pensam que o verdadeiro poder emana dos homens. Tolos!

Cada dia, uma vitória. E ao Deus de verdadeiro poder sobre tudo e todos, o agradecimento pelas vitórias que tem nos dado.

Não use do seu mal contra o próximo, pois no final, o que desejas ou fazes de mal ao teu próximo, retornará com mais força para você.

Entregue-se a Deus e a vitória também estará contigo. Paz e Bem!


Ex-deputado Pastor Fausto é transferido para presídio no Piauí.

Ex-deputado Pastor Fausto é transferido para presídio no PiauíO ex-deputado estadual pela Paraíba, acusado de comandar um esquema de Tráfico de Crianças, foi transferido na tarde de quinta-feira (10) para a Casa de Custódia, principal presídio de Teresina-PI. Fausto Almeida de Oliveira, mais conhecido como ‘Pastor Fausto’ teve a prisão preventiva decretada na manhã de ontem pelo juiz Almir Abib Tajra, da 7ª Vara Criminal de Teresina.

Ele foi preso no último dia 4 por suspeita de ter raptado um bebê de dois meses após ter oferecido dinheiro à mãe para comprar a criança.

A justiça também decretou a prisão preventiva da paraibana que trabalhava como assessora do político e que foi flagrada tentando viajar com o bebê raptado para o Rio de Janeiro.

Gleydes Cavalcante de Carvalho foi transferida ontem para Teresina após ter sido detida na rodoviária de Fortaleza, cidade onde estava escondida com a criança.

Ao todo, cinco pessoas foram indiciadas por formação de quadrilha, subtração de incapaz e falsificação de documentos, mas duas mulheres apontadas como intermediárias das negociações de compra e venda de crianças foram liberadas na manhã ontem, quando terminou o prazo da prisão temporária.

Além do pastor e da assessora, a vizinha da mãe da criança teve a preventiva decretada.



Policiais civis podem suspender greve na segunda-feira.

Policiais civis podem suspender greve na segunda-feiraA Associação dos Policiais Civis convocou assembléia geral para a próxima segunda-feira 14 para votar a suspensão da greve iniciada dia 28.

De acordo com nota divulgada pela Aspol, duas propostas apresentadas pelos policiais – a revogação de portaria que obrigava policiais a dirigir viaturas e a edição no Diário Oficial das promoções funcionais – podem viabilizar o fim da greve.

A Aspol revela ainda na nota que a secretária Aracilba Rocha (Finanças) prometeu que não haverá retaliações aos grevistas como corte de pontos.

Veja abaixo nota na íntegra:


CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - ASPOL PB

O Presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba, no uso de suas atribuições legais e, diante da publicação no Diário Oficial da Instrução Normativa 001/2011 do Secretário da SEDS Dr. Cláudio Lima que Revoga a Resolução 03/2011 do CONSUPOC, da publicação do Edital das Promoções Funcionais, como também do compromisso da Secretária de Finanças Dra. Aracilba Rocha em nome do Governador do Estado de que não haverá retaliações aos Policiais Civis como corte de ponto, faltas, etc., pois estes apenas reivindicavam seus direitos Legais,

RESOLVE:

CONVOCAR a todos os Policiais Civis das Categorias de Agente de Investigação, Escrivão de Polícia Civil e Motorista Policial para participarem de Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no próximo dia 14/11/2011, próxima segunda-feira, às 8 horas e 30 minutos, na Sede da ASPOL/PB, situada a Rua Des. José Peregrino, 321, Centro, em João Pessoa/PB, a fim de deliberar sobre a seguinte pauta:

1) Aprovação da Publicação dos Atos no Diário Oficial;

2) Suspensão do Movimento Paredista;

3) Procedimentos da Operação CUMPRA-SE A LEI;

4) Demais Assuntos de interesse da Aspol e dos Policiais Civis.
João Pessoa/PB, 11 de novembro de 2011.

Publique-se em www.aspolpb.com.br e afixe-se nas unidadesPoliciais Civis que for possível.




Veja quanto sua cidade terá de verba suplementar em 2012.

Municípios com até 50 mil habitantes receberão verba suplementar em 2012. A suplementação está prevista no Orçamento da União, cujo relatório foi aprovado ontem.

O anúncio foi feito pelo senador Vital do Rego (PMDB), relator do Orçamento. Ele disse que a receita prevista é de R$ 2,2 bilhões ao ano.

VEJA AQUI QUANTO SUA CIDADE VAI RECEBER

“Nas reuniões que a Comissão Mista de Orçamento fez nos estados que compõem as cinco regiões do Brasil percebemos a grande necessidade de atender às pequenas cidades que, historicamente, eram esquecidas quando da elaboração dos orçamentos”, afirmou Vital.

Vital explicou que os valores destinados aos municípios variam de R$ 300 mil a R$ 600 mil. Ele destacou a iniciativa como “a principal novidade do relatório aprovado nesta quinta-feira”.

O senador paraibano disse que os recursos serão repassados mediante transferência direta para as contas das prefeituras. Caso a cidade não escolha a área beneficiada até a data limite, os recursos serão endereçados à Saúde.

Vital afirmou que a medida vai beneficiar 4.953 municípios brasileiros (89% do total), atingindo, diretamente, um universo de 65 milhões de pessoas. Segundo Vital, as audiências públicas realizadas em 11 estados, no início do mês, para discutir o projeto do Orçamento para 2012, foram fundamentais para a iniciativa. “Víamos a cobrança por mais recursos federais para atender problemas específicos”.

R$ 2,2 bi
O relatório destina R$ 2,209 bilhões para as emendas dos municípios. Para as emendas individuais dos parlamentares, é destinado o mesmo valor do ano passado (R$ 13 milhões por parlamentar), que totaliza R$ 7,722 bilhões.

As emendas coletivas receberam R$ 11,1 bilhões. Todos os recursos sairão do acréscimo de receita aprovado recentemente pela comissão. As três destinações são as únicas com valores identificados no relatório preliminar.

Segundo Vital, as cidades com menos de 50 mil habitantes representam mais de 90% da totalidade de municípios brasileiros.

“Nas reuniões da Comissão de Orçamento que fizemos em todas as regiões do país, a começar pela reunião da Paraíba, percebemos que a maioria das demandas vem das pequenas cidades. E, se olharmos bem, historicamente as cidades pequenas tem sido colocadas em segundo plano nas peças orçamentárias”, afirmou.

De acordo com o senador paraibano, em todas as reuniões regionais da CMO a necessidade dos pequenos municípios ficou evidente.

“Vi, Brasil aforam, a angústia de municípios que não dispõem de receita própria e que vivem às custas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Defendi que o Orçamento da União olhe de forma diferenciada para estas cidades”.



MP quer sindicância sobre morte por negligência em hospital da Paraíba.

Uma audiência foi realizada na tarde desta quinta-feira (10 - ontem) com a presença do Ministério Público, representado pelo promotor da Justiça, Herberth Targino, a diretoria do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, representada pelo diretor geral Geraldo Antônio Medeiros e o diretor técnico Flawber Cruz, além de médicos cirurgiões do hospital.

O encontro foi solicitado pela direção do hospital com o objetivo de discutir um caso que aconteceu no dia 24 de outubro. De acordo com Targino, um paciente deu entrada na unidade hospitalar às 18h39, mas a avaliação médica só aconteceu às 5h30 do dia seguinte e ele acabou morrendo por volta das 7h30 com uma lesão no fígado que passou despercebida.

A sindicância vai investigar se houve culpa dos médicos na morte do paciente, que tinha fraturas no quadril e na perna, além de hemoglobina baixa, já que a avaliação aconteceu mais de 11 horas depois da chegada dele. O laudo da necropsia do paciente mostra que houve lesão no fígado com muita perda de sangue no abdômen.

Segundo o termo de audiência, os profissionais médicos das áreas cirúrgica e traumatológica não estão ficando na Área Vermelha, ala que trata de pacientes em estado grave, do Hospital de Trauma. O termo também enumera outras irregularidades, como a falta de um Protocolo de Atendimento estabelecido formalmente na unidade hospitalar e o não cumprimento da estratificação de Avaliação de Risco pelos plantonistas.

“A reivindicação da diretoria do Trauma é que o traumatologista e os cirurgiões gerais fiquem na área vermelha, para que quando alguém se apresentar em estado grave, tenha atendimento”, pediu o diretor geral, Geraldo Antônio Medeiros.

O Ministério Público decidiu solicitar a abertura de uma sindicância ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para apuração da postura ética dos profissionais. Também será pedido que a Secretaria Estadual de Saúde avalie se haverá renovação ou não do contrato firmado com as cooperativas que prestam serviço ao hospital, além do encaminhamento à esfera policial para a apuração de responsabilidade penal dos médicos pela morte do paciente.



Trecho da BR-101 entre Recife e João Pessoa é isolado para reforma.

Trecho da BR-101 entre Recife e João Pessoa é isolado para reformaParte da pista da BR-101 na Paraíba, no sentido Recife/João Pessoa, foi interditado na quinta-feira (10) para obras de restauração do asfalto. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes da Paraíba (Dnit-PB), o tráfego no local foi transferido para a pista nova que ficará funcionando em mão dupla, enquanto a pista antiga receberá trabalhos de reperfilamento e recapeamento.

O trecho isolado está na altura do quilômetro 93 até o 95, das indústrias Coteminas e Toalia até a Conpel. A previsão do Dnit é de que as obras sejam concluídas em 30 dias. Segundo o responsável pela operação no local, Rainer Branco, a obra faz parte do projeto de duplicação do lote 5 da BR-101, que está a cargo do 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército.

Além do Dnit, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército estão na área para auxiliar na sinalização. Segundo o inspetor Walter Mota, os motoristas devem dirigir com cuidado nas proximidades do trecho interditado e ter mais atenção com a sinalização no local para evitar acidentes.



Pai confessa que deu cloro em vez de remédio para a filha na PB, diz polícia.

O pai de uma bebê que passou mal após receber uma dose de cloro em vez de medicamento confessou que trocou os frascos por não saber ler. Na quinta-feira (10), ele procurou a delegacia da Polícia Civil na cidade de Alagoa Nova, no Agreste paraibano, para denunciar que a Secretaria Municipal de Saúde teria entregue uma dose de cloro, o que provocou uma intoxicação na menina de dois meses. Porém, durante o depoimento, a delegada Patrícia Pinheiro notou contradições e Sebastião Rodrigues, de 34 anos, acabou confessando que pegou o vidro errado.

“Ele não sabe ler o remédio”, disse a esposa dele, Érika Rodrigues à TV Paraíba. Ela informou à reportagem que o marido se confundiu ao escolher o vidro para medicar a filha. Segundo a delegada, ao perceber que o quadro de saúde da filha havia se agravado, ele ficou com medo e denunciou a Secretaria de Saúde de Alagoa Nova. Agora o pai vai responder em liberdade pelo crime de denunciação caluniosa.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Valkênia Morais, a menina de dois meses foi levada ao Hospital Municipal Sofia de Castro Costa apresentando tosse e o médico receitou cloridrato de ambroxol, um xarope que foi entregue pelo posto de saúde Em casa, o pai teria se confundindo e dado à menina uma dose da solução que estava no frasco de amoxicilina. Dentro não havia o remédio, mas sim cloro.

Como o quadro de saúde dela piorou, a menina foi levada para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde os exames constataram que ela sofreu uma intoxicação por ter ingerido cloro. “Não foi nem um erro na Secretaria de Saúde, mas sim da família que já havia usado o frasco para armazenar o cloro”, disse a secretária Valkênia Morais. A menina já recebeu alta e está com a família.



'Cumpri meu mandato sem irregularidades', diz Wilson Santiago em coletiva na sede do PMDB.

'Cumpri meu mandato sem irregularidades', diz Wilson Santiago em coletiva na sede do PMDBO ex-senador Wilson Santiago (PMDB) está concedendo uma entrevista coletiva para a imprensa neste momento (11h), da manhã desta sexta-feira (11) na sede do PMDB, em João Pessoa.

O peemedebista pretende fazer uma prestação de contas sobre sua atividade parlamentar nesse período de quase um ano em que passou ocupando a cadeira de senador da república e, em seguida, ficará à disposição dos entrevistadores.

De início, Santiago declarou que mesmo como deputado federal e agora, como senador, seus mandatos foram prestados sem irregularidades.

Estão presentes o ex-governador José Maranhão e os deputados Manoel Júnior, Raniery Paulino, Wilson Filho, entre outros.




Reviravolta: crianças foram envenenadas com planta; polícia descarta estupro.

As crianças Kauêne Geovania da Silva, 2 anos e 6 meses, e Suzane Ferreira Vieira da Silva, 1 ano e 3 meses, foram envenenadas.

Exames preliminares realizados pelo Departamento de Medicina Legal constataram que as menores ingeriram veneno potente - possivelmente de alguma planta - e descartaram violência sexual.

A informação foi divulgada agora há pouco pela delegada Joana D'arc, titular da Infância e Juventude.

Kauêne e Suzane morreram – a mais velha ontem à tarde e a mais nova esta manhã.

Havia a suspeita, admitida pela delegada, de que as crianças teriam sido estupradas. O suspeito era o pai delas, Kaio Felipe, 22 anos, que foi detido.

Exames preliminares realizados por médicos do Hospital de Trauma sugeriam abusos sexuais.

Mais informações em breve.




Novo IPI: Quais carros serão afetados? Vale a pena comprar agora? E os usados? Confira as respostas.

Novo IPI: Quais carros serão afetados? Vale a pena comprar agora? E os usados? Confira as respostasO aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados foi adiado, mas muitas perguntas ainda pairam no ar. Para respondê-las, Autoesporte conversou com alguns especialistas. Veja o que irá mudar – ou já está mudando – e como isso pode te influenciar. Eles sugerem: “Quer comprar um importado novo? A hora é agora!”. E alertam: “A decisão pode mexer até com quem opta pelos nacionais”.


O que é o IPI? Como ele influencia os preços dos carros?
A advogada tributarista e integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), Tânia Gurgel, explica que o Imposto sobre Produtos Industrializados é uma taxa cobrada sobre todas as mercadorias nacionais e estrangeiras produzidas industrialmente e que são vendidas no país.

É de responsabilidade do fabricante ou importador pagar o IPI para Receita Federal, o qual varia de acordo com a essência do produto – quanto mais indispensável para o consumidor, menor a taxa. O automóvel é um exemplo de industrializado e seu proprietário, assim como os de outros produtos, sente o impacto do IPI. “Apesar do fabricante ou importador prestarem conta desse imposto, quem o suporta é o cliente, por meio do preço, claro”, aponta o especialista em direito tributário do escritório Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados, Felippe Breda.

Qual é a nova regra do IPI?
Segundo o economista e professor de Finanças da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Samy Dana, o governo elevará o IPI para todos os veículos (carros e caminhões), exceto aos que contam, no mínimo, com 65% de peças fabricadas no país e cujas fabricantes têm 0,5% da receita bruta de vendas revertido em atividades de inovação, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico no Brasil e que realizam, pelo menos, seis de onze etapas de produção nacionalmente. As etapas são:

Montagem, revisão final e ensaios compatíveis;
Estampagem;
Soldagem;
Tratamento anticorrosivo e pintura;
Injeção de plásticos;
Fabricação de motores;
Produção de transmissões;
Montagem de sistemas elétrico, de direção, de suspensão, de freio, de eixos, de motor, de caixa de câmbio e de transmissão;
Montagem de chassis e de carrocerias;
Montagem final de cabines ou de carrocerias, com instalação de itens, inclusive acústicos e térmicos, de forração e de acabamento;
Produção de carrocerias preponderantemente através de peças avulsas estampadas ou formatadas regionalmente.

“A justificativa é o fortalecimento da indústria nacional, mas, devido a acordos econômicos, os modelos importados do Mercosul [Argentina, Paraguai e Uruguai] e do México também são isentos”, aponta Dana.

Quanto os preços dos importados irão subir?
“O aumento do IPI será de até 30%, proporcional à cilindrada do veículo”, informa o sócio da consultoria tributária da Deloitte, Douglas Lopes. Veja a tabela:

http://3.bp.blogspot.com/-Qcdjgg5NSak/TrxgXKycNOI/AAAAAAAAUWQ/JHTdEEJpk1s/s1600/Tabela-IPI-automoveis---BLOG-MARI-FUXICO.png

O economista Dana acredita que, no geral, os importados tendem a ficar 20% mais caros, apesar do próprio governo ter cogitado um aumento entre 25% e 28%. “As concessionárias podem tentar absorver parte do IPI para não ter tanta queda nas vendas”, explica. A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos (Abeiva) estima que um carro que hoje custa R$ 30 mil passe a ser ofertado por R$ 37.500.

Por que adiaram a nova regra e quando, afinal, ela entra em vigor?
Em 15 de setembro, assim que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a medida, o Partido dos Democratas entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) pela sua suspensão.

Em 20 de outubro, o STF, amparado no direito do cidadão-contribuinte de não ser surpreendido pelo aumento de impostos, por decisão unânime, adiou a norma. O ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, explicou que a decisão governamental deveria ter levado em conta o princípio da “anterioridade nonagesimal”, previsto na Constituição Federal, que exige um prazo de 90 dias para alterações tributárias. Assim, a medida do governo foi considerada inconstitucional e só passará a valer em 15 de dezembro.

É viável comprar o importado agora ou é melhor esperar?
O especialista da Deloitte sugere que o consumidor feche negócio antes de 15 de dezembro, mas alerta que é preciso ficar atento para a movimentação do mercado. “Se a demanda estiver alta, mesmo antes da alteração, as concessionárias podem aproveitar para cobrar mais caro pelos importados”.

Será possível ter lucro ao revender o importado?
Sócio da AT Kearney, empresa de consultorias de negócios, Dario Gaspar diz que é cedo para ter essa resposta. “É preciso esperar pela reação dos importadores. Eles vão buscar alternativas para equilibrar o mercado e manter seus modelos valorizados”. O economista Dana acredita que as vendas diminuirão, mas as empresas não deixarão de ter altos lucros.

Essa mudança irá afetar o valor do IPVA dos automóveis?
“O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é calculado de acordo com o preço do modelo. No caso dos carros zero-quilômetro, ele é baseado no valor total da nota fiscal de aquisição. Desse modo, com o preço mais alto, o IPVA ficará mais caro”, explica a advogada Tânia.

E os seguros dos carros, como ficam?
Assim como o IPVA, ele também é baseado no valor do bem. A corretora da Madesc Seguros, Aparecida Zanella, afirma: “Com a elevação do preço do automóvel, o seu seguro, inevitavelmente, aumenta. Ele estará mais caro para ser reposto”.

Os preços das peças de reposição podem ser impactados?
Para o especialista da AT Kearney, não. “As peças de reposição não tiveram as alíquotas majoradas”. Mas o economista e o advogado não descartam a possibilidade. “Elas podem acompanhar a valorização do automóvel, mas isso só vamos saber com a reação do mercado, a longo prazo”, diz Felippe Breda.

Como saber se ainda vale a pena comprar um importado?
“Essa medida tende a impactar principalmente os interessados em carros populares chineses e coreanos, que oferecem mais conteúdo do que os concorrentes nacionais. O cliente terá que pesquisar, comparar os diferenciais dos modelos e analisar se vale ou não de acordo com o seu bolso. Agora, os apaixonados por veículos de luxo continuarão a adquiri-los. São pessoas de poder aquisitivo e para quais o preço não é o fator decisivo na hora da compra”, afirma Lopes.

Como a mudança pode influenciar no preço dos veículos nacionais?
Dana responde: “Uma vez que os concorrentes importados estão mais caros, há margem para os nacionais elevarem os seus preços ou, no mínimo, diminuírem as suas promoções. Se os importados, mais completos, têm preço injusto, os nacionais podem seguir com pouco conteúdo e lucrar a partir dos opcionais. A medida mexerá com todos os carros”.

Como ficam os clientes que compraram importados no período em que o IPI era inconstitucional?
A advogada Tânia garante que os fabricantes e importadores deverão restituir o dinheiro a esses contribuintes. O advogado Breda explica como: “Até o semestre passado, nesses casos, segundo uma disposição do Código Tributário Nacional, o cliente podia entrar com um pedido, provar que o estabelecimento comercial havia lhe cobrado uma quantia indevida, e ser ressarcido diretamente pela Receita. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), porém, acaba de estipular uma jurisprudência que dá apenas o direito ao fabricante ou importador de exigir a restituição. E o que acontece? O cliente depende de que a concessionária entre em contato com o fabricante ou importador e o mesmo cobre da Receita Federal a diferença do IPI. É uma questão polêmica, mas pelo que tudo indica, aqueles que não querem perder seus consumidores não estão hesitando em entrar com o pedido”.

Quais carros de marcas importadas e nacionais serão afetados?
Breda aponta: “Os que não se encaixam nos critérios de fabricação estipulados pelo governo”. (Confira abaixo a tabela que AE montou das marcas e modelos afetados).

Confira os modelos de marcas nacionais e importadas que terão aumento a partir de 15 de dezembro:

Marcas Modelos afetados pelo novo IPI
Aston Martin Todos
Audi Todos
Bentley Todos
BMW Todos
Chery Todos
Chevrolet Camaro, Malibu, Omega
Chrysler 300C Hemi, 300C Touring, 300C, Town&Country
Citroën Picasso, C4 Picasso, C5, C5 Tourer, Gran C4 Picasso
Effa M100
Ferrari Todos
Fiat Nenhum
Ford Edge
Honda Accord
Hyundai Todos
JAC Motors Todos
Jaguar Todos
Jeep Todos
Kia Todos
Lamborghini Todos
Land Rover Todos
Lexus Todos
Lifan Nenhum
Mahindra Todos
Maserati Todos
Mercedes-Benz Todos
Mini Todos
Mitsubishi ASX, L200 GL, Lancer Evolution X, Outlander, Pajero Full
Nissan Nenhum
Peugeot 3008, RCZ
Porsche Todos
Renault Nenhum
smart Todos
SsangYong Todos
Subaru Todos
Suzuki Todos
Toyota Camry, RAV4
Troller Nenhum
Volkswagen Passat, Tiguan, Touareg
Volvo Todos



Obs: Há modelos que apesar de fabricados no Brasil têm menos de 65% de peças nacionais. É o caso do Chevrolet Cruze. A presidência da GM noticiou que está aumentando o índice de nacionalização do modelo para atender à medida.


Aposentada sofre golpe de R$ 8 mil dentro de agência bancária em Sousa-PB.

Uma aposentada de 76 anos sofreu um golpe de R$ 8 mil nessa quinta-feira (10 - ontem) na cidade de Sousa-PB, no Sertão paraibano. De acordo com o 14º Batalhão da Polícia Militar, o crime de estelionato aconteceu no início da tarde de ontem, quando dois homens abordaram a idosa e conseguiram ter acesso a duas contas bancárias para efetuar os saques em dinheiro. Eles não estavam armados, mas ofereceram uma ajuda à aposentada em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Na agência, por meio de uma conversa, eles se apresentaram para ajudar a vítima a manusear os cartões nos caixas eletrônicos. Segundo a PM, em poucos instantes os elementos conseguiram sacar a quantia de R$ 7 mil. Ainda em poder dos cartões da aposentada e das senhas bancárias, eles se deslocaram para a agência do Banco do Brasil que fica a poucos metros e fizeram um empréstimo no valor de R$ 1 mil, fugindo em seguida.

Ao perceber que havia sido vítima do golpe, a aposentada Filomena Queiroga de Oliveira chegou a passar mal em uma das agências bancárias e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que a encaminhou para o setor de emergência do Hospital Regional de Sousa, onde passa bem.

Unidades de patrulha do Décimo Quarto Batalhão da Polícia Militar foram acionadas e realizaram várias diligências no centro comercial da cidade em busca dos suspeitos. A polícia deverá recorrer ao sistema de câmeras das agências bancárias para identificar os dois envolvidos.
 
 
 
 
 
POSTADO POR EQUIPE FOCO PB/DEMAIS FONTES DE NOTICIAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário