20 de maio de 2011

Caminhar três vezes por semana ajuda a perder dois quilos por mês


Quanto maior o peso, mais calorias você vai gastar durante um exercício.
O ideal é caminhar com a postura ereta e movimentando os braços.
 
 A intensidade do exercício também é importante, por exemplo, quem pesa 60 quilos vai queimar 210 calorias numa hora caminhando, sem muito esforço, ou se apertar o passo, 298 calorias.
 
Já uma pessoa de 70 quilos consegue queimar 245 calorias, em uma hora de caminhada leve. Num ritmo mais acelerado, 336 calorias.
 
“Uma pessoa de 70 quilos que siga uma alimentação saudável, se ela caminhar cerca de uma hora, três vezes por semana, num terreno plano, ela pode perder cerca de um a dois quilos num mês”, explica Fernanda Lazarin.
 
“Caminhar mais rápido e intercalar com uma caminhada mais lenta, aumenta não só o gasto energético, como otimiza a melhora do desempenho cardiorrespiratório. Caminhar é bom para o coração, pra diminuir a pressão arterial, os níveis de gordura no sangue e esse tipo de treinamento intensifica estes benefícios”, informa Danusa Dias Soares, professora de fisiologia do exercício UFMG.
 
O ideal é caminhar com a postura mais ereta, com as mãos soltas, sempre movimentando os braços e usar um tênis que tenha o calcanhar um pouco mais alto. “Isto vai ajudar a amortecer a pisada, pisando primeiro com o calcanhar e depois com a ponta dos pés”, explica Adail Loves, professor de educação física.
 
Laura e a Bárbara têm a mesma idade e a mesma altura. Num teste, Laura ficou com as mãos apoiadas na esteira, e a Bárbara com as mãos livres. Depois de dez minutos de caminhada, Bárbara gastou 46 calorias e Laura, 38 calorias. Isto significa que a Bárbara, por movimentar as mãos, gastou 20% a mais de calorias durante o exercício. “Ela utilizou os membros superiores para auxiliar no movimento de caminhada”, completa Marcelo Winheski, professor de educação física.
 
Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário