23 de setembro de 2011

Governo incentiva qualificação de mão-de-obra com capacitação.

Cerca de 40 pessoas, entre diretores de Sine e representantes de comissões municipais de emprego estão participando de ontem quinta-feira (22) e hoje sexta-feira (23), no Hotel Xênius, em João Pessoa, da Oficina de Dinamização das Comissões Municipais de Emprego.

O evento promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) visa conscientizar sobre a importância da qualificação da mão-de-obra.

“Uma das principais funções do Sine é a intermediação da mão de obra e esta oficina vai capacitar os gestores e conselheiros municipais da importância do trabalho e conscientizar sobre uma melhor empregabilidade nos municípios”, destaca a gerente executiva de emprego e trabalho do Sine, Deise Bezerra.

Troca de experiências – Entre os participantes do evento, a diretora do Sine de Teixeira, Aparecida Vieira, ressaltou que a capacitação também propicia uma troca de experiência entre os diretores dos 18 Sine municipais.

“Nós aprendemos com os exemplos que são implantados nos outros Sine e tentamos aprimorar as ações em Teixeira. O nosso objetivo é oferecer mais cursos a população. No momento, estamos oferecendo mecânico de moto”, informou.

PlanteQ – Segundo a gerente de Qualificação Profissional do PlanteQ-PB, Teresa Jordão, a oficina também faz um levantamento das carências profissionais de cada região paraibana.

“Com esta oficina estamosconscientizando os representantes das comissões municipais e diretores de Sine do papel que eles executam nos municípios. Eles devem incentivar e apoiar a população a fazer os cursos oferecidos pelo PlanteQ, que são gratuitos. A oficina tambémvai identificar a demanda de cursos de qualificação de acordo com cada região”, afirmou.

Programação – Ontem, o programa traz palestras sobre o surgimento dos conselhos e comissões de emprego e o controle social como elemento de gestão de políticas públicas, além da intersetorialidade de emprego e renda.

Na sexta-feira, será realizada uma explanação sobre o Sistema Nacional de Emprego e Renda (Sine) e dicas de como conhecer o mercado de trabalho.
 
postado por Genildo Alves/Fonte: Secom/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário