13 de junho de 2011

Audiência em JP: intensificação de rondas e instalação de Unidade Integrada de Polícia

Da Redação com Ascom e Genildo Alves

Foto: Ascom


Intensificar o patrulhamento com motocicletas, instalação de unidade policial, viaturas em pontos estratégicos e melhoramento no atendimento do 190 foram algumas das reivindicações dos moradores dos Bairros dos Bancários, Jardim Cidade Universitária, Anatólia e Jardim Paulista, que se reuniram com autoridades de segurança do estado durante audiência pública, realizada na Escola Olívio Ribeiro Coutinho, no Bancários.

Após ouvir os participantes, o secretário da Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, reconheceu o número preocupante de assaltos no local e se comprometeu a, curto prazo, intensificar o policiamento nas áreas mais atingidas pelos meliantes, além de empreender o projeto de compatibilização das áreas, que inclui ações de médio e longo prazos, que é a construção de uma Unidade Integrada de Polícia, para atender a região do Bancários e bairros vizinhos; e a de médio prazo será o patrulhamento feito por policiais utilizando motocicletas e algumas viaturas em pontos estratégicos, dando apoio para possíveis prisões ou deslocar pessoas até as delegacias mais próximas.

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Washington de França, avaliou a audiência como bastante positiva, ressaltando a importância do diálogo entre a polícia e a população, porque dá a chance de ouvir e conhecer de perto quais são as necessidades e carências existentes nas comunidades, já que o interesse dos que fazem a segurança não é só conhecer os problemas existentes, mas, sobretudo, planejar ações para que possam solucionar e combater a criminalidade.

“A ajuda da população, sem dúvida, é fundamental. Não é só com a ação da polícia, mas com o apoio da comunidade, prefeitura, órgãos de comunicação e toda sociedade em geral que podemos melhorar a segurança no estado. Por isso contamos com a colaboração de todos”, frisou coronel Washington.

Autor da audiência, o vereador Geraldo Amorim (PDT) ficou bastante satisfeito com o resultado do debate, que contou com toda a cúpula da segurança pública, onde foram definidos pontos importantes que irão melhorar a segurança nos bairros. Exemplificando com o patrulhamento de motocicletas e a instalação da delegacia de polícia, uma reivindicação antiga da população.

Amorim (foto) lembrou que outros bairros de João Pessoa serão contemplados com audiências públicas para debater problemas e buscar soluções junto à sociedade. “Percebemos a satisfação dos moradores desses bairros em poder conversar diretamente com o chefe maior da segurança da Paraíba, numa demonstração de muita humildade, zelo e, sobretudo, preocupação de oferecer soluções e uma segurança de qualidade. Posso dizer que isso é uma grande conquista para o nosso bairro”, elogiou Amorim.

Além de mais de 100 pessoas da comunidade, estiveram presentes na reunião o secretário executivo da Segurança, Raymundo Silvany, a delegada executiva de Polícia Civil metropolitana, Daniella Vicuuna, e o subcomandante do 5° BPM, Alexssandro Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário