21 de outubro de 2011

Enem: MEC só aceitará caneta preta; veja mudanças…

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) começa neste sábado (22) às 13h. Pela primeira vez desde que o exame foi criado em 1999, os candidatos não poderão usar caneta esferográfica azul. De acordo com a organização, somente a cor preta é reconhecida pela leitura óptica que verifica o resultado dos cartões de resposta. Além disso as canetas devem ser de material transparente.

Lápis, borracha e relógio também não serão permitidos. Os estudantes que levarem esses objetos deverão depositá-los em uma sacola plástica que será entregue nos locais de prova. Celular e mp3 player ficam junto com esses objetos.

O ministério afirma que a proibição do relógio visa garantir a segurança do exame, o medo do governo é que candidatos usem transmissores para fraudar o Enem, escondidos em relógios digitais e mesmo os de ponteiro para fraudar o Enem.

A adoção das sacolas este ano, é para reforçar a segurança e evitar casos como o de um repórter de Pernambuco que mandou uma mensagem de celular para a redação do jornal com informações sobre o exame. Para fazer a prova, tanto no sábado como no domingo (23), os estudantes devem levar um documento de identificação com foto.

Local de prova
O cartão de confirmação não é obrigatório este ano, mas é aconselhável que ele seja levado. Dessa forma, evita erros e facilita qualquer pedido de orientação feito aos fiscais. Quem não recebeu o documento em casa – eles deveriam ter sido entregues até o dia 14 – pode imprimi-lo no site do Inep.

Para ter acesso ao cadastro, é só clicar no ícone do Enem no portal e inserir o CPF e a senha feita no momento da inscrição. Se o candidato também esquecer a senha, não precisa se desesperar: basta pedir para que esta seja enviada para o e-mail.

A organização recomenda que o aluno chegue com pelo menos uma hora de antecedência no local de prova. O candidato também deve considerar levar uma garrafa de água e comida leve, como barra de cereal, pois o exame é longo, dura 4h30 no sábado e 5h30 no domingo.

Como será a prova
A prova terá 180 questões de múltipla escolha. No sábado, o participante vai responder 45 perguntas de ciências da natureza e 45 de ciências humanas. Já no domingo, serão 45 de linguagens e 45 de matemática, além de uma redação do tipo dissertativa. Em ambos os casos, os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55, não será permitido entrar após esse horário nas salas de exame.

Para o diretor do colégio Vértice, Adilson Garcia, os alunos devem descansar na véspera do exame.
- Não adianta se desesperar e tentar aprender tudo que não foi apreendido em todo um ano de estudo. Agora é hora de descansar não só mentalmente como fisicamente, pois a prova é muito extensa e cansativa.
O Enem deste ano bateu o recorde de inscritos, com mais de 5,3 milhões de estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário