19 de maio de 2011

Assessores discutem estratégias de comunicação para a melhoria da Educação no país



Assessores de imprensa discutiram estratégias de comunicação - Secom-PB

As Estratégias de Comunicação e a contribuição que os assessores de imprensa das secretarias de Educação podem dar na divulgação dos programas do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) foram alguns dos temas discutidos durante a I Reunião Técnica com Assessores de Comunicação, realizada na segunda (16) e terça-feira (17), em Brasília. Mais de 50 pessoas, entre jornalistas e representantes das secretarias de Educação dos 27 estados e do Distrito Federal, estiveram presentes ao evento.
A importância da interlocução e o papel dos responsáveis pelos assuntos do Consed nas secretarias também foi outro tema discutido na reunião. A Paraíba esteve representada pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Cássia Freitas, e pela assessora de imprensa do órgão, Janildes Andrade. Os assessores elaboraram um documento com vários itens que serão apresentados na próxima reunião da entidade, no final de junho, para apreciação do fórum.
Durante o encontro, várias temáticas foram discutidas, como a violência na escola, a atuação do gestor e a integração com a comunicação, redes de comunicação, formação de gestores, entre outras, com o objetivo de trabalhar a comunicação a partir de experiências exitosas nas escolas.
O evento foi realizado em comemoração aos 25 anos do Consed, com o objetivo de melhorar a comunicação entre a entidade e as secretarias de Educação dos estados e de explicar sobre o funcionamento do Conselho. Foram apresentados programas como Jovens Embaixadores, Parlamento Jovem Brasileiro, Olimpíadas de Língua Portuguesa, Selo Escola Solidária, Amigos da Escola e Senado Jovem Brasileiro.
Para a chefe de gabinete Cássia Freitas se revelou de extrema importância por favorecer a integração dos estados com o Consed no tocante a divulgação das informações da entidade e da interação com as assessorias de comunicação da Educação dos estados. O encontro, segundo ela, também serviu para conhecer e se inteirar da estrutura dos programas do Conselho que, inclusive, já são desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Educação da Paraíba.
A assessora de imprensa Janildes Andrade considerou a reunião bastante proveitosa e um momento de integração entre os profissionais de comunicação dos estados que divulgam as ações e políticas de governos na Educação. “Mesmo com algumas diferenças entre estados e regiões do país, a implementação na divulgação das ações da Educação é um ponto em comum entre os assessores que defendem uma educação de qualidade para todos”, ressaltou Janildes.
A sugestão dos assessores é que outros encontros como este aconteçam pelo menos duas vezes por ano. A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, revelou que o evento superou as expectativas da organização, pela participação e pelas boas ideias apresentadas. Ela disse que vai levar a sugestão para o fórum dos secretários de estado.

Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário