4 de abril de 2011

Prefeitura de JP entregará mais 5 mil moradias em 2011


A Prefeitura Municipal de João Pessoa vai realizar o sonho da casa própria de 5.712 famílias este ano. Essa é a quantidade de imóveis em licitação, construção, urbanização e regularização na Capital da Paraíba. São 3.272 empreendimentos em obras e 2.305 em licitação, isto é, no processo de seleção das construtoras.

Além dos 2.644 imóveis em obras pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, o Governo Municipal está urbanizando, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), 114 casas na comunidade Taipa/Nova Vida, situadas no conjunto Costa e Silva, cuja entrega está prevista para setembro.

No Alvorada, em Mandacaru, 19 casas estão em construção com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e outras 127 estão sendo edificadas no Timbó/Bancários, com recursos do Programa de Subsídio à Habitação (PSH). Pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), governos municipal e federal estão bancando a construção de 288 imóveis do PAC Sanhauá/Ilha do Bispo.

“Minha Casa, Minha Vida” - Em julho próximo, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, fará a entrega de 1.240 casas do empreendimento Irmã Dulce, situado no bairro Valentina de Figueiredo, o primeiro pelo “Minha Casa, Minha Vida”. Em agosto, está prevista também a entrega de mais 244 imóveis do empreendimento Manacá, situado no mesmo bairro, construído com recursos do programa.

Em dezembro, o governo entrega o terceiro conjunto habitacional com 584 moradias. O Residencial Anayde Beiriz fica no Bairro das Indústrias e também é uma obra em construção pelo “Minha Casa, Minha Vida”. O empreendimento mais recente pelo programa conta com 576 unidades e a construção está sendo iniciada no bairro do Jardim Veneza.

O ritmo de construções continua acelerado em João Pessoa. A Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) está acompanhando as obras pelo Programa de Subsídio à Habitação (PSH), que já transformou mais de 3 mil moradias de taipa em alvenaria em mais de 40 bairros da Capital. Hoje, por este programa, a PMJP está em obras com 80 unidades distribuídas pelos bairros dos Novais, Jardim Veneza, Indústrias, Cristo e Rangel.

As 135 casas da Comunidade Riachinho, localizadas no bairro do Jardim 13 de Maio, serão edificadas com recursos do PSH e a parte de infraestrutura será com recursos da outorga onerosa/Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb). A obra já está licitada.

Regularizações fundiárias

Três empreendimentos habitacionais construídos pelo Governo Municipal estão em processo licitatório para realização da regularização fundiária. São 2.305 unidades habitacionais localizadas nos bairros Ernesto Geisel, Jaguaribe e Colinas do Sul. As primeiras regularizações realizadas neste governo foram no bairro Padre Zé, envolvendo 590 moradias.

Assim que for definida qual a empresa que executará a ação, 900 moradias da Comunidade Nova República, no conjunto Ernesto Geisel, estarão legalizadas. As 250 famílias da comunidade Paulo Afonso e mais 1.036 moradores do Residencial Gervásio Maia, no Colinas do Sul, também vão receber a escritura definitiva de suas casas após a regularização fundiária.

Outro empreendimento que está em licitação e receberá urbanização integrada será a comunidade Maria de Nazaré, no bairro do Grotão. Serão construídas 119 novas moradias com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário