27 de outubro de 2011

NOTICIAS DE ULTIMA HORAS DO FOCO PB.

Por unanimidade, STF decide que exame da OAB é constitucional

A exigência de aprovação prévia em exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que bacharéis em direito possam exercer a advocacia foi considerada constitucional pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Por unanimidade, os ministros negaram nesta quarta-feira (26) provimento ao Recurso Extraordinário (RE 603583) que questionava a obrigatoriedade do exame. Como o recurso teve repercussão geral reconhecida, a decisão nesse processo será aplicada a todos os demais que tenham pedido idêntico.

A votação acompanhou o entendimento do relator, ministro Marco Aurélio, no sentido de que a prova, prevista na Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), não viola qualquer dispositivo constitucional. Concluíram desta forma os demais ministros presentes à sessão: Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.

O recurso foi proposto pelo bacharel João Antonio Volante, que colou grau em 2007, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), localizada em Canoas, no Rio Grande do Sul. No RE, ele afirmava que o exame para inscrição na OAB seria inconstitucional, contrariando os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade e do livre exercício das profissões, entre outros.



PM prende em João Pessoa, jovem que matou por mil reais em Cabedelo-PB

Na noite desta quarta-feira (26), os polícias militares da Rádio Patrulha, Força Tática e Rotam do 5º Batalhão prenderam no bairro dos Novaes, em João Pessoa, um homem acusado de ter matado um jovem há um mês atrás por R$ 1 mil reais, no município de Cabedelo.

De acordo com informações do Tenente Coronel Sousa Neto, o homicida, Fernando Luiz de Andrade, 20 anos, foi preso dentro de casa acusado de assassinar junto com um comparsa - que está foragido -, um jovem conhecido como Wellington. Eles assassinaram a vítima há um mês próximo à feirinha de Cabedelo.

O acusado confessou que recebeu a quantia de R$ 1 mil reais para executar o jovem.

Os policiais estão a procura de um outro acusado de estar envolvido no crime.

O homicida foi encaminhado para Delegacia de Homicídios na Capital.


Advogada Luciana Lóssio é empossada como ministra substituta no TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, empossou na terça-feira (25/10) a advogada Luciana Lóssio (foto ao lado) como ministra substituta da corte. Luciana é a primeira mulher nomeada para o cargo de ministro do TSE na vaga reservada aos juristas. A posse deve acontecer no gabinete da presidência.

Ela foi nomeada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no último dia 11, para substituir o ministro Joelson Dias, nomeado em março de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Biografia da nova ministra

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e inscrita desde 1999 na OAB do Distrito Federal, Luciana Christina Guimarães Lóssio, 37 anos, é natural de Brasília.

Com experiência na Justiça Eleitoral, ela advogou nas eleições gerais de 2010 para a coligação "Para o Brasil seguir mudando", que elegeu Dilma Rousseff (PT) presidenta da República. Fez inúmeras sustentações orais no Plenário do TSE. Também atuou na defesa dos então governadores José Roberto Arruda (DEM-DF), Rogério Rosso (PMDB-DF) e Roseana Sarney (PMDB-MA). É especialista em Direito Eleitoral e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).

No encerramento do Ano Judiciário de 2010, foi escolhida, pelos advogados que militam na Justiça Eleitoral, para fazer o discurso de saudação ao Tribunal Superior Eleitoral. É sócia efetiva do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE) e professora do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral feito pelo UniCEUB em convênio com a OAB-DF.

Luciana Lóssio e a primeira mulher indicada pelo Supremo Tribunal Federal para figurar em lista tríplice e, consequentemente, a primeira nomeada para o cargo de ministro do TSE na vaga reservada aos juristas.

Composição do TSE

Segundo o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas dos ministros do STF, duas do Superior Tribunal de Justiça e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo presidente da República. Neste último caso, o chefe do Poder Executivo recebe, a cada vacância, a lista tríplice elaborada pela Suprema Corte, na qual estão os três nomes dos advogados.

Representando o STF, atuam no TSE os ministros Ricardo Lewandowski, presidente da corte eleitoral, a ministra Cármen Lúcia, vice-presidente, e o ministro Marco Aurélio, tendo como substitutos os ministros Dias Toffolli, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Pelo Superior Tribunal de Justiça atuam Nancy Andrighi, corregedora-geral da Justiça Eleitoral, e Gilson Dipp, sendo eventualmente substituídos pelo ministros Teori Zavascki e Laurita Vaz. As vagas destinadas à advocacia encontram-se preenchidas pelos ministros Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani. Para substituí-los, o TSE conta com o ministro Henrique Neves e, após a posse no cargo, com a advogada Luciana Lóssio, que será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra substituta na classe dos advogados. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.


Em Alagoa Nova, programa de Prefeitura chama Governador de "Kaddafi", "ditador" e "Fidel Castro"

No último sábado (22), durante programa da Prefeitura de Alagoa Nova-PB, veiculado na Rádio Comunitária local, o radialista de codinome 'repórter Huck', atacou o Governador do Estado, Ricardo Coutinho, chamando-o de "Kaddafi", "Fidel Castro" e "ditador".

De forma irônica, o radialista afirmou que o Governador só quer receber mensagens na rede social Twitter e que só responde as perguntas que "o agradarem". O radialista disse ainda que espera a oportunidade de fazer questionamentos pessoalmente a Ricardo Coutinho.


Deputado acusa o prefeito de querer ser “padrinho de iniciativas dos outros”

Deputado Romero Rodrigues“Lamentavelmente o prefeito Veneziano Vital do Rego tem usado recursos públicos para promover a sua imagem. Isso é inadmissível”. A declaração é do deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), hoje, em Brasília “perplexo com a ousadia do prefeito em se apropriar de uma ideia, de uma luta empreendida pelo senador Cássio Cunha Lima em favor de levar uma unidade da AACD para Campina Grande”.

Disse que “Isso não é correto, não se pode agir dessa forma. Veneziano tem uma atitude egocêntrica. Ele sequer teve a hombridade de reconhecer a grandeza de Cássio nesse movimento. Esse rapaz nada fez e agora com dinheiro público está tentando faturar em cima do benefício. É lamentável. A população merece respeito. Há mais de um ano o senador Cássio vem lutando em prol da concretização do empreendimento, e agora o prefeito com dinheiro público tem procurado dar uma de bom moço querendo trazer para si os louros da vitória. Ele tem tentado buscar a paternidade para algo que não fez. Inclusive, até, o terreno para a implantação do empreendimento foi doação do governador Ricardo Coutinho, e não da Prefeitura. Ele está querendo aparecer em tudo, inclusive relembro que, quando da nossa luta pioneira para trazer o CEFET para a cidade Veneziano quis ser padrinho do empreendimento. Ele quer ser o padrinho de tudo”.

O deputado Romero Rodrigues reafirmou que é “louvável o esforço e o trabalho de Cássio Cunha Lima”, em trazer uma unidade da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente para Campina Grande.

Romero afirmou que “Cássio, mesmo sem ainda exercer o seu mandato de senador, empreendeu uma verdadeira cruzada para tornar possível um sonho dos portadores de deficiência física da Paraíba: contar com um centro de excelência disponível para realização de tratamento, sem a necessidade de se deslocar para outras unidades da federação, numa verdadeira via-crúcis, extenuante e cara, para os pacientes”.

A Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 61 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade. Foi pensando nisso que Renato da Costa Bonfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1950, fundou a AACD.

A missão da AACD é promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social. A entidade tem como valores a responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência.


Orlando Silva confirma saída de Ministério e diz que 'honra foi ferida'

Orlando SilvaO ministro do Esporte, Orlando Silva, confirmou que decidiu se afastar do governo. Segundo ele, depois de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e dirigentes do seu partido, o PCdoB, chegou-se à conclusão que a melhor solução seria o seu afastamento. "Essa foi a decisão que tomei", disse em entrevista no Palácio do Planalto, justificando que o PCdoB não pode ser instrumento de ataque ao governo, pois o partido participa da base aliada.

"Eu decidi sair do governo para que possa defender minha honra e meu partido", completou o ministro. "Minha honra foi ferida". Segundo Orlando, foram 12 dias de "ataque baixo e agressão vil" e nenhuma prova contra ele surgiu ou surgirá.

"Calúnias"
O ex-ministro disse que sai do cargo para poder se defender das denúncias e também para evitar que seu partido, o PCdoB, seja usado como instrumento de ataque contra o próprio governo já que a legenda compõe a base aliada no Parlamento. “Há 12 dias, estou sendo vítima de ataques baixos. Nesses 12 dias, nenhuma prova foi apresentada contra mim. Mas isso gerou uma crise política e eu tenho compromisso com esse governo.”

Orlando Silva disse que, na conversa, a presidenta exaltou seu trabalho e os cinco anos em que ele esteve à frente da pasta. “Não é possível jogar cinco anos de trabalho na lata de lixo”, disse.

Orlando Silva desafiou os jornalistas a quem concedeu a entrevista depois de sua demissão a publicar as notícias referentes à sua inocência, da mesma forma como vêm fazendo a respeito das denúncias envolvendo seu nome.

Ele disse que provará sua inocência e repetiu que “não houve, não há e não haverá” nenhuma prova contra ele. “Quero defender minha honra e espero que os senhores jornalistas dediquem as mesmas páginas para publicar as provas da minha inocência.”

“A injustiça está em calúnias ganharem ares de verdade”, finalizou.



Dois homens são flagrados fazendo sexo dentro de banheiro público em Sousa-PB

Homens peladosDois homens foram flagrados na tarde desta quarta-feira (26), dentro do Mercado Público, no centro da cidade de Sousa aos beijos e abraços e carícias. De acordo com informações do senhor João Lins, os rapazes aproveitaram o horário de almoço no mercado, onde o movimento aos banheiros é reduzido e foram fazer sexo no local.

De acordo com o senhor João, o namoro dos dois estava “arrochado” e chamou a atenção de todos com os sussurros e gemidos dos amantes. “Isso é uma coisa feia. Porque eles não vão fazer no mato, que é mais discreto”. Sugeriu o popular.

E as mulheres

Outro fato que vem chamando a atenção dos sousenses é a atuação de um ciclista não identificado, no bairro da estação, que vem escolhendo as mulheres que tem as maiores bundas para passar a mão e foge em seguida.

O fato vem se repetindo todos os dias e as moças já estão assustadas temendo ser a aproxima vítima do assédio.

Algumas vítimas já acionaram a polícia, que se comprometeu a investigar o caso e coibir a ação do acusado.



Preso é esquartejado no presídio do Roger em João Pessoa, Veja fotos - imagens fortes!

A rivalidade entre os grupos criminosos Al Qaeda e Estados Unidos chegou a penitenciária do Roger nesta quarta-feira (dia 26), quando um rapaz de 19 anos identificado por Rickson Henrique da Silva, que foi esquartejado.

Ele foi morto por outros detentos e teve a cabeça, os braços e as pernas decepadas, os olhos arrancados e parte do rosto cortada a estiletes. Partes do corpo foram jogados no pátio do presídio. O delegado de Homicídios de João pessoa, Antônio Brainer, esteve na Penitenciária do Roger e conseguiu a informação que o assassinato aconteceu por volta do meio dia.

Henrique era ligado a uma facção criminosa e a informação inicial é que a morte dele foi uma vingança. Ele estava preso no Roger acusado de envolvimento com drogas e um homicídio.

ATENÇÃO AS IMAGENS SÃO EXTREMAMENTE FORTES!

Veja clicando nos links abaixo:




Expediente desta sexta-feira será ponto facultativo na ALPB

O expediente desta sexta-feira (28.10) será facultativo na Assembleia Legislativa da Paraíba, ocasião em que é comemorado no país o Dia do Servidor Público. Comunicado neste sentido foi expedido pela Secretaria Executiva da Casa de Epitácio Pessoa e publicado no Diário do Poder legislativo (DPL), edição desta terça-feira (25.10).

A propósito da data comemorativa, a Casa de Epitácio Pessoa, através da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL) está promovendo uma série de eventos para celebrar o Dia do Servidor, desde a última segunda-feira.

Um Show Circense com a “Família Los Iranz animou a manhã desta terça-feira (25) na Casa.Antes de começar o espetáculo no Auditório João Eudes, a equipe de palhaços circulou pelos corredores da Assembleia, convocando todos para o espetáculo.

Depois de muita brincadeira nos corredores, houve o show da Família Los Iranz e a apresentação de um grupo de teatro da ALPB. Também faz parte da programação na manhã desta terça-feira (25), a feira de Livros na Praça da Alimentação e à tarde, a partir das 14 horas, haverá o Show de Talentos, denominado “Prata da Casa”, onde os servidores do Legislativo vão mostrar seus dotes artísticos no Auditório João Eudes.

Uma vasta programação cultural, recreativa e informativa foi preparada para as comemorações relativas à 2ª Semana do Servidor na Assembleia Legislativa da Paraíba, pela Comissão de Eventos da Casa, coordenada pela presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Crisneilde Rodrigues e o Departamento de Cultua e Memória, dirigido por Samara Longo.

As atividades continuam nesta quarta-feira (26), com apresentação de grupos de dança do Teatro Santa Rosa; mostra de grupos de dança, artes plásticas. Às 9:00h, a professora Ana Barreto irá proferir palestras sob o tema “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção do câncer de mama. À Tarde, o público será brindado com a peça teatral “O Rico Avarento”, a partir das 15:00h, no auditório João Eudes.

A Semana do Servidor do Legislativo encerra na quinta-feira (27.10), com nova mostra de talentos, a partir das 8:00. O evento continua com a apresentação do grupo musical Prata da Casa, composto por servidores da Assembleia. À tarde terá apresentação do grupo Armorial Coras de Caroá, e show da cantora Cida Lobo, diretora de Cultura da Assembleia Legislativa. Na ocasião, haverá uma confraternização com todos os servidores da Casa de Epitácio Pessoa. Na sexta-feira, o ponto é facultativo.



Pacientes esperam até 2 anos para conseguir consulta médica no PR

O atendimento da saúde pública em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, está complicado para quem precisa de consulta com especialistas. A afirmação é dos próprios médicos, que reclamam da falta de estrutura oferecida pelo governo do estado.

A única clínica onde 27 especialistas atendem na cidade está com três equipamentos estragados. Os outros quatro são usados no improviso, segundo os funcionários.

Até setembro deste ano, cinco mil pessoas aguardavam pelo atendimento. Uma moradora precisou esperar dois anos para conseguir uma consulta.

O neurologista Marcelo Sader conta que realiza mais de 900 consultas por mês e eclama que não consegue concluir o tratamento. "Quando os pacientes precisam retornar para continuidade no tratamento, não conseguimos marcar porque a fila é muito grande ou porque algum equipamento estragou, aí o tratamento é realizado pela metade", explica.

Para tentar amenizar o problema foi construído um hospital regional, que atende 28 municípios da região. No local trabalham cinco neurologistas que atendem 45 consultas por mês, destas, apenas duas são disponibilizadas para Ponta Grossa. "Este é o maior hospital cenográfico do Paraná em uma ilha da fantasia. Não oferece nada de bom para os moradores da região dos Campos Gerais", relata o promotor público Fuad Faraj.



Dia do Servidor: Estado antecipa pagamento e determina ponto facultativo nas repartições

O Governo do Estado paga nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28) a folha de salários referente ao mês de outubro de 2011. A antecipação do pagamento foi anunciada semana passada em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado na sexta-feira. Por causa da data, o expediente nas repartições estaduais será facultativo, mas os serviços essenciais permanecerão normalizados, como divulgado no Diário Oficial no dia 20 passado.

Os veículos oficiais serão recolhidos às suas repartições de origem ou ao Centro Administrativo após o expediente desta quinta-feira, e serão liberados uma hora antes do início do expediente na segunda-feira (31). A exceção à norma vale para as ambulâncias, veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Receita, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, viaturas das Polícias Civil e Militar e do Gabinete Militar ou que estejam a serviço deste.

Por causa do ponto facultativo, a Defensoria Pública vai funcionar em regime de plantão, mediante o seguinte cronograma:


1ª Região - João Pessoa - 1ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo

2º região - Alhandra - 1ª Vara Mista em Sapé

3º Região - Campina Grande - 6ª Vara Civil

4ª Região - Alagoa Grande

2ª Vara Mista de Ciuté

5ª Região – Boqueirão - Comarca de Prata

6ª Região – Patos - 1º Juizado Especial Misto da Comarca de Patos

7ª região – Sousa - 2º Juizado Especial Misto de Sousa

8ª Região - 2ª Vara Mista de Guarabira



Silvester Stallone é acusado na Justiça de plagiar roteiro

O ator e diretor Sylvester Stallone está sendo judicialmente acusado de plagiar o roteiro do seu filme Os Mercenários, sobre combatentes contratados para assassinar um ditador.

O processo foi aberto na terça-feira (25) na Justiça federal de Manhattan pelo roteirista Marcus Webb, segundo quem a trama de Os Mercenários é "impressionantemente semelhante e em alguns trechos idêntica" à do seu roteiro intitulado The Cordoba Caper.

Webb pleiteia uma indenização não especificada e uma ordem judicial proibindo que a semelhança seja mantida na sequência do filme, com estreia prevista para 2012. Os réus no processo são Stallone, o corroteirista David Callaham, as produtoras Millennium Films e Nu Image Films e a distribuidora Lions Gate Entertainment Corporation.

Parcialmente filmado no Brasil com elenco brasileiro, Os Mercenários teve estreia mundial em agosto do ano passado. A suspeita de plágio não é a primeira polêmica envolvendo a obra - Stallone já havia sido acusado de deixar de pagar uma dívida de R$ 3,8 milhões com a produtora O2, que participou da filmagem, e depois precisou se desculpar por uma piada sobre a suposta falta de cuidados ambientais da produção no Brasil.

O filme conta a história de um grupo de mercenários de meia idade que é contratado para matar o general Garza, ditador de um pequeno país latino-americano. Além de Stallone, Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, faz uma participação.

Webb diz ter registrado o roteiro e um conto, ambos intitulados The Cordoba Caper, em junho de 2006 no Departamento de Copyright dos EUA. Entre 2006 e 2009, diz a ação, Webb distribuiu o roteiro tentando vendê-lo a alguma produtora.

"Não se pode contestar que Stallone e/ou Callaham tiveram acesso e copiaram elementos passíveis de proteção do roteiro", diz a ação.

O autor alega, entre outras semelhanças, que as duas obras começam com o resgate de um refém em alto mar, e em ambos o vilão se chama General Garza.



ASCOM: Município de Mari, ganha Portal Turístico - Veja foto!

Portal turístico na entrada principal do Município de Mari

A entrada principal da cidade de Mari-PB, (mais conhecida como largo do Alvorada) está ganhando uma cara nova com a implantação de um Portal Turístico que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal.

Depois da inovação com a urbanização em de toda a área de entrada da cidade, o portal irá embelezar ainda mais a paisagem e a vista do Município. A obra está sendo realizada em convênio com o Ministério do Turismo, que liberou os recursos para a construção do novo monumento da cidade.

A colocação do portal, encontra-se em estágio bastante avançado, devendo ficar pronto nos próximos dias, preparando a cidade para os muitos visitantes que chegam ao Município no período dos festejos de fim de ano e no mês de janeiro, quando acontece a tradicional festa de São Sebastião, evento já bastante conhecido do município.

De acordo com o Prefeito Antônio Gomes, o portal de entrada da cidade certamente irá se transformar no mais novo ponto turístico local e será entregue a comunidade mariense juntamente com uma fonte luminosa nas imediações, embelezando ainda mais o projeto urbanístico alí realizado.


MARI: Prefeito quer intituir previdência municipal e SINDSMAR pede audiência pública para discutir projeto

O Prefeito de Mari, Antônio Gomes, enviou para a Câmara Municipal Casa "José Paulo de França", Projeto de Lei nº 18, que institui regime próprio de previdência municipal. Tomando conhecimento deste projeto, o SINDSMAR - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, cobrou a Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Vânia de Zú, uma cópia do projeto e uma audiência pública com os servidores.

A audiência será realizada na próxima sexta-feira (28), às 14h00h, na Câmara Municipal. Para a entidade sindical, não se pode fazer a mudança de um regime previdenciário sem discutir com os mais interessados, que são os próprios servidores públicos municipais. "Não podemos permitir que novo regime de previdência seja aprovado sem que possamos analisá-lo, haja vista que envolve todos os servidores municipais. Já enviamos o projeto para análise do advogado da entidade, Dr. Cláudio Cunha e estaremos na audiência pública na próxima sexta-feira", disse Professora Estefânia, da direção do Sindsmar.


Mulher é presa acusada de torturar o filho de 9 anos com colher quente

Uma mulher acusada de torturar o próprio filho de 9 anos foi presa na madrugada desta quarta-feira no Conjunto Habitacional da Cohab, em Realengo, no Rio de Janeiro. Na semana passada, a criança foi castigada por ter furtado o aparelho celular do dono de um salão de beleza vizinho. A queimadura causada por uma colher quente, próxima ao olho direito do menino, foi percebida por funcionários da escola onde a criança estuda, segundo informações da rádio CBN.

Indignado com o caso, o delegado Rafael Stambowsky foi pessoalmente ao Tribunal de Justiça pedir a prisão temporária de Ana Paula Oliveira da Silva, 28 anos, que se mostrou arrependida e não esboçou reação diante da prisão. O menino foi entregue aos cuidados da avó. A mãe foi atuada pelo crime de tortura, com o agravante de se tratar de uma criança, e será encaminhada para a Polinter.



Governador inaugura base comunitária da Polícia Militar em bairro de João Pessoa


O Governador Ricardo Coutinho inaugurou na tarde de terça-feira, 25, mais uma Base de Polícia Comunitária, desta vez sendo no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. O local ficou conhecido pelos excessivos índices que violência, mas que após aplicação de uma política de segurança pública tem caído sensivelmente.

Na oportunidade o Governador se fez acompanhado de várias autoridades civis e militares, entre elas o Secretário de Segurança, Dr. Cláudio Lima; o Comandante Geral da PM, Coronel Euller Chaves e o Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Jefferson Pereira, este também responsável pelo policiamento naquela localidade.

Foram apresentados ao Governador os números que mostram o declínio da violência no bairro de Mandacaru, os quais foram afixados em forma de gráfico, sendo de pronto ressaltado, pelo Governador, o trabalho árduo de todos os que fazem a segurança pública.

“Temos a imensa gratidão de estarmos trazendo esta unidade policial para o bairro de Mandacaru. Isso é uma resposta do nosso compromisso com a comunidade, com o combate a violência e com o bem estar social”, ressaltou o governador.

Já o Comandante do 1º Batalhão de Polícia, Tenente Coronel Jefferson Pereira, disse que os policiais que atuarão naquele ambiente estão devidamente preparados com as técnicas mais modernas e direcionadas à Polícia Comunitária. “Estamos dando a comunidade o que ela precisa e agora esperamos dela, cada vez mais, o comprometimento no auxílio e combate à criminalidade”, declarou o comandante.


REFLEXÃO: Nós somos o que pensamos e o que fazemos

Nós somos o que pensamos e o que fazemos, apesar de muitas vezes não nos darmos conta de tudo isso. Estamos sempre preocupados com coisas pequenas da vida, coisas que ferem o nosso ego, vaidades bobas, ansiedades desnecessárias, picuinhas com nossos parceiros(as), desentendimentos com alguém no trabalho.

Grave esta frase com você: "quem sofre por antecipação, sofre duas vezes".

Uma pessoa que fica remoendo tristezas, decepções, amarguras 24 horas não poderá, de maneira nenhuma, enxergar uma saída; a não ser a de se afundar mais no limbo em que se encontra; nunca saberá reverter nenhum fato.

Não seja negativo(a), achando que nada de bom vai acontecer em sua vida. Se pensar assim, fatalmente, nada irá acontecer mesmo. Lembre-se: "nós somos o que pensamos e o que fazemos".

Os livros de auto-ajuda são ótimos, mas é necessário acreditar em você, no que realmente quer para você e para a sua vida. Se você for descrente de nada adianta; vai perder seu tempo.

A solução para seus problemas (para suas dificuldades) está dentro de você. Tudo o que diz respeito a assuntos como tristeza e felicidade requer uma certa disciplina, uma certa dose de perseverança. Pois, por mais que se diga que esse é o caminho é muito difícil para quem está lá no fundo, com a auto-estima baixa, sem se valorizar como pessoa. Fica muito difícil enxergar algo fora disso.

Efetivamente o primeiro passo para melhorar as nossas vidas é ser positivo. Ter pensamentos positivos, colocar palavras positivas em nossas conversas, ter atitudes positivas. Você tem que ter um foco no horizonte da sua vida e perseverar todo santo dia.

A terra espera pelo seu auxílio. Ela lhe dá o ar para respirar desde que nasceu, a água para tirar sua sede, o alimento para sustentá-lo, a residência para protegê-lo, e você, que é que dá em retribuição? Está contribuindo para a prosperidade da terra que o recebe de braços abertos permitindo-lhe a evolução e o aprendizado? Não se esqueça de que a terra espera pelo seu auxilio!


Obra da BR 434 que liga Uiraúna a cidade de Poço Dantas está paralisada há uma semana


A construção da BR 343 que liga a Uiraúna a cidade de Poço Dantas, no Alto Sertão da Paraíba teve seu inicio no dia 1º de Julho de 2010, com um prazo de entrega de um ano, então deveria ter sido entregue em 1º de Julho de 2011, não foi, e está paralisada há uma semana e até agora foram concluídas, segundo informações, 11 km de terraplanagem e apenas 8200 metros de asfalto, ou seja, do inicio da obra no Bairro Alto Bela Vista em Uiraúna até o Distrito de Areias também no Município, de Uiraúna. A construtora responsável pela obra continua apenas com os trabalhos da ponte que fica localizada na altura do Distrito de Fazenda Nova, no Município de Joca Claudino. A nossa reportagem foi informada também que, grande parte dos bueiros estão concluídos em toda extensão daquela obra.

Por outro lado, outras informações dão conta de que, até agora já foram empenhado mais de 50% do valor total da obra que é de R$ 23 milhões de reais.

As maquinas estão paradas no canteiro de obra, os funcionário voltaram para as suas residências e no local se encontram no momento apenas os vigias e o setor administrativo.

O motivo da paralisação segundo informações é por falta de liberação de verbas para que a construtora possa dar continuidade aos trabalhos de asfaltamento da referida estrada.

Mesmo assim, a população de toda aquela vasta região continua esperançosa da continuidade dos serviços porque já é um sonho acalentado por muito tempo e que aquela estrada representa o desenvolvimento de uma região que hoje conta com três municípios que são: Joca Claudino, Bernardino Batista e Poço Dantas.


Câmara aprova lei que endurece combate à lavagem de dinheiro

Após pressão do governo, a Câmara aprovou na terça-feira (25), em votação simbólica, projeto que facilita a investigação e o combate ao crime de lavagem de dinheiro.

O texto, que retorna ao Senado, amplia o rol de empresas e pessoas físicas obrigadas a prestar contas aos órgãos de fiscalização. Toda a movimentação suspeita de assessores e consultores, empresários de jogadores e artistas, por exemplo, terá que ser informada ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Eles também terão que manter um cadastro sobre suas movimentações e fornecer informações quando detectadas operações superiores a um valor determinado anteriormente pelas autoridades.

Se isso não acontecer, a multa, que hoje é de até R$ 200 mil, pode ser ampliada para o limite de R$ 20 milhões.

Alessandro Molon (PT-RJ), um dos relatores do texto, afirma que o projeto também prevê que recursos provenientes de qualquer infração penal possam ser passíveis de lavagem de dinheiro.

Pela legislação, o crime de lavagem de dinheiro é punido com reclusão de três a dez anos e multa. Isso não foi alterado.

A proposta aprovada hoje prevê ainda a medida assecuratória, que dá poderes a um juiz detectar risco de um acusado se desfazer de seu patrimônio e tornar indisponíveis seus bens. A medida prevê também alcançar bens de terceiros, se forem configurados como "laranjas".

Conforme a Folha revelou hoje, a possibilidade de o Ministério Público e a polícia terem acesso, sem autorização judicial, a dados mantidos pela Justiça Eleitoral e pelas empresas telefônicas, entre outros, de investigados, foi retirada do texto.

Deputados da base aliada reclamaram que esse trecho do projeto dava "muita autonomia" ao Ministério Público.



MEC decide anular Enem de todos os alunos de colégio em Fortaleza-CE

O Ministério da Educação (MEC) afirmou nesta quarta-feira que vai anular as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 dos 639 alunos Colégio Christo, de Fortaleza, no Ceará. Segundo o assessor especial do ministro Fernando Haddad, Nunzio Briguglio Filho, não houve vazamento do exame, mas sim a antecipação de algumas questões. A Polícia Federal já foi acionada para esclarecer como isso ocorreu. Os candidatos da instituição, entretanto, poderão refazer a prova.

- Estamos preparados para, no limite, cancelar a prova dos 639 do Christus, oferecer para eles a oportunidade de refazer a prova junto com os presídios e processar o dono da escola. As questões foram antecipadas. Não há como negar isso. A prova não vazou. Mas houve vazamento das questões para os alunos do Colégio Christus, o que é diferente. Como eles chegaram a isso é o mistério - afirma Filho.

Em uma série de mensagens na rede social Twitter, a estudante Quésia Cataldo (@Quesic) deu a entender que a escola também vazou o tema da redação. Num post, ela disse: "valeu @colegiochristus pelo apoio e pela preparação. acertamos a redação e várias questões! =)". Ela ainda falou de perguntas "compradas".

Mais cedo, o Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE) disse que vai encaminhar ao Ministério da Educação uma recomendação para anulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 em todo o país. Após ser acionado por estudantes que fizeram a prova, o procurador da República Oscar Costa Filho constatou a existência de 13 questões idênticas a de um simulado aplicado por um colégio de Fortaleza antes do Enem. As questões eram as seguintes: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74, 87, 113, 141, 154, 173 e 180 (caderno amarelo).

De acordo com o procurador, já está configurado o vazamento das provas. O MPF afirma ainda que considera importante a investigação da Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entende que a situação exige uma atitude do MEC, pois o problema não é pontual.

"É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidato se sentirem prejudicados", explicou Costa Filho em nota.

Desde a noite da última terça-feira, circulam nas redes sociais Facebook e Twitter fotos do simulado que teria sido aplicado pelo Colégio Christos, de Fortaleza, na véspera do exame nacional. Procurada, a instituição disse que soltaria uma nota sobre o caso ainda na manhã desta quarta-feira. O Christos é uma das escolas mais tradicionais na cidade, onde possui dez unidades. No ranking do Enem 2010, o colégio apareceu como o 5º melhor do Ceará. A reportagem de O GLOBO encontrou a reprodução de sete enunciados e todos eram iguais aos das provas feitas no fim de semana.

Histórico de problemas atinge o exame

Caso as provas sejam reaplicadas apenas para os 639 alunos do Colégio Christos, essa não seria a primeira vez. No ano passado, cerca de dois mil candidatos precisaram refazer uma parte do Enem devido a problemas de impressão no caderno de questões de cor amarela. Eles o refizeram quando a prova foi aplicada para os presidiários. Em 2009, o mesmo ocorreu no Espírito Santo, quando fortes chuvas atingiram o estado e impossibilitaram a realização do exame.

Isso só é possível sem ferir a isonomia do concurso porque desde 2009 é utilizada a Teoria da Resposta ao Item (TRI) no cálculo da pontuação final. Pela TRI, as questões são divididas em três categorias, fácil, médio e difícil, e possuem pesos diferentes. A introdução desta metodologia, já utilizada em diversas avaliações de larga escala, como SAT americano, permite a comparação de resultados dos candidatos, mesmo que não tenham respondido às mesmas perguntas.



Idec e 90 entidades promovem hoje tuitaço pela qualidade da internet - Participe!

Nesta quarta-feira (26), 90 entidades participam de uma campanha chamada "Banda Larga é um direito seu!" e realizam um "tuitaço" em defesa de internet barata, de qualidade e para todos os brasileiros.

A concentração de publicações no Twitter está prevista para ocorrer às 16h e usará a hashtag #QualidadeJá, direcionada a @brasil_ANATEL.

Para ajudar os consumidores que não sabem muito bem quais mensagens escrever na rede social, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) dá algumas sugestões:
• @brasil_ANATEL: garanta a qualidade da banda larga! #QualidadeJa
• @brasil_ANATEL: chega de receber só 10% da velocidade contratada #QualidadeJa
• @brasil_ANATEL: Chega de problemas na Banda Larga! #QualidadeJa
• @brasil_ANATEL: O consumidor tem direito de medir a qualidade da Banda Larga que recebe! #QualidadeJa
• SIM ao limite de 80% de ocupação da rede #QualidadeJa não dá para vender se não tem para entregar
• Brasil tem Banda Larga mais cara do mundo e não tem fiscalização de qualidade @brasil_ANATEL #QualidadeJa

A mobilização foi motivada pelo fato de que, amanhã (27), o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deverá aprovar a regulamentação que trata da qualidade da internet no Brasil. Como existe pressão das empresas prestadoras do serviço de banda larga, há um temor de que os interesses dos consumidores podem não ser levados em consideração.

Idec sugere enviar mensagens à Anatel

O Idec afirma que é importante todos os consumidores participarem por meio do microblog Twitter ou mesmo de sua campanha "Anatel: garanta a qualidade da internet", que visa dar voz à sociedade civil, para a defesa dos seus direitos.

Basta acessar o site da campanha e enviar uma mensagem direcionada à Anatel. "Mesmo quem já participou pode repetir o envio, para que o maior número de cartas sejam enviadas", afirma o Idec.

Sobre a campanha

Desde o início de outubro, as quintas-feiras viraram dia de pressão em razão das reuniões dos conselheiros. A data foi escolhida como uma oportunidade para os consumidores se unirem para dar maior peso às reivindicações da campanha.

Entre as reivindicações estão:

• Previsão de regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;
• Definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;
• Abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;
• Ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;
• Metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública;
• Capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.

As operadoras de banda larga só garantem 10% de velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima.

"São frequentes as variações entre as velocidades reais de conexão à internet e as velocidades estipuladas em contrato. No entanto, essa informação nem sempre fica clara ao consumidor", explica a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.

"A má qualidade da banda larga é um sofrimento para o consumidor brasileiro".



MARI: Padres participam de partida de futebol beneficente - Veja fotos!

Equipe dos padres venceu a partida pelo placar de 7 X 4

A cidade de Mari-PB, teve a oportunidade de assistir, na última segunda-feira (24), uma partida de futebol beneficente entre a equipe representante da Câmara de Vereadores do Município e o selecionado de padres da região.

A partida foi realizada no mini campo da cidade de Mari e mobilizou vários curiosos da comunidade, que acostumados em ver padres de batina e fazendo pregações nos altares, dessa vez, tiveram a oportunidade de vê-los de chuteiras e uniforme esportivo.

Uma das atrações da equipe paroquial, foi o Padre Moacir, que mensalmente realiza no Município a tradicional missa da cura. Segundo ele, os padres devem cuidar do espírito, mas, não podem descuidar do corpo, que é a morada de Deus.

De acordo com o Padre Jardiel Sátiro, da paróquia de Mari e um dos organizadores do evento, a partida de futebol com os padres, além de servir como momento de lazer e diversão é também uma oportunidade de estimular a solidariedade. “ As pessoas que assistiram a partida contribuiram com 1 Kg de alimento não perecível, que serão entregues ao grupo do terço dos homens para distribuição com a comunidade”, finalizou.

O Prefeito Antônio Gomes esteve presente durante a partida que foi vencida pela equipe dos padres pelo placar de 7 X 4 e que também contou com as presenças do Diácono Antônio Severino e a prefeita Alcione Beltrão de Alagoinha, além de outras autoridades locais.

Mais fotos:

Equipe representante da Câmara Municipal de Mari, organizada pelo Vereador Marcondes Baltazar (em pé ao centro)

(Da esq. p/ dir.) Padre Jardiel Sátiro, 1ª dama Rosineide Cunha, Prefeita Alcione Beltrão, Prefeito Antônio Gomes e as Vereadoras Maria de Jesus (Alagoinha) e Hozanete Dionísio (Mari).


Estudo: pornografia em excesso na internet pode causar impotência sexual

pornografia na internetUm estudo da Universidade de Pádua, na Itália, afirma que o excesso de pornografia na internet pode causar disfunção erétil, além de diminuir a libido nos homens.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão pelo fato do conteúdo pornográfico na web ser muito vasto. Ao se tornar algo tão corriqueiro, a pornografia diminuiria a concentração de dopamina, neurotransmissor que ativa a sensação de prazer no cérebro. Ao serem ativados constantemente por vários tipos de imagens sexuais nas mais diversas posições, esses neurotransmissores são reduzidos, o que faz com que todas essas situações se tornem algo normal, sem o mínimo de capacidade de excitação.

A pesquisa contou com 28 mil voluntários italianos. De acordo com Carlo Foresta, da Sociedade Italiana de Andrologia e Medicina Sexual (SIAMS), muitos homens que iniciam desde cedo (por volta dos 14 anos de idade) um consumo excessivo de sites de pornografia e permanecem com o vício até os 20 anos, se habituaram a acessar imagens mais pesadas, principalmente após desenvolverem sua sexualidade.

"Tudo começa com links mais suaves, depois sites pornográficos pesados. Depois há uma queda geral na libido, e no final torna-se impossível obter uma ereção. No entanto, a condição não é irreversível, e com a assistência adequada é possível se recuperar dentro de alguns meses", afirma Foresta.



Ministério Público pedirá anulação do Enem após suspeita de vazamento

O colégio e cursinho pré-vestibular Christus, um dos principais grupos educacionais do Ceará, é acusado nas redes sociais de ter distribuído aos seus alunos apostilas com questões idênticas ou muito parecidas com as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma semana antes das provas. De acordo com relatos de estudantes e denúncias recebidas pelo iG, 14 questões são iguais ou muito parecidas com as do Enem.

O Ministério Público do Ceará irá encaminhar uma recomendação ao Ministério da Educação (MEC) de anulação do Enem 2011. Após ser procurado na terça-feira (25) por candidatos do exame, o procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade ao analisar o material e comprovar a existência de 13 questões idênticas às aplicadas no Enem. As questões com conteúdo antecipado, segundo o MPF, foram as seguintes: no 1º dia, prova amarela, nº 87,46,50,74,57,34,33,32 e 2º dia, prova amarela, 113,180, 141, 173 e 154.

Para o procurador da República Oscar Costa Filho, o problema de vazamento de provas se repete assim como nos anos anteriores. "É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", explica o procurador em nota.

O MEC declarou que está monitorando as referências ao Enem nas redes sociais desde a realização do exame e, assim que apareceram as denúncias envolvendo o colégio Christus, revisou todas as medidas de segurança e não encontrou nenhum registro de que a prova tenha sido violada. No entanto, nesta quarta-feira, em função da grande repercussão do caso, acionou a Polícia Federal para investigar a origem e a procedência das informações.

O diretor do Christus, Davi Rocha, afirmou que a escola apura as denúncias e irá se pronunciar ainda nesta quarta-feira (26). Em entrevista ao iG, Rocha não negou nem confirmou a distribuição das apostilas, disse apenas que o banco de questões do colégio é “muito vasto”. “Soubemos disso ontem à noite e estamos examinando”, afirmou.

Segundo o iG apurou, alunos de outra grande escola de Fortaleza, a Farias Brito, souberam por meio de colegas do Christus sobre o suposto favorecimento e começaram a divulgar o assunto nas redes sociais. Jorge Cruz, diretor de uma das unidades do Colégio Farias Brito, disse que a instituição não tem relação com a denúncia. Segundo ele, a maioria de seus alunos que fizeram o exame estava satisfeita com o resultado que obteve. Mas os estudantes ficaram indignados quando souberam do suposto vazamento. "A gente viu isso por meio das redes socias. Nossos alunos se sentiram prejudicados, apesar de a maioria ter se saído muito bem. Não queríamos que a anulação", disse Cruz.

Em sua página na internet, o colégio Christus comemora ter obtido a nota mais alta no Enem 2010, considerando todas as sedes.



Vereador denuncia sequestro de gerente de banco e pede mais segurança para Conceição-PB

O vereador Vicente Ramos subiu à tribuna da Câmara conceiçoense na sessão da última segunda-feira, 24, para denunciar o crescimento da violência na região. O parlamentar mirim citou o caso de um sequestro ocorrido na quarta-feira da semana passada em Conceição-PB, município que, apesar de fazer divisa com dois estados (Pernambuco e Ceará), não tem, segundo ele, delegado permanente.

A vítima do sequestro, conforme o vereador, foi a gerente da agência do Bradesco de Ibiara. Ele narrou que no final da tarde da quarta-feira, a bancária seguia para Conceição, quando no trecho da PB-361 que passa pelo sítio Maria Soares, seu carro foi interceptado por um Gol branco com quatro homens armados e com os rostos cobertos por camisas.

A mulher estava sozinha e foi levada para uma estrada vicinal no banco de trás do seu próprio veículo. Os homens roubaram mil reais da gerente e também o cartão de sua conta, de onde sacaram 300 reais no dia seguinte.

Depois de roubada, ela foi levada para o município pernambucano de Salgueiro e deixada em uma rodovia. Socorrida pela Polícia Rodoviária Federal, a bancária prestou queixa em uma delegacia salgueirense e, ao retornar ao Vale, pensou em procurar a delegacia de Conceição, mas, segundo o vereador, quando soube que não havia delegado titular na ocasião, preferiu não registrar a ocorrência, temendo morosidade na investigação e alguma represália por parte dos criminosos.

Conforme ainda o parlamentar mirim, a gerente, que é natural de uma cidade cearense, está muito assustada, mas vai permanecer no banco de Ibiara. “A violência está campeando, e uma cidade como Conceição, que faz divisa com dois estados, não ter um delegado permanente é uma coisa lamentável”, disse Vicente.

O vereador também criticou a demora da perícia do IPC (Instituto de Polícia Científica) quando ocorre alguma morte violenta em Conceição. “Há casos de corpos que só foram recolhidos 24 horas depois do fato, aumentando ainda mais a dor dos familiares, o que é um desrespeito à pessoa humana”, lamentou Vicente Ramos.




POSTADO POR GENILDO ALVES/EQUIPE E DEMAIS FONTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário