2 de junho de 2011

Bares no Bessa: funcionários suavam em cima da comida, diz Vigilância Sanitária


Na manhã desta quinta-feira, 2, a Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa interditou oito bares na praia do Bessa. Segundo o gerente do órgão, Ivanildo Brasileiro, os locais não passaram por inspeção sanitária e nem seguiam a RDC 216/2004 da Anvisa, que rege as boas práticas na manipulação de alimentos. A falta de itens como toucas, luvas e aventais também foi recorrente. “Havia manipuladores suando em cima da comida”, relembra.
Ele disse que todos os proprietários foram avisados de que a inspeção era necessária para assegurar o funcionamento dos estabelecimentos. “Eles sabem que precisa, mas não se importaram”, ressaltou Brasileiro. Nesses locais vários utensílios foram apreendidos e irregularidades constatadas.

Os proprietários vão responder a processo administrativo e os bares ficarão fechados


Brasileiro explica que até a estrutura dos prédios onde funcionam os bares tem que seguir certas normas. É necessário, por exemplo, ter áreas adequadas para higienização e manipulação de determinados alimentos isoladamente. Nenhum dos bares fechados tinha também banheiro exclusivo para funcionários e próximo as áreas de trabalho. Ele explicou que isso evita que o funcionário contamine suas roupas durante o trajeto até o sanitário e, posteriormente, os alimentos. 
Os proprietários vão responder a processo administrativo e os bares ficarão fechados e lacrados. Caso os bares desrespeitem a decisão e resolvam voltar a funcionar, eles podem ser responsabilizados criminalmente. A fiscalização no local vai continuar até o fim-de-semana.

Da redação por Tiago Nunes com PB Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário