O governador Ricardo Coutinho viaja a Patos, nesta segunda-feira (24.10), para dois eventos importantes, na comemoração do aniversário de 108 anos da cidade. As 15h, ele inaugura a sede da 4ª Ciretran. Logo após, às 16h30, na sede da Associação Comercial do Município, ele dá posse aos conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual (OD), sendo 28 da 7ª Região (Itaporanga), 27 da 6ª Região (Patos) e 24 da 13ª Região (Pombal).
 
A Ciretran, que desde 2007 funcionava em uma casa alugada, passa a atender em sede própria, na Rua Janúnico Nóbrega, no Bairro da Liberdade , também conhecido como Bairro do Morro. Foram investidos quase R$ 500 mil reais na obra, o que significou praticamente a reconstrução da antiga sede – a deterioração era tanta que foi necessário transferir os serviços para um imóvel alugado.
 
Na reforma da 4ª Ciretran, foram realizados serviços na cobertura do antigo prédio; revitalização de novas instalações elétricas, hidrossanitárias, telefonia e rede lógica; pintura externa e interna; substituição de portas e janelas; e recuperação da plataforma de inspeção veicular. A Ciretran de Patos também passa a contar com pista para a realização das provas práticas de direção veicular.
 
Além de Patos, a 4ª Ciretran abrange os municípios de Areia de Baraúna, Cacimba de Areia, Quixaba, Passagem, Salgadinho, Santa Terezinha, São José do Bonfim e São José de Espinharas. Está registrada nesta Ciretran uma frota de mais de 32 mil veículos. Em relação ao volume de atendimento, é a terceira do Estado, atrás da sede do Detran, em João Pessoa, e para a 1ª Ciretran, situada em Campina Grande.
 
Posse
 Os 79 conselheiros do Orçamento Democrático serão responsáveis pela fiscalização e acompanhamento de ações de governo de interesse regional nos 49 municípios dessas Regiões Geoadministrativas. Os conselheiros regionais do OD foram eleitos em assembléias microrregionais realizadas em 48 cidades, com a participação direta da população, para um mandato de dois anos. O objetivo é acompanhar o andamento das demandas da população levantadas por meio das audiências públicas com o governador Ricardo Coutinho, durante a primeira etapa do Ciclo 2011 do OD.
 
Durante as audiências, a população definiu as prioridades de investimentos governamentais nas suas regiões. “Os conselheiros e as conselheiras do OD vão exercer uma função de ponte entre a sociedade e o Governo, subsidiando a gestão com as necessidades regionais e contribuindo, desse modo, para uma atuação de Governo eficaz no tocante às obras, aos seus serviços e às suas demais ações”, disse a subsecretária do OD, Ana Paula Almeida.