30 de setembro de 2011

Jogador de basquete famoso, casou e teve filhos, mas era homicida procurado pelo FBI.





Na localidade de Casas Novas, Colares, Sintra, nunca passou pela cabeça de ninguém que o homem alto que costumavam ver a estender a roupa lavada e gabar-se das suas plantações, fosse, afinal, George Wright, um dos criminosos mais procurados nos Estados Unidos, por homicídio e desvio de um voo comercial, com 88 passageiros. Foi preso segunda-feira pela PJ e agora opõe-se à extradição para o seu país.



Com o nome falso de José Luís Jorge Santos, 68 anos, ‘Jorge', como era conhecido pelos vizinhos, instalou-se há cerca de 30 anos em Sintra, onde casou com Maria Rosário Valente, 55 anos, e teve dois filhos: Marco (26 anos) e Sara (24).



Em Portugal, trocou o crime violento pelo trabalho. "Era um excelente pintor, fazia de tudo. Tanto pintava uma parede como algo mais decorativo", disse a vizinha Fernanda Tavares. "Era uma excelente pessoa. Plantava uma pequena horta no quintal, gabava-se das suas abobrilhas, e também estendia a roupa".



Jorge teve uma casa de frangos em Mem Martins, uma loja de decoração e uma concessão dos Correios na Praia das Maçãs. Ultimamente, vendia produtos de cosmética. Segundo a imprensa norte-americana, terá contatado por telefone a família nos EUA, o que acabou por o trair. Foi detido após 41 anos em fuga.



BASQUETEBOLISTA DE ELEIÇÃO



Após desviar, com quatro cúmplices, um avião para a Argélia, em 1972 - isto depois de ter escapado, dois anos antes, de uma prisão nos EUA, onde cumpria pena de 15 a 30 anos, pelo homicídio de um homem, num assalto, em 1962 - George Wright instalou-se na Guiné Bissau, onde abraçou uma das suas paixões: o basquetebol.



Com o número 8, George jogou e treinou o Benfica de Bissau nos anos 80. Nesse país, obteve documentos falsos e viajou para Portugal. Mesmo sabendo ser um dos criminosos mais procurados do mundo, pelo FBI, George visitou várias vezes Bissau, para onde "levava vários artigos de pesca para os amigos", disse um vizinho.



POSTADO POR TV FOCOPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário