21 de junho de 2011

Novatos produzem 37% das leis na AL; Aníbal, Daniella e Janduy são os mais produtivos


Marinheiros de primeira viagem, apesar de nem todos inexperientes na política, os deputados eleitos em 2010 para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba foram responsáveis por 37% de todos os projetos de lei ordinária apresentados na Casa no primeiro semestre deste ano.
 
Das 285 leis ordinárias sugeridas, 107 foram apresentadas pelos deputados que estão pisando pela primeira vez no plenário da Casa Epitácio Pessoa.
 
O índice é bom, mas fica abaixo do que se esperava uma vez que os 17 novatos representam praticamente a metade do total de deputados, o que sugeria uma produção de quase 50% do total.
 
De toda forma, apesar de levarem um banho dos deputados reeleitos, eles não decepcionaram, revelando que a renovação dos quadros é sempre importante pra "oxigenar" as ideias legislativas.
 
 Os novatos que mais sugeriram leis pra melhorar a vida do paraibano foram Dr. Aníbal Marcolino (21 projetos), Daniella Ribeiro (12 projetos) e Janduy Carneiro (11).
 
Os três ficaram acima da média que é de seis projetos de lei ordinária pra cada novato.
 
Na lista de leis ordinárias, a lanterninha foi a deputada Lea Toscano (PSB), esposa do ex-deputado Zenóbio Toscano. Ela apresentou somente um PLO. Em contrapartida, foi a única entre os novatos que sugeriu um projeto de Lei Complementar, instituindo a Região Metropolitana de Guarabira.
 
Campeão de produtividade, Aníbal Marcolino instituindo leis ligadas à questão de saúde. Sugeriu aplicação de multa para o cidadão que permitir a proliferação do mosquito da Dengue em casa ou em seu estabelecimento comercial. E também sugeriu lei garantindo gratuidade em transportes intermunicipais para portadores de doença mental.
 
Aníbal também defendeu que as contas de água, luz e telefone apresentassem leitura em Braile para os deficientes visuais.
 
Oposicionista, sugeriu ainda lei que proíbe mídia institucional de obras ainda não inauguradas.
 
Passe livre pra portador do HIV e escovação de dente obrigatória nas escolas
 
 
Para os novatos, a Paraíba poderia ser melhor caso todas as escolas do ensino público na Paraíba fossem obrigadas a assegurar a escovação diária de seus alunos. A proposta é da deputada Eva Gouveia (PTN), esposa do ex-deputado e atual vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB). Apesar de fugir da tribuna, a deputada apresentou três projetos de lei ordinária neste primeiro semestre.
 
Vice-presidente da Assembleia e considerado hoje um dos principais articuladores da bancada governista, o deputado Edmilson Soares (PSB) fez seis sugestões de novas leis. Uma delas assegurando passe livre em transportes intermuncipais para portadores de HIV.
 
Já o petista Anísio Maia (PT), que também apresentou seis projetos de lei ordinária, sugeriu meia passagem nos coletivos para professores da rede pública.
 
 
Caio Roberto e Wilson Braga: a vitória do mais jovem
 
 
Ambos estreantes na Assembleia, o deputado mais jovem, Caio Roberto, e o mais velho, Wilson Braga, também apresentaram sugestões de leis. No ranking das matérias, no entanto, a juventude levou vantagem. Caio apresentou seis projetos enquanto que o experiente Braga apenas três.
 
Entre eles, o projeto criando o Fundo Estadual do Trânsito.
 
 
Toinho do Sopão só apresento dois projetos de lei
 
Eleito o mais votado e dono das declarações mais polêmicas da Assembleia, entre elas a que sugeria trabalho infantil e “pisa” regular em criança, o estreante Toinho do Sopão (PTN) apresentou apenas dois projetos de lei ordinária este semestre. Um deles criando o Programa Habitacional Emergencial para obrigar o Estado a remanejar famílias que mora em áreas de risco na Paraíba.
 
 
Ranking dos Novatos:
 
Aníbal Marcolino – 21 projetos
Daniella Ribeiro – 12 projetos
Janduy Carneiro – 11 projetos
Edmilson Soares – 6 projetos
Doda de Tião – 6 projetos
Anísio Maia- 6 projetos
Gilma Germano – 6 projetos
André Gadelha – 6 projetos
Caio Roberto – 6 projetos
Hervázio Bezerra – 5 projetos
Domiciano Cabral – 5 projetos
Genvial Matias – 5 projetos
Wilson Braga – 3 projetos
Luciano Cartaxo – 3 projetos
Eva Gouveia – 3 projetos
Lea Toscano – 1 projeto
 
 Postado por Genildo Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário