29 de outubro de 2011

FLASHES DO DIA DO FOCO PB.

:::::::::: MARI FUXICO :::::::::: Notícias de Mari, da Paraíba, do Brasil e do Mundo!

Link to BLOG MARI FUXICO - Notícias de Mari, da PB, do Brasil e do Mundo

Idosa de 70 anos era mantida em cativeiro em Cajazeiras-PB.

O Conselho Municipal do Idoso, O Ministério Público e a Secretaria de Políticas Públicas da Mulher, da cidade de Cajazeiras-PB, estouraram nessa quinta-feira (27), um cativeiro para libertar a aposentada Josefa Herculano, de 70 anos, que estava morando em cativeiro dentro de um esgoto.

A idosa morava no corredor da casa, onde residia uma irmã, duas sobrinhas, um sobrinho e um menor de seis anos. Dona Josefa foi encaminhada para tratamento psiquiátrico, na clínica Santa Helena. A família da idosa foi levada à delegacia e o menor ficou na responsabilidade do Conselho Tutelar da cidade.

Defesa da mulher

A secretária de Políticas Públicas, Laureci Pena Forte, revelou que a ação foi desencadeada após várias denúncias, onde foi constatada, que a aposentada vivia em condições subumanas, passando até fome.

“Não podemos admitir que a idosa continue na situação em que ela estava. A casa extremamente suja e dona Josefa jogada em cima de um esgoto a céu aberto”. Contou Laureci

Conselho do Idoso

O presidente do Conselho do Idoso, Sargento Maciel, afirmou que está tentando encontrar um local melhor para que a idosa seja encaminhada após o tratamento, pois ela não pode continuar na situação de risco em que estava.

“Vamos tirá-la desse local, porque ela estava sendo maltratada e passando fome”. Frisou o presidente.



Minas, Maranhão e Pará lideram ranking de risco de corrupção.

Minas, Maranhão e Pará lideram ranking de risco de corrupção Minas Gerais, Maranhão e Pará são os líderes do ranking de risco de corrupção, segundo estudo feito pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, da Unicamp, a pedido do Instituto Ethos.

Os três Estados tiveram registro de "alto risco" em quatro dos oito indicadores sobre sistemas de controle da corrupção avaliados pelos cientistas políticos Bruno Speck e Valeriano Mendes Ferreira, autores do estudo. Os dados são relativos ao ano de 2009.

Das demais unidades da Federação, nenhuma foi aprovada em todos os quesitos. Transparência limitada, falta de competitividade nas compras públicas, submissão de órgãos de controle a grupos políticos e imprensa nem sempre independente foram alguns dos problemas detectados.

Uma das áreas avaliadas foi o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas dos Estados, cuja composição é marcada pelo alinhamento com os grupos políticos dominantes em cada Estado.

"O processo de nomeação (pelo governador ou pela Assembleia) influencia profundamente o comportamento dos conselheiros. Os oriundos do meio político são usualmente indicados no final da carreira, levando para o cargo os laços políticos que construíram durante uma vida", afirmam os autores no texto, que será publicado no final do ano.

Há uma norma constitucional que garantiria um mínimo rigor técnico na composição dos TCEs: duas das vagas de conselheiros deveriam ser ocupadas por procuradores e auditores do próprio tribunal. Mas em apenas 13 Estados essa regra é cumprida - há conflitos de interpretação da norma e tribunais nos quais inexistem as carreiras de auditor e procurador.

Gastos públicos

A publicação de dados sobre a execução orçamentária dos Estados na internet - obrigatória segundo a chamada Lei Capiberibe - abriu as contas públicas à fiscalização de cidadãos e entidades. Mas "a maioria dos Estados ainda reluta em apresentar de forma acessível e completa as informações sobre os seus Orçamentos, especialmente os totais desembolsados em bases de dados que permitam tratamento estatístico independente", observa o estudo.

Também há um "apagão" nas estatísticas sobre os volumes e modalidades das compras públicas - o que é comprado com ou sem licitação, por exemplo. "Esse foi o dado mais difícil de levantar", disse o pesquisador Bruno Speck.

São Paulo ficou em primeiro lugar na lista dos Estados que menos realizam licitações nas áreas de saúde e educação. Segundo o estudo, nos locais onde há mais dispensa e inexigibilidade de licitação é maior a "discricionariedade" dos agentes públicos e menor competitividade entre os fornecedores.

Mas há um problema de classificação contábil que dificulta a percepção do quadro com clareza: na Secretaria de Educação de São Paulo, por exemplo, entram na categoria das despesas sem licitação até os repasses do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) a municípios.

Fiscalização

No âmbito do controle interno, a maioria dos governos criou corregedorias com relativa autonomia e estrutura para atuar, segundo o estudo. "No entanto, os resultados são bastante insatisfatórios com relação a transparência e desempenho efetivo. Metade dos Estados não produz ou não divulga relatórios de atividades."

O estudo procurou medir o grau de dependência de jornais e redes de televisão em relação a políticos e seus familiares, e também avaliou a forma como foram cobertos pela mídia casos de corrupção que envolveram direta ou indiretamente governadores, no período entre 2007 e 2010.

A fonte utilizada foi o banco de dados "Deu No Jornal", da organização não governamental Transparência Brasil, que reúne notícias sobre corrupção coletadas em 63 publicações de circulação nacional, estadual e local.

Ao atribuir valores a determinados quesitos, a metodologia da pesquisa permitiu a construção de uma escala de independência da imprensa regional. Em 7 unidades da Federação foi constatado grau baixo de independência; em 11, médio, e em 9, alto. Foram enquadrados nesta última categoria São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Pará e Amapá.



Governador Ricardo Coutinho discute projetos sociais contra drogas.

O governador Ricardo Coutinho recebeu o fundador da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel, nesta sexta-feira (28), na Granja Santana, em João Pessoa. O sacerdote estava acompanhado pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, e pelo coordenador da Fazenda no Estado, Francisco Morais Júnior.

No encontro que durou quase uma hora, o governador conversou sobre os projetos do Governo do Estado voltados ao combate às drogas e ouviu do frei Hans como funciona a instituição, que trabalha com a recuperação de jovens e idosos. Ricardo disse que o Estado tem interesse no projeto de ressocialização de dependentes químicos e envolvidos com alcoolismo.

Para o frei Hans Stapel o encontro com o governador foi bastante importante porque foi discutido como se pode atuar, instituição e governo, contra a epidemia da droga, com a expansão da estrutura de atendimento na fazenda, localizada no município de Alhandra.

Frei Hans disse ainda que está prevista para o próximo ano a inauguração de uma extensão da Fazenda da Esperança para atendimento a dependentes de álcool e mulheres com dependência química. "O governador foi sensível aos nossos pedidos e cremos numa participação na expansão do nosso projeto”, concluiu o sacerdote.

Em João Pessoa, o sacerdote, que é natural da Alemanha, proferiu palestras para pais de alunos de escolas católicas, a exemplo do Pio X, Dorotéias, Lourdinas e João XIII. Neste sábado (29), a palestra será dirigida aos congressistas da Pastoral da Sobriedade de vários estados.

As Fazendas da Esperança são instituições reconhecidas pelo trabalho com jovens envolvidos com álcool, drogas e outras dependências, no Brasil e no exterior, totalizando cerca de 80 unidades. De acordo com estudo realizado no Brasil pela Faculdade São Francisco/SP, 75% a 83% dos jovens que se internam nas Fazendas da Esperança, e permanecem no programa por 12 meses, se recuperam da dependência.

A metodologia do tratamento responsável por este índice de recuperação se fundamenta no tripé espiritualidade, trabalho e convivência. Na Paraíba, a Fazenda da Esperança Pe. Ibiapina, que está ligada à Arquidiocese e foi fundada em agosto de 2006, atende atualmente 35 jovens do sexo masculino.



Jura?! Orgasmo prematuro atinge mulheres, também.

Segundo a sabedoria convencional, são os homens que tendem a problemas como ejaculação precoce, enquanto as mulheres sofrem mais com o fato de nem sempre terem um orgasmo.

Mas nem tudo é como parece: sim, as mulheres também podem sofrer do problema de ter um orgasmo muito cedo durante o sexo.

De acordo com um novo estudo, uma pequena porcentagem de mulheres também tem orgasmo prematuro.

A pesquisa, feita com mulheres portuguesas, descobriu que 40% delas ocasionalmente chegaram ao orgasmo mais rápido do que pretendiam durante o sexo. Para cerca de 3% das mulheres, o problema era crônico.

“Para esse grupo, o orgasmo prematuro é mais do que um incômodo”, disse o pesquisador Serafim Carvalho. “Achamos que seja tão grave quanto o sofrimento que é para os homens”.

Tradicionalmente, as disfunções sexuais femininas não recebem a mesma atenção que as masculinas, e o orgasmo precoce não é nenhuma exceção.

Enquanto a ejaculação precoce nos homens é uma disfunção sexual oficial, listada em manuais de referência para a medicina, não há tal categoria para um orgasmo incontrolável para as mulheres.

Para saber se a experiência do orgasmo precoce atingia as mulheres, Carvalho e seus colegas enviaram um questionário a uma amostra geral de mulheres portuguesas com idades entre 18 e 45 anos.

O questionário perguntava sobre a frequência de orgasmos prematuros, se as mulheres já sentiram uma perda de controle sobre o momento do orgasmo, e se sentiam angústia sobre o assunto. As mulheres também foram questionadas sobre sua satisfação com seus relacionamentos.

Pouco mais de 60%, ou 510 mulheres, responderam a pesquisa online. Destas, 40% já tinham experimentado um orgasmo mais cedo do que tinham desejado em algum momento de suas vidas.

Outras 14% relataram orgasmos prematuros mais frequentes. Estes 14% são casos “prováveis” que podem exigir atenção clínica.

Outras 3,3% preencheram os critérios para ter uma disfunção devido ao orgasmo prematuro. Os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre orgasmo prematuro e satisfação no relacionamento.

Na pesquisa, uma mulher descreveu seu desconforto com seus orgasmos rápidos como semelhante ao que um homem pode sentir, no caso da ejaculação precoce: “Eu me sinto da mesma forma que os homens devem se sentir sobre a ejaculação prematura e não vejo qualquer diferença – eu termino muito rapidamente, enquanto meu namorado não tem a chance de terminar, e isso está realmente começando a me incomodar. Uma vez que já atingi o orgasmo, acho desconfortável continuar, mudo de humor, e ele acaba perdendo seu orgasmo, o que me deixa mal”.

Enquanto os orgasmos prematuros podem causar muito estresse, a incapacidade de ter um orgasmo ainda é provavelmente um problema mais amplo entre as mulheres. Um estudo de 2010 com mulheres norte-americanas descobriu que problemas para ter orgasmo é a queixa mais comum sexual entre mulheres, com 54% delas relatando esse problema.

O novo estudo é preliminar, e mais pesquisa com um grupo maior de mulheres é necessária para determinar a extensão do orgasmo prematuro para o sexo feminino. Mas as mulheres que tem orgasmo rápido demais não deveriam ter medo de falar sobre isso com um médico, pois, na maioria dos casos, este não é um problema sério.



Concurso do bumbum mais bonito tem representante da Paraíba; Confira fotos!

Concurso do bumbum mais bonito tem representante da ParaíbaFoto: Miss Bumbum Paraíba

Que o bumbum é a parte do corpo feminino mais apreciada no Brasil não resta dúvida. Mas agora um concurso busca encontrar quem é a dona do bumbum mais bonito do País. Em sua primeira edição, o Miss Bumbum Brasil conta com a participação de 27 candidatas, cada uma representando seu estado natal.

Os internautas serão os responsáveis pelo resultado final, a partir de uma votação no site www.missbumbumbrasil.com.br, que começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 2 de dezembro. Ao longo deste período, quem visitar o endereço poderá ver sessões de fotos e vídeos estrelados pelas misses.

As 10 mais votadas participarão da etapa final, que será realizada em um evento no dia 3 de dezembro na capital paulista. A premiação para os três "bumbuns" mais bonitos será feita em dinheiro.

NOVAS FOTOS

Foram divulgadas, na manhã de sexta-feira, 28, novas fotos das candidatas ao Miss Bumbum Brasil 2011. Entre as concorrentes estão algumas meninas já conhecidas do público, como Lucilene Caetano, que já foi musa do Brasileirão, e Tatiane Minerato, ex-participante do "Hipertensão". O Concurso terá votação por internet até o dia 2 de dezembro e a final acontecerá no dia 3, em São Paulo.

ESCOLHA A SUA PREFERIDA


Miss Bumbum Rio de Janeiro e Piauí

Miss Bumbum Sergipe

Miss Bumbum Santa Catarina

Miss Bumbum São Paulo

Miss Bumbum Roraima

Miss Bumbum Rondônia

Miss Bumbum Rio Grande do Norte

Miss Bumbum Pernambuco

Miss Bumbum Paraná

Miss Bumbum Paraíba

Miss Bumbum Minas Gerais

Miss Bumbum Mato Grosso do Sul

Miss Bumbum Manaus

Miss Bumbum Goiás

Miss Bumbum Distrito Federal

Miss Bumbum Amapá

Miss Bumbum Bahia e Ceará

Miss Bumbum Rio Grande do Sul e Tocantins

Miss Bumbum Pará e Mato Grosso




PMDB na Paraíba vive seu pior momento; mais um deputado deixa sigla para se filiar ao PSD.
O PMDB paraibano vive, sem dúvida, um dos seus piores momentos em relação aos seus filiados. Nesta sexta-feira (28), ficou confirmada a desfiliação do deputado estadual Doda de Tião que se filiou ao PSD de Rômulo Gouveia.

"Jé entreguei a minha ficha des desfiliação em Queimadas e me filiei ao PSD. Deixei o PMDB porque eles queriam que eu votasse radicalmente contra o Governo e não aceitei. Acho que o Governo está trabalhando para acertar", disse o parlamentar.

Doda deixa o PMDB por se sentir perseguido internamente depois de votar em alguns projetos do governo Ricardo Coutinho (PSB) na Assembleia Legislativa (AL). O primeiro deputado a deixar a sigla foi Wilson Braga e depois Trócolli Júnior. Os dois se filiaram ao PSD.



Deputado vai reunir Comissão de Direitos Humanos da AL para avaliar rebeliões.

O corregedor e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa, deputado João Gonçalves (PSDB), vai colocar o problema do Presídio do Róger e de outras unidades carcerarias da Paraíba para ser avaliado e discutido pela Comissão o mais urgente possível. Ele esteve ontem a tarde acompanhando a rebelião no Róger, ouviu alguns detentos e seus familiares que aguardavam noticias de parentes do lado de fora do Presídio.

João Gonçalves esteve também com a direção administrativa da unidade prisional. “Estive no Presídio do Róger, como presidente da Comissão de Direitos Humanos, como cidadão e parlamentar da Assembleia Legislativa para acompanhar todo a movimentação no local. Até que a situação voltasse a normalidade e a rebelião acabasse. Temos que avaliar, internamente, o problema na Comissão. Existe uma guerra de facções, e de grupos criminosos dentro e fora dos presídios. Isso não é mais novidade”, comentou.

Gonçalves pretende reunir a Comissão já na próxima semana. “Vamos tentar reunir a Comissão já na próxima semana”, reforçou. Segundo ele, não é de hoje que os presídios do país e do Estado estão enfrentando, por exemplo, problemas de falta de infraestrutura e se transformaram, há décadas, depósitos de pessoas que cometeram crimes. “A culpa e a responsabilidade não é do Governo do Estado. É do governo federal que fecha os olhos para essa situação. Não se preocupa com o problema e não toma providências eficazes”, ressaltou.

O parlamentar não descartou a hipótese de solicitar uma reunião com representantes da Segurança e da Defesa Social, do Sistema Penitenciário da Paraíba e com outros integrantes do Governo para debater as dificuldades das unidades prisionais e a possibilidade de ocorrer outras rebeliões, envolvendo facções criminosas.


Deputado destaca no Congresso o papel do servidor público na construção do país.

O deputado federal Romero Rodrigues disse na Câmara dos Deputados, em Brasília, que é do mais importante o papel do servidor público na construção e no desenvolvimento do Brasil, salientando a sua contribuição no crescimento da sociedade. Destacou em pronunciamento que “tem singular importância o papel do servidor que comemora o seu dia”, salientando que “o trabalho do servidor público é muito importante para todos nós. Nosso bem-estar depende da qualidade do trabalho dos servidores públicos, em hospitais, escolas ou repartições, mesmo com os baixos salários que a maioria percebe em seu árduo trabalho”.

Recorda que no dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados são nas áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc. Antes da existência do Estatuto dos Servidores Públicos, que foi criado em 1990 para regulamentar a profissão, os servidores eram chamados de funcionários públicos.

Romero lembra o seu trabalho na aprovação da PEC 54/99, e para tanto vem desenvolvendo esforços junto às lideranças dos partidos na Câmara dos Deputados, com vistas a agilizar a tramitação da matéria que ele considera muito importante.

O parlamentar apresentou requerimento visando à transformação de Sessão Plenária da Câmara dos Deputados em Comissão Geral para debater a Proposta de Emenda à Constituição de nº 54/1999. Um grande número de deputados federais já subscreveu da propositora do parlamentar paraibano.

A PEC nº 54/1999 dispõe sobre a efetivação do pessoal em exercício, que não tenha sido admitido por concurso público, estável ou não, para que passe a integrar quadro temporário em extinção à medida que vagarem os cargos ou empregos respectivos. Vale salientar que continua o trabalho de coleta de novos apoios na Casa parlamentar.

A coleta de assinaturas também tem a participação efetiva dos diretores da ASPRENNE, Gilson Nunes e Olavo Rodrigues, que tem se deslocado constantemente à Brasília, no trabalho de convencimento dos deputados em prol da aprovação da PEC 54 o mais breve possível.



Tal como no filme, indiano ganha o 'Quem quer ser milionário'


À semelhança do que aconteceu no filme dirigido por Danny Boyle, um indiano de 27 anos ganhou um milhão de dólares (700 mil euros) no concurso “ Quem quer ser milionário”, três anos após a estreia do programa.

Segundo o ‘The Guardian’, Sushil Kumar é licenciado em psicologia mas trabalha como operador informático. O primeiro vencedor do concurso milionário, vive numa das zonas mais pobres da Índia, Champaram Oriental, com os pais e quatro irmãos. Ao jornal ‘Times of India’, o jovem indiano adiantou que parte do dinheiro já está destinada a recuperar a casa que os pais perderam e a comprar um terreno para construir uma nova.




MARI: Presidente do PTdoB Municipal envia votos de pesar pelo falecimento de Ex-Vereador.

A Redação do Blog FOCOPB, recebeu agora há pouco, Nota assinada pelo Presidente Municipal do PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil) de Mari-PB, Gugu Xavier (foto abaixo), onde o mesmo expõe votos de pesar pelo falecimento do Ex-Vereador do município, Francisco Vicente das Costa, o popular Chico Corretor.


Abaixo, segue nota na íntegra:


"Nós que fazemos o PTdoB de Mari sentimos muito a perca de um grande amigo e guerreiro de tantas trincheiras.

O Chico Corretor foi um homem publico que nos deixou um legado de carater,honra e benevolencia pelo próximo,nós tinhamos

na figura dele a imagem de um grande defensor dos mais carentes e oprimidos.Certamente ele entrará para a galeria dos grandes homens

publicos que tanto contribuiram pelo crescimento da nossa querida.Vá em paz amigo,que DEUs te dê o ceu para seu eterno dencanso.


GUGU XAVIER
Presidente do PTdoB de Mari"



Estudantes organizam protesto contra ENEM: ‘Alunos na rua, Enem a culpa é sua’

Cerca de 300 estudantes de vários colégios fizeram uma manifestação contra o Enem na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, na tarde desta sexta-feira. A maioria está sem uniforme, mas outros trajam roupas de diferentes escolas. Alguns portam cartazes questionando a lisura da prova, com dizeres como “Vazou ou não vazou?”, “Haddad, pede pra sair”, e “Não foram só 639 que tiveram acesso às questões”. A inciativa do protesto, pacífico, foi de alunos do colégio Ari de Sá.

“O motivo dessa manifestação é que o Enem tem tido problemas consecutivos nas três edições. O que a gente quer é que seja sério”, diz o estudante Guilherme Almeida, do 3º ano do Ari de Sá. Ele diz ser contra o cancelamento do Enem apenas para os alunos do 3º ano do Christus. “Ou cancelam as questões repetidas, ou cancelam a prova para todo mundo”.

Alguns dos manifestantes usam nariz de palhaço; outros pintaram o número 14 no rosto, em referência às questões do material do colégio idênticas às aplicadas no Enem neste fim de semana.

“Alunos na rua, Enem a culpa é sua”, gritam os estudantes. Eles deram a volta em dois quarteirões e fecharam a rua enquanto andavam. Eles se descolaram para não atrapalhar as aulas de uma escola.

Os manifestantes caminham agora rumo ao prédio do Ministério Público Federal.



Galisteu fala dos vícios da família em entrevista na Rede TV: ‘O meu é sexo’

Desmentindo boatos de que não se falavam, Luciana Gimenez recebeu Adriane Galisteu no SuperPop, da Rede TV!, quarta-feira passada. Na entrevista, a loura confessou ser viciada em sexo. "Sou viciada em sexo, mas não a ponto de ser internada. As pessoas exageram. Eu falo assim, com humor, brincando com o lado difícil da minha família, porque lá todo mundo foi viciado, cada um em uma coisa. Meu pai, infelizmente, com a bebida. Meu irmão (assim como o pai, o irmão de Adriane já morreu), com a droga. Minha mãe adora um jogo e, pra mim, sobrou o sexo. Eu gosto dessa modalidade", afirmou ela, que é casada com o empresário Alexandre Iódice.

Adriane ainda contou detalhes de sua relação com o piloto Ayrton Senna. Segundo ela, um amigo do piloto pediu o telefone dela. "Foi meu primeiro amor. Eu tinha 19 anos e o conheci quando trabalhava no autódromo. Ele me assumiu, me apresentou pra família, conheceu a minha mãe, o meu irmão, foi na casa que eu morava, e a gente realmente começou a namorar. E aí, ele morreu em 94, um ano e meio depois", lembra Galisteu.

Segundo a loura, no dia do acidente, Ayrton teria ligado chorando para ela dez minutos antes da corrida. "Ele estava mal, e eu, muito preocupada. Eu me lembro de ter falado pra ele: ‘Ayrton, não corre'. Aí ele ainda brigou comigo e disse ‘como não corro?'. E eu falei: ‘Você não tem condições de correr'. Foi a nossa última conversa. A hora que ele bateu, eu desliguei a televisão e disse ‘Graças a Deus. Ele vai chegar mais cedo em casa'. Quando ouvi que ele estava morto, eu não sei o que aconteceu. Foi um blecaute. E não me lembro de mais nada".



Bayeux-PB: Menina de 14 anos sofre tentativa de homicídio.

Menina de 14 anos sofre tentativa de homicídioA menina de 14 anos que teria sido estuprada por um professor de uma escola da cidade de Bayeux-PB, crime que ganhou repercussão nacional, sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 5h, desta sexta-feira (28), no bairro São Vicente, naquela mesma cidade.

Segundo as primeiras informações da delegada Lídia Veloso, a mãe da menina contou que um rapaz que estava apaixonado pela garota invadiu a casa e disparou três tiros contra ela.

A menina foi socorrida para o Hospital de Trauma. A mãe da garota compareceu a delegacia para prestar informações sobre o acusado que já foi identificado pela polícia que, até o momento do fechamento da matéria estava na busca pelo acusado.



Briga por manga leva menino de 12 anos a atirar e matar prima.

Um garoto de 12 anos matou a prima, Tainá Almeida do Rosário, 17, após discutirem por causa de uma manga. O crime aconteceu na Ilha de Itaparica, na Bahia. O adolescente foi encaminhado hoje para o Ministério Público Estadual, onde aguarda decisão judicial para cumprir medida sócio-educativa.

Os dois primos estavam em uma fazenda, na localidade de Baiacu, onde o adolescente vive com a mãe e um padrasto. O titular da 24ª Delegacia de Polícia, na Ilha de Itaparica, Lúcio Ubiracê disse que os dois estavam brincando minutos antes do crime.

Segundo o delegado, o padrasto do adolescente deixou os dois embaixo de uma mangueira e foi trabalhar. “Ele [o adolescente] me contou que estavam na fazenda, embaixo da árvore, quando ele arrancou [do pé] uma manga que a prima teria chupado e eles começaram a discutir”, disse o delegado.

Em seguida, o adolescente foi até a cozinha da casa, onde encontrou atrás de uma porta uma espingarda artesanal utilizada para caçar animais. “Ele disse que era para dar um susto. Apontou a arma para a cabeça da prima e atirou”, complementou o delegado.

A jovem foi atingida na cabeça, próximo ao ouvido, e morreu no local. O corpo da prima foi encaminhado para o município de Santo Antônio de Jesus, onde será enterrado. “Ele se mostrou arrependido e disse que ainda tentou jogar água em cima dela para ver se ela reagia. Já o padrasto pode ser responsabilizado também por causa da espingarda”, disse o delegado.

A arma, de acordo com Ubiracê, pertence ao padrasto do adolescente, que denunciou o crime na delegacia da Ilha de Itaparica. De acordo com o depoimento da mãe, o adolescente não tinha histórico de violência e já chegou a morar com a mãe da prima que ele matou. “Teve um período que ele estava doente e a tia pegou ele para cuidar”, acrescentou o delegado.



Depois de uma tarde de terror seis apenados do Roger são transferidos para o PB-I, em Jacarapé.

Depois de uma tarde de quinta-feira de terror, quando vários presos foram feridos e dois assassinados, o presídio do Roger, em João Pessoa amanheceu nesta sexta-feira (28) com uma aparência de tranqüilidade. Durante a manhã, familiares dos apenados estiveram na unidade prisional para saber informações sobre os parentes. Para facilitar as informações, a direção do Roger afixou na parede externa a lista dos onze presos que foram socorridos para o Trauma, dos dois mortos e dos seis que foram transferidos para o presídio PB-I, em Jacarapé.

Apesar do clima de tranqüilidade, a guarda interna e externa do presídio foi reforçada por policiais militares, civis e agentes peninteciários. Contrariando o que foi divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária de que não haveria mudança na rotina dos presos, seis foram transferidos para o PB-I e as visitas suspensas até a próxima semana.

Desde que a situação foi controlada no final da tarde de quinta-feira, o movimento no presídio foi para restaurar as celas e outros setores destruídos durante o tumulto, reposição dos colchões queimados e reparo na rede elétrica. Enquanto esses trabalhos eram executados, os presos foram retirados e colocados em outros locais a exemplo de um ambiente conhecido por “Igrejinha”.

As pessoas que moram nas proximidades do presídio do Roger parecem não está nem um pouco preocupadas com o risco iminente que correm todos os dias. Muitas delas dizem que estão acostumadas com a situação e que nem ligam mais quando acontecem rebeliões e tiroteios dentro da unidade prisional.



PM controla rebelião no Cea, onde facções Al Qaeda e EUA entraram em confronto mais uma vez.

A rebelião no CEA, em João Pessoa, foi controlada em menos de uma hora pela Polícia Militar. Tudo começou por volta das 14 horas, quando um grupo de menores ligados ao Al Qaeda chefiados por um rapaz identificado pelo nome de Jardel, tentou matar outro jovem que é ligado ao grupo Estados Unidos identificado apenas por Wally.

Eles queimaram colchões e outros objetos, o que obrigou a intervenção de uma equipe do Corpo de Bombeiros. Além de queimar objetos eles também subiram no telhado dos pavilhões, quebraram telhas e dois menores acabaram se machucando e tiveram que ser levados para um hospital.

Equipes da Polícia Militar ( Pelotão de Choque, Força Tática, Gate, Rotam e Rádio Patrulha) compareceram ao Cea. A rebelião foi controlada em pouco tempo e de acordo com informações da Polícia, um grupo de menores liderados por Jardel que é da facção Al Qaeda, queiram matar Wally que é doa EUA, em represália ao colega deles que foi assassinado e esquartejado na Penitenciária do Roger.



OAB promete 'tomar providências' sobre xenofobia após Enem.

Brasil (OAB), seção Ceará, promete "tomar providências". "Nós não podemos 1Depois de vários comentários nas redes sociais criticando os nordestinos por conta do vazamento de questões que podem levar à anulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Ordem dos Advogados do permitir em pleno século 21, com a valorização da cidadania, com a valorização dos direitos humanos, que essas pessoas fiquem denegrindo a imagem de regiões, de pessoas", disse nesta sexta-feira o vice-presidente da Ordem, José Julio da Ponte Neto.

Ele garante que OAB irá realizar um levantamento para identificar os responsáveis pelos casos de preconceito regional e que irá entrar com uma representação criminal na Justiça contra os usuários. "Não é a primeira vez que nós fazemos isso, houve um caso semelhante em 2009 e agora nós tomaremos a mesma atitude da época" garantiu.

Na quinta-feira o Ministério da Educação (MEC) confirmou que 14 questões que estavam em apostila distribuída a alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado na escola. Essas mesmas questões foram cobradas na prova do Enem ocorrida no último fim de semana. Por determinação do MEC, somente os 639 alunos do colégio terão de revazer a prova, em nova dada agendada para novembro.

Para o presidente da Comissão de Educação da OAB-CE, Edimir Martins, a decisão do MEC de cancelar o Enem apenas para os 639 alunos do colégio "fere a constituição federal do Brasil". Eles questiona as garantias de que outras escolas não tiveram o mesmo acesso as 14 questões, tal como o Colégio Christus, em Fortaleza. "E no próximo ano? Nós vamos ter os mesmos problemas? Cadê a segurança que deve a administração pública nos garantir enquanto cidadãos?", disse.

Manifestações preconceituosas

A possibilidade de a prova do Enem ser cancelada para todo o Brasil gerou revolta em estudantes. Nas redes sociais, a repercussão foi grande e teve comentários preconceituosos.

Por meio do Twitter, depois de ser criada a hashtag EnemCancelado, que acabou gerando inúmeras manifestações em função de mais um erro com o Enem, estudantes demonstraram revolta. Muitos alunos postaram comentários preconceituosos com o ocorrido no Ceará, estendendo seus xingamentos a toda a região Nordeste do Brasil.

MP cobra anulação do Enem

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou com uma ação na Justiça para anular a edição de 2011 do Enem. Outra opção apresentada pelo MP, caso não seja feita a suspensão do exame, é a anulação das questões iguais às da prova que os alunos da escola de Fortaleza tiveram acesso semanas antes ao certame.

De acordo com o MP, a ação "tendente a corrigir a violação ao princípio da isonomia no concurso do Enem 2011, de modo a assegurar a continuidade do certame com todos os candidatos em igualdade jurídica de condições na disputa". Sobre a possibilidade de se anular apenas as questões que vazaram, o procurador da República Oscar Costa Filho escreveu na ação que seria uma alternativa legítima, à medida que "os efeitos operar-se-ão uniformemente a todos os candidatos no âmbito nacional, restando implementada assim a igualdade almejada."

Segundo o procurador, é preciso levar em conta que outros estudantes podem ter acessado essas apostilas antes do Enem. "A rigor, não é passível a mensuração da quantidade de candidatos que tiveram acesso às referidas questões, quer pertencentes à instituição de ensino privada mencionada, quer pertencentes a quaisquer outras instituições", escreveu.

O MEC informou que vai recorrer, caso a ação seja aceita pela Justiça. Segundo a pasta, o procurador do ministério, Mauro Chaves Filho, e a Advocacia-Geral da União (AGU) vão reagir à ação "com a procuração de mais de 4 milhões de estudantes que não tiveram problema com a prova".


Cícero diz que Cássio só não sobe em seu palanque na Capital se for impedido por RC.

O senador Cícero Lucena (PSDB) em entrevista ao Rede Verdade desta sexta (28) comentou as declarações do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) que garantiu legenda para Cícero, mas condicionou a candidatura a não ameaçar a aliança estadual com o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Cássio apoiá-lo não é preciso romper com Ricardo. O senador garantiu que Cássio estará presente em seu palanque em 2012 por ser o líder do partido. Contudo o pré-candidato afirmou que o correligionário “só não sobe ao palanque se for impedido”, diz. Insinuando um possível entrave por parte do governador.

Para Cícero, Ricardo Coutinho “defende ‘da boca para fora’ e nos bastidores articula ou torce para que a posse não aconteça”, diz alegando que o governador estaria preocupado com as mudanças que podem ocorrer com Cássio assumindo seu cargo no senado.



PB recebe R$ 500 milhões federais por estar entre os 10 estados a cumprir metas fiscais.

A Paraíba está entre os dez estados do país contemplados com abertura de crédito por primeiro cumprirem as metas de reestruturação e ajustamento fiscal 2011-2012. Em solenidade no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff e o governador Ricardo Coutinho assinaram um termo para investimento na Paraíba de R$ 500 milhões, a serem aplicados em estradas, saneamento, habitação, infraestrutura urbana nos municípios e saúde.

A Paraíba, que no início do ano tinha 58% de sua receita líquida comprometida com pessoal, atualmente chega a 48,8%, o que deu viabilidade ao Estado dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nesta etapa, os estados com melhor ajustamento fiscal foram Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe, que irão receber juntos R$ 15,7 bilhões em créditos fiscais, junto a instituições como o BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco Mundial (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "Essa abertura de crédito não caiu do céu. Os governadores fizeram seus esforços no ajustamento fiscal para garantir investimentos que vão irrigar a economia do Oiapoque ao Chuí”, disse a presidente Dilma, durante solenidade com os governadores.

Ricardo Coutinho, que após a solenidade falou em nome dos governadores em uma entrevista coletiva, disse que esses espaços que estão sendo abertos para os Estados vão garantir a continuidade de um crescimento, principalmente para os Estados do Nordeste, no momento que o país passa por uma crise internacional. "A nossa passagem por essa crise passa pela garantia de manutenção destes investimentos. A Paraíba, com o espaço fiscal de R$ 1,2 bilhão, tem agilizado um crédito de R$ 500 milhões, dentro de sua capacidade e segundo orientação do Governo Federal”, completou.

Ricardo explicou que dentro dos R$ 500 milhões em crédito e mais R$ 55,5 milhões em contrapartida do Estado, o Governo estará investindo R$ 250 milhões (45%) na construção de 20 estradas estaduais, 15% na infraestrutura urbana de municípios – beneficiando 1,2 milhões de paraibanos –, 14% em obras de saneamento, além de obras nas áreas de habitação, segurança e saúde. "A Paraíba possui 2.500 km de estradas, e duas mil estão em situação crítica. Ao todo, 52 municípios estão sem acesso asfáltico, o que representa 23% do total. A nossa meta é construir 20 estradas com esses recursos, levando desenvolvimento e garantindo bem estar para 90 mil paraibanos. Sem esse ajuste, seria impossível tocar obras que são fundamentais para garantir o desenvolvimento econômico”, disse o governador.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, os Estados poderão contratar empréstimos no BNDES, Bird ou BID. "Esse espaço fiscal é resultado da melhora da situação fiscal dos Estados, que está mais sólida. E é importante que todos tenham capacidade de investimento. Estamos juntos com os governadores praticando uma política de aumento do investimento e mostrando que, mesmo diante da crise internacional, o Brasil não deixa a 'peteca cair'”, disse Mantega.

O ministro explicou que este grupo de Estados foi apenas o primeiro a ser beneficiado com a medida, por terem atingido primeiros o programa de Ajustamento Fiscal. Segundo ele, outros estados estão com os processos sob análise para ampliação de suas capacidades de financiamento



Rebelião no Cea em Mangabeira. Polícia militar esta fazendo o isolamento do local.

Os menores internos no Centro Educacional do Adolescente em Mangabeira, em João Pessoa, estão amotinados neste exato momento. A polícia militar já foi acionada e dezenas de viaturas já estão chegando ao local. Ainda não existem informações detalhadas sobre o que esta acontecendo, se existem reféns nem o número de internos que estão amotinados. Mais informações dentro de alguns instantes.



Você sabe qual é seu 'número humano'? Aplicativo permite calcular.

planeta TerraA população mundial deve atingir a marca de 7 bilhões de pessoas na próxima semana. A estimativa é da ONU, que se baseou em estatísticas demográficas e anunciou a próxima segunda-feira (31) como data simbólica para discutir os rumos do planeta.

Depois de crescer lentamente durante toda a história da humanidade, o número de seres humanos na Terra mais que dobrou nos últimos 50 anos. O número de 7 bilhões de humanos será alcançada 12 anos depois de um bebê nascido em Sarajevo ter sido nomeado pela ONU como o 6º bilionésima pessoa a nascer e 24 anos depois de o 5º bilionésimo ter nascido na Bósnia.

Pegando carona nas discussões, a BBC criou uma ferramenta que mostra o "número humano" de cada pessoa. Basta digitar a sua data de nascimento e o aplicativo faz uma estimativa de quantas pessoas existiam quando você nasceu e quantas já viveram em toda a história do planeta.

Pegando carona nas discussões, a BBC criou uma ferramenta que mostra o "número humano" de cada pessoa. Basta digitar a sua data de nascimento e o aplicativo faz uma estimativa de quantas pessoas existiam quando você nasceu e quantas já viveram em toda a história do planeta.

Demógrafos acreditam que haja 9 bilhões de humanos na Terra até 2045. Por um lado, o marco populacional indica melhora na expectativa de vida e significa que as pessoas têm adotado modo de viver mais saudável em relação às gerações anteriores. Ou seja, as pessoas estão vivendo mais e melhor. Mas, por outro lado, o número contrasta com os problemas estruturais que a Terra enfrenta. O planeta mostra sinais de sobrecarga com o aquecimento global e escassez de riquezas naturais. Além disso, o aumento populacional pode piorar a situação da fome e da desigualdade social em países pobres.




Luciano toma overdose e é internado na UTI; Veja vídeo onde ele anuncia separação.

Luciano toma overdose e é internado na UTI; assista vídeo onde ele anuncia separação
Depois de anunciar o fim da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano no show de quinta-feira (27), o cantor Luciano foi internado na UTI do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (28). O cantor passa bem, segundo informações de uma funcionária que prefere não ser identificada.


Luciano se despende da dupla e diz que não canta mais a partir de 2012

A causa da internação foi uma overdose de remédios. Não há no cadastro médico informação sobre a medicação ingerida, nem a quantidade. As assessorias dos artistas e do hospital não confirmam a informação. O cantor deu entrada no hospital por volta de 10h e está acompanhado de sua equipe de produção.

Show desta sexta-feira

Sobre o show desta noite em Curitiba, o empresário da dupla Silvio Luciano -- que está saindo de Congonhas (SP) vindo para Curitiba neste momento -- afirmou que não há garantia de que ele vá acontecer, pois não há previsão de alta para o cantor Luciano. Já a produção local, afirmou que o espetáculo acontecerá somente com Zezé di Camargo.

A assessoria de imprensa da dupla disse que nesta tarde fará um pronunciamento sobre o futuro da dupla, que está incerto.

Fãs

Em frente ao Hospital Santa Cruz há uma grande movimentação da imprensa e de alguns fãs. Entre as mais de 20 pessoas no local, está a fã Deise Sabatre, de 62 anos, que foi "mandar energias positivas" para Luciano e torce para os irmãos continuem juntos na carreira.

Separação

No show do Teatro Guaíra, na quinta-feira, em Curitiba, a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano anunciou a separação. Zezé Di Camargo subiu sozinho no palco, iniciou a apresentação e fez um desabafo. Ele pediu a ajuda da plateia para cantar e disse que era a primeira vez que isso acontecia em mais de 20 anos de carreira.

A certa altura, Luciano também subiu ao palco e disse que cumpriria seus compromissos com a dupla até o fim do ano. Ele deu a entender que está com problemas de saúde. "Não consigo mais lidar com isso e a culpa é da minha saúde. Vou dar o máximo de mim até o fim do ano, mas a partir do ano que vem meu irmão vai continuar sozinho. Vocês serão a segunda voz que ele sempre mereceu", disse Luciano.

Na rede de microblogs Twitter, a assessoria de imprensa da dupla desmentiu a separação. "A história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, tem seus desentendimentos. A dupla continua! Equipe ZCL", foi o post.

Carreira

Atualmente, a dupla está comemorando 20 anos de carreira. São 35 milhões de cópias vendidas de seus 21 discos. Mesmo depois de tanto tempo, Zezé Di Camargo e Luciano continuam sendo lembrados entre os artistas mais populares em pesquisas de opinião com jovens. A dupla também ganhou visibilidade com o filme “Dois Filhos de Francisco”, em 2005, de Breno Silveira. O primeiro LP, “É o Amor”, foi lançado em 1991.

Zezé desabafa e canta sozinho em Luciano




MARI: Dedé da prefeitura envia mensagem aos Servidores Públicos do município
Abaixo, segue mensagem enviada pelo Dedé da prefeitura, oferecida à todos os servidores públicos, em especial, os do município de Mari-PB:


"O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nossa Nação, pois têm como mister servir ao PAÍS, AO ESTADO E AO MUNICÍPIO, TRABALHANDO PELO BEM COMUM E PELO INTERESSE COLETIVO.

Por isso hoje quero ostentar meu reconhecimento e a minha gratidão, por ser uma beneficiário do produto de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar em que um funcionário público não esteja prestando serviço à população: nas escolas, nos hospitais, nas repartições e etc... E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema importância para toda nação brasileira...

Então como forma de compensar-los dedico esta singela mais de todo coração homenagem, promovendo a valorização das funções da categoria, e também levando a todos os funcionários públicos o meu grande e forte abraço.


dedé da prefeitura"


Sindifisco diz que está cumprindo 30% e critica Gilberto Carneiro: ‘ele não tem que se meter’
Os agentes fiscais do Estado da Paraíba realizaram ontem (27) uma reunião de avaliação da greve e optaram por continuar firme com a mobilização. O Sindifisco (Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba) iniciou a greve no dia 5 de outubro e aguarda por uma proposta do governo.

O procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, declarou essa semana que o fisco não vem cumprindo a determinação que o juiz Ricardo Vital de Almeida, que substitui o desembargador José Ricardo Porto, deliberou na última terça-feira (25). O presidente do Sindifisco, Victor Hugo, rebateu o procurador dizendo que a categoria está cumprindo os 30% desde o início da mobilização, e até mais onde é mais necessário. “Eu não sei por que o procurador está se metendo nisso, ele não sabe do que está falando. Não é ele que tem que avaliar, ele não é nosso chefe”, declarou.

“Quem tem que reportar a respeito da mobilização é o secretário da Receita, ou o desembargador substituto que deliberou a ordem”, colocou o presidente do Sindifisco.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado da Paraíba (SetcePB) revelou que a greve do Fisco tem causado muitos transtornos para a Receita e sociedade. Victor Hugo admitiu que é complicado contornar a situação. “O trabalho realmente acumula, não estamos com 100% dos funcionários e o serviço fica mais lento, não dá pra atender toda a demanda”

O presidente do Sindifisco contou que ainda aguarda uma proposta do Governo e desmentiu o governador Ricardo Coutinho (PSB) a respeito das reuniões. “Fica difícil sentar numa mesa para debater e eles não trazerem nada. Tivemos muitas reuniões, não foram tantas assim (O governador disse que foram mais de 19), mas eles só ficam conversando, não fazem proposta nenhuma”, concluiu.




POSTADO POR GENILDO ALVES/EQUIPE FOCOPB/DEMAIS FONTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário