28 de setembro de 2011

População Filipina Começa Limpeza Após Passagem Do Tufão Nesat Deixar Pelo Menos 20 Mortos.







Os serviços de emergência e moradores da capital das Filipinas, Manila, começam a limpar a cidade nesta quarta-Feira após a passagem do tufão Nesat pelo país, que deixou pelo menos 20 mortos.

A maioria das mortes ocorreu na zona metropolitana de Manila, a qual já estava ameaçada pelas inundações do final de semana. O Nesat abandonou as Filipinas nesta quarta com rajadas de vento de 120 km/h e é previsto que chegue à ilha de Hainan, na China, na noite de quinta-feira ou madrugada de sexta.

A agência de desastres filipina disse que 35 pessoas seguem desaparecidas e 108 já foram resgatadas. O fornecimento de energia é restabelecido gradualmente no centro de Manila, coberto por lama e pedaços de árvores que caíram durante a tempestade.

Algumas áreas, entretanto, permanecem inundadas, incluindo o Manila Ocean Park e a Avenida Taft, uma das principais vias da capital filipina. O diretor da Defesa Civil do país, Benito Ramos, afirmou que as inundações estão diminuindo em diversas áreas à medida que o clima começa a melhorar.

No entanto, as regiões ao nível do mar, principalmente as extensas lavouras produtoras de arroz da ilha de Luzón, ao Norte, continuam debaixo d'água. Já o prefeito de Jaen, Santiago Austria, pediu a ajuda de botes para resgatar muitos moradores de comunidades inundadas e levá-los a centros de evacuação.

— Só temos quatro botes e ainda há muita gente para ser resgatada. Muitas pessoas seguem sobre os tetos das casas. Não temos embarcações suficientes para chegar a elas e levar mantimentos — salientou.



POSTADO POR GENILDO ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário